sexta-feira, 30 de novembro de 2018

GRUPO 1: Esportes - Estudos Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer



ESPORTE
Integrantes: Brenda Dara Rocha Tristão, Liliana Militani, Lucas Sales Lima, Úrsula Lacerda Pereira, Wesley Marçal Santos, Wisnner Vander Carvalho Silva



1.       INTRODUÇÃO


Para explicar um pouco sobre a temática: esporte, é necessário a principio fazer uma breve diferenciação entre esporte e atividade física.
Atividade física pode ser definida como; qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte em gasto energético acima dos níveis de repouso (CASPERSEN; POWELL; CHRISTENSEN, 1985).
Já esporte segundo Barbanti (2006, p.57):
É uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.
O termo esporte que conhecemos hoje vem sofrendo grandes alterações com o passar do tempo, seu inicio foi por volta do século XVIII e XIX na Europa, teve fortes relações com a Revolução industrial. Nesse tempo o jogo estava se transformando de lazer a jogos que visavam resultados.
No século XX o esporte que era praticamente europeu começou a ser disseminado em outros continentes, e assim foi se transformando cada vez mais, até atingir um patamar de expansão cultural (GEBARA, 2002).
Segundo Tubino (2001) o esporte pode ser dividido em três segmentos: Esporte-participação que tem como objetivo a integração de povos, inclusão de diversos grupos na pratica esportiva e vivenciar o lúdico. Esporte-educação que é utilizado nos sistemas de ensino evitando a seletividade e a hipercompetitividade. Por fim o Esporte-performance, que é seletivo, tem como principal foco o alto rendimento e as conquistas das competições.
A partir do entendimento de que o esporte é um produto histórico e cultural, temos uma expressão da cultura do movimento que abrange fatores culturais, sociais e políticos, podendo assumir diferentes características de acordo do ambiente em que se é praticado. Temos o esporte praticados como lazer, com intuito de diversão, interações sociais e descontração, realizados como uma atividade fora da rotina, em ambientes escolares temos essa manifestação de uma forma lúdica e cooperativa, no entanto, fora desses ambientes, o temos com um modelo de alto rendimento, onde apresenta um estado competitivo, sendo exigido uma melhor performance e certa seriedade em sua pratica e dominado pelas técnicas, táticas e regras.
Mas acima de tudo, como dito por VENDITTI, as práticas esportivas “devem abranger as habilidades físicas, cognitivas e emocionais que possibilitem a prática, o entendimento, a discussão e a apreciação dos esportes em qualquer ambiente”, “ devem também proporcionar intenção de uma prática constante na busca pela qualidade de vida, uma educação ética, moral e social, conhecimentos de habilidades e capacidades motoras essenciais”(BENTO 1989 citado por VENDITTI 2008).
Se tratando do Esporte como conteúdo da Educação Física escolar, o esporte faz parte do nosso contexto social e pode contribuir para o desenvolvimento do ser humano. Porém é necessária uma reflexão sobre como devemos trabalhar para que possamos contribuir para melhor formação dos alunos (NEUENFELDT, 1999).
Segundo (Mattos, 2006) O esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que a criança tem a oportunidade de relacionar-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem motora, modelos, respeito e cognitivo.




2.       METODOLOGIA


Foi realizado em Lavras – MG um levantamento de locais em que são realizadas práticas esportistas, foi feita uma entrevista com os responsáveis por algumas dessas Instituições que aceitaram nos receber.
O critério de inclusão para a pesquisa foram as praticas de esportes coletivos como futsal, vôlei, basquete e handebol. Os critérios de exclusão foram as outras manifestações da educação física uma vez que esta pesquisa não deve interferir nas outras pesquisas.
Foi também realizada entrevistas com a comunidade local sobre as praticas esportivas.



