quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Resenha do Livro Didática da Educação Física 1


Aluno(a): Maria Karina Rodrigues Ribeiro
Disciplina: Estudos socioculturais da educação física, esporte e lazer.
Prof.:Dr. Marcio Norberto Farias



              Didática da Educação Física 1

Atletismo:
É um pequeno curso que inclui um trabalho de professor e aluno, onde mostram a modalidade e aprendem uma pedagogia do atletismo. Visa transformação física e também pessoal, assim não há competição, mas aprendizagem. Mostra que o professor de educação física de escolas públicas têm uma enorme parcela de culpa na falta de interesse e na dificuldade de aprendizado da modalidade, por ficar parado em suas aulas. Os professores demonstram um plano de aula para crianças de 6ª série que irão seguir por 2 meses.
Capoeira:
Não é muito aceita pela sociedade, por preconceito, a pouco tem sido inclusa no contexto escolar. A capoeira vem de uma cultura afro brasileira e existem diversas maneiras de mostrá-la, alguns autores mostram como confronto entre negros e outros como resistência aos que os comandavam. No contexto mostram a capoeira hoje mais socializada, com a divulgação de onde ocorre, mostra como incluir esta modalidade nas escolas, a prática trás mais maturidade, ensina a ter respeito e não atacar a quem não tem defesa.
Dança na Escola: a criação e a coeducação em pauta:
A dança vem com o propósito de demonstrar diferentes formas de se expressar praticando a modalidade. Sendo inclusa na escola, com seus fundamentos de que é uma prática onde contém os sexos feminino e masculino juntos sem malícia. Mostra o modo de socialização por meio de expressão e gestos, transformando os que praticam em seres mais autônomos. Na educação física é muito difícil ter a atenção dos alunos do sexo masculino na dança, pois eles pensam ser algo feminino. Por este motivo é difícil incluí-la no contexto escolar.
Concepção de Aulas Abertas:
A metodologia da educação física na escola ensina os princípios básicos de cada esporte e aproveita as características dos alunos. Há grande interação da universidade com a comunidade, pois trazem projetos de iniciação de esportes para crianças carentes, é importante por ter objetivo de ajudar a todos com o conhecimento obtido lá dentro mesmo. É necessário que o professor de educação física use menos aulas programadas com o mesmo tema e seja mais dinâmico para que seus alunos se interessem mais. Mudando pequenas regras em cada modalidade durante a prática na aula para dificultar e deixar mais interessante.
A obra é indicada a profissionais da educação física para que sejam mais dinâmicos em suas aulas, contendo em si experiências que podem ajudar. Se destina também a graduandos, universitário para se se aprofundarem nos estudos e que tenham uma ideia de como serão as aulas ministradas por eles. O texto em importante para que sejam expostas melhores formas de trabalho em suas aulas.

2 comentários:

  1. Muito boa, através dessa resenha pude perceber que o livro aborda algumas modalidades e como elas podem ser inseridas nas aulas de educação física.

    ResponderExcluir
  2. Exelente resenha!O livro é de bastsnte ênfase na área da educação física, buscando valorizar as práticas corporais.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.