quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO: “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS NO BRASIL”. Autor: Inezil Penna Marinho

Alunos : Vitor P. de Oliveira e Daniel Henrique R. Valadares


Dados da obra:  INEZIL PENNA MARINHO. HITORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS NO BRASIL. RIO DE JANEIRO. VOLUME 1. EDITORA: RIO, 1952. 179 PÁGINAS.
CREDENCIAIS DO AUTOR:
Filho do Cônsul Ildefonso Ayres Marinho e de Ignez Penna Marinho, o ex-aluno do Colégio Pedro II Inezil Penna Marinho desde a juventude se destacava pelo gosto pela prática de esportes e pelo interesse pela filosofia, história e poesia.
Para a Divisão de Educação Física (DEF) do Departamento de Educação do Ministério da Educação e Saúde (MES), o pioneiro e um dos mais importantes órgãos federais ligados à Educação Física, Inezil entrou em 1939, dois anos depois da criação do órgão, como assistente técnico. Passaria a assistente de ensino em 1940 e em 1941 já era técnico de educação, o primeiro do Brasil ligado à Educação Física, e chefe da Secção Pedagógica da DEF. Sua carreira na DEF/MES é, logo, mesmo anterior a sua formação na ENEFD.
Cabe destacar que em 1958 já tinha mais de 100 monografias e dezenas de livros publicados, muitos dos quais em outras áreas de conhecimento. Já tinha também mais de 1000 artigos publicados em revistas como: Revista Brasileira de Educação Física, Educação Physica, Revista de Educação Física, Cultura Política, Boletim da DEF, Arquivos da ENEFD, entre outras.

- O livro é dividido em duas partes
1) Brasil-Colônia (1500 – 1822)
Na primeira parte do livro ele determina a faixa de tempo de 1500 até 1822. Começando com relatos de como era tratada a educação física na época, sempre relacionado aos índios que já habitavam as terras Brasileiras.
Os índios que estavam em terras brasileiras com a chegada dos portugueses eram descritos como selvagens, com o aspecto físico excelente, despertando a admiração dos europeus. Esses índios possuíam um grande contato com a natureza, e suas necessidades os obrigavam a utilizar suas forças físicas, apenas os fortes poderiam sobreviver, o que criava um tipo de seleção natural. A guerra fazia parte do cotidiano dos selvagens, então, para sobreviver deveriam estar preparados para ela.
Para a sobrevivência, as atividades mais praticadas eram a caça e a pesca, assim eles eram ótimos utilizando arco e flecha, que era sua arma de ataque e defesa a distância. Como é dito nesse fragmento: “Suas armas são arco, e frechas, e nessas são tão destros, que podem acertar a hum mosquito voando...” (“Noticias curiosas e necessárias sobre o Brasil” pelo P. Siman de Vasconcellos, da comp. De Jesus – Rio de Janeiro – Reimpresso na imprensa nacional – 1824 – (O original é de Lisboa, João da Costa, 1668).). A corrida a pé, era muito usada nas suas caças e também em guerras.
A natação e a canoagem também eram características desenvolvidas dos selvagens, eram “peritos nadadores e canoeiros”, segundo Joseph Beal Steere. Eles utilizavam canoas feitas da casca de uma árvore, que era propositalmente arrancado e normalmente podiam carregar cerca de 50 pessoas.
Os índios, tinham como líder aquele que se mostrasse mais valente e dignos de respeito. Eram respeitados por vontade dos índios e não por força, violência.
Esses selvagens tinham a saúde muito boa, normalmente viviam até a faixa dos 120 anos, o que para os europeus não era muito normal. Segundo outros autores, isso se dava pelas ótimas condições que o local onde eles viviam propiciava. Com uma grande riqueza de caça e pesca, aguas muito boas, entre outros fatores. Podemos observar isso nessa citação: “ A abundancia da terra, em caça ou pesca, contribuíam mais que nenhum outro motivo, para uma cabilda se decidisse assentar povoação e a levantar sua taba,...”(Porto Seguro, Visconde de – “História Geral do Brasil” – Tomo Primeiro – (1ª Edição) – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – São Paulo – Pag. 33).
2) Brasil-Império (1822 – 1889)
Após proclamada a independência do Brasil, o padre Belchior Pinheiro de Oliveira, apresentava uma proposta para estimular gênios brasileiros a elaborar um tratado completo de educação.
Por causa do grande numero de emendas, ficou deliberado que o projeto voltasse a comissão, porem o projeto nunca mais voltou ao plenário.
Joaquim Jeronimo Serpa foi o autor do primeiro livro editado no Brasil sobre  Educação Física, em 1828, com o título “Tratado de Educação Física – Moral do Meninos”.
“Algumas considerações sobre a Educação Física”. Esse foi o título de uma tese apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro pelo Dr. Manoel Pereira da Silva Ubatuba, em 1845. Na tese ele demonstra a importância do exercício para a saúde.
Em 1855 o ministro Luiz Pereira de Couto Ferraz, dava as normas para a reforma do Colégio Pedro II, que incluia exercicios de ginástica no curriculo escolar. Dois anos mais tarde o colegio vinha a ser dividido em dois estabelecimentos de instrução secundária (internato e externato), sendo: "O internato será colocado fora da cidade, com terreno espaçoso não só para exercícios de ginástica, banhos e natação, como para recreio".
Dr. Eduardo Pereira de Abreu, em 1867, escreve o livro "Estatutos Higiênicos sobre a Educação Física, Intelectual e Moral do Soldado", didicando-o ao Donde d'Eu. Seu trabalho foi tão notável, que chegou a ser questionado de que não fora escrito na época, e sim em uma época avançada, aproximadamente meio século avançado.
O autor trata no livro a importância da Educação Física para o soldado, admitindo dois modos de ministra-la: em escola e isoladamente. Aponta a influência considerável do físico sobre a moral do soldado. Classifica os exercícios em elementares e de aplicação, prevendo a criação de escolas de natação.
Clube GInásio Português, criado em 1868, no Rio de Janeiro.
Amaro Ferreira das Neves, em 1874, apresenta uma tese à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, "Da Educação Física, Intelectual e Moral da Mocidade do Rio de Janeiro e sua influência sobre a Saúde". O autor faz estudos de fisiologia aplicada aos exercícios, mostrando as vantagens da sua moderação e os males dos excessos. Ele aconselha a dança, falando sobre os perigos da sedentariedade e os benefícios dos exercícios físicos.
O principal acontecimento de todo o Brasil Império foi o parecer de Rui Barbosa. onde em 1882, acontecia na Camara dos Deputadosa sessão em que discutia o Projeto nº 224. "Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instruão Pública". Como membro da Comição de Instrução Pública, Rui Barbosa relata e opina sobre a Educação Física, precedendo as outras formas de educação.
Nos ultimos anos do Império, realizaram-se várias conferências, na Escola Normal. sobre Educação Física, algumas das quais presididas por D. Pedro II. Figuras como Bosges Carneiro, Martins Pacheco, Bandeira Filho, Pedro Manoel Borges e Vitório Costa, defenderam com toda força a Educação Física.

