quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Resenha Critica, Livro Didática da Educação Física 1 Samilly - Luiz Felipe

Resenha do Livro Didática da Educação Física 1 Professor Márcio

Referência Bibliográfica
Autor: Elenor Kunz (org.), Carlos Luiz Cardoso, Jose Luis C. Falcão, Luciana Fiamoncini, Maria do Carmo Saraiva, Maristela de Souza
Título: Didática da Educação Física 1
Local da Edição: 4 edição, editora Unijuí da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2006 – 160 Páginas.
Nacionalidade: Brasileira
Formação: Possui doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover(1987) e pós-doutorado pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Transformação didático – Pedagógica do Esporte, Educação física ensino e mudanças, Brincar e se-Movimentar: Tempo e Espaço de Vida da Criança, Intercâmbios Científicos Internacionais em Educação Física e Esporte, Revista Brasileira de Ciências do Esporte – Volume 21-Número 1, Didática da Educação Física Vol 2 - 4° Edição, Didática da Educação Física Vol 1 – 5º Edição, Educação Física Critico-Emancipatória, Educação Física Ensino e Mudança.
Cargo: Universidade Federal de Santa Catarina, Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.




Resenha Professor Márcio
Unidade Didática 1 Atletismo:
É um pequeno minicurso de iniciação que envolve um trabalho em conjunto Professor/Aluno, Aluno/Professor, onde eles tendem a mostram uma modalidade esportiva diferente onde vários alunos aprendem uma pedagogia do atletismo.
Buscando uma forma de transformação de outros fundamentos tanto físico, quanto pessoal de cada aluno e professor envolvido.
Com isso a necessidade de certos cuidados, pois é um centro de desenvolvimento de aprendizagem e não voltado para a competição.
Tende a ter algumas dificuldades pois não se trata de brincadeiras e sim de uma mudança de concepção e possibilidades que serão trazidas e mudadas da matriz cultural que a sociedade impõe desde a infância.
Vem mostrando que o educador físico de escolas públicas tendem a sua parcela de culpa ficando parados nas aulas de educação física mesmo não tendo recurso do estado para ministrar suas aulas, pois existem várias formas de educar uma criança sem ter recursos como bastões, bola de peso, fita métrica, dardos etc, para o ensino do atletismo ou de alguma outra modalidade esportiva, obviamente o estado tem sua culpa por não disponibilizar recursos a escola e ao professor
No minicurso os professores tendem a passar um plano de aula, com uma quantidade de alunos numa turma de 6º serie (Masculino e Feminino), que farão em um determinado período de 2 meses, com o seu modelo didático e avaliação do projeto.
Unidade Didática 2 Capoeira:
A Capoeira foi adentrada no contexto escolar a pouco tempo e ainda não é bem vista pela sociedade por ser considerado algo como coisa de delinquentes, marginal. A capoeira vem da cultura afro brasileira de se mostra as manifestações e vários autores veem de uma forma diferente de mostra-la, uns mostram que foi para mostrar resistência a classes que os comandavam e outros veem como uma forma de confronto negro.
Nesse contexto o texto vem mostrar a capoeira hoje mais socializada entre as nações e classes sociais, com a ajuda de divulgações onde ocorrem a capoeira, em academias, clubes em vídeo games, mostra uma forma de colocar nas escolas não apenas para ser uma pratica para treinar as crianças, também mostrar que essa modalidade pode ser estudada bem a fundo para amadurecer ainda mais os valores fundamentais que essa pratica nos traz para se manter mais justo, fraterno e igualitário, e ter o respeito para com todos. A capoeira necessita de seus matérias para dar sentido ao gindado, rodas, lutas e demonstrações nas encenações.
A uma certa problematização em que a um preconceito de famílias, amigos de quem pratica esse tipo de arte em contra partida quem pratica a capoeira usa os golpes para se atacar aqueles que não tem nenhum tipo de defesa para se acharem superiores.

