segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Resenha do livro "Deficiência Física: A Sociedade Brasileira cria, recupera e discrimina."

Deficiência física: a inclusão através da educação física.
Alexsandro Antônio Pereira
 Júlia Arruda Fernandes

A sociedade como um todo discute atualmente o tema da inclusão. Seja ela, social, econômica, e a educação física como as demais áreas vem buscando formas de se posicionar frente a temática da deficiência, visando minimizar os problemas e assegurar a inclusão desse grupo minoritário.
A defesa de tese DEFICIÊNCIA FISICA: A sociedade brasileira, cria, “recupera” e discrimina, de Apolônio Abadio do Carmo, apresentada na Universidade na Faculdade Estadual de Campinas em 1989, aborda de forma especial esse tipo de inclusão.
Segundo o autor, o estudo busca “recuperar de forma crítica, as propostas e realizações ocorridas no plano da política social, entre elas, as do Trabalho, Educação e Lazer brasileiras, de 1981 a 1987, concernentes às pessoas portadoras de” deficiência física”, (...) e as formas como a sociedade se organiza para enfrentas essas questões”, APOLONIO, 1989.
O texto inicia com uma panorâmica histórica do tema deficiência e a sua evolução de segregação na Idade Média, para aceitação no Renascimento. Destaca que no Brasil até 1850 não havia nenhuma espécie de estudo ou interesse nessa causa, e que até 1970 a legislação brasileira não tratava do assunto de nenhuma forma especifica.
Parte daí para algumas considerações sobre inclusão no mercado de trabalho, que ele considera uma inserção alienada, privilegiando a função e não o ser humano. Discorrendo sobre a área educacional, especificamente a Educação Física, Apolônio procura destacar a integração entre Trabalho, Educação e Lazer, explicitando que mesmo sendo lazer este ocorre dentro de um contexto geral e importante para integrar o deficiente físico à sociedade.
Porém, em contrapartida, são citados os grandes empecilhos a utilização da Educação Física como objeto de inclusão: ausência de embasamento teórico, dificuldades arquitetônicas, deslocamento tanto nas áreas públicas quanto privadas. E até na forma de definição do que é realmente a deficiência e como classifica-la.
Assim, a própria sociedade que alardeia “incluir”, “exclui” através da sua falta de habilidade em conduzir a questão.
Sob a lente da história, podemos afirmar que as pessoas portadoras de deficiência eram excluídas da sociedade. A importância dada ao conceito do corpo máquina nos faz entender que quem não produz é tido como inválido, indistintamente atingindo a todos que têm alguma deficiência, marginalizando-os.
A tarefa da inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos respaldo na defesa de tese de Apolônio, quando afirma que a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade que através de transformações pequenas e grandes, tanto nos ambientes físicos e na mentalidade de todos, inclusive também do portador de deficiência física.
O autor desenvolve os temas utilizando-se da literatura técnico/didática e médica existentes, dos itens da legislação brasileira (notadamente no período de 1944 a 1987), além da apresentação de dados estatísticos. Norteia toda tese, através do elo entre Trabalho, Educação e Lazer.
Pontuando e interligando cada um deles, “linkando-os” ao tema principal do tratamento dado ao deficiente e formas de sua inclusão.
E segundo ele, nesse sentido a Educação Física escolar pode se constituir como agente dessa inclusão. A atividade física estando adequada às possibilidades dos sujeitos e suas necessidades, valoriza, integra à realidade, dá autonomia, autoconfiança e liberdade.
Nessa perspectiva inclusiva da educação física escolar é primordial que as escolas e seus quadros estejam preparadas isso, a lidar com as muitas diferenças e suas dificuldades. Fica claro no texto que o espaço da Educação Física é um dos locais propícios para possibilitar ao indivíduo com deficiência, a compreensão de suas limitações e capacidades, e essa compreensão irá auxilia-lo na sua adaptação, inclusive dando-lhe melhores condições no mercado de trabalho e nas suas opções de lazer. Integrando-o assim inteiramente à sociedade na qual está inserido.
O processo de inclusão exige transformações, na sociedade e no Estado, transformações na forma de pensar o problema, nos ambientes físicos, no transporte público, mas principalmente na mentalidade de todos, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. Assim, como busca Apolônio com sua tese, poderemos sonhar com uma sociedade que não só aceite e valorize as diferenças individuais, mas que aprenda a conviver com a diversidade humana, por meio da compreensão e da cooperação.
O autor deixa claro em seu texto, que inclusão não pode ser representada como o contrário de exclusão, pois às vezes "incluindo" estamos excluindo. Inclusão deve ser sinônimo de emancipação.

