sábado, 8 de dezembro de 2018


     Resenha Critica Fome de bola cinema e futebol no Brasil

NOME: André Luiz dos Santos

 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Biblioteca da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo;Fome de bola : cinema e futebol no Brasil / por Luiz Zanin Oricchio. – São Paulo : Imprensa Oficial do Estado, 2006. 488p. : il.

 O livro, fome de bola: cinema e futebol no Brasil fala sobre o início da paixão dos brasileiros pelo futebol e sua relação com o cinema nacional da época, conta como o futebol oficialmente chegou ao Brasil e sua evolução ao longo dos anos, o autor utiliza em sua escrita uma imensidão de detalhes sobre o começo dessas duas formas de entretenimento daquele tempo, além de dar um valor tanto político quanto social sobre tal, o autor também reuni entrevistas com grandes diretores, como Luiz Carlos Barreto e João Moreira Salles, e também com o futebolista considerado por muitos o maior de todos os tempos Pelé. Os capítulos do livro são resumidamente separados em primeiro e segundo tempo, referente a uma partida de futebol. Acreditava-se naquela época que o cinema e o futebol se uniriam rapidamente, mas essa união de forças veio a acontecer tardiamente,segundo pesquisadores o primeiro longa-metragem sobre o futebol só veio em 1931 , com o filme Campeão de Futebol. O livro mostra ao longo das décadas o caminho percorrido pelo futebol no Brasil evidenciando craques brasileiros como: Leônidas, Garrincha e Pelé, e também todos os jogos do Brasil em campeonatos mundiais. Do outro lado mostra também a evolução do cinema nacional junto ao futebol como as tomadas de câmera junto aos pés dos jogadores em câmera lenta (slow motion), os enquadramentos caprichados e tudo que a tecnologia da época tinha a oferecer. O autor Luiz Zanin realizou na segunda parte do livro entrevistas com vários diretores e cineastas tais como Oswaldo caldeira, Djalma Limongi Batista, Ugo Giorgetti, Maurice Capovilla, dentre outros. O livro de Luiz Zanin, é rico em informações e detalhes, um prato cheio pra quem é apaixonado por futebol, e também por cinema , mostra todo o caminho, seus altos e baixos e toda a emoção que a industria cinematográfica e do mundo futebolístico tinha a oferecer naqueles tempos. Não precisa de muito dinheiro pra quem quer adquirir um exemplar, pois também é possível baixá-lo na internet. Luiz Zanin não é apenas um dos críticos de cinema mais famosos e respeitados do Brasil(atualmente no jornal O estado de São Paulo) e autor de diversos livros(entre eles, a biografia do diretor Guilherme de Almeida Prado , da coleção Aplauso).É também um apaixonado por futebol, um torcedor confesso, o que o fez colunista esportivo também no Estadão.
         
                VÍDEO SOBRE A RESENHA DO LIVRO:
      https://www.youtube.com/watch?v=6dlyln1u-U4&t=11s

2 comentários:

  1. Muito boa essa resenha, deixa bem explicada de forma clara e resumida as informações que o livro passa com relação a como foi o começo da união entre futebol e cinema.

    ResponderExcluir
  2. Livro de muita qualidade, evidência muitos fatos históricos super interesantes.Todos amantes do futebol e do cinema devem ler o livro!

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.