quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sociedade Sarada
Em 2006 o Doutor Alex Branco Fraga publicou o livro Exercício da Informação – governo dos corpos no mercada da vida ativa de 185 páginas pela editora Autores Associados baseado em sua tese de doutorado, ele é licenciado em educação física pelo IPA, mestre e doutor em educação pela UFPR e também escreveu o livro titulado de Corpo, entre outros.
Nos quatro capítulos que integram a obra o autor começa falando sobre suas experiências, ao tentar resolver um exercício sobre “Desconstrução Textual” recorreu a internet, onde encontrou um material relacionado a Vida Ativa X Sedentarismo. Assunto que já o havia interessado desde o inicio do doutorado.
O que mais lhe chamou a atenção foi o texto do Agita São Paulo, que era uma propaganda que promovia a atividade física em situações normais do dia-a-dia, como subir escadas, ir para o trabalho a pé, varrer e limpar a casa, etc.
Segundo Matiello Junior e Gonçalves, citados no livro, um dos problemas é que poucos atendem a essas campanhas e os que atendem, menos ainda levam adiante. Já Francisco Marchi Netto e Ferdinand Persijn, depois de participarem de uma oficina do Agita, publicaram um artigo criticando os princípios do programa e afirmavam que seria um absurdo destinar a verba da saúde para algo que consideravam inócuo (que não causa danos); suspeitavam dos benefícios fisiológicos atribuídos aos 30 minutos de atividades físicas.
Contudo o autor percebe que o programa não estava diretamente ligado a prática de atividades físicas, e sim ao aumento da circulação da mensagem nos meios de comunicação e ao aumento do conhecimento geral de sua existência.
É a partir do sedentarismo que o estilo de vida ativa ganha relevo e com isso a promoção da atividade física ganha terreno nas políticas de saúde pública. Gastos com o tratamento médico servem de justificativa para o investimento em programas de promoção de atividade física.
Mesmo sabendo dos prejuízos, nós continuamos nos tornando cada vez mais sedentários e vários são os fatores para não exercer os nossos exercícios: arquitetura urbana desfavorável, falta de tempo, falta de segurança. Condições climáticas desfavoráveis, tecnologias da comodidade que facilitam a vida, etc.
O Agita São Paulo começou informando para depois incrementar o programa no meio social. O marketing se tornou uma das grandes ferramentas de intervenção na promoção da saúde contemporânea, exigiu do especialista em atividade física a incorporação de novos conhecimentos e habilidades para que pudesse avançar seus domínios sobre o território aparentemente aberto da mídia. Estar na mídia é de certa forma estar em “todos os lugares de uma só vez”.
Não basta apenas “demonizar” o sedentarismo, é preciso também investir pesadamente contra aquelas crenças que expressam e sustentam conceitos, imagens e ideias arraigadas à “velha” cultura corporal. Técnicas como o Tai Chi Chuan na China e a Ioga na Índia são exemplos de práticas consideradas capazes de trazer efeitos fisiológicos benéficos à saúde. Henry Solomom afirmou que exercícios aeróbicos podem apontar fragilidades cardiovasculares e ainda poderiam ampliá-las.
O texto é voltado para pessoas que veem a necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, porém em minha opinião, para que isso ocorra, não são apenas 30 minutos que vão fazer a diferença e sim treino pesado, boa alimentação e horas de sono de qualidade, além de investimento forte das empresas fitness, que se compare aos anúncios de produtos industrializados, pois a mídia sim influencia a cabeça das pessoas.



Pedro Turon de Oliveira 

29 comentários:

  1. 1)Ótima apresentação, contudo faltou um pouco mais de explicação sobre o livro.
    2)Muito boa explicação, havendo até uma adição de ideias fora do livro.
    3)Sim.
    4)Sim.
    5)Bastante, havendo poucos erros.
    6)Sim, apenas um pequeno nervosismo na hora da apresentação, o que é comum.
    7)Sim, bem resumidamente.
    8)Sim, havendo um bom debate após a apresentação.
    9)Foi adequado.
    10)9, por alguns erros normais cometidos.