Bibliografia

CARMO, Apolonio Abadio do.  DEFICIÊNCIA FISICA: A sociedade brasileira, cria, “recupera” e discrimina. Defesa de tese apresentada a banca da Universidade Estadual de Campinas em 1989

35 comentários:

  1. 1 - POSITIVO: VISÃO IGUALITÁRIA DO AUTOR DE INTEGRAR O DEFICIENTE FÍSICO NA SOCIEDADE SEM NENHUMA DISCRIMINAÇÃO; NEGATIVO: O BRASIL COM TODA EVOLUÇÃO SOBRE ESSE TEMA QUE É MUITO IMPORTANTE PARA A VISÃO DA SOCIEDADE, PERCEBE-SE QUE OS PRIMEIROS PASSOS FORAM FEITO EM 1970 PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA.
    2- APRESENTAÇÃO FOI VISÍVEL COM INICIAÇÃO NA FALA E COM RECURSOS VISUAIS(DATA-SHOW) QUE AJUDA MUITO NA MEMORIZAÇÃO DO TEMA.
    3 - SIM.
    4 - SIM.
    5 - SIM.
    6 - SIM.
    7 - SIM.
    8 - SIM.
    9 - O TEMPO FOI DESRESPEITADO SIM. MAS MERECE DESTAQUE, O ASSUNTO MERECE TODA ATENÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E TODA SOCIEDADE NO GERAL.
    10 - 9

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    1. Diego, fico feliz que tenha entendido e que tenha gostado do tema. Qualquer pergunta estamos a diposição.

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  2. Um tema que devemos ter muito cuidado ao ser falado, e a dupla fez uma apresentação muito relevante. Ao decorrer dos anos a discriminação da sociedade sobre o deficiente físico teve algumas mudanças.
    A minha pergunta é a seguinte de acordo com o livro e os dias atuais , ainda existe preconceito com os deficientes físicos ?

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    1. Samilly, que bom que o assunto te despertou interesse. Em resposta, digo que sim, que infelizmente ainda há preconceito com os deficientes (não só físicos). A maioria dos dados ditos no seminário são da época da pesquisa (1981-1987), mas hoje em dia, ainda presenciamos o preconceito na sociedade. E o preconceito dito, não é apenas com os deficientes, há preconceito de raça, sexo, religião e tantos outros. Já evoluímos, mas não aponto de erradicar com esse tabu.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Lucas, fico satisfeita em saber que o assunto despertou sua atenção. Quanto a sua pergunta, na minha opinião, em quanto a sociedade não começar a tratar o deficiente de forma igual, será necessário sim leis específicas para os deficientes. Pois, querendo ou não, como disse a Samilly logo a cima, ainda há preconceito na sociedade e por isso, a lei dos Direitos Humanos servem tanto quanto as pessoas "normais" quanto aos deficientes, mas as leis específicas são baseadas nessa.

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  4. 1) O seminário foi bem elaborado, não obteve nenhum ponto negativo

    2)A apresentação fala-se da deficiência de modo geral

    3)sim

    4)sim, eles apresentaram muito bem

    5)o vocabulário foi bem tranquilo de ser entendido

    6)sim, eles elaboram muito bem o trabalho dando destaque a importância do assunto

    7) transmitiu muito bem o assunto discutido

    8)sim, houve pois o assunto foi muito interessante

    9)em questão do tempo passou um pouco, mas eu considero pois o assunto exige muita atenção

    10)10

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    1. Ingrid, fico feliz que o assunto tenha despertado interesse. Qualquer dúvida estou a disposição.

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  5. 1) O seminário da julia e do alexsandro foi muito bem estruturado, e um ponto negativo é que deveria-mos ter mais tempo para discutirmos um assunto tão interessante.

