segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Resenha sobre o livro A capoeira e os mestres - Ilnete Porpino de Paiva

Capoeira
A capoeira é vista como uma adoração a deuses através de danças, sua origem ainda é uma grande duvida para os historiadores e praticantes deste ritual, alguns destes como, por exemplo, Reis, 1993; Vieira, 1990; Soares, 1994; e Pires, 1996 defendem a ideologia de que ela foi ‘’criada’’ no Brasil, por negros bantos, os quais são naturais de Angola, pois entre os séculos XVI e XIX milhões de negros escravizados vieram para o Brasil com o intuito de alimentar o sistema colonial da época.
Independente do país, esses africanos ao chegar a terras desconhecidas não deixavam de lado sua cultura, e assim recriavam seus traços, suas marcas e culturas, pois ao realizarem esse ato estava dando sentido a nova realidade que estava sujeita.
Sendo assim, a capoeira se agrega como uma mistura de danças, lutas e instrumentos musicais de diferentes culturas africanas, de acordo com a afirmação de Nestor Capoeira (1981) o qual relatou em sua obra: ‘’O pequeno manual do jogador de capoeira’’. Onde afirma que o Brasil foi o ‘’palco’’ de onde se originou a capoeira
Existem classificações de capoeira, as quais devem ser ressaltadas, como por exemplo: A Capoeira, a Capoeira Angola, a Capoeira Regional.  Alem de explicações e ensinamentos sobre os movimentos, também são inseridas durante as aulas de capoeira; explicações sobre as classificações mencionadas anteriormente. 
A Capoeira Angola é associada À capoeira tradicional, pelo fato de acreditar que se originou da África
O Mestre Bimba foi quem criou a capoeira tradicional, a qual se denominava Luta Regional Baiana, e um de seus objetivos eram desenvolver uma capoeira voltada a agilidade e direcionada, essencialmente na área do combate. E por essa razão, algumas técnicas de luta foram agregadas a ela, como por exemplo: o jiu-jítsu, boxe e o batuque. O Mestre Bimba também foi responsável por criar uma estratégia de ensino para a Capoeira, através de sucessivas séries reincidentes de movimentos, a qual ganha destaque no campo Capoeirístico.  Mediante sua criação muitas criticas foram feitas, julgando-o ter alterado o verdadeiro sentido da capoeira, sendo assim, algum tempo depois; um elevado número de capoeiristas, principalmente os quais tinham uma aproximação com o mestre Bimba, passaram a salientar a questão desportiva da Capoeira.
Através de novos processos de remarcações, a Capoeira passou a ocupar novos espaços sociais, em academias, escolas públicas e privadas e ate mesmo em universidades, sua presença em outros espaços sociais, causou como conseqüência a viabilização de sua expansão, ampliou as possibilidades das pessoas interessadas praticarem.
Algo que se deve ressaltar era que a identificação da capoeira no passado era ‘’coisa de homem’’ e até a década de 70 era reconhecida como uma pratica cultural com dominância masculina, o numero de mulheres ‘’na roda’’ era exíguo.
Tais considerações são integrantes para falarmos de um grande Mestre, conhecido como Pirajá, o qual foi interrogado sobre a ausência da mulher na Capoeira, e respondeu o seguinte:
‘’Era machismo, era machismo mesmo. Porque a sociedade brasileira sempre foi machista. Hoje ta diminuindo. Mas, veja bem, a mulher apesar das grandes conquistas  que já teve, mas ela sempre era vista apenas como dona de casa, criadora de menino e parideira. Só. Esse era o pensamento daquela época antiga. Entendeu? Da época dos meus pais, dos meus avos. Hoje em dia não. A mulher conquistou um espaço’’ (Mestre Pirajá)
Segundo ele, como Mestre maior do grupo Axé, 40% dos capoeiristas desse grupo são mulheres, o qual situava a Capoeira como uma tradição invariável.

3 comentários:

  1. ótimo livro , tanto para os pessoas que gostam de ler tanto para os amantes da capoeira !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, explica bem sobre a capoeira no geral, falando sobre alguns mestres e estilos.

    ResponderExcluir
  3. Assim como alguns autores, também defendo que a capoeira foi criada aqui no nosso Brasil. É uma marca registrada nossa !

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.