sábado, 1 de dezembro de 2018

Resenha do livro Jogos Cooperativos



Jogos Cooperativos
   No livro Jogos Cooperativos Fabio Brotto, o autor retrata a importância desses jogos para viver bem uns com os outros, buscando sempre a cooperação.
Trata-se de um estudo filosófico-pedagógico acerca dos jogos cooperativos para promover a cooperação e as competências necessárias para a melhoria da qualidade de vida.
Os Jogos Cooperativos tem a finalidade de promover autoestima, desenvolvimento das habilidades e também muita diversão através das brincadeiras e jogos.
Antigamente, os povos ancestrais como Inuit, Tasaday, Aborígenes e índios norte americanos, praticavam a vida cooperativamente, através da dança jogos e rituais. Hoje, vivemos em um mundo aonde as pessoas são COMPETITIVAS, com isso elas buscam sempre ganhar sozinhas e não pensam no próximo.
O autor ressalta a idéia de que precisamos incluir os jogos cooperativos em nossas vidas, afim de que as pessoas possam ser mais cooperativas, viver juntas, e que possam realizar os mesmos objetivos, umas com as outras e não uns contra os outros.
Para ele é aprender de forma compartilhada, é trocar informações, onde todos simultaneamente são professores e alunos, aprendendo sempre com o próximo e assim descobrindo mais.
A partiu do momento que você começa a ser mais cooperativo, você ajuda o próximo a chegar no seu objetivo, você se torna mais solidário e é isso o propósito dos Jogos Cooperativos.
Autor cita “eu jogo do jeito que vivo e vivo do jeito que joga’’, você jogando o jogo cooperativo, você começa a passar a cooperação para a sociedade, as pessoas se torna mais cooperativas, solidárias e acolhedoras pois viver em sociedade é isso, bem estar para todos.
Logo, uma situação cooperativa é aonde todos os indivíduos alcançam o objetivo um ajudando o outro, todos se beneficiam. Competitiva, sempre vai tem alguém que será incapaz de atingir o seu objetivo, será só alguns que irá se beneficiar.
‘’(...)devemos nos afastar da competição cruel e começarmos a enfatizar a cooperação e a preocupação com os outros’’ (Orlick, 1989, p. 182)
Se na competição não são todos que se beneficiam, temos que aumentar a participação dos jogos cooperativos, para que todos alcancem os seus objetivos e a sociedade melhore a sua relação, deixando o lado competidor, de querer ganhar sozinho, a passar a jogar em equipe, com a ajuda dos outros, cooperando com todos e assim ganhando juntos. Com isso passamos a ter um aperfeiçoamento da nossa habilidade de cooperar e aprendemos a harmonizar desequilíbrios e confrontos; a encontrar soluções positivas e sempre estar dialogando, com a cooperação colocamos ordem na desordem, cooperação na competição e muito companheirismo entre todos.
Entretanto nem sempre as pessoas que participam de uma competição se divertem, sempre vai ter um que vai celebrar a vitória e outro que estará triste por perder. Assim acaba sendo um desafio para aqueles que participam e acabam não vendo graça e nem se divertindo com esses jogos competitivos.
Portanto, nos jogos cooperativos é normal que alguma brincadeira possa não dá muito certo; o autor fala que “(..)muitas das vezes quando algo dá errado nos Jogos Cooperativos as pessoas concluem que os jogos não funcionam(...), mas temos que lidar positivamente com isso, sempre FOCAR NA COOPERAÇÃO, se algo der errado e ‘’sair do controle’’ durante o jogo, só lembrar que, cooperando sempre surge novas possibilidades, novas brechas, novas oportunidades para continuar jogando, jogando e cooperando. Pois se pretendemos uma vida saudável é essencial que saibamos nos colocar no lugar dos outros, paraque assim todos tenham uma boa qualidade de vida.
Temos que inserir os Jogos Cooperativos na sociedade e o autor ressalta que (...) a presença desse tema dentro dos programas de graduação e pós – graduação(...). No Brasil existe escolas, universidades, colégios, livros, comunidades, congressos e centros com um enfoque nos Jogos Cooperativos, e são essas ações que enriquecem os jogos de cooperação.

11 comentários:

  1. Muito interessante seu livro pelo fato de trabalhar com o conceito de jogos cooperativos, é bastante recomendado para o pessoal que faz licenciatura, pois terão que trabalhar por diversas vezes nas escolas com seus alunos a questão da inclusão e faz também com que eles aprendam sobre trabalho em equipe desde cedo, que é muito valorizado hoje, seja nas universidades ou empresas.

    ResponderExcluir
  2. A idéia de cooperação é realmente muito importante e válida para se ter um bom convívio social, mas a competitividade sempre estará presente de uma forma ou de outra. Mesmo assim muito bom o ponto de vista proposto no livro.

    ResponderExcluir
  3. Em um mundo onde a competitividade está em evidência, os jogos cooperativos trabalhados com mais periocidade seria o ideal, já que os mesmos têm a finalidade de despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. bem colocada essa afirmação "Se na competição não são todos que se beneficiam, temos que aumentar a participação dos jogos cooperativos, para que todos alcancem os seus objetivos e a sociedade melhore a sua relação, deixando o lado competidor, de querer ganhar sozinho, a passar a jogar em equipe, com a ajuda dos outros, cooperando com todos e assim ganhando juntos".

    ResponderExcluir
  5. Fala da importância dos jogos cooperativos para a sociedade, faz com que o indivíduo fique mais solidário e compreensivo na vida. Mas não podemos deixar a competitividade de lado, afinal nos proporciona um crescimento (ser melhor do que você mesmo).

    ResponderExcluir
  6. Seu livro é bem interessante, seu trabalho e sua explicação foi bem feito. Os jogos cooperativos são muito importante e deveriam ser usado mais.

    ResponderExcluir
  7. Os jogos cooperativos são de extrema importancia para a vida do aluno. Muito bem colocado

    ResponderExcluir
  8. Esta obra é muito interessante pois retrata o cenário atual de competitividade e mostra uma boa maneira de melhorarmos isso.

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana esse assunto de jogos cooperativos,de suma importância para o professor trabalhar com seus alunos.

    ResponderExcluir
  10. competição é um fator que dificulta o relacionamento das pessoas, gerando um clima de rivalidade sempre, já com os jogos cooperativos esse cenário muda, excelente resenha !

    ResponderExcluir
  11. Os jogos cooperativos deveriam também ser incluídos nas aulas, isso ajudaria os alunos a não se sentirem excluídos, pois no final todos se beneficiam.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.