    2)Deficiência

    3)sim

    4)sim, Excelente apresentação

    5)Muito fácil de ser entendido

    6)sim, achei muito condizente com que eles buscam em sua profissão.

    7) Muito bem transmitido

    8)sim, todos ficaram disputando um tempinho pra expressarem suas opiniões

    9)Passou um pouquinho do tempo, porem foi o tempo sufuciente.

    10)10

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  6. 1)Houve um estudo muito bom sobre o livro, havendo uma perfeita explicação.
    2)Apresentação muito boa, boa explicação do tema para a turma.
    3)Sim.
    4)Sim.
    5)Sim.
    6)Foi, tendo uma atuação muito boa.
    7)Apresentou, ampliando a ideia sobre o assunto da turma.
    8)Sim, em um momento houve uma pequena parte de conversa, mas foi bom.
    9)Passou um pouco do tempo, mas isso devido a quão amplo é o assunto.
    10)10

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  7. 1)Tanto a escolha do livro como a apresentação do seminário foi ótima. Um tema que despertou muita atenção da grande maioria dos alunos presentes. O ponto negativo da apresentação, concordando com o que o Juliano disse, foi o tempo curto para apresentação do trabalho, comprometendo um maior debate do assunto.
    2)Uma apresentação clara com uma boa explicação do tema.
    3)Sim.
    4)Os dois alunos que apresentaram, sem duvidas teve o domínio na leitura do assunto.
    5)Sim, de forma clara e coerente.
    6)Sim, os dois tiveram uma postura condizente ao que se espera.
    7)Sem dúvidas o conteúdo foi muito bem transmitido.
    8)Houve bastante atenção durante a apresentação e muitos alunos queriam participar expondo suas opiniões e duvidas, porém devido ao tempo, não foi possível que alguns dos alunos tivessem essa oportunidade de participação.
    9)A dupla passou um pouco do tempo limite, devido conteúdo extenso do livro.
    10)10

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. 1)Considero que o seminário apresentado teve inúmeros pontos positivos, pois nos possibilita ter uma visão bem aberta sobre os deficientes físicos em nossa sociedade, fazendo com que a inclusão dos mesmos seja indispensável no meio em que vivemos.
    2)Uma apresentação objetiva e coerente que correspondeu às expectativas estabelecidas.
    3)Sim
    4)Sim
    5)Sim
    6)Sim
    7)Ambos os alunos transmitiram muito bem o conteúdo sobre o livro em questão.
    8)Houve muita atenção, entretanto, não muita discussão devido ao tempo ultrapassado.
    9)Como o livro apresentava muito conteúdo, o tempo foi ultrapassado.
    10)Atribuo nota 10 e parabenizo os alunos Júlia e Alexandro.

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  10. Júlia e Alexsandro apresentam uma visão muito interessante sobre o deficiente físico e sua “inserção” na sociedade. Acredito que eles tenham tentado mostrar que hoje em dia, os deficientes buscam formas de ingressarem nas escolas, universidades e trabalhos sendo tratados como iguais e não, buscando a criação de métodos que facilitem sua atuação, sendo assim, tratados como incapazes. Nesse contexto, é importante o nosso conhecimento e reflexão sobre o tema.
    A dupla utiliza slides para apresentar o tema, fato que contribui para compreender o tema e sua evolução histórica. Usa-se uma linguagem coerente e lógica, também, uma postura condizente com sua futura atuação profissional.
    Dentre a dupla, Júlia demonstra mais domínio do assunto, apresentando a maior parte do conteúdo do seminário. Excederam o tempo da apresentação, mas é preciso considerar a dificuldade de discussão desse tema. Merecem nota 10.

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  11. Tema muito bom que foi muito bem desenvolvido por Julia e Alexsandro, e vem nos mostrando uma visão mais ampla sobre o tema, não vejo o tempo que excedido como um ponto negativo, pois é um assunto com muitas discussões e a turma se entrosou bastante fazendo com que ajudasse nesse ponto. Mostraram muito domínio na leitura do livro. Postura condizente a verdadeiros profissionais, a nota não poderia ser diferente de um 10.

