sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Resenha Metodologia do Ensino da Educação Física


 Lucas Alvarenga Oliveira Lara Mendes
Metodologia do Ensino de Educação Física
Lavras – MG 2018

Metodologia do Ensino de Educação Física Coletivo de autores
Micheli Ortega Escobar Elizabeth Varjal
Valter Bracht
Celi Taffarel
Carmen Lúcia Soares Lino Castellani Filho
Primeira edição lançada em 1992 Segunda edição lançada em 2009

O Livro Metodologia do Ensino da Educação Física,publicado em 1992,pela editora Cortez, foi escrito por um grupo de autores de diferentes perspectivas teóricas com o objetivo de propor uma nova forma de trabalho com a Educação Física, bem como um novo modo de sistematização de conteúdos. Apesar dessa heterogeneidade de visões em que o livro foi desenvolvido, ele é, atualmente, a obra mais indicada para professores e estudantes das licenciaturas que pretendem direcionar seus trabalhos escolares em aproximação com a linha materialista histórica.
O Livro é dividido em quatro capítulos:
1. O A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a Cultura Corporal
Os autores destacam como é as sociedades de classe do Brasil,em que há lutas entre as classes sociais afim de afirmarem seus interesses,que são classificados como: Imediatos e Históricos.
Classe trabalhadora: Interesses imediatos é sobrevivência,luta pelo espaço,salários,moradia,alimentação.
Interesses históricos é a luta para tomar a direção da sociedade.
Classe proprietária:Interesses imediatos é acumular riquezas, ampliar o consumo e patrimônio.
Interesses Históricos é manter o poder e posição privilegiada, manutenção do status quo, permanecer na direção da sociedade e isso é chamado de hegemonia.
A pedagogia, significa, a reflexão e teoria da educação capaz de dar conta da complexidade,conflitividade e especificidade de determinada pratica social.Ela entra em crise quando suas explicações sobre a pratica social já não convencem aos sujeitos das classes,e não correspondem aos seus interesses.Então surgem novas pedagogias e a deste livro é a critico- superadora, que tem três características específicas: diagnóstica porque constata e lê os dados da realidade; é também judicativa, uma vez que julga essa constatação a partir de uma ética proveniente de interesses de determinada classe social e, por fim, é teleológica por que tem um objetivo específico. Assim, tendo em vista as determinações de classes o projeto político pedagógico representa uma intenção, a qual o professor deve ter bem definida.
Os autores destacam, também, que o objeto do currículo é a reflexão do aluno, desenvolvendo sua capacidade intelectual. A função da escola seria apropriar-se do conhecimento científico dando-lhe um tratamento metodológico e confrontá-lo com a realidade social dos alunos. De acordo com a direção política adotada pela escola, constrói-se um eixo curricular que determina as disciplinas nucleares do currículo e a dinâmica curricular que é construída por três pilares: trato com o conhecimento, organização e normatização escolar.
Em detrimento ao modelo de seriação utilizado atualmente nas escolas, os autores apresentam uma nova forma de trato com os conteúdos por meio dos Ciclos de escolarização que se dividem em quatro.Quanto a esses ciclos de escolarização, os autores afirmam que as séries são secundárias, sendo prioritária a aquisição do conhecimento pelo aluno.
2. Educação física Escolar na Direção da Construção de uma Nova Síntese
Nesse capítulo,os autores definiram educação física,que é uma prática pedagógica que,no âmbito escolar,tematiza formas de atividades expressivas corporais,como jogo,esporte,dança,ginástica, chamadas de cultura corporal, e explicou o surgimento de uma determinada prática pedagógica.
3. MetodologiadoEnsinodaEducaçãofísica:aQuestãodaOrganizaçãodo Conhecimento e sua Abordagem Metodológica
Os autores defendem a ideia de que a escola deve fazer uma seleção dos conteúdos da Educação Física,buscando algo real,já que os conteúdos são conhecimentos necessárias a apreensão do desenvolvimento sócio-histórico das próprias atividades corporais e à explicitação das suas significações objetivas.Exemplificam formas de distribuição de conteúdos nesses ciclos de escolarização.
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4. AvaliaçãodoProcessoEnsino-AprendizagememEducaçãoFísica Destaca que as avaliações em educação física têm sido direcionadas por um único referencial, denominado aqui de “paradigma docimológico clássico”.
A proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem de educação física apresentado no livro leva em conta alguns aspectos, dentro dos quais destacam-se:
- O projeto histórico: Deve-se ter em mente em qual sociedade estamos inseridos e qual sociedade que queremos construir;
As condutas humanas: A proposta de avaliação do processo de ensino- aprendizagem deve levar em conta a observação, a análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana que se expressam no desenvolvimento das atividades.
- As práticas avaliativas: Se mostra como indispensável a substituição de práticas avaliativas mecânicas (testes e medidas, por exemplo) por práticas produtivo-criativas para que o processo de avaliação auxilie na identificação dos conflitos do processo de ensino-aprendizagem para a superação dos mesmos por meio de esforço crítico e criativo dos alunos.
- As decisões em conjunto: Os alunos devem ter espaço para participarem do processo de avaliação, eles devem ter a oportunidade de expressarem seus objetivos de ação.
- O tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem: No processo de ensino-aprendizagem um tempo deve ser destinado para a transmissão e assimilação de conhecimentos para o aluno, sempre respeitando seu ritmo de aprendizagem, por meio, principalmente, da problematização.
- A compreensão crítica da realidade: Deve-se romper com o pensamento idealista de que todos os alunos são iguais (seres puramente biológicos) e inseridos numa sociedade natural, dando lugar a estratégias de ensino que desenvolvam nos alunos uma leitura crítica da realidade, para ampliar e aprofundar a compreensão deles a cerca da sociedade e seus determinantes.

