quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nome: Ruan Aguiar da Rocha

Resenha do livro “ A sociologia do corpo” de David Le Breton

   “A sociologia do corpo constitui um capítulo da sociologia especialmente dedicado à compreensão da corporeidade humana como fenômeno social e cultural, motivo simbólico, objeto de representações e imaginário. Sugere que as ações que tecem a trama da vida quotidiana – das mais fúteis ou menos concretas até aquelas que ocorrem na cena pública – envolvem a mediação da corporeidade. ” (Pag.7)

   Na introdução, o autor argumenta a respeito das ações que levam um indivíduo a se comportar em meio público, referem-se a seu meio social. Todo o uso físico do homem depende de seu tempo e meio social onde vive, e também de aspectos adquiridos com o decorrer de sua vida, levando em consideração que o corpo é um receptor ou emissor, produzindo continuamente sentidos, assim o inserindo em seu meio cultural e social.
   No primeiro capitulo retrata que o caminho histórico da corporeidade humana se deu no decorrer do século XIX, podendo se distinguir três momentos fortes: 1°-uma sociologia implícita no corpo; 2°-uma sociologia em pontilhado; 3°-uma sociologia do corpo. Sendo o primeiro: “embora não negligencie a profundidade carnal do homem, não se detém verdadeiramente nela. Aborda a condição do autor nos diferentes componentes e, sem se esquecer do corpo, dilui, no entanto, sua especificidade na análise.”. Segundo: “proporciona sólidos elementos de analise relativos ao corpo, mas não sistematiza a reunião dos mesmos. ”. Terceiro: “inclina-se mais diretamente sobre o corpo, estabelece as lógicas sociais e culturais que neles se propagam. ” (Pag.15)
   No segundo capitulo, Le Breton, define a ambiguidade da definição corporal segundo grupos sociais e alguns elementos etnológicos.
   O terceiro capítulo traz uma colaboração interessante sobre a sociologia que investiga a corporeidade. “...falar de sociologia do corpo é uma maneira cômoda de falar de sociologia aplicada ao corpo; esta é uma dissidência epistemológica oferecendo a especificidade do campo de estudos e dos métodos. ” (Pag.38), sendo que o corpo é objeto de estudo de outras áreas do conhecimento.
   No quarto capítulo trata-se dos estudos relacionados a corporeidade, partindo, dos trabalhos efetuados, desbravando assim alguns campos, “...as técnicas do corpo, a expressão dos sentimentos, a gestualidade, as regras de etiqueta, as técnicas de tratamento, as percepções sensoriais, as marcas na pele ou na própria carne, a má conduta corporal...” (pag.39), assim entrando em uma área especifica da sociologia do corpo.
   No capitulo cinco tenta identificar o corpo com o autor que personifica (relações alma-corpo-espírito-psique-soma, etc.), isto é, buscar estudar a fisiologia simbólica e as partes que o compõe. Buscando abranger as lógicas sobre a condição humana sob a perspectiva biológica, neurológica ou genética, sendo que a corporeidade passa a ser subordinada a natureza. Outro aspecto deste capítulo é a diferença entre os sexos, tornando o mesmo, “...traços estruturais, em torno dos quais a sociedade humana acrescenta infinitos detalhes para definir socialmente o que significa o homem e o que significa mulher...” (pag.65). Outro ponto importante deste capitulo é sobre os diferentes valores dados ao corpo, o racismo e a deficiência física.
   No capítulo seis, trata-se de uma visão do corpo como forma de pesquisa; no espelho social, visto como forma de objeto a ser moldado segundo padrões de beleza; no controle político da corporeidade, visto que “...qualquer política é imposta pela violência, pela coerção e pela imposição sobre o corpo. Toda a ordem política vai de encontro à ordem corporal. A análise leva a crítica do sistema político identificando com o capitalismo que impõe a dominação moral e material sobre os usos sociais do corpo e favorece a alienação. ” (Pag.79); classes sociais e relações com o corpo, tendo em mente que as diferenças entre culturas, definem os valores sobre o corpo; a modernidade, sendo o campo que usa de manipulações de símbolos que caracterizam o consumo; risco e aventura, a busca de aventura e de riscos, cada vez mais ganha espaço entre os povos amantes de conhecimento; o corpo supranumerário, “...esse modelo, ao mesmo tempo em que parece fazer do corpo um membro supranumerário do homem, encoraja a dele se desfazer...”(Pag.89).
   No sétimo e último capítulo, disse respeito que a sociologia do corpo não é setorial, e sim social, sendo assim, ainda está em construção, pois a análise corporal permanece na sociologia, desde a origem.

