sábado, 1 de dezembro de 2018

Jogos e Brincadeiras Lúdicas

JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS

Jogos e brincadeiras são uma prática desportiva e lazer desenvolvido por qualquer tipo de pessoa, tanto por crianças como adultos e são passados de geração para geração. Tais práticas estão diretamente ligadas com a cultura, cada lugar tem uma interpretação e uma adaptação às características regionais. Além disso, estes jogos e brincadeiras são praticados em qualquer lugar, como escolas, ruas, praças, calçadas, parques, zonas rurais. No entanto, hoje em dia, a maior massa de crianças não desfruta desse lúdico, por vários motivos, um deles é a insegurança causada pela violência nas cidades. Dentre as soluções para resgatar essa recreação, seria praticá-las nas aulas de Educação Física, pois além de ser uma grande forma de educar, essa didática possui uma tradição técnico-pedagógica em estratégias de ensino nos campos da ginástica, recreação, esporte e atividades rítmicas e expressivas.
Brincar é uma necessidade de qualquer criança, pois é sinônimo de aprender. Educar ludicamente não é jogar lições empacotadas, consiste em um ato consciente e planejado. Solange Rosa Barbosa de Almeida diz “Na atuação do educador, os jogos e brincadeiras com fins educativos devem ser utilizados como recurso didático-metodológico, pois no planejamento das atividades, deve-se considerar os objetivos a serem atingidos. O professor deve atuar como mediador no processo ensino aprendizagem, sempre com um olhar atento aos jogos e brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária da criança.” O lúdico proporciona um desenvolvimento sadio e harmonioso. Erielton Pereira da Silva menciona em seu artigo ”Souza (2001) diz que ao brincar na Educação Física e na recreação, a criança aprende de forma natural, e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação”.
Uma metodologia de base lúdica e que favoreça a criatividade do aluno é a mais indicada. A partir daí muitas outras estratégias podem ser mobilizadas, em virtude das características do conteúdo e dos objetivos específicos a atingir. Contudo, a escolha de estratégias, bem como de conteúdos específicos, deve obedecer aos princípios metodológicos gerais. Dentre os princípios metodológicos, podemos citar o princípio da inclusão, princípio da diversidade, princípio da complexidade, princípio da adequação, e assim por diante.
Crianças com necessidades especiais são consideradas, frequentemente, incapazes de participar e contribuir nas atividades em grupos, logo, muitas vezes são isoladas, sobretudo na escola. Porém, a interação social desse conjunto especial é muito importante para superar suas limitações. No artigo desenvolvido por Carolina Molina Lucenti de Souza e Cecilia Guarnieri Batista é mencionado brincadeiras feitas com crianças com necessidades especiais que despertou nelas interação, diálogo, ajuda para com o colega, compartilhamento de conhecimentos e brinquedos, comportamentos de cuidado e proteção, elaboração de ideias, raciocínio, habilidades e dentre outras manifestações.
Uma das novas vertentes para os jogos lúdicos são os exergames. É inegável que a tecnologia se difunde cada vez mais e todas as classes estão ligadas a ela. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mestre em Educação Física do Instituto Superior de Educação do Ateneu, Guilherme Carvalho Franco Da Silveira, ele afirma que os alunos ainda compreendem a atuação da Educação Física apenas na movimentação corporal, sem mais abrangentes; todavia, eles demonstraram interesse em aulas com equipamentos eletrônicos e sugerem práticas com os mesmos, tanto para fundamentação teórica, quanto para a prática, podendo assim “igualar” o potencial dos estudantes e desenvolver novas habilidades para serem apresentadas. Além disso, o trabalho executado em vídeo games deixa os alunos mais atentos a fazê-los interagir mais com a aula apresentada.
Os professores de educação física das escolas onde a pesquisa foi realizada deixaram claro que também apoiam os exergames, uma vez que é um instrumento de desenvolvimento cognitivo e uma atividade de lazer lúdica, não obstante sob condição a ser usada de forma equilibrada.

Referências
Souza, Carolina Molina Lucenti de e Batista, Cecilia Guarnieri. Interação entre Crianças com Necessidades Especiais em Contexto Lúdico: Possibilidades de Desenvolvimento. 2008, Campinas, SP. http://www.scielo.br/pdf/prc/v21n3/v21n3a06
Silveira,Guilherme Carvalho Franco Da e Torres, Livia Maria Zahra Barud. Educação física escolar: um olhar sobre os jogos Eletrônico. http://www.cbce.org.br/docs/cd/resumos/157.pdf

Silva, Erielton Pereira Da. Utilização dos jogos nas aulas de educação física educação física. http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1056

Almeida, Solange Rosa Barbosa de. Os jogos e a brincadeira no desenvolvimento da aprendizagem. http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa/OS_JOGOS_E_A_BRINCADEIRA_NO_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_%20SOLANGE%20BARBOSA.pdf
Dallabona, Sandra Regina e Mendes, Sueli Maria Schmitt.O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38603683/o_ludico_e_a_educacao.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1536188672&Signature=NHrc19enp5svlmIEz8YZMWkDYoE%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DO_LUDICO_NA_EDUCACAO_INFANTIL_Jogar_brin.pdf
Betti, Mauro e Zuliani, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/viewFile/1363/1065

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