Recomendação da obra
Apesar dessa heterogeneidade de perspectivas em que o livro foi desenvolvido, ele é, atualmente, a obra mais indicada para professores e estudantes das licenciaturas que pretendem direcionar seus trabalhos escolares em aproximação com a linha materialista histórica.
O livro é destinado a pessoas de diferentes níveis intelectuais, desde alunos de graduação aos profissionais da área, que buscam especializações visando, ampliar seus conhecimentos, criando debates e discussões, definindo novas perspectivas sobre a Educação Física, interagindo de maneira conjunta com estudos e práticas socioculturais.

Opinião
O livro ampliou a visão sobre pedagogia, e como currículo escolar pode ser aplicado, tendo em vista que os alunos podem ter autonomia sobre o conhecimento que o eixo pedagógico determina sobre o que deve ser transmitido nas escolas, dando a eles compreensão não de forma fragmentada, mas dando a possibilidade do aluno desenvolver o próprio pensamento, podendo assim criar, inovar, desenvolver novas perspectivas.
Também traz em seu conteúdo a origem da Educação Física, as mudanças pela qual ela passou ao longo dos anos e argumenta com fatos históricos a importância da cultura corporal.

Referências
 https://www.escavador.com/sobre/5198411/micheli -ortega-escobar
 https://www.escavador.com/sobre/1152281/maria- elizabeth-varjal-medicis-pinto
 https://www.escavador.com/sobre/1439452/valter- bracht
 https://www.escavador.com/sobre/1918276/celi- nelza-zulke-taffarel
 https://www.escavador.com/sobre/9242923/carmen -lucia-soares
 https://www.escavador.com/sobre/5516175/lino- castellani-filho
 http://www.thiagomerlo.com.br/arquivos/ef/Resenh a_ColetivoAutores_1.pdf
           
Vídeo sobre a resenha

6 comentários:

  1. Na sua opinião, o modelo pedagógico elaborado pelo autor já pode ser aplicado no atual contexto escolar?

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  2. Muito interessante o seu livro principalmente para o pessoal que está no curso de licenciatura, pois o livro nos dá uma visão bem ampla sobre pedagogia e como o currículo escolar pode ser aplicado.

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  3. O livro fala bastante sobre a área da pedagogia, e sobre escolas, é bem interessante para o pessoal da licenciatura.

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  4. muito interessante a definição que o livro nos trás sobre pedagogia no qual ele diz que a pedagogia, significa, a reflexão e teoria da educação capaz de dar conta da complexidade,conflitividade e especificidade de determinada pratica social. Parabéns ótima didática.

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  5. Achei interessante, inclusive li também o livro e tive uma perspectiva semelhante, o livro amplia a visão pedagógica que trazemos em nossa experiência no âmbito escolar, boa didática e atenção a detalhes.

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  6. obra maravilhosa, principalmente pra nos estudantes de educação física , pra podermos ver outros pontos de vistas sobre o ensino.

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