 

17 comentários:

  1. 1)Foi muito bem apresentado, não houve nenhum ponto negativo

    2)A apresentação do livro foi muito bem elaborada

    3)sim

    4)demonstrou muito domínio da leitura

    5)o vocabulário foi bem empregado

    6)sim, obteve muito domínio.

    7)transmiu muita clareza no que foi dito

    8)sim, houve

    9)sim

    10)10

    ResponderExcluir
  2. 1) O aluno, mesmo com vergonha por ser primeira apresentação, conseguiu passar todo o tema, sem falha. Um ponto negativo, foi que , na discussão, ele quis falar mais sobre o livro porém não "deixaram".

    2) Uma ótima apresentação, mesmo com sua timidez.

    3) O livro foi apresentado de forma coerente e lógica sim, pois conseguimos entender facilmente o tema.

    4) O aluno, se sentiu inseguro e leu muita coisa da sua resenha, por isso não demonstrou tanto conhecimento.

    5) Sim. O aluno teve um ótimo vocabulário e com isso fez da sua apresentação boa.

    6) O aluno ficou sentado, e uma apresentação dessa forma é um pouco desvalorizada. Sendo assim, essa não é uma postura esperada de um profissional.

    7) O conteúdo foi bem transmitido .

    8) Boa parte da turma participou do debate e prestou atenção na apresentação.

    9) O conteúdo foi apresentado dentro do tempo estipulado e houve tempo ainda para debate.

    10) Nota 9 devido a postura da apresentação.

    ResponderExcluir
  3. Ruan apresenta o tema de forma simples e clara, usando uma linguagem lógica e correta, o que nos ajuda a compreender melhor o tema.Porém, considerando a complexidade do tema, houve um pouco de dificuldade em explicá-lo.
    Pôde-se entender o corpo na visão sociológica, sendo um fenômeno social e cultural, motivo simbólico, objeto de representações e imaginário. O corpo e sua atuação em sociedade, também, as diferentes visões e usos que dele são feitas.
    O tempo de apresentação é respeitado e as questões levantadas são indispensáveis à nossa formação como Educadores Físicos. Merece nota 9.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada, em que trata o livro bem abordado no debate com tema um pouco complexo
    2. Boa apresentação
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. teve uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordou bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. não ultrapassou o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

    ResponderExcluir
  6. Percebi que a obra apresentada era bem complexa, pois discutir a sociologia do corpo remete a um conhecimento muito grande. Foi uma boa apresentação, que tomo como parte negativa o fato de todo o trabalho ter sido feito por leitura, dou como dica um aprofundamento e uma maior gesticulação com a turma por suas próprias palavras e entendimento. A apresentação foi tranquila, com poucos debates e foi possível entender o conteúdo que a obra apresentada continha. Ruan teve facilidade com o vocabulário e soube abordar o tema de forma logica e coerente, mesmo sendo um tema bem complexo. A turma e até mesmo o professor teve suas participações nos debates e tudo ocorreu dentro do tempo limite. Nota 8,5 pela dedicação. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. 1. Não houve pontos negativos na apresentação. Bom seminário apesar do livro complexo.
    2. Falou bem sobre a introdução, o corpo do livro, e suas principais ideias. Gerou debate entre a turma.
    3. Apresentação coerente e lógica.
    4. Demonstrou domínio sobre o assunto tratado.
    5. Vocabulário usado de forma correta e adequada.
    6. A postura do aluno foi a que se espera em uma apresentação de seminário.
    7. Transmitiu de forma direta o assunto tratado.
    8. Houve atenção e participação da turma.
    9. O conteúdo da exposição ficou dentro do tempo previsto.
    10. Boa apresentação, 9.

    ResponderExcluir
  8. 1. Assunto um pouco dificil de ser discutido, mais muito bem apresentado pelo ruan.
    2. Ele tava um pouco acanhado, mais conseguiu transmitir tudo muito bem.
    3. Achei muito coerente.
    4. Bastante dominio
    5. Vocabulário muito bem postado pelo ruan.
    6. Como foi nosso primeiro seminario no curso ele estava um pouco nervoso.
    7. Assunto foi muito bem tratado.
    8. Turma participou sim.
    9. Foi dentro do tempo certinho.
    10. 9,5

    ResponderExcluir
  9. 1 - Apresentou de forma simples e objetiva
    2 - Apresentação foi muito boa.
    3 - Sim.
    4 - Sim, estava um pouco nervoso.
    5 - Sim.
    6 - As apresentações dos seminários estão sendo o teste para todos nós. E mesmo diante do nervosismo no início pelo o apresentador. Gostei da atuação dele. Depois da obra apresentada, ele ainda citou um exemplo complementar em cima do debate que foi gerado pelos os colegas.
    7 - Sim. Foi em forma de leitura. Mas foi de forma explícita sobre o tema estudado.
    8- Sim, com debate no final da obra apresentada.
    9 - Sim, foi muito bem respeitado.
    10 - 9