3.       INSTITUIÇÕES


INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON

Em 1869, Samuel Gammon, um jovem de espírito solidário, um bom cristão, que sonhava em ser também missionário, se juntou a Carlota e resolveram transferir a escola de Campinas para um lugar aprazível no grande estado de Minas. E este lugar aprazível foi a cidade de Lavras. Depois de tudo arrumado houve uma inauguração com sete alunos somente, mas com muita animação lançada estava a semente de uma nova educação. Trazendo inclusive a Educação Física para a cidade.
Já em 1893 foi quando realmente começou o colégio em Lavras, trazendo o esporte de uma maneira mais informal.
    1908 – Samuel criou também a Escola Agrícola, que depois virou ESAL e com o transcorrer do tempo se tornou a Universidade Federal de Lavras.
    1928 – Criaram a Liga Atlética do Instituto e começaram as competições oficiais intercolegiais.
O interesse pelo esporte nessa instituição veio através da influência dos missionários norte-americanos, que ao todo foram 45.
Hoje em dia na Instituição, ocorrem práticas de quase todos os esportes, como, vôlei, basquete, tênis, futebol e atletismo. Danças típicas também estão presentes até hoje.


FABRIL ESPORTE CLUBE

Fundado em 2 de Setembro de 1932, o Fabril Esporte Clube é um time de futebol da cidade de Lavras Minas Gerais. O futebol foi desenvolvido inicialmente como amador, seus integrantes eram os funcionários da empresa de tecidos Fabril, que utilizavam do futebol como forma de lazer.
Na década de 1980, o time do Fabril que era composto apenas por funcionários da empresa, decidiu abrir as portas para novos jogadores, com isso toda população estava apta a ingressar no time e sempre que podiam acompanhavam os jogos.
Em 1984 o Fabril se profissionalizou e passou a disputar o campeonato mineiro módulo 2. Seu ápice foi disputar jogos contra o Atlético Mineiro e também contra o Cruzeiro Esporte Clube, sendo o ultimo o Fabril vencendo. Em ambos os jogos o estádio sobrecarregou, atingindo um público de 12.000 pessoas. Foram necessários utilizar arquibancadas feitas de madeira, advindas do carnaval da cidade, utilizaram também carrocerias de caminhões para alocar o público. Foi um dos maiores espetáculos que o esporte lavrense presenciou. 
O fabril chegou a enfrentar o time do Santos Futebol Clube em um jogo amistoso, onde perdeu com um placar de 7 a 2, foi o segundo jogo de Pelé como profissional.
O time marcou história, teve como principais títulos; 5º colocado em 1986, campeão mineiro do interior em 1988, marco muito importante, campeão da 2ª divisão em 1997.
Dificuldades
A maior dificuldade que o clube enfrentou foi na parte financeira, no início a fábrica de tecidos Fabril bancava e ajudava, mas depois que o time passou a ser profissional, a fábrica se afastou do time. Era difícil pagar os salários e em 1984 não tinha quem ajudasse o clube. A população se reuniu e cada um doou um utensilio doméstico, foi montada uma república para os jogadores, as alimentações eram cedidas por preço de custo, os médicos cediam uma parcela de seu tempo para atender os atletas, eram encaixados no meio de outras consultas, eram doadas frutas para que os jogadores tivessem uma alimentação melhor.
O Fabril perdeu o seu estádio e nisso começou a jogar pelo campo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com isso a torcida se afastou um pouco mais. Atualmente o time está nas mãos da família Cherem, e é necessário de autorização para jogar no campo que era seu, agora de posse da prefeitura de Lavras MG.
Atualmente o Fabril não tem sala, não tem cede, nem diretoria, seu time acabou, seus troféus foram encontrados em uma caçamba de lixo, ficavam em um espaço perto do antigo campo, o espaço foi desocupado e a opção foi descartar tudo que havia dentro. O Sr. José Orlando ex-presidente do clube conseguiu salvar uma pequena parte.
Em uma entrevista realizada com José Orlando, foi clara a expressão de tristeza e desanimo em algumas de suas falas:
“Não tem esperança na volta do fabril, não há patrocínio, nem interesse de ninguém”.
E continuou:
“Antigamente o futebol era amor, não dinheiro, tínhamos 12 times de crianças, era tudo de graça, não existia mensalidade”.
Quando foi perguntado sobre o esporte em Lavras, sobre o ponto de vista dele, obtivemos a seguinte resposta:
“O esporte em lavras não é valorizado, não existe uma escolinha de formação para as crianças, muita das vezes as escolinhas são cobradas, e os garotinhos pobres da periferia não tem condições e não conseguem jogar...”
O time formou ótimos jogadores, passou por ele o jogador apelidado de Alemão, seguiu carreira no Botafogo Esporte Clube, Atlético de Madrid, Napoli e São Paulo, onde encerrou sua carreira.


