domingo, 9 de dezembro de 2018

Resenha do livro: Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação

Nome: Eviane de Fátima Felizardo

Pesquisas sobre o corpo
ciências humanas e educação


Autora: Carmem Lucia Soares
Obra: Pesquisas sobre o corpo: Ciências humanas e educação
Editora: Autores Associados
Publicação: Campinas, São Paulo:
FAPESP,2007

O livro nasceu de um Colóquio Internacional de Pesquisa que foi realizado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no ano de 20116. O livro conta com um riquíssimo referencial teórico de textos, desde o prefácio até o seu término.
De acordo com o passar dos capítulos, podemos notar que os autores citam acontecimentos do nosso cotidiano, o que leva o leitor a refletir sobre os assuntos discutidos.
No primeiro capítulo (página 1 a 21)
“A carne e o verbo”, Jacques Gleyse apresenta discussões com relação a acontecimentos que questionam as relações do verbo e da carne. Ela cita vários textos e até mesmo uma passagem bíblica tentando assim expor sua opinião, para que possamos compreender melhor a influência de um sobre o outro.
No segundo capítulo (página 23 a 47)
“La matriz disciplinar de La educacíon física , Angela Aisenstein expõe a estratégia metodológica e quais foram os resultados de um processo de descrição do código disciplinar da educação física escolar na Argentina. Foi colocada à prova sua eficiência como formação discursiva no decorrer dos anos.
No terceiro capítulo (página 49 a 65)
“Cultura do narcisismo, política e cuidado de si”, Margareth Rago analisa profundamente a cultura do narcisismo, mostrando assim, que o narcisista perde a capacidade de sair de dentro de si mesmo. Para a personalidade narcisista, o mundo público é visto como um espelho.
No quarto capítulo (página 67 a 80)
“Uma história do corpo”, Denise Bernuzzi de Sant’Ana traz a discussão de que a impressão de que o corpo padece e reina, como nunca antes ganhou força junto com várias receitas exibidas pela televisão, co o intuito de modificar o estado físico de milhares de pessoas.
Por isso a realização de uma história do corpo envolve reconhecer sua presença midiática massiva, assim como os vários estilos de vida não limitados pelos extremos que a moda valoriza ou exclui.
        Nesse universo voltado à distinção corporal, a contemplação pela própria aparência foi estimulada pela fotografia, e foi incentivada também, pelo mercado da moda. Sendo assim, as roupas já não serviam apenas para um destaque social, mas também como uma forma de demonstrar sentimentos e personalidades.
No quinto capítulo (página 81 a 99)
“Epistemologias do corpo” “a filosofia e a arte como atos de significado”, Terezinha Petrúcia da Nóbrega, apresenta em suas pesquisas que para conhecer o corpo, não basta dividi-lo em partes ou funções, mesmo reconhecendo a contribuição que as diferentes especializações trouxeram para tal compreensão.
       O corpo está envolvido por uma atmosfera poética que é melhor compreendida pela metáfora da obra de arte que diz respeito à configuração poética do corpo destaca a procura por novas formas de compreender o jundo indo além do racionalismo.
      São várias imagens sobre o corpo. Na pintura encontramos várias possibilidades de expressão do corpo e de significação do conhecimento.
No sexto capítulo (página 101 a 116)
“Lições de anatomia” “geografia do olhar”, Carmem Soares e Vinicius Terra Observam que se repararmos com atenção os corpos na história, podemos aprender pelos vestígios deixados pelo modo de sentar,amar, nascer, adoecer e morrer.
           Lugar sensível e delicado, o corpo faz emergir de si próprio a história humana, com seus receios, medos e múltiplas produções técnicas.
Podemos pensar então que o corpo é o lugar onde vemos a exuberância da vida mas também os horrores da morte.
        A anatomia possui um papel determinante no conjunto de saberes que formam uma concepção de corpo; ele transforma o corpo humano em objeto de conhecimento que se dispões à ciência. A anatomia é como um “olho mágico” capaz de nomear e tornar visíveis órgãos debaixo da pele. Ela torna mais preciso os desenhos do interior do corpo criando uma objetividade no olhar.
No sétimo capítulo (página 117 a 138)
“Renovação historiográfica na educação física brasileira”, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira destaca como é inegável o aumento da produção em história da educação física hoje no Brasil. Seja a produção pelos programas de pós graduação em educação física, história ou ciências sociais.
O que deve-se reconhecer, é que hoje há um conjunto de pesquisadores que se dedicam à história da educação física. Porém um dos problemas notados é a imprecisão, por outro lado pode-se entender também que a educação do corpo transcende as disciplinas escolares, configurando um elemento essencial do currículo em uma perspectiva ampliada.
No oitavo capítulo (página 139 a 157)
“o diálogo das ciências humanas e das ciências da vida na educação física na França” “análises e perspectivas”, Jacques Gleyse relata que o interesse por este campo nos permite falar de sua complexidade do fato de ele ter se tornado um lugar onde as publicações aumentaram exponencialmente nas últimas duas décadas do século XX em várias partes do mundo a ciência na área da educação física trouxe um grande desenvolvimento como por exemplo: fisiologia, mecânica e anatomia, que permitiram a descrição e classificação dos órgãos destacando também a descrição dos órgãos com relação à função e ao movimento corporal.


Análise

    Os textos desse livro estão interligados ou seja, é como se um complementasse o outro.
    As pesquisas foram bem aprofundadas e abrangeram diversos campos referentes aos temas.
    Os autores colocam o corpo como o objetivo principal referente às análises tanto históricas quanto por parte da ciência que fazem uma analogia bem a fundo.
     A educação física está representada não somente como um estudo do corpo, mas também evidencia a parte intelectual.

Link para o vídeo da análise do livro: https://www.youtube.com/watch?v=BlZwJex9p3I&feature=youtu.be

Um comentário:

  1. Exelente resenha,o livro diz muito sobre nosso corpo e como faz bem conhecer-lo.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.