quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RESENHA DO LIVRO “O SENTIDO ÉTICO-ESTÉTICO DO CORPO NA CULTURA POPULAR"

Thiago Souza e Thays Peron

O livro “
O Sentido Ético-Estético do Corpo na Cultura Popular”, de Larissa Michelle Lara, é dividido em três capítulos sendo eles os citados a seguir: 1) RELAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS ENTRE ÉTICA E ESTÉTICA; 2) A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO; 3) ENTRE CORPOS, PRINCÍPIOS E SENTIDOS. A união dos capítulos acima juntamente com a introdução, considerações finais e etc, nos traz 247 páginas em sua primeira edição lançada em 2011.
Ao longo desses capítulos e páginas a autora enriquece o livro com 11 figuras que trazem a tona, por exemplo, manifestações carnavalescas e a cultura da dança MARACATU, encontrada como uma das palavras chave do livro devido a muitas citações da mesma ao longo dos capítulos. Este livro foi escrito inicialmente como redação final da Tese defendida por Larissa Michelle Lara em 2004, e posteriormente publicado em 2011 pela editora da própria Universidade Estadual de Maringá - UEM. A autora é brasileira, possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995), especialização em Educação Física infantil pela UEM (1997). Além de possuir o título de mestra e doutora, ambos pela UNICAMP, em 1999 e 2004 respectivamente. A autora possui outra obra influente na área: Abordagens socioculturais em Educação Física. 

Penso que a obra é destinada principalmente a especialistas e universitários graduandos na área de ciências humanas e da educação física, e de grande utilidade a interessados em um material que fale sobre um assunto específico da área da educação física. É um livro extremamente difícil de ser compreendido para alunos que adentraram a pouco a universidade, indicado para ser lido, portanto, durante uma pós-graduação ou mesmo nos últimos períodos do curso de graduação. 
Segundo a autora em suas considerações finais formular uma teoria ético-estética do corpo é buscar dimensões que extrapolem uma visão unilateral e que instaurem um campo de ação plural, conduzindo o homem a novas relações consigo, com o outro e com a sociedade. Trata-se de demarcar a possibilidade de desconstrução das normas e padrões vigentes rumo a novas configurações, implementadas a partir de necessidades morais, juízos de gosto, experiências contemplativas e vivências corporais que se colocam como “urgentes” no contexto da sociedade contemporânea. 
O texto tem como objetivo analisar o sentido ético-estético do corpo na cultura popular, identificando as relações dialógicas entre ética e estética que levam à estruturação do campo gestual em comunidades populares.  
Segundo Larissa, as teorias que conduziram a estas discussões foram guiadas por uma questão problematizadora fundamental: como se dá a construção do sentido ético-estético do corpo na cultura popular? Tal inquietação a levou a um campo diverso e sedutor a partir do contato com a ética, a estética, a gestualidade e a cultura popular. Os resultados dão origem a novos desafios para a educação.
“A origem do sentido ético-estético não está em Nietzsche, mas certamente tem neste filósofo sua originalidade”. “Assim falou Zaratustra” é um primado da filosofia que traz em si o racional e o sensível, o poético, o filosófico, as desconstruções necessárias à condição de um novo homem. O profeta Zaratustra, por meio de seus ensinamentos, leva a esboçar uma outra estética, marcada pela morte de Deus e pelo surgimento de um super-homem, dotado de um desejo de poder, liberto da dominação cristã e de regras sociais já decadentes frente às transformações da humanidade.” (Lara, 2011 p 10)
Nota-se uma grande contribuição teórica acerca do corpo, da ética e da estética principalmente por meio do campo filosófico. A pesquisa aponta que o corpo, como construção cultural, tem algumas normas coletivas, instauradas por uma moralidade e uma estética construídas historicamente, transmitidas, pensadas e (re)significadas nos diferentes contextos sociais. Algumas dessas normatizações definem a convenção coletiva do uso dos gestos e das técnicas corporais próprias a cada comunidade de cultura popular. A construção do sentido ético-estético dá-se pelas regras de comportamento da comunidade, que conduzem ao delineamento de suas técnicas corporais e moralidade; pelos princípios e valores que caracterizam o que seja adequado e justo; pelo sentido de existência coletiva, preservação das tradições e religiosidade; pelas regras de competição impostas por setores externos; pelo jogo de conformismo e resistência que leva os populares a serem invadidos pela indústria cultural e a lutarem contra essa invasão; pela dinamicidade cultural e necessidade de reconhecimento social; pela denúncia às mazelas humanas.
Pensar ética e estética em seus traços conceituais é entender que embora cada termo tenha sua particularidade e seu momento histórico, as afinidades e inter-relações podem ser percebidas. A sociedade por meio de seus sujeitos, é ser produtor e usufruinte de cultura. E isso afeta diretamente o modo das suas relações. É possível ressaltar a estética minimamente envolvida com o binarismo sócio cultural. O belo e o feio são um grande exemplo.
O corpo é concebido e construído através da cultura com que se é inserido, mas isso só se faz aparente, à partir do momento em que nota-se que o homem como ser cultural é manipulável e de importante força laboral, o que sustenta a ideia de que seus desejos e vontades se baseiam na reflexão dos modos de se portar perante a sociedade.
O corpo é, também, reflexo do gestos dançantes. Isso pode ser determinante para identificação da cultura de um povo. Assim como, o mecanismo de simbologias religiosas, e festivas. O Brasil é culturalmente rico. Em cada região se encontra culturas diferentes. Estas que podem ser expressas através de vestuário, culinária e outros fatores, como folclore. O sujeito que vive no Brasil é desde muito cedo, apresentado as várias formas culturais existentes. A dança, como conceito geral, acontece e afeta de diferentes maneiras; na construção sociocultural do corpo, na expressão das vontades e na construção do belo. Com o passar dos anos, tem-se perdido, de certa forma a valorização e visualização do corpo como ser cultural, dada a inserção, por exemplo, de tecnologias, onde o sujeito conhece a cultura mas não vivência, ou pratica a cultura.
O livro tenta trazer à tona a importância da dança característica do país na formação do profissional da Educação Física e para o povo brasileiro em si, algo que está se perdendo ao longos dos anos.
O livro é uma espécie de estudo ou pesquisa que tem por objetivo analisar o sentido ético-estético do corpo na cultura popular, fala mais especificamente sobre danças culturais a partir do gestual popular, como o maracatu e como isso influência e tem grande importância na vida das comunidades populares e da população em geral.
No entanto, passou a ser necessário discutir, investigar e compreender as relações históricas e filosóficas entre ética e estética; pelo corpo como produto e produtor de cultura e pela percepção do sentido ético-estético em grupos de cultura popular, ampliada pela infiltração em uma comunidade de maracatu na cidade de Refice-PE. Que investigou como a ética leva à configuração estética do corpo na cultura popular e como esta mesma construção estética conduz a encaminhamentos éticos; perceber como se dá o sentido ético-estético em grupos de cultura popular, identificando possibilidades de estruturação gestual.