    ResponderExcluir
  10. 1 - Apresentou de forma simples e objetiva
    2 - Apresentação foi muito boa.
    3 - Sim.
    4 - Sim, estava um pouco nervoso.
    5 - Sim.
    6 - As apresentações dos seminários estão sendo o teste para todos nós. E mesmo diante do nervosismo no início pelo o apresentador. Gostei da atuação dele. Depois da obra apresentada, ele ainda citou um exemplo complementar em cima do debate que foi gerado pelos os colegas.
    7 - Sim. Foi em forma de leitura. Mas foi de forma explícita sobre o tema estudado.
    8- Sim, com debate no final da obra apresentada.
    9 - Sim, foi muito bem respeitado.
    10 - 9

    ResponderExcluir
  11. Boa apresentação do Ruan, tendo coerência com o conteúdo do livro. Apresentação de maneira adequada e simples, fornecendo assim uma boa participação da classe, e com o tempo adequado. Nota 9.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. 1 - Foi uma apresentação positiva, porém, marcada por leituras excessivas em diversos pontos, porém, necessárias para o andamento da apresentação.
    2 - Embora um início meio confuso, o seminarista organizou suas ideias e criou uma linha de pensamento e conseguiu concluir com êxito sua apresentação.
    3 - Sim. O livro foi apresentado seguindo uma lógica e tendo coerência com o assunto abordado na obra.
    4 - Sim. O expositor demonstrou ter um domínio necessário no seminário, utilizando a leitura de forma estratégica em sua apresentação.
    5 - Sim. O vocabulário foi utilizado corretamente na exposição de seu ponto de vista em sua conclusão da obra em questão.
    6 - A postura do aluno foi boa, entretanto, tendo aspectos de fala em público tendo ainda de ser aprimorada para uma melhoria do nível de futuras apresentações.
    7 - Sim. A transmissão das idéias do livro e o entendimento do seminarista, foram passadas com êxito, o que facilitou o entendimento do assunto abordado por todos.
    8 - Sim. Houve a participação de alguns alunos, porém, com questões bem relevantes e que geraram boas discussões no decorrer da apresentação.
    9 - O tempo limite foi respeitado, embora ainda tivesse alguns tópicos que podiam ser abordados, porém, não menos importantes dos que foram levantados na apresentação.
    10 -Nota 9. Devido a falta de experiência do seminarista, a apresentação não pode ser melhor avaliada, mas, vale a pena ressaltar a importância do tema abordado, e a melhoria significativa do aluno no decorrer da apresentação.

    ResponderExcluir
  14. Parabenizo o aluno pelo bom desenvolvimento do seminário apresentado, embora houve um pouco de nervosismo, o assunto foi tratado adequadamente. A linguagem foi objetiva e coerente, a turma participou e isso gerou um debate. demonstrou um grande entendimento! Parabéns ao aluno, atribuo nota 9!

    ResponderExcluir
  15. O livro apresentado pelo Ruan, como o próprio Marcio disse, é bem complexo, o que justifica o fato da apresentação ter se baseado apenas na leitura das anotações feitas pelo aluno. Mas que soube transmitir as ideias do livro, nos fazendo refletir e interpretar os vários significados e sentidos explícitos e implícitos ao olharmos um corpo, o que proporcionou debates a cerca dessa questão. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  16. 1- Assunto bastante complexo mas bem apresentado pelo Ruan.
    2- Apesar do nervosismo do apresentador , conseguiu expressar de maneira positiva sua linha de raciocínio.
    3- SIm
    4- Demonstrou dominio do livro e foi condizente com o tema abordado.
    5- Sim
    6- Uma boa postura diante da apresentação, poderia olhar mais para turma , parecia um pouco envergonhado mas nada que atrapalhou sua boa conduta durante a apresentação.
    7- Sim
    8- Bastante participação da turma.
    9- Dentro do tempo limite.
    10- Nota 9

    ResponderExcluir
  17. O livro apresentado segundo o professor Márcio é bem complexo e de mais difícil compreensão. O aluno trouxe um resumo mais completo da obra em relação a resenha exposta por ele aqui no blog, sendo assim a apresentação do livro foi feita lendo esse resumo. Com o auxilio doo professor Márcio obtivemos uma maior compreensão do livro em questão. A postura foi sim adequada e o tempo não foi desrespeitado. A nota que atribuo ao aluno é 9.2

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.