domingo, 14 de fevereiro de 2016

Por : LAIS MENDES TAVARES

“Lazer e educação” (Papirus Editora, 1988, 164 páginas), do sociólogo, natural em Campinas (SP) licenciado em Ciências Sociais, mestre em filosofia da educação pela PUC-CAMPINAS, doutor em educação pela UNICAMP, coordenador do núcleo do centro de desenvolvimento do esporte recreativo e do lazer, do ministério do esporte, líder do GPL(grupo de pesquisa do lazer) pela universidade metodista de Piracicaba-UNIMEP e pesquisador do CNPq, Nelson Carvalho Marcelino. Tem várias obras publicadas, entre elas as que mais se destaca são: Introdução ás ciências sócias; lazer: Formação e atuação profissional; Lazer & empresa: Múltiplos olhares e repertórios de atividades de recreação e lazer, Estudos do lazer: Uma introdução e políticas públicas setoriais de lazer: O papel das prefeituras.
O livro foi originado de uma dissertação de mestrado, na área de filosofia da educação e por se tratar de varias analises o autor traz com o livro vários pesquisadores da área, alguns nacionais outros internacionais (alguns nem conhecidos no meio acadêmico) Com isso podemos encontrar algumas dificuldades na separação dos pensamentos dos pesquisadores e do autor, entretanto não chega a ser um problema, pois podemos entender que a intenção do autor e fazer com que tiramos nossa própria reflexão sobre o tema e apesar de se tratar de um tema que sempre foi e ate hoje é considerado como supérfluo o autor conseguiu mostrar varias concepções importantes sobre o papel lazer quando se considerado a educação. O objetivo principal do livro e analisar minunciosamente o lazer, a escola e o processo educativo.
Foi separado por quatro capítulos, e nesses capítulos divididos em tópicos oque facilitou o entendimento.
No primeiro capitulo tem por objetivo analisar todas as formas de lazer e educação e o entendimento do lazer pelos teóricos da educação, no entanto conseguimos perceber a dificuldade ate mesmo com varias analises, de chegar a definição do lazer. O lazer tem várias formas de ser analisados, nessa obra temos uma analise mais filosófica. As atividades artísticas e as práticas físicas são exemplo de lazer de forma cultural indireta, e temos o lazer de forma indireta de obrigação, exemplo o trabalho escolar e as relações familiares. O Lazer está ligado a sentir prazer, em diversão, como pode uma atividade escolar ser uma prática de lazer? Quando realizamos um trabalho fora do nosso ambiente escolar, por exemplo, é uma atividade obrigatória, porém conseguimos gozar de felicidade e pode ser uma atividade de entretenimento. O trabalho é uma atividade inevitável, pois precisamos trabalhar para usufruir do lazer, porém segundo Pawe Goodman começar a trabalhar pensando no seu tempo fora do trabalho, no que vai fazer quando receber, além de não salvar seu trabalho vai ajudar a ter uma experiência infeliz em relação ao lazer, pois só ele não tem essa capacidade, por isso não devemos procurar o trabalho já pensando no final do expediente, nos finais de semana nas férias, devemos procurar no trabalho as qualidades que encontramos no lazer. Outro aspecto que foi analisado também foi a diferença de “tempo livre”, “tempo disponível” e “tempo desocupado”. O “tempo do desocupado” é o tempo do desempregado, o tempo de uma vendedora tem quando não tem cliente na loja. Que é diferente do “tempo livre” que pode ser aproveitado de qualquer forma e o “tempo disponível” que seria o tempo fora do trabalho, mas com um caráter de obrigação.
No segundo capitulo vem trazendo as analises das duas grandes linhas do lazer, que é a educação pelo lazer e para o lazer. Esse capítulo vem afirmando o que foi analisado no capítulo anterior. E para o sociólogo Renato Requixa, o real tinha que ser a educação para o lazer, através da pratica do lazer. Isso quer dizer, a educação tradada de uma forma prazerosa, e que seja recompensada com o lazer.
Já no terceiro o objetivo é analisar especificamente a escola com relação ao lazer, o mesmo tem um duplo entendimento e vários equívocos.  Primeiro veem a escola como canal de reprodução já a segunda como um adestramento da sociedade capitalista, entretanto não quer criticar o valor da escola mas sim seu processo educativo. O autor da ideia de uma “Escola Permanente” que busca o desenvolvimento cultural e não tem uma separação de educação parar o lazer e educação no seu todo. Que hoje, no currículo escolar fica mais restrito o lazer na educação física.
No quarto e ultimo capitulo, um capítulo curto, que se inicia com um trecho da musica de Milton Nascimento (Elis Regina). Tem por analise os elementos para uma “Pedagogia de animação” que se baseia na escola como um centro cultural popular, escola onde haveria participação comunitária e o seu espaço não seria somente escolar.  
O livro é finalizado com uma conclusão fixada em duas paginas, contudo nos diz que não há uma separação entre o lazer, a escola e o processo educativo é uma obra rica em informações. A leitura dessa obra faz com que possamos com as analises, ter olhar multiplico sobre as concepções e importância do lazer e da educação levando em consideração o lazer.




17 comentários:

  1. Boa apresentação, mostrando estar bem informada sobre o livro e o assunto, assumindo uma boa postura diante de um seminário. Participação da turma condizente com um bom debate, tendo o uso adequado do tempo proposto. Nota 9,6.

