segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

RESENHA DO LIVRO: FUTEBOL, CARNAVAL E CAPOEIRA: entre as gingas do corpo brasileiro

 Aluno: Leonardo de souza Pepe Luz

  O livro escrito por Heloísa Turini Bruhns (Doutora em Filosofia e História da educação na Unicamp), visa praticar uma análise sócio-histórica das três manifestações culturais Futebol, Carnaval e Capoeira. Bruhns defende a ideia que elas são extremamente brasileiras, fazendo uma investigação a fundo de tais. No primeiro capítulo, possui um grande embasamento teórico que regem o trabalho (extraídos das obras de Marilena Chauí e Roberto Da Matta), e um desenvolvimento histórico sobre o futebol, o carnaval e a capoeira. Em seguida, capítulos específicos sobre cada assunto: o segundo aborda-se capoeira, o terceiro futebol, enquanto o quarto é dedicado o carnaval e suas principais formas de organização. Heloísa cita momentos distintos da existência de cada um desses âmbitos e acaba focando nas atualidades, abordando aspectos como classes sociais, importância histórica e gênero. No quinto capítulo, ela faz junções entre Futebol, Capoeira e Carnaval. Além de fomentar um estudo entre familiaridades com a religião, em vários aspectos. Visualizando o valor que tais manifestações apresentam na cultura brasileira e o quanto se encontram na mesma direção. Na Prerrogativa afirmada, é possível a presença de elementos comuns a todas as manifestações, como por exemplo a questão da “ginga” e a do “malandro”, visada tanto na Carnaval, na Capoeira e no Futebol. Elementos se fazem presentes no cotidiano da sociedade do Brasil.

A CAPOEIRA NO LIVRO
    A autora aborda o tema Capoeira destacando cinco períodos, os dois primeiros me chamaram mais a atenção. No primeiro período retrata a criminalização, desde a origem e até mesmo da capoeira como movimento urbano no Rio de Janeiro, por volta do início do século XIX. Ela faz uma síntese da grande marginalização sofrida na época, para que o movimento afastar-se das ruas e não ganhasse força. Pois era e ainda é uma grande representatividade da cultura negra escrava, movimento de luta social e busca de indentidade. O segundo período é relacionado a legalização, que teve uma grande contribuição do movimento higienista. Que quem estudava ou trabalhava poderia PRATICAR, movimento voltado na Bahia. Eles buscavam o apoio da burguesia da época, duas referências muito fortes que eram o Mestre Bimba e o Mestre Pastinha.

 O FUTEBOL

 O CARNAVAL
   O Carnaval foi dividido em cinco períodos, e o primeiro foi o famoso carnaval de rua que acontecia nas grandes cidades. O segundo chamado de grande carnaval, que seria um carnaval mais amplo com as brincadeiras e grandes folias. O terceiro que seria o carnaval da burguesia, o baile de máscaras de origem europeia. O quarto carnaval popular, que foi a volta do carnaval de rua e suas brincadeiras. O último período é o carnaval espetáculo, sendo o carnaval moderno com escolas de samba e blocos festivos.

2 comentários:

  1. Livro muito interessante,valoriza muito a Cultura do nosso país evidenciando futebol,capoeira e Carnaval.

    ResponderExcluir
  2. excelente livro, trata muito bem do início dessas atividades culturais , que hoje são nacionalmente e até mundialmente bem vista pela população de todo o mundo

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.