SELT E SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE LAVRAS

A SELT possui sua sede no centro da cidade de Lavras, com amplo espaço para as mais diversas praticas e uma infraestrutura privilegiada, dispondo de um ginásio poliesportivo, uma quadra de futsal e handebol, uma quadra de basquete, três quadras de peteca ou vôlei, uma quadra de areia para futevôlei ou vôlei, um skate park, um jardim sensorial, um half pipe, uma academia ao ar livre e em construção um espaço multiuso com piscina, um local que será colocado um tatame e mais um ginásio poliesportivo.
Dentro da SELT existem alguns projetos, tais como: Projeto Conquista, trabalha com portadores de deficiência  que já atingiram a maioridade e não podem frequentar mais a APAE de Lavras, funciona todos os dias no período da tarde, possui três professores; Projeto Alegria de Viver, trabalha com pessoas da terceira idade, funciona todos os dias na parte da manhã e possui três professores; Capoeira com o grupo Tradição; Escolinha de Futsal e Handebol para meninos e meninas; Equipes de Treinamento Adultas, Futsal feminino, Handebol masculino e feminino, Basquete masculino e Vôlei masculino. Todos esses projetos não possuem custos para os praticantes.
Todos esses projetos e mais alguns funcionam também nas escolas municipais de Lavras, tendo em vista que a maior dificuldade da população que recebe esse tipo de projeto seja o transporte, então a ideia foi levar os projetos para mais perto das comunidades afastadas, tendo em vista que muitos deles acontecem até mesmo na Zona Rural lavrense. Além disso, a Secretaria de Esporte de Lavras organiza alguns eventos esportivos e apoia outros das mais diversas modalidades, tais como Futevôlei, Capoeira, Muay Thai, Campeonato de Futebol Amador de Lavras.
O secretário de Esportes destaca algumas informações, dizendo que tem como objetivo subir da vigésima quinta colocação do ranking IMCS para a décima quinta colocação até 2020, pretende finalizar as obras que estão ocorrendo na SELT, deseja terminar também os cinco campos de Futebol que serão construídos e ainda ressalva a intenção da retomada do Fabril Esporte Clube.

ASSOCIAÇÃO OLÍMPICA DE LAVRAS

O esporte oferecido pela instituição é o futebol, seu público são Pais, Sócios e afins. O clube teve início em 2011 e Renato Zica, diretor e presidente do clube, foi o responsável por dar início às práticas. Criou a equipe com o objetivo de proporcionar aos meninos de nossa cidade e região a oportunidade de vivenciarem a prática do futebol, almejando como objetivo secundário formar atletas propiciando-os a possibilidade de alavancar suas carreiras e melhorar a vida de suas famílias.
 Os principais títulos conquistados pelo clube
- Campeão sub 15 Copa Nacional de Marília
- Campeão Copa Interestadual de Águas Lindóia x Paulista Jundiai
-  Vice-campeão brasiliense juniores
- Campeão Mineiro Infantil
A relação da comunidade com esse esporte é que tem em torno de 60 atletas de competições em treinos diários, e agora juntamente à escolinha criada este ano em parceria Olímpica, estima-se aproximadamente 160 garotos vinculados ao clube.
 Existe o auxílio para os atletas de competição, como: Transporte, Alimentação, Material esportivo, Cesta básica  para família do atleta ao qual o mesmo obteve frequência escolar e para as escolinhas, são fornecidas bolsas de 30% para atletas carente-
Existem algumas dificuldades enfrentadas pela instituição, tais como;  falta de um local próprio para os treinamentos, sendo necessário alugar campos privados e consequentemente gerando uma alta despesas ao clube, bem como auxílio do governo municipal no que tange à transportes.