    ResponderExcluir
  2. 1) Como ponto positivo quero colocar que, mesmo sem um apoio (como o slide), o aluno conseguiu fazer uma boa apresentação. Como ponto negativo destaco a fala baixa do aluno, o que, às vezes, impossibilitava quem estava longe ouvir.

    2) Como dito a cima, mesmo sem apoio, a apresentação foi boa e o conteúdo foi bem apresentado. Em sua apresentação, o aluno colocou seu ponto de vista em alguns pontos, o que mostra o quanto ele estava preparado.

    3) Sim. O livro foi apresentado de forma coerente e lógica, pois toda ideia do livro foi passada e seu entendimento não foi difícil.

    4) Como citado a cima, o aluno demonstrou domínio do livro apresentado, dando sua opinião e respondendo perguntas.

    5) Com um vocabulário informal, o vocabulário foi adequado e correto.

    6) Um aluno que se apresenta em pé, em frente aos colegas, demonstra uma melhor postura, e não foi o caso dessa apresentação.

    7) O conteúdo foi transmitido muito bem e de uma forma de fácil entendimento, porém, um slide,, ajudaria e melhoraria a apresentação.

    8) A turma estava bem atenta e o aluno, com o tema, prendeu mais ainda a atenção de todos.

    9) O conteúdo não ultrapassou o tempo limite e ainda houve espaço para uma boa discussão.

    10) A apresentação mereçe nota 9, pois como disse, faltou uma postura do aluno.

    ResponderExcluir
  3. 1)Muito boa a apresentação do aluno, tratou muito bem sobre o tema proposto, entretanto, houve um pouco de nervosismo do aluno, o que é considerado normal diante de uma apresentação como essa.
    2)Foi uma boa apresentação, houve um debate bastante dinâmico e as perguntas da turma foram respondidas adequadamente pelo expositor.
    3)Sim
    4)Sim, o aluno possuía bastante domínio.
    5)Sim
    6)Sim
    7)Transmitiu bem o conteúdo, porém, daria como dica um pouco de calma, para que não passe aos ouvintes uma insegurança do expositor em questão.
    8)Sim, a turma participou e debateu sobre o livro em questão.
    9)Sim, o tempo do adequado.
    10)Nota 9 devido a alguns contratempos, o que são normais.

    ResponderExcluir
  4. Pedro apresenta grande domínio dessa obra literária, apresentando o tema de forma clara e simples, o que facilita nossa compreensão. Salienta pontos importantes como o uso das atividades do cotidiano como subir escadas, sendo uma forma eficaz de manter o corpo saudável. Mas, em contrapartida, ressalta a falta de vontade e desinteresse de algumas pessoas que preferem as facilidades de exercícios e resultados mais rápidos obtidos em academias.
    O tempo de apresentação foi respeitado e sobrou tempo para discussão, onde diferentes visões acerca do tema foram colocadas e contribuíram para o enriquecimento do seminário. Merece nota 10.

    ResponderExcluir
  5. 1)foi uma boa apresentação

    2) apresentou confiança e conhecimento sobre o livro e o tema.

    3) Sim.Foi bem explicado e de forma de fácil entendimento.

    4) respondeu a todas as perguntas que estavam relacionado ao tema

    5) A linguagem informal foi fácil de entender

    6) sim

    7) ele transmitiu muito bem o conteúdo, a dica é que ele poderia ter falado um pouco auto porque as vezes não dava para ouvir.