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  12. 1-)Muito completa a apresentação do livro, mas um pouco massivo
    2-)Excelente explicação
    3-)Sim
    4-)Sim
    5-)Sim
    6-)Sim
    7-)Sim, mutio bem apresentado
    8-)Sim, muita atenção
    9-)Ultrapassaram um pouco
    10-)Nove, um dos seminários mais diferenciados

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  13. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada,e foi um dos melhores temas
    2. Boa apresentação
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. teve uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordaram bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. Ultrapassou o tempo porem dominaram o assunto
    10. 9,5 meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

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  14. 1. Ótimo apresentação, sem nenhum ponto negativo.
    2. Consegui compreender muito bem o tema. Apesar de ser um tema bem amplo.
    3. Totalmente apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Sim.
    5. Sim.
    6. Sim.
    7. Muito bem transmitido.
    8. Houve participação.
    9. Passou do tempo preestabelecido.
    10. 9.5

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  15. A apresentação foi boa transmitindo bem o conteúdo, bem detalhada e os dois mostraram domínio do assunto, usando bom vocabulário e boa postura durante a apresentação, o tempo que passou um pouco causando uma certa desatenção da turma mas nada de muito negativo pois a apresentação foi boa. Minha nota é 9,0, pelos fatos falados anteriormente e porque gostei da apresentação e do tema.

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  16. A apresentação foi excelente, aborda um tema de muito debate e nos trás refletir a nossa realidade no quesito da discriminação. Coloco como ponto negativo a falta de debate com a turma, devido ao grande conteúdo e pela restrição do tempo.A apresentação foi ótima, houve coerência e lógica dos assuntos e ambos os alunos Julia e Alexandro tiveram domínio sobre a leitura do livro. Percebi que houve postura na apresentação do seminário tanto quanto no vocabulário empregado com a turma, que por sua vez teve atenção e uma pequena participação. Houve uma pequena falha em relação ao tempo limite, porém todo o conteúdo foi passado e compreendido pela turma. Determino nota 9,5 pela atenção dada, pela boa abordagem do tema, dialogo com a turma e postura condizente em relação a atuação profissional. Parabéns pela dedicação de vocês!

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  17. O livro apresentado, pela Julia e o Alexandro, nos remete a refletir sobre os preconceitos ainda existentes na atualidade para com o deficiente físico, a falta de recursos, em alguns lugares, para facilitação de seu acesso a lugares públicos, além de nos mostrar que o deficiente físico é um ser humano “normal” como qualquer outro. A dupla soube dominar as ideias do autor, que trata da historia do deficiente físico ao longo das épocas e como ele era e é tratado, as lutas conquistadas por eles e o quanto ainda precisa ser conquistado para eles sejam inseridos na sociedade não por ser deficiente físico e ter que existir leis para isso, mas que a sociedade como todo os veja como parte dela também, pois muitas vezes os tratam como “anormais”. Outro ponto a ser levantado na apresentação foi a utilização de slides, o que ajudou no entendimento sobre o tema. No entanto eles desrespeitaram o tempo previsto, o que fez com que a turma se dispersasse um pouco, por isso minha nota é 9,8.

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  18. 1)O Alexsander expressou muito pouco as suas idéias, apesar dos dois estarem preparados para o seminário, houve excesso de detalhes do livro, porém faltou uma visão geral do assunto, creio que deveria haver mais uma explicação do entendimento que tiveram do livro, esse excesso de tópicos levantados acabou ultrapassando o tempo proposto que prejudicou um pouco até no foco da atenção da turma.
    2)Os dois se mostraram preparados e envolvidos pelo tema, certamente esse livro fez a diferença no modo de ver a vida dos dois.
    3)Sim, foi bem detalhada e explicativa a apresentação.
    4)Os dois se mostraram bem capacitados perante os assuntos tratados no livro.
    5)Vocabulário simples e de claro entendimento.
    6)Sim, os dois desempenharam ótima desenvoltura para falar frente a turma.
    7)Transmitiu bem, porém teve uma riqueza de detalhes muito grande que acabou tirando um pouco a atenção da turma, acho que deveriam abranger mais a ideia central do livro, isso pouparia trabalho e prenderia mais a atenção da turma.
    8)Apresentação deveria ser mais curta para que houvesse uma interação com a turma.
    9)Ultrapassou o limite combinado.
    10)8,5 apesar dos dois estarem extremamente preparados, teve algumas falhas, a meu ponto de vista os dois deveriam entrar em um acordo e tratarem do livro juntos, não só um falar depois o outro.Como já falado antes, houve uma riqueza muito grande de detalhes que poderiam ser resumidos, a função do seminário no meu ponto de vista é fazer com que mais pessoas entendam o tema abordado e queiram ler o livro, e não resumir a história, pecaram nessa parte, mas quanto a preparação dos dois, foi nota 10.