CNEC

Em 1964, foi fundada em Lavras uma Instituição da rede de Escolas da Comunidade, juntamente com a quadra esportiva onde iniciaram as práticas esportivas. As modalidades oferecidas na Instituição são o Futsal, vôlei, basquete e handebol. O CNEC participou e ainda participa de campeonatos de Lavras e no Estado, seus principais títulos foram nos Jogos Escolares de Minas Gerais e nos Jogos Escolares da Rede CNEC. As modalidades são constituídas por estudantes da própria escola como também da comunidade, sendo aberta para o publico estudantil do ensino básico.

LIGA DAS ATLÉTICAS DA UFLA (LAU)

A Liga das Atléticas da UFLA (LAU) é uma associação sem fins lucrativos organizada por estudantes da Universidade, que tem como objetivo principal apoiar e organizar o esporte no âmbito universitário.
A LAU foi fundada em 2015, inicialmente com 4 atléticas e rapidamente o número de atléticas filiadas à liga se expandiu para 11 atléticas. Esse surgimento e desenvolvimento da LAU, deu-se através do interesse pelo esporte por meio dos acadêmicos e contato com atléticas de outras universidades.
Diversas modalidades esportivas são oferecidas pelas atléticas, devido ao grande número de modalidade presente nas diversas competições universitárias, sendo elas competições internas ou externas.
A Universidade Federal de Lavras, e consequentemente as atléticas possuem alunos da comunidade local, embora isso não garanta nenhuma relação entre as atléticas e a comunidade, sendo assim uma relação praticamente inexistente entre esses dois públicos.
De acordo com relatos por parte da diretoria da liga, destacam as dificuldades em se promover as práticas esportivas dentro da universidade, devido à falta de manutenção dos locais das práticas, indisponibilidades dos locais para as práticas, sendo essa indisponibilidade por falta de apoio da Universidade e por fim, existe um conflito de horários em que impedem algumas atléticas de realizarem seus treinos, devido ao grande número de atléticas e indisponibilidade dos locais, sendo necessário por parte de algumas atléticas, recorrer a locação de quadras privadas para a realização dos treinos e competições.





ENTREVISTAS

Individuo 1          Idade 24 anos           Profissão: Estudante
1-Você acompanha algum esporte? Quais?
Sim, futebol, vôlei e tênis.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Através da televisão
3-Você prática algum esporte?
De vez em quando jogo vôlei.
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, na universidade onde estudo oferece alguns esportes

Individuo 2          Idade: 67 anos        Profissão: Aposentado
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, futebol.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão e internet
3-Você prática algum esporte? Porque?
Não, por preguiça
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, LTC, operário e o caçapa

Individuo 3       Idade: 44 anos       Profissão: Gestor de Infraestrutura
1-Você acompanha algum esporte?
As vezes acompanho futebol.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão.
3-Você prática algum esporte? Porque?
Não, por falta de tempo.
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, Unilavras, UFLA, Selt, escolinhas de futebol.

Individuo 4      Idade: 49 anos     Profissão: Vendedor
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, futebol e vôlei.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão, estádios e quadras.
3-Você prática algum esporte?
Sim, jogo futebol todo final de semana.
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, Gammon, Selt, LTC, UFLA.

Individuo 5     Idade:  20 anos        Profissão: Estudante
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, futebol.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão.
3-Você prática algum esporte?
Sim, futevôlei.
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, LTC, UFLA, SELT.

