quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resenha do livro "O corpo parceiro e o corpo adversário"




Resenha do Livro
O CORPO PARCEIRO E O CORPO ADVERSÁRIO


Alunos:
GUSTAVO LEONE FACION

JULIANO P. PEREIRA CARDOSO





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Bruhns, Heloísa T.
O corpo parceiro e o corpo adversário
Campinas-SP: Editora Papirus, 1993.
-116 páginas.




CREDENCIAS DO AUTOR:
Heloísa Turini Bruhns, nascida em Ribeirão Preto-SP, 1951, é economista formada pela Universidade Estadual de Campinas (1974), graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992).
Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas atuando como colaboradora no programa de pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências - IG da Unicamp. Realizou estágio de pós-doutorado no Theory, Culture and Society na Nottingham Trent University - Nottingham, UK durante o ano de 2007.
Tem experiência na área de Ecoturismo, Cultura e Natureza, Lazer e Meio Ambiente. Possui 14 livros publicados: autoria individual (3), organização individual de coletâneas (4) e organização conjunta de coletâneas (7).
 (Fonte: Currículo Lattes)




RESENHA:

      Inicialmente, o livro O corpo parceiro e o corpo adversário nos conduz a uma reflexão sobre o corpo do homem em relação com a cultura e com a história da sociedade industrial, apresentando alternativas que nos levam a auto valorização.
Heloísa Turini Bruhns relata nesta obra que procurar a essência da atividade lúdica é tentar redimensionar um fenômeno muito além do simples fato de diversão e entretenimento, e sim tentar descobrir sua dimensão humana sem esquecer a integração do homem com o meio que se habita.
Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim
ludos que remete para jogos e divertimento.
Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

Os conteúdos lúdicos essenciais na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
Outra parte importante citada pela autora é quando se referia a fase sensório motora da criança que é quando a criança aprende a agarrar, se movimentar, a diferenciação de si do objeto.
Essa fase acontece de 0 a 2 anos de idade!
Brunhs também relata as diferenças entre jogo e esporte, ressaltando o jogo em diversas situações e mostrando as influências que o mesmo contribui a humanidade. Dando ênfase na relação homem-trabalho, a autora enfatiza que o envolvimento com o jogo leva ao engrandecimento do indivíduo e da sociedade.
Bruhns cita ainda a existência de uma relação estreita do jogo com a cultura, onde o mesmo tem a função de impulsor cultural, muitas vezes capaz de desvendar a origem e os costumes de um povo ou de sua história.
Para Bruhns, em um processo dinâmico o homem se relaciona com a arte, esta que é um componente lúdico na identificação da personalidade do mesmo; que a linguagem influencia na transformação da cultura, através de símbolos como o rito, o mito e o artístico e que a ciência favorece na criação de alternativas criativas.

Essas idéias podem ser compreendidas no seguinte trecho retirado do livro:
       "O conhecimento provém de uma interação entre sujeito e objeto que implica modificações e transformações. O jogo como fator de relacionamento entre as fantasias inconscientes e o mundo externo proporcionará a formação da base do aprendizado e do conhecimento."
     Por fim a autora menciona a modificação sofrida pelo homem com a evolução da humanidade. Descreve a transformação do corpo em máquinas que trabalham tentando acompanhar o avanço tecnológico da industrialização, avanço este que faz com que o homem tenha um corpo robótico com movimentos mecanizados até nas suas horas livres fora da expediente de trabalho.



CONCLUSÕES:
   O livro “O CORPO PARCEIRO E O CORPO ADVERSÁRIO” foi produzido a atingir um público alvo de professores, alunos e leitores que se interessam pela área de Educação Física - Motricidade (estudo dos movimentos).
   A leitura do mesmo nos permitiu compreender e refletir sobre o esporte profissional num processo histórico, devido à autora ter trabalhado sobre a temática parceiro/adversário que sugere a uma reflexão sobre o corpo do homem na sua relação com a cultura e com a história da sociedade industrial. Além de nos mostrar a importância da atividade lúdica que hoje em dia pouco se pratica.
   Isso também foi possível pelo auxílio que obtivemos no acesso á resenha produzida por Ângela Floriano, de São Paulo, disponibilizada no site Recanto das Letras.  

