sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Esporte de rendimento e esporte na escola



Esporte de rendimento e esporte na escola

Rodrigo Moreira Andrade

O “Livro Esporte de rendimento e esporte na escola” nasceu de uma série de debates organizados pela Revista Movimento (2000 a 2001), com o objetivo de recolher e reafirmar as opiniões de uma serie de profissionais da área da educação física sobre o esporte de rendimento e o esporte na escola.

Valter Bracht utilizando a sociologia crítica da educação e do esporte, ele questiona o papel educacional do esporte tecnicista utilizado. Para isso ele levanta os maiores equívocos cometidos.

Assim Bracht faz em seu texto dois movimentos (demarcação e aproximação) que tem seu marco constituído por meio de três axiomas que parecem ser contraditórios: A função conservadora da escola ,o afastamento da escola por meio do projeto neoliberal, a contribuição da função do esporte na escola. Acredito que a sociologia crítica de Bracht quando usada como função demarcatória parece remeter ao essencialismo que ele tanto critica. Mesmo pautando e levantando tópicos importantes sobre o próprio tabu de criticar as praticas impostas pelo conservadorismo educacional presente na educação física. Acho que Bracht poderia encarar de forma mais séria as contribuições de Stigger sobre a heterogeneidade das práticas esportivas.

Porém após a demarcação Bracht vem com a aproximação e eliminação de mal-entendidos e por meio disso volta de forma sucinta a destacar a importância da intervenção no campo do esporte. Apesar de várias divergências dos autores do livro, esse seria o ponto x, o ponto de união entre eles e todos os textos. Seria a interpretação que o esporte de rendimento deve ser observado e tratado pedagogicamente.

Esse ponto em comum começa com Bracht e vai até Vaz. Mesmo nas oposições que Gaya faz a aceitação do ponto de vista dominante, no caso a filosofia critica de Bracht a uma união. Quando se analisa a obra por inteira é possível perceber que o esporte de excelência e seu caráter formativo é contra -posto a crítica de Brach. Apresentando como todos os outros autores coerência na discussão pedagógica do esporte de rendimento, mas contradição nas medidas reflexivas.

Porém é importante salientar que essa obra vem de forma provocante te questionar, apresentando ideias contrapostas unidas a e esse fundamento em comum afim de exemplificar que temos que fornecer ao esporte da escola uma direção diferente daquela que o esporte de rendimento já possui e que não devemos e nem podemos subordinarmos inconscientemente à técnica pelo seu valor. Entretanto, não podemos cometer o equívoco inverso de idealizar o lúdico nem abandonar o movimento pela reflexão.

E por meio desses questionamentos e exposições o livro esporte de rendimento e esporte na escola, consegue te convidar para um verdadeiro debate sobre o processo educacional que o esporte de rendimento assume ,em muitas vezes em função do esporte escolar, por meio do seu trajeto histórico envolto a várias mudanças (revoluções, capitalismo e afins). E sobre nosso papel de debater e modificar não o esporte, mas sua proposta de apresentação.

Vídeo da resenha crítica:


Referência:

LOVISOLO, Hugo Rodolfo; STIGGER, Marco Paulo. Esporte de rendimento e esporte na escola. 3. ed. [S.l.]: Autores Associados, 2009. 218 p. v. 3. 

3 comentários:

  1. O método tecnicista já está sedimentado nas escolas brasileiras, como você acha que isso possa ser mudado ou minimizado, tendo em vista a resistência dos alunos?

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    1. Ele dever quebrado aos poucos.Questionado e analisado. Dialogado com os alunos e com o currículo da escola.Mas não deve ser abandonado por trazer contribuições socio- culturais.E por fazer parte das práticas corporais estabelecidas no local.Mas isso não impede um questionamento e uma problematização de como o esporte é trabalhado naquele lugar.

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  2. O livro exemplifica que temos que fornecer ao esporte da escola uma direção diferente daquela que o esporte de rendimento já possui e que não devemos e nem podemos subordinarmos inconscientemente à técnica pelo seu valor. Entretanto, não podemos cometer o equívoco inverso de idealizar o lúdico nem abandonar o movimento pela reflexão. Você acha esse posicionamento correto, e acha que o esporte de rendimento pode trazer algum ponto positivo ou não?

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