Com a leitura do livro podemos ver como a educação física era utilizada com os índios brasileiros, a partir da chegada dos europeus. Podendo observar que as atividades executadas pelos selvagens, eram tarefas necessárias para sua sobrevivência e também do seu grupo. Com o passar do tempo tais atividades passaram a ser vista como esporte, como forma de lazer, e outras coisas. E posteriormente, passou a ser ministrado na sala de aula, se tornando parte do sistema educacional.

20 comentários:

  1. 1) Um livro muito bom para ser discutido, porém, como ponto negativo, gostaria de dizer que foi um livro com um assunto um pouco repetitivo e difícil de ser entendido.

    2) Bom, a apresentação foi feita bem porém, ambos pareciam inseguros e com medo por ser a primeira apresentação. Contudo o tema foi passado.

    3) Sim. Por mais que o livro seja complicado, os dois, a sua maneira, conseguiram apresentá-lo de maneira coerente e lógica.

    4) Como dito acima, achei os dois inseguros e com medo e acho que atrapalhou um pouco na apresentação.

    5) Como todos, a linguagem informal foi utilizada e para debate, esse tipo de linguagem é melhor para debate e é de mais fácil entendimento.

    6) Como já disse em outras apresentações, o aluno tem uma postura melhor quando fica em pé de frente para turma e isso não aconteceu nessa apresentação.

    7) Ambos, apesar do nevosismo, passaram o tema de forma fácil e compreensível.

    8) Como o última dupla a se apresentar, a turma já estava dispersa.

    9) O tempo não foi extrapolado e ainda houve discussão do tema.

    10) Merecem nota 9, pela postura.

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  2. 1) um dos pontos positivos é que é um livro muito bom,um ponto negativo é que foi meio difícil de entender

    2) Uma apresentação boa. Ambos com confiança e conhecimento sobre o livro e o tema.

    3) Sim. houve dúvidas da minha parte. Foi bem explicado, mas ficou de forma difícil de entendimento.