Unidade Didática 3:Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta.
A dança vem com um propósito de resgatar a sua pratica na escola para demonstrar que ela pode ser diferente no ensino, pois as pessoas tendem a mostrar outras formas de se expressar dançando e libertando ainda mais o seu ser.
Incluindo os seus fundamentos de que é uma pratica onde inclui os sexos masculino e feminino juntos, um conhecendo o outro com as movimentações e as maneiras de se expressar diferentemente do outro e proporcionando um grande contato de vivencia na dança sem nenhum tipo de contato ou malicia sabendo se limitar ao seu espaço.
A dança mostra ao homem o modo se se socializar com as mulheres por meio de expressões, gestos, pois a dança transformam eles em seres que não mais dependem de pensamentos de outras pessoas, os transforma em seres autônomos e capaz de tomar suas próprias decisões.
Na educação física é muito difícil ter a atenção dos alunos (Homens) na pratica corporal da dança, pois os homens veem como algo preconceituoso por acharem que é coisa de mulheres. E por esse motivo fica muito complicado poder colocar em âmbito escolar pelo preconceito.
A dança vem com objetivo de aprendizagem de temas diferentes propondo a elaboração, criação e invenção de misturar um ritmo com outro para se tornar uma cultura diferenciada.
Unidade Didática 4: Concepção de Aulas Abertas.
A metodologia da educação física na área escolar vem ensinar os princípios básicos de cada esporte e aproveita as característica especificas de seus alunos, assim tendo uma grande interação na comunidade com a universidade pois buscam trazer projetos para aproveitar a iniciação do esporte para crianças carentes de diversas faixas etárias para que elas podem ter um futuro na vida com o esporte, esse papel que a universidade tem sobre a comunidade é importante por ter como objetivo ajudar a todos com o conhecimento que de lá é estudado e tirado para proveito de todos e esse projeto não muda apenas o aluno e sim compromete a vida dele em si que tem que ter responsabilidade com os treinos, resultados e se dedicar ao máximo naquilo que ele busca na vida pessoal.
É necessário que o professor de educação física ao invés de usar aulas programadas com mesmos temas sempre, para que ele possa dar aulas mais dinâmicas para uma maior interação dos seus alunos para que eles não fiquem naquela mesma forma de pensamento ou mesma forma de sempre fazer a mesma coisa pois acaba sendo aulas chatas e sem sentido para os alunos, o esporte se encontra de várias maneiras em competições, espetáculos, escolas, ruas de lazer etc o problema que a didática e pedagogia do esporte vem de forma tecnológica e que o profissional de educação física vem com o intuito de trazer um esporte ou as regras que a sociedade impõe, e é possível observar que as normas do esporte não são necessariamente obrigatórias a fazer o que já tem e tem de se a criar novas regras para determinados jogos ou esportes de acordo com aquilo que o professor propõe a sua turma, Para planejar uma aula temos sempre que ter um ponto de partida que virão a ter situações e mudanças ao decorrer das aulas, esse processo traz uma proposta de discursão que os professores podem trocar ideias e pensamentos diferentes com outros profissionais da área para eles irem pensando em como montar suas aulas abertas.
Nesse tipo de aula é importante trazer assuntos do cotidiano pra poder ter se um plano de início.
A obra é indicada a profissionais da educação física para que eles possam conseguir ter ideia variadas de como dar aulas dinâmicas aos seus alunos, contendo em si experiências que podem ser usadas para o bem de todos.
O livro se destina além de profissionais da educação física como graduandos, universitários, para poder se aprofundar e ter ideia que possam ser usadas na escola para a aula não se tornar sem sentido.
A importância do texto para nós é que ele vem como uma forma de pensamento mais aberto e com debates de modelos de aulas bem diversificadas influenciando diretamente na nossa área como profissional de educação física e que nos mostra que existem diversas formas de poder dar aulas que não sejam sem entendimento para os alunos.
Língua objetiva, precisa, linguagem adequada
O autor fala de alguns professores de universidades que tiveram experiência na aula escolar, com isso eles discutem formas de dar aula na educação física que evidencia que são capazes de demonstrar em minicursos modalidades esportivas que não necessariamente precisam dos materiais que facilitam o ensino, mais sim formas diferenciadas de adequar ao aluno de outras formas para que possa alcançar os mesmos objetivos.



17 comentários:

  1. Muito boa apresentação, tendo uma boa postura na hora da apresentação, mostrando um domínio do livro. Houve boa participação da turma e uma apresentação dentro do tempo determinado. Nota 9,5.

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  2. 1. Não houve pontos negativos na apresentação. Sintetizaram bem o assunto tratado no livro.
    2. Apresentaram o assunto do livro a partir da resenha, trataram bem sobre assunto.
    3. Apresentação coerente e lógica.
    4. Ambos demonstraram domínio da leitura.
    5. Vocabulário utilizado foi correto e adequado.
    6. A postura de ambos foi condizente com o esperado.
    7. Transmitiram bem o conteúdo do livro.
    8. A turma foi atenciosa e participou.
    9. Ficou dentro do tempo pré-estabelecido.
    10. Bom seminário, 9.

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  3. 1)Um bom seminário, abordou um assunto de extrema importância no meio educacional, práticas pedagógicas e metodologias. Aponto apenas pontos positivos.
    2)O assunto foi tratado adequadamente, parabenizo a dupla.
    3)Coerente e lógico.
    4)a dupla apresentou um bom entendimento do assunto pela qual apresentaram.
    5)um bom vocabulário.
    6)Sim
    7)Passaram uma boa transmissão do assunto em questão.
    8)Sim, houve cooperação da turma e participação dos mesmos.
    9)O tempo foi adequado.
    10)Parabéns para ambos, minha nota é 9!

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  4. Apresentação condizente com o esperado, tiveram domínio sobre a leitura da obra e foi bem transmitida, apesar de ser um assunto sobre didática escolar, sendo bem complexo. Os alunos tiveram bom vocabulário e explicaram de forma coerente. Faltou um pouco de postura perante a turma e mais debate sobre o tema. Ocorreu dentro do tempo limite, e toda a turma teve atenção. Parabéns nota 9.

