sábado, 1 de dezembro de 2018

Pesquisa de Campo sobre Lazer na Educação Física.

Universidade Federal de Lavras 

Janderson Otavio da Silva 
Leonardo Augusto Rodrigues 
Lucas Alvarenga Oliveira Lara Mendes 
Luis Fernando dos Santos Gomes Junior 
Mateus Henrique Pereira Silva 
Rillary Pereira Carlota 

Lazer na Educação Física 



Lazer 
A palavra lazer deriva do latim licere, cujo significado é “ser permitido”.Há ainda diferenças acentuadas quanto ao seu significado,que podem ser observadas até mesmo nas conversas informais.  
No Brasil esse termo começou a ganhar uma maior importância no início desse século, onde obteve espaço em jornais, periódicos de informações gerais e virou tema de pesquisa e estudo no meio acadêmico, principalmente nas áreas relacionadas a saúde. 
Além disso,as preocupações e as iniciativas relacionadas com a formação do profissional que atuaria no campo tornaram-se também mais constantes e estruturadas nas décadas de 1940/1950 notadamente,no Rio de Janeiro.Sobre esse aspecto,vale destacar a introdução de disciplinas denominadas de Recreação em cursos de graduação,como ocorreu na Escola Nacional de Educação Física e Desportos. 
Grande parte da população ainda associa o lazer à atividades recreativas,ou a eventos de massa,talvez pelo fato de que a palavra tenha sido largamente utilizada nas promoções das instituições com atuação voltada ao grande público. Mas também,há fatores como : classe social,nível de instrução,faixa etária,sexo,acesso ao espaço e aspecto econômico que são determinantes desde a distribuição do tempo disponível entre as classes,até as oportunidades de acesso à escola,contribuindo de forma negativa na limitação do lazer para uma minoria da população,principalmente se considerarmos a frequência na prática e sua qualidade. 
Assim sendo,o conteúdo das atividades de lazer pode ser altamente “educativo”,já que a forma como são desenvolvidas é através de possibilidades “pedagógicas”,uma vez que o componente lúdico,do jogo,do brinquedo,que permeia o lazer é uma espécie de denúncia da “realidade”,deixando clara a contradição entre obrigação e prazer. 

SELT ( Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo) 
Localização: R.João Pomárico, 72-146 - Centro, Lavras – MG 
O espaço conta com quadras poliesportivas, ginásio e diversos projetos,como: Projeto Conquista, CENAV, Grupo Alegria de Viver.Dentro das pendências da Selt possui escolinhas de futsal feminino, handebol masculino, voleibol misto, basquetebol misto e jiu-jitso. 
O local é frequentado diariamente por pessoas de diferentes faixas etárias,que buscam alguma forma de lazer ou pratica de atividade física. 
Com funcionamento todos os dias de 06 às 21 horas,o local conta com educadores físicos que podem auxiliar em algum questionamento. 
Entrevistas:  
Leonardo: - Você acha que as formas de lazer oferecidas na SEL te atende ? 
Mariana: - Olha, como eu venho da cidade de Três Pontas, lá não tem uma infraestrutura boa. Então pra mim, é viável o que a SELT oferece. Fora assim, o equipamento que tem que trazer, a questão da peteca, o instrumento bola, mas a estrutura daqui é muito boa sim.  
Leonardo: - Quanto tempo você separa do seu dia a dia para praticar o lazer? 
Mariana: - Umas duas horas por dia, mais ou menos. 
Leonardo: - Você acha que te ajuda na sua qualidade de vida? 
Mariana: - Com certeza, está diretamente ligado. 
Segunda entrevista: 
Lucas: - Quanto tempo você reserva para praticar o lazer? 
Silvio: - Todo dia, uma hora, uma hora e meia. 
Lucas: - Qual a importância do lazer na sua vida? 
Silvio: - Me ajuda no trabalho, aliviar o estresse,  em casa, no dia a dia, ou seja, só faz bem.  
Pesquisa realizada no dia 15/10/2018 