    4) sim

    5) A linguagem foi de difícil entendimento

    6) Os dois tiveram uma boa postura diante da turma.

    7) Os dois transmitiram bem o conteúdo.

    8)como foi um dos últimos grupos a se apresentar, a turma já estava um pouco dispersa.

    9) Não ultrapassaram o tempo.

    10) 9,5

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  3. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada, em que trata o livro bem abordado no debate.
    2. Boa apresentação, tema bem abordado
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. tiveram uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordaram bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve dispersão da turma
    9. não ultrapassaram o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

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  4. Daniel e Vitor apresentam um tema com grande importância histórica. A relação dos indígenas com as atividades físicas, sendo elas indispensáveis à sua sobrevivência,também, seu vigor apesar condições desfavoráveis.
    Eles se mostraram um pouco inseguros na apresentação, porém demostraram conhecimento sobre o assunto e utilizaram uma linguagem simples e lógica, o que, de certa forma, facilitou o entendimento. O tema proposto é muito interessante, porém um pouco complexo. O tempo foi respeitado e ambos mantiveram uma postura condizente à de futuros profissionais. Merecem nota 9.

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  5. 1)Um livro excelente a ser debatido não só em sala de aula, não vi ponto negativo
    2) Muito boa a apresentação, os meninos muito seguros no que diziam

    3) Sim. achei bem coerente com a lógica dentro do contexto

    4) sim. Muito bem o vocabulario dos dois

    5) Não achei difícil a linguagem não.

    6) Achei eles bem seguros.

    7) Muito bem transmitido

    8)A turma não teve tanta oportunidade de discutir pois o tempo foi o limite da aula.

    9) Dentro do Tempo

    10) 9,7

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. 1. Ótimo livro, porém repetitivo e de difícil entendimento.
    2. Foi bem apresentado, porém houve algumas falhas na divisão entre eles para a explicação do tema.
    3. Bem coerente, apesar de ser um tema, que sem uma base histórico, fica difícil a compreensão.
    4. Sim.
    5. Bom vocabulário.
    6. Boa postura.
    7. Foi bem transmitido, porém faltou um tom de voz um pouco mais alto.
    8. Sim.
    9. Houve debate.
    10. Devido ao fato apenas de não terem tido um tom de voz pouco mais alto, e a falha na divisão das partes que seriam apresentadas, merecem 9,5.

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  8. 1-Em alguns momentos da apresentação era de difícil entendimento devido ao tom de voz, o livro aparentava ser mais complexo e de difícil entendimento;
    2-A apresentação de maneira geral, foi boa;
    3-Se tornou de difícil entendimento, devido a complexidade da obra;
    4-Demonstrou domínio da leitura;
    5-Apresentou bom vocabulário;
    6-Apesar da complexidade do assunto do livro, mostraram-se seguros durante a apresentação;
    7-Foi de certa forma confuso;
    8-A turma participou de forma mais relevante;
    9-Foi dentro do tempo proposto;
    10-Nota 9, devido a fala baixa em determinados momentos.

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  9. 1. A dupla faz um bom rodízio pra falar sobre o livro, não houve pontos negativos.
    2. Detalharam bem sobre a vida do autor e sobre a divisão do livro.
    3. Foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Ambos demonstraram saber sobre o assunto.
    5. O vocabulário utilizado foi adequado e correto.
    6. A postura dos alunos foi como esperado.
    7. Transmitiram bem o conteúdo apresar de um pouco de timidez.
    8. Houve atenção e participação da turma.
    9. Foi adequado, não ultrapassaram o tempo.
    10. Bom seminário, 9.

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  10. 1 - Ótimo livro, porém de difícil entendimento.
    2 - Apresentação muito boa
    3 - Foi seguida uma linha de raciocínio coerente e lógica.
    4 - Ambos demonstraram domínio do assunto.
    5 - O vocabulário usado foi adequado.
    6 - Sim.
    7 - O conteúdo foi bem apresentado pela dupla.
    8 - A turma se manteve atenta e participativa.
    9 - A apresentação esteve dentro do prazo estipulado.
    10 - 9,5.