    8)o conteúdo foi bem debatido entre os alunos

    9) Não ultrapassou o tempo

    10) 9

    ResponderExcluir
  6. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada, em que trata o livro bem abordado no debate.
    2. Boa apresentação, tema bem abordado
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. tiveram uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordaram bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. não ultrapassaram o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

    ResponderExcluir
  7. Demostrando uma boa compreensão do texto conseguiu retratar com clareza a mensagem transmitida pelo autor mesmo faltando um pouco de entonação, o seminário foi elaborado de forma informal e bem subjetivo abordando bem o tema proposto pelo autor nota 8,5

    ResponderExcluir
  8. 1-)Apesar de no início da apresentação as ideias estavam meio confusas, ele esclareceu todas as questões levantadas
    2-)Foi bem tranquila e favorável
    3-)Para mim soou bem coerente, mesmo não conhecendo o livro
    4-)Devidamente
    5-)Sim, principalmente durante os debates
    6-)Sim, foi claro e bem aberto a perguntas
    7-)O conteúdo foi passado de forma simplificada, mas diria que é melhor fazer a apresentação em tópicos para organizar as ideias
    8-)No geral bem atenciosos
    9-)Foi dentro do prazo
    10-)Nove pelos debates

    ResponderExcluir
  9. O livro foi apresentado de maneira clara e objetiva, assim facilitando o entendimento e despertando interesse sobre o tema tratado no livro e causando interação da turma no debate sobre as questões levantadas no livro, apresentou domínio no tema e coerência. Nota 10 por tratar o tema de forma interessante e reflexiva

    ResponderExcluir
  10. 1-)Achei muito boa a apresentação dele, e não consegui enxergar nenhum ponto negativo em sua fala.

    2-)Tranquila

    3-) Muito coerente

    4-)Sim,apresentou muita segurança

    5)Vocabulário muito bem empregado.

    6-)Foi sim, achei bem condizente com que o aluno demonstra.

    7-)Ele transmitiu bastante segurança sobre o assunto abordado

    8-) A turma se impôs bastante nos questionamentos.

    9-)Sim foi dentro do prazo

    10-)9,5

    ResponderExcluir
  11. 1- Coeso, direto ao ponto, soube muito bem explorar os assuntos mais polêmicos, por ser o primeiro à apresentar o nervosismo pegou um pouco.
    2- Bem fluida, agradável prendendo a atenção da sala.
    3- Sim.
    4- Tive a oportunidade de ler um trecho do livro e não é uma linguagem tão simples, por isso ele foi muito feliz em expor seu entendimento.
    5- Simples, mantendo sempre que possível a formalidade.
    6- Sim; mas o fato do nervosismo acabou prejudicando a sua convicção.
    7- Extremamente bem, uma grata surpresa.
    8- Em quase todo o momento.
    9- Adequado
    10- Grande Turon, mandou bem. NOTA 9.5

    ResponderExcluir
  12. As ideias do livro, apresentado pelo Pedro, nos faz refletir sobre as varias campanhas/propagandas mostradas nos meios comunicação para que a sociedade se exercite em seu dia a dia (como ir ao banco a pé, subir escadas e não o elevador...), o que é algo bom e valido para uma população em que o tempo vale ouro e esta cada vez mais corrido, no entanto, como o próprio livro fala, muitos começam a praticar tais atitudes, mas desistem no meio do caminho, preferindo as facilidades como o uso de remédios que prometem milagres. Pedro soube transmitir as ideias do autor, de forma clara e especifica, comparando com a atualidade, o que facilitou o entendimento do tema tratado no livro, além disso, levantou uma questão para discussão sobre o uso de anabolizantes, o que promoveu um debate que fez gerar várias reflexões acerca do tema. Merece 10, pois soube dominar os assuntos abordados pelo autor, o que facilitou para que a turma entendesse sobre, gerou debate com vários pontos positivos e negativos analisados pela turma sobre anabolizantes, conseguiu responder ao seu jeito alguns questões abordadas durante a discussão.

