domingo, 2 de dezembro de 2018

Resenha Culto ao Corpo (Ana Lucia de Castro)


Resenha


1. introdução. Foi realizada uma pesquisa de campo em São Paulo, em quatro academias diferentes, onde foram investigadas seis modalidades de atividades físicas (capoeira, dança de salão, ginástica, ginástica para terceira idade, yoga e musculação). Aplicando questionários, diários de campo e entrevistas, com registros diários.
A iniciativa pra essa pesquisa partiu da inquietação em descobrir quais as motivações para as pessoas estarem cada vez mais preocupadas com a apresentação e a forma de seus corpos.
O culto ao corpo não envolve somente prática de atividades físicas, mas tbm dietas e cirurgias a fim de ter um corpo bonito e/ou saudável.
A discussão sobre as duas publicações selecionadas para este estudo tem na reflexão de Martin. Buscando captar as mediações existentes entre mídia e sociedade (as tendências, valores, padrões relativos ao corpo) em outras palavras é a logica da indústria cultural.
Nessa perspectiva mostrar que como manifestação cultural o culto ao corpo conta com uma base que perpassa toda a sociedade como uma ideologia, doutrina e sistema de valores.
Por trabalhar com frequentadores de academias de ginasticas se lida com pessoas de diversas classes sociais, gênero e faixa etária.
Retrata também uma ideia de Weber sobre o assunto, onde fazer ginástica e dieta são formas de regular desejo por rotinas voltadas à subordinação de instintos e paixões internas.
Já Nicolau sevcenko diz ser uma forma de entretenimento e diversão, diz ele “todos para a rua, pois é lá que a ação está”.
No século  20 a prática do culto ao corpo passou a ser associado à ideia de modernidade , no fim dessa década sob o impacto da indústria de cosméticos, moda e de Hollywood , a combinação dessas 4 indústrias foi fundamental para a vitória do corpo magro sobre o gordo.
A explosão publicitária após a guerra foi a grande responsável pela difusão de hábitos relativos ao cuidado com o corpo, práticas de higiene, beleza e esportes.
Os anos 60 foi palco da difusão da pílula anticoncepcional, da chamada revolução sexual e do movimento feminista associado à contracultura do movimento hippie, o corpo entra em cena como locus da transgressão, do delírio e do transe, pelas experiências com drogas e sexo.
Em termos de vestuário o século 20 tem sido marcado pelo desnudamento e flexibilidade com a ideia de que: o corpo e pra ser mostrado.
O autor preocupa em destacar que os corpos são manipulados culturalmente e usados de maneira particular em casa sociedade. O culto ao corpo então pode ser analisado como técnica corporal da sociedade atual, uma vez q garante melhor desempenho nas negociações presentes na vida cotidiana.

2. Procedimentos metodológicos. A partir de um mapeamento realizado pela revista boa forma, chamado guia boa formas de academias, foram selecionadas academias com os seguintes critérios:
Localização: academias no centro e nas periferias
Modalidades oferecidas: que além de malhação, oferecessem cursos com uma linha terapêutica, preocupados com a consciência corporal e artes marciais.
Porte: academias com grandes e pequenos portes com base no número de alunos por metros quadrados
Preços: foram selecionados locais com variados preços
Para a pesquisa foram selecionados alunos que se destacavam pela liderança

3. O mercado da beleza e da boa forma .  Os indicies, tabelas e gráficos mostram que de 1990 a 2000 o consumo de produtos de cosmético aumentou enquanto os de higiene pessoal caiu em uma grande escala , mostrando que a população estava se preocupando mais com a vaidade, mas com esse aumento nas vendas , as vagas de empregos aumentaram ,tanto na produção quanto nas vendas.
De acordo com os gráficos outra área q cresceu significativamente foi a dietética e de cirurgias plásticas.
As mulheres mais q os homens procuravam mais intervenção cirúrgica. Recentemente essa diferença na distribuição de números de cirurgias dividida por sexo vem diminuindo.

4. Mídia, sociedade e corporeidade.  Mídia sociedade e corporeidade: uma das formas mais fáceis da indústria cultural propagar seus padrões de beleza foi por meio de revistas que levava a discussão de estatística para a vida cotidiana, o corpo, as roupas, o discurso os entretenimentos de lazer, a preferência por bebidas e comidas, automóveis, opção de férias etc. Fazendo com que as pessoas pensem que parar estar na “moda” ela deve seguir esses padrões.
“Revistas como “corpo a corpo” e” boa forma” foram revistas voltadas à temática corporeidade ,foram revistas com grande circulação pela sua abordagem de beleza e forma física.


5. Motivações dos frequentadores das academias. A atividade física está presente na sociedade contemporânea atravessando todos os segmentos sociais, independente de classes sociais, faixa etária, gênero ou qualquer outra variável. As pesquisas feitas em academias mostraram que um terço da população estudada está de 1 a 3 anos na academia, e um terço tem mais de quatro anos, e mostrou nos gráficos que a maior parte das pessoas têm menos de 6 meses . Os principais motivadores para a frequência dessas pessoas em uma academia ou atividade física são a saúde e a estética.

Outra motivação é a procura da saude mental.
Os manuais de autoajuda, a mídia e os conselhos dos experts da saúde levam os indivíduos a acreditarem em que as imperfeições e defeitos corporais são resultados da negligência e ausência de cuidado de si.
Uma das mais importantes características do contexto sociocultural é a sobreposição da esfera do consumo à esfera da produção, ou seja, a sociedade que antes girava em torno da esfera de produção, passa agora a produzir-se na esfera do consumo.
Foi feito uma pesquisa no yoga para Elisabeth Moltmann, existe atualmente a tendência a conceber o corpo integrado ao cosmo. O yoga busca quebrar a dicotomia entre corpo e mente, matéria e espírito propondo a visualização de energias que fluem pelo corpo e seu controle pela mente.
Na capoeira, dança e dança de salão foi observado que são praticados em grupos e as pessoas praticantes são muito sociáveis, combinando encontros enquanto aguardam os professores a fim de se reunirem em outros lugares além da aula.

Conclusão

Durante a leitura do livro me deparei com muitos assuntos interessantes, muitas pesquisas e muitos pontos de vistas sobre o assunto. Ao fim da leitura eu tive meu próprio ponto de vista sobre o livro, com aspectos positivos e negativos.
Como aspecto positivo seria o assunto retratado no primeiro capítulo, onde vemos sobre a cultura de massa e a alienação, é interessante pois é uma coisa q está presente no cotidiano e um assunto bem atual.
Mas também teve os negativos como o livro é um pouco mais velho as pesquisas são antigas e feitas por revistas o que atualmente poucas pessoas fazem o uso e seria interessante uma pesquisa mais recente pra mostrar o que melhorou e o que piorou no aspecto da procura de saúde, estética, higiene pessoal ou seja cuidados com o corpo em geral.

Referencias bibliográficas

Livro culto ao corpo e sociedade: mídia, cultura de consumo e estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.