terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Resenha do Livro: História da Educação Física e do Esporte no Brasil – Panorama e Perspectivas.


Capitulo I Reflexões sobre o estudo da educação fisica e do esporte Brasil
       O capitulo relata a falta de estudos especificos sobre a historia da educaçã fisica no Brasil, onde em outros paises a historia do esporte e da educação fisica tem um grande espaço nos meios academicos. Colocando em evidencia a diferença entre a historia da educação fisica e a historia do esporte. Que é dividida em tres partes, sendo elas a a primeira a fase embrionaria, onde a produção nacional de obras era muito escaça e era notado uma utilização de obras estrangeiras. Ja a segunda fase foi marcada pelo inicio da produção, de estudos historicos da educação fisica no Brasil e a terceira  fase marcada pela busca do redimensionamento dos estudos desenvolvendos até então, buscando torna-las menos confusas e incompletas.
Capitulo II Levantamento de fontes para a historia do esporte da educação fisica e do esporte no Brasil
     Não existe historia sem fontes e esse capitulo, discute axatamente isso, quais serão as fontes para a construção de estudos sobre a educação fisica no Brasil. Mais as fontes não necessariamente algo escrito, como documentos, também podem partir de de qualquer vestigio ou fato que contam de alguma forma a historia.
Capitulo III Arte popular e novas possibilidades de estudo da historia da educação fisica e do esporte
     Na formação de professores de educação fisica e estudo da historia da educação fisica se dá quase que exclusivamente com livros, mais tambem temos a arte como possibilidade, onde a analise de obras artisticas podem fornecer, alguma visão popular do esporte nessa em determinada época.

Capitulo IV Alberto Latorre de Faria: 90 anos de vida (Biografias  e o estudo da história da educação fisica no Brasil)
     Nesse capitulo tem-se a biografia Alberto Latorre de Faria, que foi lutador de boxe e militar, e teve participação nos primeiros momentos da sistematização mais efetiva da educação fisica no Brasil, e foi professor do curso de emergencia de 1929 e escreveu um dos primeiros livros brasileiros de defesa pessoal. Tambem foi professor e fundador da Escola Nacional de Educão Fisíca. Uma figura muito importante para a educão fisica no Brasil.

Capitulo V O esporte na imprensa e a publicidade esportiva no Rio de Janeiro do século XIX
     Entre as linhas da pesquisa , tem se uma preocupação em estudar os primórdios da imprensa esportiva no Brasil, que teve o seu inicio por fins lucrativos, com base em publicidade, onde conforme o esporte foi crescendo foi ganhando cada vez mais espaço nos veiculos de comunicação. Com o cenario altamente propicio não demorou muito para a surgirem jornais e revistas exclusivos para o esporte.

Considerações finais
Tem-se um grande questionamento sobre como estudo da história da educação física pode construir na graduação de novos profissionais de novos profissionais da área, tendo como base um possível falta de afinidade dos estudantes com ciências humanas/sociais onde o ensino da história tem como foco somente conteúdos clássicos, onde a abordagem se mostra muito superficial, tendo em vista que a história da educação física tem diversos fatos de extrema importância para uma boa formação acadêmica.
A história da educação física no brasil é de grande utilidade, para compreender os espaços e a forma como são usados, onde os acontecimentos históricos servem de base para legitimar e explicar o nosso presente. Onde se encontra uma vasta área a ser explorada diante de iniciações, onde será dada a devida importância aos fatos históricos.


2 comentários:

  1. Esse e um livro que me despertou curiosidade, vou terminar de ler um que está comigo e logo em seguida partirei para este hehe. Muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha!O livro busca evidênciar varios fatos históricos sobre o esporte,gostei bastante.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.