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  19. 1- Ótima apresentação, mas a exposição de ideia de uma forma bem detalhista acabou tornando o seminário um pouco cansativo. Quem dera se todos errassem pelo perfeccionismo.
    2- Completa!
    3- Sim
    4- Sim,
    5- Sim, bastante formal.
    6- Sim, com um pouco de nervosismo.
    7- Legal ver a aplicação dos dois à busca de detalhes para o melhor entendimento de todos.
    8- Na maioria das vezes.
    9- Excedeu o limite
    10- NOTA 8,5

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  20. 1- Muito boa apresentação, ótima utilização dos slides.
    2- Apresentação bem clara, e boa transmissão do conteúdo proposto.
    3- Apresentação coerente e lógica.
    4- A dupla demonstrou domínio total do assuntos tratados no livro.
    5- O vocabulário utilizado foi bom e de fácil entendimento.
    6- A dupla foi bastante profissional na apresentação.
    7- Como possuíam bastante domínio do assunto souberam transmitir bem o conteúdo.
    8- A turma foi bastante participativa.
    9- Ultrapassou o tempo previamente estabelecido.
    10- 9,5

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  21. Apresente os pontos positivos e negativos que você identificou no seminário sobre o livro selecionado.
    Descreva como foi a apresentação do livro.
    Não houveram pontos negativos a serem observados durante a apresentação.
    O livro tratada das diferenças discriminatórias que sofrem os deficientes no Brasil e do sistema legislativo demasiado que ainda hoje, deixa de oferecer condições ideais para melhoria do convívio em sociedade em relação aos deficientes.

    O livro foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim. O livro foi coerente ao assunto abordado e sua apresentação seguiu a lógica dos autores.

    O expositor(a) demonstrou domínio na leitura do assunto?
    Sim. O expositor demonstrou domínio relativo sobre o tema discutido no debate, apoiando em opiniões de diversos autores que participaram da obra.

    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    O vocabulário formal, assemelha-se com o ponto de vista do autor em alguns momentos, pessoais em outros, permitindo um entendimento completo de diferentes níveis intelectuais acerca do assunto.

    A postura do aluno(a) foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim. Os alunos se comportaram de maneira profissional, mostrando estarem preparados para lidar, compreender, resolver situações acerca do tema observado na obra.

    O/A apresentador transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria?
    Sim. O conteúdo foi transmitido de forma clara, facilitando o entendimento e fomentando todos os alunos e futuros profissionais, a estarem inseridos neste contexto de inclusão social dos deficientes físicos no âmbito da Educação Física.

    Houve atenção e participação da turma?
    Sim. Embora tenham ocorrido pontos de discussões acalorados durante o debate, em sua maior parte, houve uma atenção sobre a apresentação e o tema discutido.

    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi desrespeitado/suficiente?
    O tempo foi ultrapassado, porém, de forma necessária para a formação de uma opinião geral sobre um tema polêmico nos dias atuis e de difícil compreensão.

    Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído.
    Nota 9. Devida a importância do tema, deveria-se ter mais tempo, ou outras aulas voltadas para esta formação e preparação profissional,não exclusivamente alguns minutos, entretanto, o pouco tempo disponível veio a ser um divisor de águas, servindo como estímulo procura de ações para melhoria constante em relação ao tema.

