sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Resenha Crítica. Fome de Bola: cinema e futebol no Brasil - Luiz Zanin Oricchio



 Fome de bola: cinema e futebol no Brasil




Oricchio, Luiz Zanin. Fome de bola: cinema e futebol no Brasil / por Luiz Zanin Oricchio. – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2006. 488p. : il. - (Coleção aplauso. Série cinema Brasil / coordenador geral Rubens Ewald Filho).


     Em primeira análise, o livro, fome de bola: cinema e futebol no Brasil, se divide em duas partes, primeiro tempo e segundo tempo, fazendo alusão a uma partida de futebol. Este conta como foi a chegada do futebol e do cinema no Brasil, quase que simultaneamente, mostrando a evolução de tais.
     No “primeiro tempo”, o autor, Luiz Zanin Oricchio, mostra a chegada do Futebol em 1894 no Brasil através do paulistano Charles Miller, que voltava de uma viagem de estudos na Inglaterra, trazendo duas bolas, uniformes e um livro de regras na bagagem, queria apresentar aos amigos um esporte que conhecera em Southampton, o football. Por outro lado, em 1898, Alfonso Segreto, um dos irmãos de uma família de italianos, voltava da Europa com uma maquininha fabricada na França, registrou as primeiras imagens em movimento da terra brasileira, algumas vistas da Baía da Guanabara tomadas do tombadilho do navio. Era 19 de junho de 1898 e, nesse dia, também afirmam os historiadores, nasceu o cinema brasileiro. Com a chegada de dois, dos atuais maiores meios de lazer da contemporaneidade , o conceito de “entretenimento” foi renovado na época.
     Além destes detalhes, o livro destaca, a caminhada dos dois em união, que ocorrera apenas em 1931, com o filme Campeão de Futebol dirigido por Genésio Arruda, homenageando os grandes jogadores da época. A obra também exibe como foi a participação do Brasil nas copas do mundo da época, com seus altos e baixos, a história de gênios do futebol brasileiro, tais como: Leônidas, Zico, Garrincha e Pelé, e outros filmes que contavam a história e evolução do cinema brasileiro em harmonia com o futebol.
     Já no “segundo tempo”, o escritor realiza uma série de perguntas com grandes diretores, como Luiz Carlos Barreto, João Moreira Salles, Oswaldo Caldeira, Djalma Limongi Batista, Ugo Giorgetti, Maurice Capovilla, dentre outros. E por fim desempenha uma excelente entreviste com o rei Pelé.
     O livro de Luiz Zanin Oricchio, é sem dúvidas uma obra excepcional para aqueles que são amantes tanto do futebol quanto do cinema brasileiro.






Luiz Fernando Zanin Oricchio

Luiz Fernando Zanin Oricchio estudou psicologia e filosofia na USP. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Escreve para O Estado de S. Paulo desde 1990. É crítico de cinema do jornal e escreve, de forma esporádica, sobre outros temas. Mantém blogs no Portal do Estadão (de Cultura e Futebol) e também blogs independentes. Tem contas no Facebook (Luiz Zanin) e no Twitter (@lzanin).



Vídeo sobre a resenha crítica:







Referências 








21 comentários:

  1. De quê maneira, na sua opinião, a egemonia do futebol poderia ser minimizada nas aulas de Educação Física?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe ao corpo docente fugir do método "rola bola", e dar mais espaço a outros esportes.

      Excluir
  2. Ótima apresentação!! Apresentou grande domínio do assunto,segurança e clareza. Tema muito bom para ser debatido.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o livro de vocês, pois se trata de uma paixão nacional que é o futebol e aborda os contextos históricos acerca dele, trazendo curiosidades sobre onde se foi jogada a primeira partida oficial de futebol no Brasil e passando até pela história do Brasil em Copas do Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um ótimo livro, principalmente para os amantes de futebol.

      Excluir
  4. Um ótimo livro,principalmente para os amantes do futebol. Apresentação foi muito boa, bastante domínio sobre o livro. Mas continuo achando que ainda ha muita coisa a ser modificada no futebol, começando pela exclusão e a falta de valorização de alguns e algumAS.

    ResponderExcluir
  5. muito boa a pesquisa realizada por Luiz Zanin Oricchio que diz que No “primeiro tempo”, o autor, Luiz Zanin Oricchio, mostra a chegada do Futebol em 1894 no Brasil através do paulistano Charles Miller, que voltava de uma viagem de estudos na Inglaterra, trazendo duas bolas, uniformes e um livro de regras na bagagem, queria apresentar aos amigos um esporte que conhecera em Southampton, o football.

    ResponderExcluir
  6. Resenha de qualidade, gostei de saber que o livro se divide em duas partes, primeiro tempo e segundo tempo, fazendo alusão a uma partida de futebol. Acaba fazendo com que a leitura seja maos dinâmica de certa forma.

    ResponderExcluir
  7. Para os apreciadores do futebol, essa é uma obra incrível de ser indicada. Excelente livro!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é bem legal, esses assuntos ligados ao futebol. Bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Livro muito interessante e exelente olhar sobre o tema

    ResponderExcluir
  10. A dupla apresentou muito bem, relacionando a história do futebol com o cinema, contando os diversos fatos históricos e problemáticas enfrentadas, como por exemplo o racismo presente no futebol, mas ao mesmo tempo demonstra a relevância do futebol para a sociedade, tratando-se do período pós guerra. Parabéns pela apresentação.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.