sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Jogos Cooperativos Fábio Otuzi Brotto

Resenha da Obra: Jogos Cooperativos

Autor: Fábio Otuzi Brotto

Aluna: Lucimara Aparecida de Souza Andrade


Fabio Otuzi Brotto  nasceu em Rio Claro (SP) , professor de Educação Física , e depois cursou psicologia.
 Em um mundo onde encontramos mais esportes competitivos Brotto  busca ensinarmos  o quão é fascinante o modo de divertir uns com os outros , e não uns contra os outros.
O principal objetivo é o convívio, e a realização  de planos em comum,onde é essencial saber respeitar os demais participantes,promovendo a ética e  fazendo com que  as pessoas  que  se acham inferiores , se  tornem felizes com a integração  no meio destes jogos cooperativos.


Capitulo 1 : O JOGO NUMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO

ideia de aproximação entre o jogo e a vida, o jogo pode ser visto com outros olhos, não somente como um meio de competir mas como algo que pode unir pessoas. A importância do jogo como elemento educacional,obtém desenvolvimentos de linguagem,cognitivo,afetivo,físico-motor e moral .
O educador tem um papel fundamental,onde ensinar novas brincadeiras com regras que nunca foram vistas, desperta nas crianças o entender que todos somos importantes em todos as brincadeiras. O poder de transformação do jogo e sua influência na sociedade,aprender que solidariedade , é essencial numa sociedade competitiva.

                                                                                   


Capitulo 2 :  A CONSCIÊNCIA DA COOPERAÇÃO

A importância da cooperação para desenvolvimento do ser humano,visando uma melhor qualidade de vida,em diferentes dimensões como filosófica ,antropológica ,sociológica,psicológica,educacional,religiosa e biológica.
Cooperação e Competição se compõe,no entanto dependem de muitos fatores,algumas perguntas sempre surgem ao falar de COOPERAÇÃO, como : Jogar para que,se não vai existir vencedores?
É importante entender que competição e cooperação são valores humanos presentes nos jogos, no esporte e na Vida.  A importância da cooperação no cotidiano pessoal, dotando como um estilo de vida.



Capitulo 3: JOGOS COOPERATIVOS

O pensamento de George Bernard Shaw :
“ Vemos as coisas como elas são e perguntamos: Por que?
Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto : Por que não?”

Os jogos cooperativos como uma abordagem filosófico-pedagógica,que vem colaborando na Educação Física Escolar e nas Ciências do Esporte e na Pedagogia do Esporte.

ORIGEM E EVOLUÇÃO
Surgiu com a preocupação do individualismo e a competição. Os jogos estimulam o confronto ao invés do encontro, foram criados com o intuito de promover através de brincadeiras,jogos , habilidades interpessoais positivas .
Os principais movimentos surgiram na década de 50 no mundo ocidental.
Membros de comunidades tribais se uniam para celebrar a vida, alguns povos ancestrais  como no Alaska,Austrália,África ainda praticam os jogos cooperativos para celebrar a vida. Como alguns índios com a tradicional corrida de Toras  dos Índios Kanela no Brasil.


CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
São jogos de compartilhar unir pessoas e despertar a coragem para assumir risco como ,pouca preocupação com o fracasso e sucesso em si mesmo.
Dessa forma os Jogos Cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando; As crianças são mais livres para se divertirem,dependendo da orientação,da intenção e  das relações  estabelecidas  nos jogos, define-se o jogo é cooperativo ou competitivo.

A VISÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS
Melhorando habilidades de Relacionamento, criamos condições de enfrentar os desafios de modo diferente com mais economia e mais qualidade, sendo benéficos para todos, inclusive para as futuras gerações.

PRINCÍPIOS SÓCIO-EDUCATIVOS DA COOPERAÇÃO
Através de princípios de Ação, Reflexão e Transformação, praticarem os jogos cooperativos como proposta Pedagógica é exercitar a cooperação na própria vida.


CAPITULO 4:  A PEDAGOGIA DO ESPORTE


1- ESPORTE: UM FENÔMENO HUMANO
O esporte esta presente em todos os tempos e lugares pelos quais temos existido pela publicação da UNESCO (1979) o esporte é direito de todos; A UNESCO promoveu valores éticos como o fair-play entre outros.
 O esporte pode assumir características distintas:
-esporte-rendimento
-esporte como conteúdo da Educação Física
Sendo que a palavra esporte pode expressar quatro significados: --um fenômeno social
-uma profissão
-um curso de preparação profissional
-uma área de conhecimento

2 – A PEDAGOGIA DO ESPORTE
É uma linha de pesquisa e aplicação  das ciências do esporte e visa estudar  e difundir princípios sócio-educativos,para favorecer o processo de ensino e aprendizagem do Esporte.
Brotto  fala da importância  do esporte para a  humanidade como disciplina de Educação Física . Usando o esporte como meio  de educação, ensina os professores os  diferentes modos de  cooperativos , as regras  e o principal objetivo  a cooperação .




CAPITULO 5 : O JOGO  E O ESPORTE COMO UM EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA

Brotto  destaca as possibilidades do Jogo e do Esporte,perspectivados pelos jogos cooperativos, como um exercício de convivência. Os jogos cooperativos pode ajudar a nos orientar durante a movimentada e  acelerada  transição que já vivemos .

1-CONVIVÊNCIA : UM JOGO DE INTERDEPENDÊNCIA 
Toda existência é uma coexistência , a qualidade de realizações , está ligada a qualidade das  inter-relações .

2 – O (IM)POSSÍVEL  MUNDO ONDE TODOS PODEM  VEN   SER
Deixou de ser uma alternativa , uma novidade uma tendência uma utopia, e constitui-se em uma necessidade  de novos  tempos de maior complexidade.

