sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Resenha Crítica: A educação física cuida do corpo e... "mente" - João Paulo Subirá Medina


Na obra A Educação Física cuida do corpo… e “mente” (1983), Medina traça as dificuldades e receios de encontrar a identidade da educação física e propõe que ocorra uma revolução que comece com uma crise, como explícito no texto: “A educação física precisa entrar em crise urgentemente. Precisa questionar criticamente seus valores. Precisa ser capaz de justificar-se a si mesma. Precisa procurar sua identidade. É preciso que seus profissionais distingam o educativo do alienante. O fundamental do supérfluo de suas tarefas. É preciso, sobretudo, discordar mais, dentro, é claro, das regras construtivas do diálogo. O progresso, o desenvolvimento, o crescimento advirão muito mais de um entendimento diversificado das possibilidades da educação física que de certezas monolíticas que não passam, às vezes, de superficiais opiniões ou hipóteses”. P.38
A introdução do autor pretende despertar no leitor, uma maneira revolucionária de pensar. Abre uma auto reflexão sobre uma revolução cultural que deve ser abraçada por todos no intuito de recuperar o sentido humano do corpo (corpo não é só um monte de ossos e carne), sendo o profissional de Educação Física a parte mais interessada nesse projeto que vem pra questionar e desafiar.
 A obra promove uma reflexão sobre a educação física, que contempla as questões sociais e a necessidade de um compromisso político de seus profissionais: “É por essas e outras razões que a política, entendida como instituição de poder constituído - legalmente ou não -, uma vez que exerce influências na maneira de ser dos indivíduos, não pode ficar ausente das preocupações de ninguém. E se é verdade que a instituição política, por meio dessa estrutura constituída de poder, procura controlar, moldar e preservar a sociedade em todas as suas manifestações, considerando os interesses e as aspirações de seus mandatários, fica claro que é necessário penetrar melhor nesse entendimento para saber até que ponto tais interesses e aspirações vão ao encontro daqueles de todas as outras pessoas e grupos que compõem o corpo social da nação”. P.34
Neste ensaio, o autor traça, de forma inteligente e crítica, uma denúncia acerca do processo de domesticação na educação do corpo dentro da Educação Física e, extensivamente, no contexto social brasileiro. Ao mesmo tempo, anuncia elementos importantes da pedagogia freiriana como categorias estruturantes de outra pedagogia a ser pensada no âmbito da Educação Física. Os termos “conscientização”, “liberdade”, “humanização”, “diálogo”, “unidade teoria/prática”, “práxis”, “criticidade”, “humildade” e “esperança” tornam-se fios condutores para a prática libertadora de uma verdadeira cultura do corpo.
 Ele também exemplifica as práticas autoritárias e a alienação presentes no cotidiano da educação e da escola e a desocultação da imagem conservadora dos professores de Educação Física, como descrito no trecho a seguir: “Os homens têm de fazer-se sujeitos da história e não objetos. Devem fazer-se livres e não alienados”. P. 35.
Pra finalizar, o autor ressalta que somente com a mudança de postura dos PEF, será possível um novo projeto e almejar novas possibilidades para a educação física.
João Paulo Subirá Medina

Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987) e atualmente é doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com previsão de defesa para 2018. Tem experiência na área de ensino universitário em Educação Física (PUCC, UNICAMP, FMU) e é especialista em gestão técnica de futebol, tendo trabalhado em alguns dos principais clubes do futebol brasileiro, além da Seleção Brasileira e Seleção da Arábia Saudita. É também autor e coautor de diversos livros nas áreas da educação física, saúde e psicologia.
Informações coletadas do Lattes em 27/06/2018
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em andamento em Educação Física
2014 - Atual
Universidade Estadual de Campinas 
Título: Plano Diretor para o Futebol Brasileiro (2017-2027),
Mestrado em Filosofia 1982 - 1987
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas 
Título: Brasileiros: Os corpos de seus corpos - Elementos político-filosóficos para uma pedagogia do corpo - Uma contribuição para a educação física no Brasil - 1987
Especialização em Técnica em Futebol
1971 – 1971 Escola de Educação Física de São Carlos SP 
Título: Futebol profissional

Graduação em Educação Física
IDIOMAS
 Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
 Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
REFERÊNCIAS 

Link dos vídeos sobre a resenha: 
https://www.youtube.com/watch?v=Vqz5TR3hAXo
https://www.youtube.com/watch?v=o5wqZHzpLzI





9 comentários:

  1. Sarah, qual a sua opinião sobre a implementação de aulas de Educação Física, abordando a saúde mental no Ensino Fundamental e Médio? Você acredita que isso seja possível, levando-se em conta a cultura do nosso país?

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    1. Creio que sim Thiago e seria de grande importância a implementação desse método, tirando a educação física um pouco da sua zona de conforto. Proporcionando um ensino mais aprofundando, já que educação física abrange a parte social também .

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  2. Boa apresentação!! Fez nos pensar como futuros profissionais de educação física devemos mudar o cenário atual de que o profissional de educação física não precisa estar nas reuniões de classe nas escolas.

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  3. Analisando o conceito de práxis trazido por Paulo Freire e assumido pelo Medina.Qual seria o papel teórico/ prático da Educação Física na formação crítico social do indivíduo ?

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    1. O papel seria na parte mental, social e física do indivíduo abordando as questões do dia a dia para que ajudasse na convivência e na rotina de cada um.

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  4. É de extrema importância que os profissionais de educação física possam estar presentes nas reuniões de escola, é um livro interessante para a licenciatura já que aborda muito sobre a área escolar!!

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  5. Você acha que os profissionais de educação física deveriam ter mais contato com questões relacionadas a saúde mental na sua formação profissional ??

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    1. Com certeza, pois tudo o que você realiza no seu cotidiano parte da questão mental. Se você está bem mentalmente, você consegue ir bem em outros meios, como socialmente... está mais disposto a ter um bom desempenho.

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