PARA DISCUTIR SOBRE O TEMA

Diante da necessidade de associarmos atividades lúdicas no nosso dia-a-dia, pela sua importância para nosso desenvolvimento social, cultural, entre outros. E ciente que os dias aparentam-se cada vez mais curtos por tantos deveres e obrigações, cite-nos situações oportunas em que poderíamos inserir tais atividades.

21 comentários:

  1. 1) Um ponto positivo da apresentação foi a pergunta feita ao final, fazendo assim um debate saudável na turma. Já o ponto negativo, foi uma apresentação bem rápida, o que me fez achar que o livro não foi totalmente explicado.

    2) Uma apresentação boa. Ambos com confiança e conhecimento sobre o livro e o tema.

    3) Sim. Não houve dúvidas da minha parte. Foi bem explicado e de forma de fácil entendimento.

    4) Ambos demonstraram estar preparados para perguntas e debates, e isso demonstra um bom domínio do assunto.

    5) A linguagem informal porém, totalmente entendível. E esse tipo de linguagem é bem melhor para um debate.

    6) Os dois tiveram uma boa postura diante da turma, mesmo como primeiro período.

    7) Os dois transmitiram bem o conteúdo, mas uma dica é para evitar lerem o slide mesmo que forem explicar depois.

    8) Bom, como foi um dos últimos grupos a se apresentar, a turma já estava um pouco dispersa. Porém, mesmo assim, o assunto foi compreendido e debatido em seguida.

    9) Não ultrapassaram o tempo, mas a apresentação em slide foi curta.

    10) Merecem nota 9, por terem lido os slides e por essa questão do tempo.

    ResponderExcluir
  2. 1) Um ponto positivo da foi o debate sobre o assunto discutido em sala

    2)a apresentação foi muito bem dominada

    3) Sim. Não houve dúvidas da minha parte e foi de fácil entendimento.

    4)sim. os dois estavam por dentro do assunto e transmitiram muita segurança

    5) A linguagem informal, de fácil entendimento

    6) sim.

    7) foi muito bem apresentado

    8) Alguns alunos estavam dispersos mas houve participação

    9) Não ultrapassaram o tempo

    10) 9

    ResponderExcluir
  3. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada em torno da problemática em que trata o livro bem abordado no debate.
    2. Boa apresentação, tema bem abordado
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor
    4. Sim. tiveram uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordaram bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. não ultrapassaram o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

    ResponderExcluir
  4. Juliano e Gustavo apresentaram essa obra de forma bem confiante, o que mostra o domínio sobre o tema. Utilizam slides para a explicação, o que contribui de maneira muito positiva à compreensão. Ressaltam a ideia da autora de que a atividade lúdica, busca prazer em brincar, de se divertir, sem um objetivo ou regras pré determinadas. Também podendo ser usada de forma indireta para o aprendizado e conhecimento da criança, uma espécie de antecipação do "mundo adulto". Tudo isso, feito de forma descontraída e divertida, fato condizente à realidade de uma criança.
    Juliano e Gustavo citam exemplos vividos que contribuem e enriquecem sua apresentação. O tempo foi respeitado e a discussão do tema acrescentou muitas questões importantes para nossa futura atuação como profissionais da Educação Física. Merecem nota 10.

    ResponderExcluir
  5. Achei a apresentação excelente foi um dos seminários que ganharam destaque pela ótima explicação. Um ponto positivo foi devido ao grande debate gerado pela turma e pelo interesse de todos pelo assunto. Utilizaram slides durante a apresentação o que facilitou o entendimento junto as explicações. A ideia de ludicidade foi muito bem ressaltada com vários exemplos e definições, o conteúdo do livro foi muito bem apresentado de forma lógica e com muita coerência. Ambos, Juliano e Gustavo, apresentaram domínio na leitura e principalmente no vocabulário empregado. Estiveram em postura durante todo o trabalho e com o dialogo com a turma, que estava um pouco dispersa em certos momentos. O seminário se manteve dentro do tempo disponível e sem dúvidas merecem nota 10 tanto pelo o objetivo alcançado em transmitir toda a obra como pela dedicação dada pelo trabalho. Parabéns a dupla!