    ResponderExcluir
  2. 1. Não houve pontos negativos na apresentação, um ponto positivo é o assunto de que se trata o livro que tem muito a ver com a disciplina em si e por isso foi bem interessante.
    2. Sem auxílio de slides, apresentada a partir da resenha, muito bom.
    3. Apresentação coerente e lógica.
    4. A aluna demonstrou domínio sobre o assunto do livro.
    5. O vocabulário utilizado foi adequado e correto.
    6. A postura da aluna foi condizente com o que se espera em uma apresentação.
    7. A aluna transmitiu bem o conteúdo.
    8. A turma foi atenciosa e participativa.
    9. O conteúdo ficou dentro do tempo pré-estabelecido para a apresentação.
    10. Boa apresentação, 9.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa apresentação, muito objetiva, clara e principalmente coerente. É um assunto que deveria ser mais abordado na sociedade e a aluna traz bastante isso durante sua apresentação. Houve participação da turma, o tempo foi adequado, o domínio sobre o livro foi excelente! Parabéns, atribuo nota 9,5!

    ResponderExcluir
  4. A apresentação de Lais apresentou grande simplicidade de uma forma bem coerente e bem lógica, seguindo cronologicamente os títulos da obra. Por ser um livro grande e de complexo entendimento ela conseguiu transmitir todo o conteúdo presente. Apesar da dificuldade, dita por ela mesma, demonstrou capacidade na leitura, teve bom vocabulário e manteve sua apresentação dentro do tempo determinado. Senti que faltou postura diante da turma, mais todos estiveram atentos durante a apresentação. Muito bom Lais, parabéns. Nota 9

    ResponderExcluir
  5. A Lais soube apresentar o assuntou tratado no livro de forma simples o que facilitou para entender o tema sobre Lazer e Educação, que como ela mesmo disse em sala foi difícil para compreender, mas ao reler soube compreender o que o autor quis transmitir, trazendo exemplos do cotidiano para que a turma pode-se entender melhor. Não excedeu o tempo de apresentação, a turma estava um pouco dispersa devido ao horário. Nota 9,8.

    ResponderExcluir
  6. 1. Muito bem exposto o assunto do livro, achei muito bacana a forma que ela utilizou para expor sua resenha,, não vi nenhum ponto negativo, bastante coerente e lógica a apresentação, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9,3!

    ResponderExcluir
  7. O seminário foi bem apresentado de forma clara e de fácil entendimento, houve participação dos alunos, não vi nenhum ponto negativo, o assunto foi muito bem elaborado pois foi bem destacado o tema lazer e educação a apresentação em si foi boa. Nota 9

    ResponderExcluir
  8. Foi uma apresentação rápida e direta com uma boa abordagem da obra. Nota 8,5

    ResponderExcluir
  9. Muito boa apresentação, demonstrando bom vocabulário, domínio do assunto, boa postura e o livro foi apresentado de maneira lógica,objetiva e de fácil entendimento, prendendo atenção de todos e proporcionando o debate respeitando o tempo limite. Nota 10

    ResponderExcluir
  10. 1.Somente pontos positivos
    2. muito bom.
    3. Apresentação condizente
    4. A aluna demonstrou domínio sobre o assunto do livro.
    5. O vocabulário foi correto.
    6. A postura foi adequada
    7. transmitiu bem o conteúdo.
    8. houve participação da turma.
    9. O conteúdo ficou dentro do tempo pré-estabelecido para a apresentação.
    10. nota, 9.

    ResponderExcluir
  11. Boa apresentação, conseguiu mostrar grande dominio da leitura e passar de forma clara a ideia principal do livro , nota 9 !!!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ser rápida, considero que a aluna teve uma boa apresentação, focando diretamente nos assuntos dos textos. Obteve uma boa postura e também uma ótima fala, demonstrando que há domínio sobre o assunto do texto. Não se intimidou na apresentação, com a presença dos demais alunos, houve participação destes. Minha nota é 9!

    ResponderExcluir
  13. Foi uma boa apresentação, com coerência e lógica acerca do tema em questão, demonstrando domínio sobre a leitura, e vocabulário compreensível e com uma postura profissional correta, transmitindo de forma clara e objetiva, tendo a participação de todos, com a atenção e colaboração de todos envolvidos na apresentação, Nota 9,6, por ter sido uma apresentação curta alguns pontos para debate podem ter sidos prejudicados, mas, não veio a alterar a compreensão transmitida, apenas poderiam melhorar o nível da apresentação.

    ResponderExcluir
  14. Lais demonstrou domínio sobre o tema e soube explicá-lo muito bem, de maneira simples e lógica, apesar da dificuldade que disse ter tido no momento da leitura. Através dessa apresentação foi possível perceber, mais uma vez, a importância de trabalhar o lazer e atividades lúdicas nas escolas, principalmente em fases introdutórias. A participação e interesse dos alunos no momento de discussão foi muito interessante e relevante à nossa formação acadêmica. Lais manteve uma postura condizente com a de uma futura profissional da área, merece nota 10.

    ResponderExcluir
  15. Foi uma boa apresentação, a aluna mostrou um bom domínio do assunto, soube abrangir bem o tema, apresentou com calma dentro do tempo proposto, levantou um debate interessante na aula e conseguiu prender bem a atenção da turma.Nota 10

    ResponderExcluir
  16. Foi uma boa apresentação, a aluna mostrou um bom domínio do assunto, soube abrangir bem o tema, apresentou com calma dentro do tempo proposto, levantou um debate interessante na aula e conseguiu prender bem a atenção da turma.Nota 10

    ResponderExcluir
  17. Lais apresentou o seminário de forma simples e objetiva, tornando fácil o entendimento de toda a turma. Nota 9,5.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.