    ResponderExcluir
  13. 1- Apresentação muito boa, mostrando que tinha total domínio do livro.
    2- Soube tratar bem o tema proposto.
    3- Foi apresentado de forma coerente, de fácil entendimento.
    4- Sim, demonstrou bastante domínio da obra.
    5- Vocabulário bem empregado.
    6- Sim, mostrou profissionalismo.
    7- Transmitiu bem, consegui entender todos os argumentos.
    8- Sim
    9- A turma foi bastante participativa
    10- 9

    ResponderExcluir
  14. Apresente os pontos positivos e negativos que você identificou no seminário sobre o livro selecionado.
    Descreva como foi a apresentação do livro.
    A apresentação do livro aborda as diferenças entre as atividades físicas e o sedentarismo, informando sobre benefícios e malefícios em torno de suas práticas em relação a sociedade atual.

    O livro foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Foi apresentado de uma maneira coerente, o conteúdo presentado seguiu um ideal lógico expresso pelo autor e interpretado corretamente pelo aluno.

    O expositor(a) demonstrou domínio na leitura do assunto?
    Sim. O expositor demonstrou bom domínio do conteúdo intelectual nos textos relativos a obra apresentada.

    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    O vocabulário utilizado no texto foi compreendido e interpretado de maneira clara, objetiva e simples.

    A postura do aluno(a) foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim. o aluno soube interpretar o tema e se comportar de maneira profissional, esclarecendo e debatendo a obra com as pessoas que estavam buscando compreensão sobre o assunto em questão.

    O/A apresentador transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria?
    Sim. Transmitiu o conteúdo de uma modo pessoal, com um entendimento obtido individualmente, porém, sabendo colocar de forma precisa, seu pensamento e transmiti-lo aos participantes do seminário.

    Houve atenção e participação da turma?
    Sim. As pessoas ouviram e conseguiram chegar a conclusões, de um modo pessoal, em diferentes níveis de compreensões sobre o tema abordado.

    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi desrespeitado/suficiente?
    Sim. Foi adequado, respeitando os limites de tempo pré-estabelecidos, e dispondo de um tempo suficiente para a apresentação.

    Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído.
    nota 9. Embora tenha sido uma boa apresentação, como primeiro seminário, deve-se ter um senso crítico de buscar sempre melhorar cada vez mais o nível em futuras apresentações.

    ResponderExcluir
  15. 1-Não apresentou pontos negativos;
    2-Apresentação de forma lógica e de fácil entendimento;
    3-Apresentou entendimento do livro;
    4-Domínio do assunto tratado;
    5-Apresentou domínio do vocabulário;
    6-Apresentou ter capacidade de passar conhecimento sobre determinados assuntos;
    7-Apresentou o assunto de condizente; a dica seria de uma apresentação em pé;
    8-A turma apresentou interesse, gerando assim, o debate;
    9-Respeitou o tempo previsto;
    10-9, devido a postura do seminarista.
    9-

    ResponderExcluir
  16. 1)Seminário muito coerente, objetivo e mostrando domínio do assunto tratado no livro. Não apresentou pontos negativos.
    2)Apresentação lógica e de fácil entendimento para ser mostrado a quem não leu o livro ainda.
    3)Sim, o livro foi tratado de modo coerente e lógico
    4)Sim, o expositor conseguiu passar o conteúdo que leu no livro para a turma, mostrando domínio total do livro.
    5)Sim, vocabulário foi adequado para a apresentação.
    6)A postura do expositor demonstrou que ele está preparado para se aprofundar nos conteúdos profissionais da área.
    7)O conteúdo foi muito bem transmitido, utilizando argumentos coerentes.
    8)A turma foi bastante participativa e ocorreu um debate muito bom sobre o assunto.
    9)O tempo limite foi respeitado.
    10)9,5. Seminário muito bem apresentado, gerou um debate bacana com a turma.