12 comentários:

  1. Boa apresentação, mostrando os pontos principais do livro com clareza e coerência. Participação da turma na discussão com o professor e com o Thiago no debate sobre o assunto. Tendo uma boa postura na hora da apresentação condizente com um profissional. Tempo dentro do programado. Nota 9,5.

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  2. Uma boa apresentação, trazendo um assunto bastante abordado no meio social. Houve um domínio da dupla sobre o livro em questão, a linguagem foi objetiva e coerente. Aconteceu um grande debate sobre o assunto, o tempo foi um pouco ultrapassado devido a discussões, mas considero isso de grande importância pois assim temos a oportunidade de debater sobre assuntos presentes no nosso dia a dia. Parabéns a dupla, nota 9,5!

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  3. Thiago e Thays fizeram uma boa apresentação, todo o conteúdo foi bem transmitido e muito bem entendido. Houve boa coerência e lógica sobre a obra em destaque e bom diálogo com a turma. Tiveram domínio sobre a leitura feita, postura adequada, vocabulário muito bem empregado. Houve muito debate na sala, mais do que o normal rsrs! A apresentação ultrapassou o tempo limite, mais foi uma discussão bem construtiva. Parabéns pela dupla, nota 9,5.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. A apresentação da dupla, foi ótima, souberam transmitir o conteúdo do livro de forma clara e objetiva. Mostrando a importância da dança na educação e como ela esta sendo cada vez mais valorizada. Fizeram o uso de slides o que os ajudou durante a apresentação. Houve debate sobre o assunto abordado, o qual souberam responder as duvidas geradas. Nota 9.8.

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  6. 1. Muito bem exposto o assunto do livro, não vi nenhum ponto negativo, bastante coerente e lógica, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9!

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  7. Thiago e Thays demonstram total domínio do assunto, expondo-o de forma clara e lógica. Mostram a importância de manifestações culturais quando praticadas em escolas, como por exemplo a dança Maracatu. Dessa forma, podemos reafirmar a importância do ensino da dança em escolas pois tem relação direta na aprendizagem cognitiva, físico-motora, cultural, social, e muitas outras.
    Também é apresentado por eles, os significados dados ao corpo ao longo do tempo e sua relação com a cultura, fato extremamente importante de ser refletido e entendido, não somente como Educadores Físicos mas também como cidadãos.
    Thiago e Thays citam muitos exemplos cotidianos que ajudam a compreender o tema e enriquecem sua apresentação; usam linguagem clara e muito explicativa. Merecem nota 10.

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  8. Os alunos fizeram uma ótima apresentação, demonstraram domínio da leitura houve participação dos alunos e as perguntas foram respondidas adequadamente, o livro foi traduzido com fácil entendimento, fala-se também da expressão corporal ( dança) um tema muito importante para os futuros educadores físicos. Nota 10

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  9. 1.Somente pontos positivos
    2. muito bom.
    3. Apresentação condizente
    4.domínio sobre o assunto do livro.
    5. O vocabulário foi de fácil entendimento
    6. A postura foi adequada
    7. transmitiu bem o conteúdo.
    8. houve participação da turma.
    9. O conteúdo ficou dentro do tempo pré-estabelecido para a apresentação.
    10. nota, 9.5

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  10. Otima apresentação , dominio do livro apresentado e uma visão critica a respeito do tema. Houve bastante participação da turma e o tempo passou um pouquinho ,mas, foi necessario já que o que foi abordado exigia um pouco mais de atenção. Nota 10 parabens a dupla.

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  11. A dupla obteve vários pontos positivos e alguns dentre eles foi a ótima apresentação do livro, apresentando-o de forma coerente, demonstrando assim domínio sobre o assunto do livro. Trouxe como complemento o slide( para facilitar o entendimento do livro), houve participação da turma( com algumas perguntas para a dupla) e uma postura condizente com o que se espera de um profissional. Minha nota para esta dupla é 9.8

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  12. foi uma boa apresentação sem pontos negativos, de forma coerente e lógica, demonstrando domínio da leitura e compreensão,o vocabulário foi transmitido de forma clara e concisa, obtendo postura profissional e adequada para manutenção do tema proposto, com a participação de todos envolvidos, respeitando o tempo limite estabelecido previamente. Nota 10 pela compreensão obtida e transmitida a todos de maneira bastante simples satisfatória.

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