Indivíduo 6     Idade: 19 anos    Profissão: Estudante
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
Sim
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Redes sociais
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
LTC, UFLA

Indivíduo 7     Idade: 22 anos    Profissão: Estudante
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
Conheço alguns e acompanho sempre que possível.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Quando tem jogos aqui, eu vou até a quadra, quando não tem, procuro links de transmissão ao vivo caso esteja sendo transmitido.
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
Conheço o LTC, projetos na UFLA

 Indivíduo 8         Idade: 21 anos      Profissão: Estudante
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
Não conheço e não acompanho.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Não acompanho
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
A UFLA e o LTC.

Indivíduo 9          Idade: 45 anos         Profissão: Metalúrgico
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
Não acompanho.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
LTC, fabril

Indivíduo 10       Idade: 20 anos      Profissão: Estudante
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
Sim
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Acompanho as vezes assistindo algumas partidas pessoalmente e por redes sociais
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
LTC, planeta bola e UFLA

Indivíduo 11       Idade: 21 anos        Profissão: Estudante
1-Você conhece o esporte de sua cidade?
Acompanha?
 Não
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Não acompanho
3-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas?
LTC, SELT

Indivíduo 12     Idade:  17 anos        Profissão: Estudante
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, futebol.
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
TV e internet.
3-Você prática algum esporte?
Sim, futebol, futsal, sempre que possível eu jogo
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, sim, no CEU, SELT, Olímpica e Fabril

Indivíduo 13     Idade:  21 anos        Profissão: balconista
1-Você acompanha algum esporte?
Não
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
nenhum
3-Você prática algum esporte?
Não
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, no LTC, Rola Bola, Campestre, Olímpica

Individuo 14     Idade:  15 anos        Profissão: Estudante
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, vôlei
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
internet
3-Você prática algum esporte?
Sim, vôlei
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, UFLA, SELT, CNEC.

Individuo 15     Idade:  50 anos        Profissão: metalúrgico
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, vários, futebol, UFC
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Televisão.
3-Você prática algum esporte?
Não, mas pratiquei até meus 25 anos, treinava Taekwondo.
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, Academia Gym Center, LTC, Ferroviária, UFLA

Individuo 16     Idade:  25 anos        Profissão: Estudante
1-Você acompanha algum esporte?
Sim, e-games, DOTA, LOL,
2-Por qual meio você acompanha esse esporte?
Internet.
3-Você prática algum esporte?
Só e-games, jogo Lol e as vezes algum de FPS
4-Você conhece algum lugar que oferece práticas esportivas em Lavras?
Sim, UFLA, SELT, Gammon, CEU



REFERÊNCIAS

BARBANTI, V. J. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 54-58, jan. 2006.
  
CASPERSEN, C. J.; POWELL, K. E.; CHRISTENSON, G. M. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Reports, Washington, v. 100, n. 2, p. 126-131, mar. 1985.

Daolio, J., & Velozo, E. L. (2008). A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a prática, 11(1), 9-16.

MarquesP, Alessandro Custódio, et al. "Evolução do esporte, treinamento e performance: um universo em ciências do esporte." Movimento & Percepção, 10 (2009): 13-26.

NEUENFELDT, D. J. Esporte na Educação Física Escolar: Possibilidades Educacionais. Revista Kinesis. n. 21, p. 233-246, 1999.

http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/include/getdoc.php?id=682&article=198&mode=pdf

Venditti, R. .Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a prática, pp. 47-58. 2008

ENTREVISTA DA ASSOCIAÇAO OLIMPICA DE LAVRAS REALIZADA COM JOSÉ CARLOS DE ABREU
COORDENADOR FUTEBOL

CGP ATLÉTICO CLUBE

WWW.GOMESPIMENTEL.COM.BR

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DA REDE CNEC DANIELA MENESES

ENTREVISTA COM O EX PRESIDENTE DO FABRIL ESPORTE CLUBE JOSÉ OSVALDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.