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  5. A apresentação da turma foi muito boa, com ricos detalhes sobre o livro, mostrando que devemos como professores quebrar tabus impostos pela sociedade, como homem tem que jogar futebol, vôlei e não dançar, pois dança é para mulher. Houve debates sobre o livro, a apresentação ocorreu dentro do tempo previsto. Nota 9,9.

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  6. 1. Muito bem exposto o assunto do livro, não vi nenhum ponto negativo, bastante coerente e lógica a apresentação, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9,4!

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  7. Samilly e Luiz Felipe demonstram bastante domínio sobre o tema dessa obra literária. Destacaram a importância da introdução das modalidades esportivas nas escolas, porém, como forma de desenvolvimento de aprendizagem e não voltado para a competição.
    Dessa forma, percebemos certa parcela de culpa por parte dos Educadores Físicos que não desenvolvem atividades em suas aulas por falta de recursos do Estado. Sabemos que existem várias formas de ensinar sem ter a necessidade de muitos recursos. Exemplificando, a capoeira e a dança, que são extremamente importantes para desenvolver o cognitivo, o físico-motor, o social, etc. Tudo podendo ser trabalhado de forma séria mas também divertida, só dependendo da boa vontade do professor e dos alunos.
    A dupla manteve uma postura condizente com a de futuros profissionais; usaram uma linguagem simples e lógica para expôr as temáticas e discutir o tema. O tempo foi respeitado e as questões levantadas são importantes para nos tornarmos reflexivos. Merecem nota 10.

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  8. Os alunos Samily e Luiz Felipe foi bem apresentado,os alunos demonstraram domínio da leitura, houve participação dos alunos e foram respondidas dentro dos padrões apresentado, no livro destaca-se os princípios básicos de cada esporte. Nota 10

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  9. Foi uma apresentação direta e de fácil entendimento, respeitando o tempo e com uma boa postura. Nota 9

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  10. Gostei muito da apresentação, um bom tema e um entendimento claro com boa discussão.
    1)Um bom seminário, abordou um assunto a importância das práticas pedagógicas e metodologias.
    2)O assunto foi tratado adequadamente
    3)condizente
    4)a dupla apresentou bem o assunto do livro
    5)um bom entendimento
    6)Sim
    7)boa transmissão do assunto
    8)Sim, houve cooperação da turma
    9)O tempo foi bem usado
    10)nota é 9!


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  11. Uma apresentação direta, com domínio no assunto, mostrando a importância das modalidades esportivas que não seja voltado apenas para competição. e que mesmo com dificuldades relativas na área depende do professor, o comprometimento com a área em trazer planos de aulas também de forma cooperativa NOTA 10

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  12. A dupla fez uma boa apresentação, se perderam em uma parte mas rapidamente retomaram a linha de raciocinio, sinal de que dominaram bem a leitura e entenderam a proposta oferecida do livro. Conseguiram passar de maneira clara a ideia do livro, respeitando o prazo e as opinioes dos colegas de sala, parabens nota 9.

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  13. Apresentado de forma precisa e direta, com domínio no tema tratado. Respeitou o tempo estabelecido e houve debate entre os alunos. nota 9,5.

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  14. 1 - Não houveram pontos negativos na apresentação.
    2 - Apresentou as práticas metodológicas em diversas práticas esportivas.
    3 - O conteúdo foi abordado de forma bastante coerente e lógica, com o assunto.
    4 - Sim. A leitura foi bem interpretada pelos expositores.
    5 - O vocabulário foi empregado corretamente, de acordo com a importância do tema discutido.
    A postura do aluno(a) foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    6 - Sim. A postura foi apropriada com um profissional da área em questão, demonstrando uma boa preparação para falar com propriedade abertamente.
    7 - Sim. Os expositores transmitiram bem o conteúdo aos participantes.
    8 - Houve a participação e colaboração de todos, contribuindo positivamente ao debate.
    9 - Houve um respeito ao tempo limite estabelecido previamente.
    10 - Nota 10. A dupla esteve de parabéns sobre a boa apresentação realizada.

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  15. A dupla fez a apresentação do seminário através da resenha postada aqui no blog, mas na minha percepção fizeram uma boa apresentação, transmitindo os principais temas abordados em seu livro, demonstrando assim domínio sobre o livro.O vocabulário foi adequado e a postura também. Houve atenção por parte dos alunos, considero que o tempo foi curto para esta apresentação.Minha nota é 9.7

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  16. A dupla fez a apresentação do seminário através da resenha postada aqui no blog, mas na minha percepção fizeram uma boa apresentação, transmitindo os principais temas abordados em seu livro, demonstrando assim domínio sobre o livro.O vocabulário foi adequado e a postura também. Houve atenção por parte dos alunos, considero que o tempo foi curto para esta apresentação.Minha nota é 9.7

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  17. A dupla teve amplo domínio do assunto e o apresentou de forma clara e objetiva. Nota 9.5

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