    ResponderExcluir
  6. 1-A apresentação do seminário pelos alunos, foi de fácil entendimento;
    2-Descreveram o livro com o auxilio de slides, e de maneira objetiva;
    3-Apresentaram de maneira simples e objetiva, tornando de fácil entendimento a apresentação;
    4-Demonstrou domínio do assunto do livro;
    5-Apresentou uma linguagem de maneira de fácil entendimento e de maneira clara;
    6-Demonstrou capacidades de passar conhecimento sobre assuntos propostos;
    7-Transmitiu de forma objetiva o assunto;
    8-A turma demonstrou interesse sobre o assunto, permanecendo assim atenta a apresentação;
    9-Foi dentro do tempo proposto, gerando espaço para o debate;
    10-Nota 10, apresentação de forma simples e clara, fácil entendimento e posturas dos seminaristas.

    ResponderExcluir
  7. 1. Não encontrei pontos negativos na apresentação do seminário, muito boa.
    2. Resumiram de ótima maneira o livro e o apresentaram com o auxílio de slides.
    3. Foi apresentado de maneira coerente e lógica.
    4. Ambos demonstraram domínio sobre o assunto.
    5. O vocabulário utilizado foi adequado e correto.
    6. A postura dos alunos foi condizente com o esperado em uma apresentação.
    7. Transmitiram muito bem o conteúdo.
    8. A turma foi atenciosa e participativa durante a apresentação.
    9. O conteúdo foi adequado ao tempo disponível.
    10. Ótimo seminário, 10.

    ResponderExcluir
  8. 1 - Um ponto positivo foi o debate gerado posterior a apresentação dos dos alunos.
    2 - Excelente apresentação com ambos os alunos dominando o tema.
    3 - Sim, foi apresentado de forma simples facilitando o entendimento.
    4 - Sim. Ambos dominaram o assunto do livro
    5 - Linguagem informal que facilitou o entendimento de todos.
    6 - Sim.
    7 - A ideia foi bem transmitida.
    8 - A turma se manteve atenta durante a apresentação.
    9 - Todo conteúdo foi apresentado durante o tempo regulamentado.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  9. 1 - positivo: A dupla apresentou o seminário de forma explícita, com grande domínio e entendimento da leitura do livro.
    2 - A apresentação foi com slide e explicação do tema, que ficou fácil o entendimento aos colegas.
    3 - Sim, foi apresentando de forma simples e objetiva.
    4 - Sim, demostrou domínio da leitura e confiança na apresentação para os colegas.
    5 - Sim.
    6 - Sim, A dupla apresentou de frente para os colegas. Citou-se vários exemplos de experiencias com a vida escolar (de crianças e professores).
    7 - Sim.
    8 - Sim. Teve atenção e debate sobre o tema.
    9 - Apresentação foi respeitada durante o tempo proposto.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  10. 1 - positivo: A dupla apresentou o seminário de forma explícita, com grande domínio e entendimento da leitura do livro.
    2 - A apresentação foi com slide e explicação do tema, que ficou fácil o entendimento aos colegas.
    3 - Sim, foi apresentando de forma simples e objetiva.
    4 - Sim, demostrou domínio da leitura e confiança na apresentação para os colegas.
    5 - Sim.
    6 - Sim, A dupla apresentou de frente para os colegas. Citou-se vários exemplos de experiencias com a vida escolar (de crianças e professores).
    7 - Sim.
    8 - Sim. Teve atenção e debate sobre o tema.
    9 - Apresentação foi respeitada durante o tempo proposto.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  11. Muito boa apresentação do seminário da dupla, houve uma apresentação coesa com o conteúdo do livro, sendo usado slides para a explicação do assunto, tendo assim ótima postura diante da apresentação. Bom diálogo entre a turma, e dentro do tempo permitido, tendo apenas ultrapassado com a fala do professor. Nota 9.5.

    ResponderExcluir
  12. 1 - Não houveram pontos negativos a serem destacados na apresentação.
    2 - A apresentação foi completa, utilizando de recursos visuais que facilitaram um profundo entendimento da obra em questão.
    3 - Sim. Coerente, simples, didática e coesa.
    4 - Os expositores demonstraram domínio do assunto, que foram exemplificados em situações de experiências pessoais, sendo relevantes no debate que foi gerado posteriormente sobre o tema.
    5 - Os vocabulários foram empregados de forma correta durante a apresentação.
    6 - A postura foi condizente com os profissionais da área em questão, demonstrando uma excelente preparação inicial dos alunos na futura profissão.
    7 - Os expositores transmitiram bem, e ao meu ver, atingiram o objetivo de disseminar o conhecimento necessário à todos.
    8 - Sim. Houve atenção e participação de todos, realizando um bom debate e gerando uma reflexão profunda acerca do tema.
    9 - Sim. O tempo foi respeitado e suficiente para a compreensão de todos e a introdução de novos ideais sobre o tema.
    10 - Nota 10. Foi realizada uma ótima apresentação, com questões pontuais que agregaram qualidade ao debate e uma participação de todos em busca de novas idéias e opiniões.