    ResponderExcluir
  17. 1. Mostrou domínio ao tratar do assunto. Não encontrei pontos negativos.
    2. Conseguiu através da apresentação alertar sobre os dois extremos tratados no livro.
    3. Foi apresentado com coerência e lógica.
    4. Demonstrou domínio ao falar do assunto.
    5. O vocabulário foi adequado.
    6. A postura do aluno foi condizente com o que se espera.
    7. Transmitiu bem sobre o assunto, e soube responder as perguntas no debate entre a turma.
    8. Sim, houve um debate.
    9. O tempo foi adequado e ficou dentro do estipulado.
    10. Foi bem, 9,5.

    ResponderExcluir
  18. 1 - O assunto foi dominado e não apresentou pontos negativos.
    2 - Apresentação muito coerente e de fácil entendimento.
    3 - Sim. O livro foi apresentado de forma lógica
    4 - Sim, o assunto foi dominado pelo seminarista.
    5 - Sim, o vocabulário usado foi adequado.
    6 - Sim.
    7 - A ideia do livro foi bem transmitida.
    8 - Toda a turma foi participativa.
    9 - Foi apresentado dentro do limite de tempo.
    10 - 9,5.

    ResponderExcluir
  19. 1 - Positivo: Relatar sobre o espaço das atividades físicas que ganha espaço quando o sedentarismo ganha terreno nas políticas se saúde pública.
    2 - O conteúdo foi bem apresentado.
    3 - Sim.
    4 - Devido a ser o primeiro a apresentar, mostrou um pouco de nervosismo no começo. Mas o domínio da leitura foi muito boa.
    5 - Sim.
    6 - Sim, mostrou profissionalismo e muito sério nas falas sobre o tema.
    7 - Sim, demostrou sinceridade sobre o tema. E com o entendimento dele transmitiu de forma objetiva aos colegas.
    8 - Sim, todos participaram com debate e perguntas sobre o tema apresentado.
    9 - Sim, foi respeitado dentro do tempo proposto.
    10 - 9

    ResponderExcluir
  20. Foi uma apresentação muito boa, tratando muito bem o conteúdo da obra. Porém faltou entrosamento com a turma. Pedro teve vocabulário coerente e de fácil entendimento, foi possível perceber que ele entendeu a obra e consegui passar para toda a turma. Achei que deveria ter tido mais postura perante a turma. Todos participaram e a apresentação esteve dentro do tempo limite. Aderido ao trabalho nota 8,5.

    ResponderExcluir
  21. Foi uma boa apresentação, pois o Pedro teve uma fala de fácil entendimento e a apresentação proporcionou um bom debate. Darei nota 8.5, pois faltou um maior aprofundamento ao tema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Ótima apresentação, domínio completo do livro apresentado, e proporcionou um bom debate na turma.
    Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  23. 1)Apresentação muito boa, não teve pontos negativos.
    2)O aluno apresentou o conteúdo de forma clara, com domínio do conteúdo do livro.
    3)Sim, foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4)Como disse acima, o aluno teve o domínio do conteúdo proposto no livro.
    5)Vocabulário correto e adequado.
    6)Sim.
    7)Ele transmitiu muito bem o conteúdo.
    8)Teve a atenção da turma e debate.
    9)Tempo adequado, proporcionando um debate ao final.
    10)9,5

    ResponderExcluir
  24. Apresentou de maneira clara as ideia propostas pelo livro, gerou bastante discussão por ser um tema bastante discursivo,atendeu aos criterios necessarios para se apresentar um seminario, dentro do prazo , apresentou linguagem culta e total dominio do livro, nota 9.

    ResponderExcluir
  25. Como foi o primeiro trabalho, não irei considerar a questão da timidez. Mas em geral o aluno fez uma ótima apresentação, abordando com clareza os assuntos do livro, abrindo espaço para que os demais alunos pudessem opinar e discutir sobre o tema, pois a sua apresentação foi mais curta, não ultrapassou o tempo permitido. Pedro demonstrou domínio sobre o assunto do livro, obteve uma boa postura. Minha nota é 9

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.