sábado, 1 de dezembro de 2018

Pesquisa de Campo Jogos e Brincadeiras Lúdicas

Nome: Bianca Lúcia de Almeida
          Helena de Luna Beraldo
          Raphaela Aparecida dos Santos
          Thalita Clara Ferreira de Souza

A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos, e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. A atividade lúdica favorece a autoestima da criança, desenvolvendo várias habilidades como a interação, atenção, memorização, imaginação, entre outros; sendo aspectos básicos para o processo de aprendizagem que está em formação.

1.         Período de pesquisa: dia 15/10 até 01/11

2.         Localização: Rua Vicente Canestri – Bairro: Vila Vilela e UFLA (NEDI e CRIA)

3.         Caracterização geral do espaço
3.1)            Estruturação interna: O NEDI (escola infantil) possui uma boa estrutura interna, com quadra (sem cobertura) e parque para as crianças; o projeto CRIA acontece no G2 da UFLA, sendo ele bem estruturado e adequado para recebê-las.  
a)      Equipamentos disponíveis: bambolês, bolas, cones, bicicleta, carrinho de rolimã, etc.

4.         Classes socioeconômicas
4.1)            Faixas etárias: Professores – entre 25 e 25 anos; NEDI – crianças entre 3 e 4 anos; outas crianças entre  8 a 12 anos.
4.2)            Gêneros: masculino e feminino.
4.3)            Classe econômica: baixa e média.

5.         Apreciação geral (atendimento à população)
  O Projeto CRIA e a escola NEDI atende crianças de todo município. O NEDI prioriza a garantia da igualdade de tratamento, promovendo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
   O Projeto CRIA promove a interação das crianças através do atletismo e capoeira e possibilita o desenvolvimento básico da mesma.

6.         Entrevistas com responsáveis e participantes

Entrevista com professores de Educação Física:

- O que o professor de Educação Física dá em sua aula?
Os professores conversam com os alunos sobre jogos e brincadeiras lúdicas, pedem para os alunos levarem brincadeiras de casa e também apresentam brincadeiras. Costumam ir para praças vizinhas à escola para mudar o ambiente.

- Utiliza algum equipamento? Quais?
Eles apresentam brincadeiras lúdicas que muitos não conhecem (como pular elástico), disponibilizam material da escola, mas também estimulam a criarem jogos e brincadeiras com materiais recicláveis (exemplo: pique-litro usando garrafa pet).

- Qual foi o desenvolvimento notado pelo professor? Trouxe algum benefício?
Observa que essas atividades levam os alunos a curiosidade, abertura ao novo, questionamento, modificações as regras e características das brincadeiras.

- Como é feita a inclusão? Com alunos especiais, se tiver?
Procuram trabalhar com brincadeiras que inclui as crianças especiais.

- A brincadeira possui algum proposito ou é só para distrair?
Conhecimento sobre si, sobre o outro, comunicação, desenvolvem múltiplas linguagens, organização de pensamentos e regras, tomada de decisões, estabelecer limites, socialização e competências socioemocionais (resiliência, integridade, etc).


Entrevista com as crianças:

- Hugo tem 10 anos e brinca na rua de pique-ajuda, joga bola, anda de bicicleta e carrinho de rolimã. Brinca com mais ou menos 5 crianças. A mãe participa das brincadeiras, e em casa ele joga vídeo game. Na Educação Física gosta da aula e do professor, e costuma jogar futebol, três cortes, vôlei e queimada.

- Eduardo tem 10 anos e brinca de rouba bandeira, queimada e entre outras, na aula de Educação Física. Em casa e na rua ele brinca de bola e pique esconde.

- Raquel tem 11 anos, e gosta de jogar futebol. Adora a aula de Educação Física, o professor passa um aquecimento e depois joga queimada, futebol, gincana, entre outras. Ela não brinca na rua pois não gosta.

- Mirelli tem 10 anos e brinca na escola de pular corda. Gosta do professor e da aula de Educação Física, joga muito queimada. Não brinca em casa, mas na rua brinca de rouba bandeira, pique esconde e queimada. Não tem vídeo game, nem celular. Os pais brincam junto às vezes.

- Talison tem 9 anos e brinca na escola de futebol e queimada. Gosta do professor de Educação Física e adora as atividades que ele passa. Em casa anda de bicicleta, joga no computador, e brinca no vídeo game. Não brinca na rua. Seus pais brincam junto.

Entrevista com os pais das crianças:

- Vocês brincam com os filhos? Se não gostariam de brincar?
Sim

- Quais brincadeiras?
Queimada uma delas.

- Vocês acham importante brincar?
Sim, desenvolve a mente e é uma fase inesquecível.

- Qual brincadeira você aprendeu na infância e ensinou ao seu filho?
Pular elástico.

- O que acha dos jogos eletrônicos?
Não recomendo. Acho que atrapalha no desenvolvimento da criança. Meus filhos têm vídeo game, porém tem dia e horário certo para jogar.


         Entrevista com o estagiário do NEDI
- Objetivo: desenvolvimento de habilidades motoras das crianças. De 3 e 4 anos.

- Opinião dele: ele acredita que o trabalho deve ser feito não somente com circuitos, ou aprimorar habilidades.

- Modo como ele trabalha: tenta ministrar jogos, brincadeiras, danças, ginásticas, tudo isso dentro de um contexto, utilizando também histórias para que as crianças possam engajar-se  dentro disso.

- O que ele acha do lúdico: brincar por brincar não faz sentido. As brincadeiras sempre tem algum propósito, como desenvolver habilidades.

- Como é a participação das crianças: dependendo da brincadeira todos os alunos participam. Mas, sempre tem as crianças mais tímidas e o ideal é trabalhar para que todos participem e sempre estimulando essas crianças mais tímidas.

- Um dos grandes problemas: a quadra é descoberta.

- Ele faz estágio tanto em escola pública quanto em privada. Nessa diferença de escola ele viu uma diversidade, como em estrutura da escola e matérias que utiliza nas brincadeiras.

- Materiais que utiliza no NEDI: bambolês e bolinhas.



Slide da pesquisa de campo:

Pesquisa de Campo Jogos e Brincadeiras Lúdicas

Um comentário:

  1. Ampliaram muito bem um assunto que seria aparentemente limitado, bom conteúdo, qualquer profissional com interesse em recreação deveria ter acesso ao trabalho de vocês, achei muito interessante e foi uma boa leitura. Bom trabalho!

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.