sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Resenha do Livro "A Capoeira e os Mestre" de Ilnete Porpino de Paiva


"A Capoeira e os Mestre"

Leonardo Augusto Rodrigues

A tese “A Capoeira e os Mestres” da autora Ilnete Porpino de Paiva faz um estudo aprofundado sobre todo o contexto histórico da capoeira e como ela veio se desenvolvendo ao longo dos anos, desde sua criação na época do Brasil colônia até os dias atuais, e também dá uma atenção muito grande voltada aos ditos “Mestres” da capoeira, que são pessoas que dedicaram boa parte de sua vida a conhecendo os movimentos praticados, cantar as músicas, tocar os instrumentos e conhecer a história da capoeira.
Dentre as cidades que a autora escolheu para executar suas pesquisas de campo, duas delas me chamaram atenção devido a riqueza histórica acerca do tema, Salvador (BA) e Recife (PE). Existe uma “Rivalidade” entre os Mestres de cada cidade ao dizer em qual cidade a capoeira surgiu. Mestre Americano da cidade de Recife defende que a capoeira foi criada no Quilombo dos Palmares na época da escravatura (Quilombo dos Palmares na época pertencia a cidade de Recife) e que só algum tempo depois foi para a Bahia devido a riqueza que havia no local.
Mesmo após o fim da escravidão, a prática da capoeira era considerada um crime, o que fez com que a mesma perdesse forças na cidade de Recife e com isso ficasse mais popular na cidade de Salvador, já na Era Vargas, essa prática deixou de ser um crime e passou a ser um “Esporte Nacional Brasileiro” ganhando ainda mais força agora no cenário Nacional quando passou a ser modalidade esportiva nas escolas e produto de consumo Turístico.
Me chamou a atenção um Mestre da cidade de Salvador conhecido como Mestre Curió, que vive da capoeira e dela tira seu sustento, segundo ele, as pessoas não tem que necessariamente passar por uma Universidade para se tornar mestre e conhecer sobre a capoeira e que os 6 meses que um estudante de educação física passa estudando-a não é o suficiente, e que como ele tira seu sustento da capoeira e também pelo fato de ser analfabeto, não acha justo essa condição.
Outro ponto curioso e que não era de meu conhecimento era o fato de que o a dança que em 2012 se tornou patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo, teve origem da Capoeira, que foi se metamorfoseando através da dança da Capoeira até se tornar o que conhecemos hoje.
Por fim, a representação que a Capoeira tem na vida de cada um dos mestres entrevistados é dotada de positividade. Os capoeiristas são unanimes quando se trata da satisfação por terem conhecido a Capoeira e tudo que ela representa em suas vidas. O que elas têm em relação a pessoas e lugares conhecidos, são relacionados a Capoeira.



Ilnete Porpino de Paiva

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Ciências Sociais
2003 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Norte 
Título: A Capoeira e os mestres
Edmilson Lopes Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Sociologia
1995 - 1997
Universidade Federal da Paraíba 
Título: Vendo coisas que nunca viu, vendo gente que nunca viu: Pipa turistificada,Ano de Obtenção: 1997
Simone Carneiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Turismo; espaço social; identidade; representação social; comunidade pesqueira; Praia da Pipa. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Graduação em História
1985 - 1988
IDIOMAS
 Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
 Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
 Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Link para o Video:
 https://www.youtube.com/watch?v=HzU0Z23rQu0
https://www.youtube.com/watch?v=HzU0Z23rQu0

6 comentários:

  1. O livro trata de um assunto bem interessante e questionável. Pois no meu ponto vista para ser mestre de capoeira o indivíduo deveria ser graduado em Educação Física, já que esta estuda a biomecânica dos movimentos corporais e os efeitos que a prática de exercícios físicos exerce no organismo.

    ResponderExcluir
  2. A capoeira é um grande patrimônio cultural da sociedade Brasileira.Como futuros professores é de nossa responsabilidade criar meios de valorização/exposição desse importantíssimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. O livro é bem interessante por falar sobre a capoeira que é um patrimônio cultural, é de nossa responsabilidade estar sempre valorizando cada vez mais!!

    ResponderExcluir
  4. O livro foi muito bem apresentado pelo aluno Leonardo, expondo o preconceito que a capoeira sofreu e ainda sofre em relação a quem pratica. Um ponto que eu gostaria de destacar é a obrigatoriedade de estudar ou trabalhar para praticar a capoeira, para que o estereótipo de "vagabundo" fosse minimizado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem apresentado o livro, falou sobre muitos assuntos atuais inclusive. Interessante o fato de que a dança que em 2012 se tornou patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo, teve origem da Capoeira, que foi se metamorfoseando através da dança da Capoeira até se tornar o que conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  6. Nós temos que saber valorizar esse bem tão precioso que temos, que é a capoeira , que é cultural e moral . Uma mistura de arte que envolve corpo e mente. Ótimo livro .

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.