segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

RESENHA DO LIVRO: A SOCIOLOGIA DO CORPO


A Sociologia do Corpo
Capitulo I- Corpo e Sociologia
Primeiramente Le Breton define a sociologia do corpo como um capitulo da sociologia, que é destinado para a compreensão da corporeidade humana enquanto fenômeno social e corporal.
Três maneiras são descritas para encarar o tema: uma sociologia implícita do corpo, uma sociologia em pontilhado e uma sociologia do corpo.
·         Sociologia implícita: nela a corporeidade humana é vista através de ângulos de analise mutuamente contraditórios. Incidências sociais sobre o corpo, o homem é produto do corpo.
·         Sociologia em pontilhado: contribuições sociológicas, na qual o homem não é produto do corpo, ele mesmo em interação a ao meio e a sociedade em que está inserido se torna o que é.

Capitulo II- Sobre algumas ambiguidades
Ocorre a indagação sobre as ambiguidades dos discursos sociológicos sobre o corpo; perguntando-se: de que corpo se está falando? Le Breton diz que o corpo não é um fetiche, omitindo o homem, sendo imprescindível referir-se ao autor que o porta. O argumento central reforça a imersão da corporeidade no imaginário, nas representações e condutas que variam segundo as diferentes sociedades.

Capitulo III- Dados Epistemológicos
Para definir o corpo de que se fala, dos pontos de vista sociológico e antropológico, distancia da ideia de ser ele atributo da pessoa, um pertencimento da identidade em recusa a ideologia individualista. O autor abraça a ideia da realidade construída do corpo, com múltiplas significações culturalmente  operantes e associadas aos autores, vistos como corporeidade.

Capitulo IV- Campos de pesquisas: logicas sociais e culturais do corpo
Ao detalhar as investigações das logicas sociais e culturais do corpo, o autor parte de Mauss, sobre as técnicas corporais e as expressões dos sentimentos, emoções e da dor. Le Breton acrescenta contemporâneos que estudaram assuntos como: mecanismo, os especialistas das técnicas corporais circenses, desportivas, artesanais, gestualidade, as etiquetas corporais e infrações as regras, as percepções sensoriais, as inscrições corporais e as traduções físicas da enfermidade.
Capitulo V- Campos de pesquisas 2: Imaginários  sociais do corpo
O corpo como universo da representação dos valores e do imaginário social, diferenciado este capitulo dos demais, distinguindo esta abordagem dos enfoques biológicos e sóciobiológicos, percorrendo-se estudos antropológicos e contemporâneos  sobre sexualidade, o uso do corpo, o corpo como suporte de valores e o corpo incapacitado. Le Breton enfoca os estudos sobre o corpo como reflexo do social-coletivo; suporte das relações de poder e de controle social; das apresentações das aparências corporais; da modernidades; do estigma; do gosto pelo risco e pela aventura; o envelhecimento do corpo e o imaginário do descartável ou das mudanças imprimidas ao corpo pelas tecnologias da mídia.

Capitulo VI- Campos de pesquisas 3: O corpo no espelho do social
O corpo também é preso no espelho do social, objeto concreto do investimento coletivo, suporte de ações e de significados, motivo de reunião e de distinção pelas práticas e discursos que suscita.

Capitulo VII- Estatuto da sociologia do corpo
Le Breton reafirma a pertinência da corporeidade, a amplitude das pesquisas sociológicas e antropológicas no assunto, onde o pesquisador, como um verdadeiro artesão prudente e competente, é desafiado a cruzar saberes, diante de sua complexidade.
A sociologia aplicada ao corpo, segundo o autor, deve produzir muitas investigações significativas, cuja agenda inclui, dentre os vários itens: o inventario e a comparação das diferentes modalidades corporais, significações, representações e valores nos distintos grupos sociais; as mudanças de atitudes frente ao corpo em certas enfermidades, assim como as intervenções das novas tecnologias médicas sobre o corpo. A sociologia do corpo refere-se ao “enraizamento físico do autor no universo social e cultura”. Não naturalizando o corpo.


Um comentário:

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.