sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Resenha Crítica

Autor: Ana Lúcia de Castro 
Obra: Culto ao Corpo e Sociedade: mídia, cultura de consumo e estilos de vida.
Resenha: A obra analisa a influência da mídia e da indústria da beleza como aspectos estruturantes da prática do culto ao corpo como forte tendência de comportamento e uma das dimensões dos estilos de vida construídos, pelo consumo, nas sociedades contemporâneas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo em quatro academias do centro e da periferia, com preços e arquiteturas diversificadas, em regiões da cidade de São Paulo. As atividades físicas analisadas foram: capoeira, dança de salão, ginástica, ginástica para terceira idade, yoga e musculação, aplicando-se questionários e entrevistas destacando o motivo pelo qual o indivíduo começou a praticar tais atividades. Sem desconsiderar a coerção social exercida sobre os indivíduos, impelindo-os a preocuparem-se com a beleza de seus corpos, busca-se compreender as motivações para a continuidade da prática de atividade física. Classe social, gênero e geração despontam, na análise do material, como variáveis definidoras da escolha da modalidade de atividade física, que se configura uma das dimensões do estilo de vida e uma forma de sociabilidade das pessoas. Foi explorado também revistas nas quais dão dicas de beleza, como cuidar da pele e do cabelo, sessões de moda e ginástica e manter uma vida saudável. Destacaram-se duas revistas - Boa Forma e Corpo a Corpo – que tematizam o corpo como qualidade de vida, bem estar, saúde, alimentação, comportamento, ginástica e musculação que tem por finalidade persuadir o leitor a praticar alguma atividade física tendo uma disciplina e dedicação que são indispensáveis para a obtenção de um bom resultado.

10 comentários:

  1. Olá Bianca, com base na obra que você leu, você acredita que seria possível tirarmos, já que somos futuros professores, algum proveito de toda essa super valorização do corpo estético feita pela mídia e ao mesmo tempo criarmos uma consciência crítica para nossos futuros alunos?

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante seu livro pois ele trata de uma discussão muito valida pra nós que somos profissionais da educação física , mas acho ele um pouco atrasado, uma nova versão, com uma nova pesquisa de campo pra saber quais meio as pessoas hoje buscam cuidar de sua saúde seria algo legal.

    ResponderExcluir
  3. O culto ao corpo é algo que acompanha a sociedade humana a seculos sendo mudada e redefinida pela burguesia.No caso do século XXI pela mídia.Que muitas vezes empoem padrões estéticos surreais.É notável que isso gera um aspecto negativo na confiança que as pessoas têm em seu próprio corpo.Como futuros professores, na sua opinião qual seria a melhor forma de lidar com esse fenômeno?

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo é interessante, só que atualmente as pessoas não procuram mais em revistas, é só Youtube e muito influência da internet, uma nova versão atualizada seria bem legal.

    ResponderExcluir
  5. muito boa a pesquisa realizada pelo o autor na qual Foi explorado também revistas nas quais dão dicas de beleza, como cuidar da pele e do cabelo, sessões de moda e ginástica e manter uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  6. Talvez fosse necessária uma versão mais atual do livro em questão pois parece ultrapassada ao julgar o conteúdo e a visão de mídia do tempo em questão. Mas foi bem explicativo seu texto em relação a todo conteúdo.

    ResponderExcluir
  7. No seu ponto de vista, se o autor fizesse uma versão mais atualizada do livro, você acha ele acharia maiores problemas, por causa do avanço que tivemos na tecnologia e nos novos padrões de beleza?

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante o conteúdo do livro ,pois eles fizeram as pesquisas de campo em academias , mas não procurando apenas academia de malhação, mas ,academias que ofereciam cursos na linha terapêutica , que ajuda na consciência corporal . Excelente .

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante seu livro e sua resenha, o culto ao corpo é de extrema importância. Apesar de achar que o livro pode ter uma versão atualizada, já que hoje se usa a internet.

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha! Como dito em comentários anteriores, uma nova versão do livro talvez seja necessária.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.