quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Resenha do Livro: Abordagens Socioculturais em Educação Física


Aluna: Brenda Dara 

Abordagens Socioculturais em Educação Física

O livro é uma obra interessante sobre o tempo livre, lazer, infância, lúdico, capoeira, dança, ginástica, deficiência, formação e avaliação que valoriza o contexto da intervenção a partir da interlocução com as ciências humanas e sociais. É referência necessária e atual ao debate sobre o campo sociocultural da Educação Física.
 A educação física tem papel importante na formação global da personalidade da criança e do adolescente, assegurando-lhes autonomia individual e sua integração no meio social. Utiliza como meio no processo educacional várias possibilidades como os exercícios físicos, os jogos e os desportos, cuja finalidade é de contribuir para adaptação biológica e social do individuo.
Na abordagem sociocultural o educando pode se torna educador e vice versa ,havendo uma participação para chegar numa ideia da própria existência no ambiente que se vive, uma concepção da sociedade em que participa , gerando no aluno o sentimento de liberdade e com força de expressão diante da sua cultura, de sua sociedade.
A educação física tem compromissos com as grandes questões contemporâneas da humanidade como a inclusão social, o atendimento a pessoas com deficiência, a promoção do fair play, da paz, da excelência, dos cuidados com o meio ambiente. Em termos históricos, é possível que se proceda a afirmação de que as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade, sendo mesmo marginalizadas.
É importante que se considere que o objetivo da educação física escolar é contribuir na formação geral dos estudantes através do desenvolvimento de cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando à aquisição do hábito da prática regular de atividades físicas como componente fundamental da educação para uma vida saudável. Portanto, a disciplina é um caminho privilegiado da educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão motora e afetiva das crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, e por tratar de um dos preciosos recursos humanos, que é o corpo.
Na abordagem sociocultural a relação entre o professor e o aluno deve ser horizontal, ou seja, o professor deve levar em conta o conhecimento do aluno, uma vez que ambos fazem parte do ato de conhecimento interagindo, educador e educando. O educador deve direcionar o conhecimento do sujeito de maneira que torne um aluno crítico ao meio em que ele vive. A escola deve ser um local onde o professor e o aluno possam se desenvolver sem se prender as normas já existentes. A abordagem sociocultural deve fazer com que o aluno através da mediação do educador, possa ser crítico em relação ao espaço/meio onde ele está, questionando aspectos da sua sociedade e produtor de transformações culturais.

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