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  22. 1-Não houve pontos negativos, foi uma ótima apresentação;
    2-Foi uma apresentação clara, objetiva, demonstrando total conhecimento sobre o livro;
    3-A apresentação foi lógica e coerente;
    4-Demonstrou total domínio sobre o assunto do livro escolhido;
    5-O vocabulário usado foi de fácil entendimento;
    6-Postura de total confiança por parte dos seminarista;
    7-Transmitiu totalmente o assunto do livro;
    8-Houve o interesse da turma sobre o assunto abordado pelos seminaristas, gerando assim o debate;
    9-Devido ao tema ser de total importância e de fácil discussão, ultrapassou o tempo previsto;
    10-A nota será 10, não importando pelo fato de ultrapassar o tempo previsto.

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  23. 1)Seminário muito bem apresentado, ótimos argumentos e fatos curiosos que estão presentes em nosso cotidiano.
    2)Apresentação mostrou domínio total dos expositores em relação ao assunto tratado.
    3)Sim, o seminário mostrou que os expositores estavam preparados para falar sobre o livro.
    4)Os expositores demonstraram interesse e domínio total sobre o assunto tratado.
    5)O vocabulário utilizado foi adequado.
    6)Sim, os expositores tiveram uma ótima postura, mostrando estarem preparados para as dificuldades da vida profissional.
    7)O conteúdo foi muito bem transmitido para a turma.
    8)A turma se mostrou muito interessada sobre o assunto tratado.
    9)O tempo limite foi ultrapassado.
    10)9,5 devido ao tempo do seminário.

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  24. 1. Não houve pontos negativos na apresentação, excelente.
    2. Foi ótima e com auxílio de slides, sobre um assunto muito importante que é a deficiência física.
    3. Apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Demonstraram total domínio sobre o assunto tratado.
    5. O vocabulário foi adequado e correto.
    6. A postura dos alunos foi como esperado em uma apresentação.
    7. Transmitiram muito bem o conteúdo.
    8. Houve participação e atenção da turma, além de ter gerado um debate.
    9. Ultrapassou um pouco o tempo pré estabelecido.
    10. Excelente seminário, 10.

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  25. 1 - O livro foi muito bem apresentado pela dupla, não havendo pontos negativos.
    2 - A apresentação contou com apresentação de slides que ajudou no entedimento do livro.
    3 - Seguiu uma linha de raciocínio lógica.
    4 - Ambos seminaristas mostraram completo domínio do livro.
    5 - O vocabulário usado foi correto.
    6 - Sim.
    7 - O conteúdo foi bem apresentado.
    8 - A turma se manteve atenta e participativa durante o posterior debate.
    9 - O prazo foi um pouco extrapolado pela dupla, devido a complexidade do assunto.
    10 - 9,5.

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  26. Excelente apresentação da dupla, nota 10 . Abordou o tema de forma objetiva e direta, levantou questões reflexivas com relação a forma como os deficientes físicos estão inseridos e como são vistos pela sociedade. Muito bom !!!

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  27. Foi uma apresentação muito boa, rica em detalhes e de fácil entendimento. Darei nota 9.5, pois ultrapassaram um pouco o tempo e faltou uma maior exposição de ideias do Alexsandro
    Parabéns!!!

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  28. Foi uma ótima apresentação principalmente relatando o tema de pessoas que são consideradas anormais e pessoas consideradas normas(questão imposta pela sociedade).Atribuo a nota 9 pelo fato da questão do tempo e também pela pouca fala do Alexandro durante a apresentação do seminário. Mas parabenizo a dupla pelo domínio da compreensão do livro, pois houve o slide porem foi utilizado para uma maior compreensão do tema.

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  29. Foi uma ótima apresentação principalmente relatando o tema de pessoas que são consideradas anormais e pessoas consideradas normas(questão imposta pela sociedade).Atribuo a nota 9 pelo fato da questão do tempo e também pela pouca fala do Alexandro durante a apresentação do seminário. Mas parabenizo a dupla pelo domínio da compreensão do livro, pois houve o slide porem foi utilizado para uma maior compreensão do tema.

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  30. Fico muito feliz por ter lido, em todos os comentários, que gostaram e que o tema interessou. Realmente fomos felizes na escolha no nosso livro e aconselhamos a todos a sua leitura. Muito obrigada, de verdade.

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