Ao término Brotto  evidencia que para que sejamos melhores, dependemos somente de nós mesmo,tão mais prazeroso a  integração do que a competição .



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Brotto ressalta as contribuições que a proposta dos Jogos Cooperativos vem oferecendo  para o campo das Ciências do Esporte,focalizando Princípios  Sócio-Educativos de Cooperação

18 comentários:

  1. Na apresentação desse seminário, Lucimara transmite as questões discutidas pelo autor de forma simples e lógica. Ressalta a importância dos jogos cooperativos em nossa sociedade, que tem se tornado cada vez mais individualista e competitiva. Nesse contexto, somos capazes de refletir a importância de saber respeitar o outro e seus limites, um aprendizado que pode ser adquirido com a prática de jogos cooperativos.
    Todas as questões apontadas nesse seminário contribuíram não somente para nossa formação profissional, mas também para nosso posicionamento como cidadãos. Lucimara manteve a postura condizente com a de uma futura profissional da área, respeitando o tempo e abrindo a discussão do tema em classe. Merece nota 10.

    ResponderExcluir
  2. O livro apresentado por Lucimara é de fácil entendimento,houve domínio sobre o assunto, o vocabulário foi bem adequado,houve participação dos alunos e o autor ressalta que o esporte está está no cenário da educação física como uma obra incrível.Nota 10

    ResponderExcluir
  3. A apresentação de Lucimara ocorreu muito bem e com bom domínio de leitura. Transmitiu todo o conteúdo lido de forma coerente e lógica e com bom vocabulário. percebi a necessidade de mais postura perante a turma e esteve dentro do tempo presente. Todos tiveram atenção e houve debate, parabéns pelo esforço, nota 8,5.

    ResponderExcluir
  4. os jogos cooperativos é sempre um bom tema pois envolve inúmeras variáveis, houve um bom entendimento do livro e claro o debate é sempre o ponto auto das apresentações. parabéns a aluna
    nota 9

    ResponderExcluir
  5. O livro apresentado por Lucimara, foi bastante interessante, trazendo em questão um assunto muito importante no campo da Educação Física, que são os jogos cooperativos. Pois através da cooperação de alunos obtemos ótimos resultados. A aluna possuiu um bom entendimento, atribuiu uma linguagem clara e coerente, respondeu adequadamente as questões à ela atribuídas, o tempo foi o suficiente. Parabéns, nota 9!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo livro! De linguagem clara, um dos seminários que mais gostei, mostra a importância dos jogos cooperativos, e como carece a educação física com cooperação, que ultimamente se da tanto valor ao competitivo. NOTA 10

    ResponderExcluir
  7. Livro interessante abordando diversos temas mas sempre ligados entre si, clareza e objetividade ao apresentar , respeitou o limite de tempo, debate produtivo com opinioes diversas dos colegas de sala , nota 10.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito boa a apresentação deste trabalho. Lucimara conseguiu transmitir o conteúdo do livro com clareza e citou várias vezes sobre a importância dos jogos cooperativos, principalmente na introdução dos mesmos na didática das escolas. Houve um debate muito produtivo a cerca do tema por parte dos alunos. Nota 9.

    ResponderExcluir
  10. Achei uma excelente apresentação do livro,linguagem clara,acho bacana enfatizar os jogos cooperativos,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 10!

    ResponderExcluir
  11. Ótima apresentação, tratando de um assunto que deveria ser mais utilizado no dia a dia de um profissional na área da Educação Física. Apresentado de forma clara e precisa com um bom vocabulário. nota 9,5.

    ResponderExcluir
  12. Boa apresentação, a aluna resumiu bem o livro e passou para a turma o assunto de cada capítulo. Manteve uma boa postura e utilizou de um vocabulário correto, demonstrou domínio sobre o assunto e a turma foi atenciosa. 9.

    ResponderExcluir
  13. Foi uma ótima apresentação, que seguiu uma lógica coerente com a obra que estava sendo apresentada, demonstrando domínio da leitura abordada, com vocabulário condizente com uma postura profissional a ser tomada por uma pessoa com conhecimentos específicos sobre o tema, transmitindo a ideia central a todos os participantes em um entendimento simples, tendo a atenção e colaboração de todos no debate, com o tempo estabelecido sendo respeitado pela duração do seminário, nota 9 devido ao esforço e compreendimento alcançado pela seminarista.

    ResponderExcluir
  14. Foi uma boa apresentação, mas porém acho que a timidez atrapalhou na sua postura.Mas de uma forma geral a aluna apresentou com bastante domínio o livro abordando os principais objetivos. Houve participação da turma e a aluna respeitou o tempo proposto. O vocabulário utilizado foi adequado.Minha nota é 9

    ResponderExcluir
  15. Foi uma boa apresentação, mas porém acho que a timidez atrapalhou na sua postura.Mas de uma forma geral a aluna apresentou com bastante domínio o livro abordando os principais objetivos. Houve participação da turma e a aluna respeitou o tempo proposto. O vocabulário utilizado foi adequado.Minha nota é 9

    ResponderExcluir
  16. Lucimara soube transmitir as ideias do livro apresentado de forma clara e objetiva, mostrando domínio e entendimento sobre o conteúdo lido. Trouxe para discussão, os jogos cooperativos e sua importância para o ensino educacional, gerando debate na turma.Merece nota 9,7.

    ResponderExcluir
  17. A aluna transmitiu todo o conteúdo de forma clara, dominando amplamente o assunto, gerando um posterior debate entre a turma. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  18. Boa apresentação, mostrando que com os jogos podemos trabalhar muitas coisas e com a cooperação integrar os alunos. tempo adequado com boa participação dos aluno em debate . nota 9,7

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.