LTC (Lavras tênis clube) 
Localização: Rua Procópio alvarenga, no bairro vila Brasília,Lavras - MG 
O espaço conta com uma boa infraestrutura, que permite a prática de diversas atividades de interação.Há quadras poliesportivas, piscinas, academia e uma área de confraternização, com equipamentos esportivos tais como bolas, raquetes dentre outros, e uma academia completa com várias modalidades.Além de profissionais capacitados que auxiliam nas práticas das atividades no local.  
Lavras tênis clube, criado para a prática de atividades físicas e lazer em 1950, na cidade de lavras, oferece uma ampla gama de atividades para todos as idades e gêneros. O clube conta com horários flexíveis que ajudam com que os frequentadores possam realizar suas práticas. 
Por se tratar de um clube particular o LTC não pode ser considerado um clube que qualquer pessoa, de qualquer classe social possa frequentar, ele conta com uma taxa para usufruir do mesmo. 
O clube conta com alguns projetos sociais que visam a inserção da comunidade no esporte,proporcionando lazer as pessoas mais necessitadas,além de parcerias que fazem com que competições sejam realizadas no local. 
O período de pesquisa foi entre os dias 17/10/2018 e 20/10/2018. 

CIUNI (O Centro de Integração Universitária da Universidade Federal de Lavras) 
Localização: Aquenta Sol, Lavras - MG 
 Constitui como um ambiente de integração social destinado ao uso da comunidade universitária da UFLA. Tem a finalidade principal de servir à comunidade universitária, por meio de sua infraestrutura, sendo um local destinado ao lazer, socialização e prática esportiva na UFLA. 
O CIUNI é composto por um espaço onde se encontram:  Piscina Semi-Olímpica;  Quadra de Voleibol de Areia;  Campo de Futebol (Campo de Grama);  Quadra de Peteca;  Quadra Poliesportiva.  Salão para realização de eventos.  Churrasqueira  Área Externa Coberta 

Fonte: http://praec.ufla.br/esporte/centro-de-integracaouniversitaria-ciuni 
Entrevistas: 
Luis Fernando: -  O que o lazer pode trazer a você?  
Felipe:  - O lazer ajuda na melhoria da saúde,como a prática de esportes,ajuda na saúde mental;  já que a pessoa fica mais tranquila não precisa ficar tão focado nas obrigações do dia a dia e por exemplo quando tiver um momento de lazer pode relaxar mais e sair melhor nas suas funções, tanto escolar quanto no mercado de trabalho. 
Luis Fernando: - Qual o tipo de lazer a pessoa de baixa renda tem acesso ? 
Felipe:  -  Depende da localidade, tem algumas cidades que a prefeitura desenvolve atividades para a população, prática desportiva, entre outros. Isso varia de acordo com o lugar, tem lugares que as pessoa de baixa renda tem menos acessibilidade, mas varia assim, a mais fácil de se alcançar é a pratica desportiva com certeza. 
 Segunda entrevista: 
Luis Fernando: - O que o lazer pode trazer você ? 
Alécio: O lazer é fundamental na vida né? Assim como comer, dormir,  tem que incluir o lazer no dia a dia, não é só trabalho não é só correria bruta o dia inteiro não, tem que incluir o lazer na vida, é fundamental. 
Luis Fernando: - Qual o tipo de lazer a pessoa de baixa renda tem acesso? 
Alécio: - Tem muito CRAS aqui em Lavras tem quadra de skate, peteca, futsal, basquete, diversos CRAS aqui em Lavras tem isso, é zero oitocentos, tem a SELT que é fantástica. Tem a UFLA que  é linda, se você quer correr é tudo aberto aqui, tirando o espaço do CIUNE, o resto é tudo zero oitocentos, e para os alunos de baixa renda tem aqui um espaço, coisa que eu não tive na minha primeira graduação aqui, eu acho que é só ter criatividade e vontade. 
Luis Fernando: - E como você se sente praticando lazer? 
Alécio: - Eu queria fazer até mais, é ótimo, é endorfina na veia, fundamental, você se sente vivo. 
Luis Fernando: - E aqui no local, você que vem com muita frequência. Qual a faixa etária que utiliza aqui ? 
Alécio: - O pessoal mais jovem, acho que até uns vinte e dois vinte três anos. 
 A pesquisa foi realizada no dia 24/10/2018. 


Link para os slides:
https://docs.google.com/presentation/d/1z3_0ybZWxHnwBQQmtzqvGjfdXV5_sDHZjPIdAYJlsNM/edit

https://docs.google.com/presentation/d/1UFM9CmcGL3GZ0ZrDk0RiguCtKSyauAdP9f-X3Ty8yRg/edit#slide=id.p1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.