Aluna: Brenda Dara
Abordagens Socioculturais em Educação Física
O livro é uma obra interessante sobre o tempo
livre, lazer, infância, lúdico, capoeira, dança, ginástica, deficiência,
formação e avaliação que valoriza o contexto da intervenção a partir da
interlocução com as ciências humanas e sociais. É referência necessária e atual
ao debate sobre o campo sociocultural da Educação Física.
A
educação física tem papel importante na formação global da personalidade da
criança e do adolescente, assegurando-lhes autonomia individual e sua
integração no meio social. Utiliza como meio no processo educacional várias
possibilidades como os exercícios físicos, os jogos e os desportos, cuja
finalidade é de contribuir para adaptação biológica e social do individuo.
Na abordagem sociocultural o
educando pode se torna educador e vice versa ,havendo uma participação para
chegar numa ideia da própria existência no ambiente que se vive, uma concepção
da sociedade em que participa , gerando no aluno o sentimento de liberdade e
com força de expressão diante da sua cultura, de sua sociedade.
A educação
física tem compromissos com as grandes questões contemporâneas da humanidade
como a inclusão social, o atendimento a pessoas com deficiência, a promoção do
fair play, da paz, da excelência, dos cuidados com o meio ambiente. Em termos
históricos, é possível que se proceda a afirmação de que as pessoas com
deficiência eram excluídas da sociedade, sendo mesmo marginalizadas.
É
importante que se considere que o objetivo da educação física escolar é
contribuir na formação geral dos estudantes através do desenvolvimento de
cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando à
aquisição do hábito da prática regular de atividades físicas como componente
fundamental da educação para uma vida saudável. Portanto, a disciplina é um
caminho privilegiado da educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a
dimensão motora e afetiva das crianças e adolescentes, conjuntamente com os
domínios cognitivos e sociais, e por tratar de um dos preciosos recursos
humanos, que é o corpo.
Na abordagem sociocultural a
relação entre o professor e o aluno deve ser horizontal, ou seja, o professor
deve levar em conta o conhecimento do aluno, uma vez que ambos fazem parte do
ato de conhecimento interagindo, educador e educando. O educador deve
direcionar o conhecimento do sujeito de maneira que torne um aluno crítico ao
meio em que ele vive. A escola deve ser um local onde o professor e o aluno
possam se desenvolver sem se prender as normas já existentes. A abordagem
sociocultural deve fazer com que o aluno através da mediação do educador, possa
ser crítico em relação ao espaço/meio onde ele está, questionando aspectos da
sua sociedade e produtor de transformações culturais.
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