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  11. 1 - Positivo: A evolução da educação física passando por várias etapas. Entre elas: conseguindo o espaço nas escolas.
    2 - Na minha opinião, a obra apresentada é de difícil entendimento. E com isso, exigiu muito dos apresentadores.
    3 - Sim. Conforme escrevi na anterior. O livro é de difícil entendimento, relata o aspecto histórico é o espaço que a educação física conseguiu durante o processo descrito na resenha.
    4 - Sim.
    5 - Sim.
    6 - Esse tema foi um dos que mas exigiu dos apresentadores. E com isso, eles foram muito bem. Devido a fala dos apresentadores (apresentou-se em vozes baixas) e com isso, aumentou o grau de dificuldade.
    7 - Transmitiu muito bem a obra.
    8 - Sim.
    9 - O tempo foi respeitado.
    10 - 9

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  12. 1 - Positivo: A evolução da educação física passando por várias etapas. Entre elas: conseguindo o espaço nas escolas.
    2 - Na minha opinião, a obra apresentada é de difícil entendimento. E com isso, exigiu muito dos apresentadores.
    3 - Sim. Conforme escrevi na anterior. O livro é de difícil entendimento, relata o aspecto histórico é o espaço que a educação física conseguiu durante o processo descrito na resenha.
    4 - Sim.
    5 - Sim.
    6 - Esse tema foi um dos que mas exigiu dos apresentadores. E com isso, eles foram muito bem. Devido a fala dos apresentadores (apresentou-se em vozes baixas) e com isso, aumentou o grau de dificuldade.
    7 - Transmitiu muito bem a obra.
    8 - Sim.
    9 - O tempo foi respeitado.
    10 - 9

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  13. A apresentação da dupla foi favorável, já que a obra tem um entendimento complexo. Foi possível entender o objetivo da obra e o que a dupla transmitiu de entendimento. Percebi que sentiram em algumas partes um certo grau de dificuldade, mais mantiveram o vocabulário correto e transmitiram bem todo o conteúdo. Explicaram de forma coerente e dentro do tempo previsto. A turma teve total atenção porém pouco debate e interação. Gostei da apresentação, mas sugiro como dica que se interajam mais com a turma e tomem bastante debate o que facilita ainda mais o entendimento da obra. Parabéns pelo esforço, nota 8,5.

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  14. Foi uma boa apresentação, embora o assunto fosse um pouco complexo e de difícil entendimento. Tratou de um assunto bastante interessante e gerou um debate. Houve participação da turma e a dupla respondeu adequadamente as questões e dúvidas propostas pelos colegas de classe. A linguagem foi clara e objetiva, demonstraram um domínio sobre o assunto, embora houvesse um pouco de nervosismo, se saíram muito bem! Nota 9!

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  15. 1)Apresentação boa de um livro interessante para o debate, como alguns alunos disseram, um ponto negativo é o fato de ser um pouco difícil de entender.
    2)A apresentação em geral foi boa.
    3)Ambos transmitiram o conteúdo de forma coerente e logica.
    4)Teve o domínio do conteúdo do livro.
    5)Vocabulário correto e adequado.
    6)Os alunos tiveram postura condizente ao esperado.
    7)O conteúdo foi bem transmitido.
    8)Teve atenção da turma.
    9)Devido ser a ultima apresentação do dia, o tempo foi adequado, porém não o suficiente para um debate.
    10)9.

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  16. A apresentação da dupla foi boa, souberam transmitir o conteúdo sobre as atividades físicas dos povos indígenas, dentro do tempo proposto.Por ser um temo complexo, estavam um pouco nervosos. Nota 9,7.

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  17. Apresentaram muito bem, demonstraram domínio sobre o assunto, um bom vocabulário e sequencia lógica de apresentação, respeitaram o tempo limite e a turma debateu sobre o assunto. Nota 9

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  18. Apresentaram muito bem o livro, apesar de ser muito complexo souberam dissertar de forma clara e objetiva, por ter essa característica de dificil entendimento, por algumas vezes eles tiveram que ler bastante os slides . De maneira geral nota 9 para a dupla pelo dominio do tema e pela boa interação com a turma.

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  19. A apresentação do seminário do livro foi feita através de leitura e alguns complementos com a própria fala, percebi em que algumas partes houve um pouco de dificuldade de transmitir o que dizia o livro, mas não foram culpa da dupla que apresentava, mas sim pela complexidade do livro escolhido. O Vocabulário utilizado foi coerente e ambos mostraram domínio sobre a obra. Parabéns a dupla pelo esforço e dedicação em apresentar o livro. Minha nota é 9.5

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  20. Foi uma boa apresentação sem pontos negativos, tema complexo acerca de atividades indígenas, de maneira simples e coerente, demonstrando domínio na compreensão da leitura, o vocabulário foi condizente com uma postura profissional, facilitando a compreensão e obtendo a atenção e participação de todos, transmitindo bem o conteúdo a todos e respeitando o tempo limite pré- estabelecido, nota 9,5, devida a complexidade do tema exposto, valendo o esforço dos alunos, pra transmiti-lo à todos.

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