    ResponderExcluir
  13. Livro muito bem explicado, Gustavo e Juliano apresentaram muito domínio ao tema. Foram muito felizes no uso dos slides e muito coerente nas explicações e exemplos oque tornou mais interessante. Os colegas se sentiram bem a vontade para argumentar, uma apresentação muito boa. NOTA 10

    ResponderExcluir
  14. Livro muito bem explicado, Gustavo e Juliano apresentaram muito domínio ao tema. Foram muito felizes no uso dos slides e muito coerente nas explicações e exemplos oque tornou mais interessante. Os colegas se sentiram bem a vontade para argumentar, uma apresentação muito boa. NOTA 10

    ResponderExcluir
  15. 1-Ouve alguns pontos positivos primeiramente pela participação e debate da turma e em segundo o que podemos tirar de conhecimento sobre o que foi apresentado.
    2-Apresentação Bem Completa recursos visuais que facilitaram um profundo entendimento da obra em questão.
    3-Sim, Coerente E Didática
    4-Demonstraram Domínio do que foi Apresentado
    5-Vocabulário Correto
    6-demonstra uma excelente preparação inicial dos alunos na futura profissão.
    7-Transmitiram bem, o que mostra que todos os alunos que assistiram conseguiram entender mais sobre o que o livro vem nos mostrar.
    8-Ouve participação de todos os alunos no debate, o que deixou a apresentação ainda mais dinâmica.
    9-Tempo foi respeitado.
    10-Nota 10, foi realizada uma ótima apresentação onde todos puderam entender o que o livro vem nos mostrar

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente gostaria de começar esse comentário parabenizando a dupla pelo excelente desenvolvimento do assunto abordado. O assunto é de extrema importância no nosso meio social, pois o corpo parceiro e também o adversário pode nos trazer tanto benefícios quanto malefício para nosso corpo. A dupla teve um posicionamento adequado, uma linguagem coerente e objetiva. Houve um debate e participação da turma, o tempo foi adequado e seguido. Parabéns, mais uma vez! Nota 10!!

    ResponderExcluir
  17. 1)Sem pontos negativos, a apresentação em geral foi ótima!
    2)Muito boa à apresentação. A dupla teve o domínio do conteúdo do livro.
    3)Sim, ambos transmitiram o conteúdo de forma coerente e logica.
    4)Sim, os dois demonstraram domínio sobre o assunto.
    5)Vocabulário correto e adequado, de fácil entendimento.
    6)Ambos tiveram postura condizente.
    7)A dupla apresentou muito bem o conteúdo do livro.
    8)Sim, houve a participação e atenção da turma, com debate ao final do conteúdo exposto.
    9)Tempo foi adequado.
    10)10.

    ResponderExcluir
  18. A dupla soube expor os conteúdos do livro de forma clara, simples e objetiva, utilizando de exemplos atuais e ate mesmos vividos por eles, de como os jogos lúdicos podem auxiliar na educação de crianças. Houve debates a cerca do tema. Nota 10.

    ResponderExcluir
  19. Excelente apresentação, com domínio total do tema. Juliano Cardoso trouxe exemplo de uma ótima professora de educação física que ajudou um aluno com déficit de atenção. além do tema central que é muito importante para um professor de educação física. NOTA 10

    ResponderExcluir
  20. Excelente apresentação , demonstraram bastante dominio sobre o livro , expressaram de maneira direta e objetiva suas opinioes a respeito do livro e trouxeram uma explicação clara a respeito do corpo parceiro e do corpo adversario, parabens nota 10.

    ResponderExcluir
  21. A dupla teve um ótimo posicionamento sobre o assunto abordado no livro, em questão, corpo parceiro e corpo adversário.Um ponto positivo que considero é que Juliano trouxe exemplos vivenciado por ele com o objetivo que os alunos compreendesse melhor o livro, com o complemento de slide. O livro foi apresentado de forma coerente, apresentando domínio sobre a obra, a postura da dupla foi adequada, havendo participação da turma. Não ultrapassaram o limite do tempo. Minha nota é 10

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.