quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Resenha do livro 'Metodologia do Ensino de Educação Física"

Alunos: Mariana Fonseca de Paula e Allyson Pereira Villela


Na obra, os autores buscam compreender os modos da Educação Física escolar que são: desenvolvimento da aptidão física a reflexão sobre a cultura corporal e as relações de suas matrizes pedagógicas.
1° - A respeito do projeto politico pedagógico: Os autores destacam uma característica emergente chamada de crítico-superadora que tem três características diferentes, sendo elas, diagnostica, judicativa e teleológica. Diagnóstica porque toma no conhecimento e lê os dados da realidade, é também judicativa, uma vez que julga essa constatação a partir de uma ética proveniente de interesses de determinada classe social e, por fim, teleológica, pois há um objeto específico. Assim tendo em vista as determinações de classes o projeto político-pedagógico representa uma intenção, a qual o professor deve ter bem definida.
2° - Concepção de currículo ampliado: Nesse segundo item, os autores destacam principalmente que o currículo é a reflexão do aluno, desenvolvendo e construindo sua capacidade intelectual. A função da escola seria tomar para si o conhecimento cientifico dando-lhes um tratamento metodológico a fim de debater com a realidade sociocultural dos alunos.
3° - Alguns princípios curriculares no trato com o conhecimento: Nas disciplinas, todos os conhecimentos tratados na sala de aula devem sempre estar relacionados e vinculados à realidade sociocultural do aluno, deste modo, contribuindo com a construção de suas identidades de classe. Assim os conteúdos devem ser ministrados de forma simultânea e espiralados, preservando sua historicidade para que o aluno tenha sempre uma noção de totalidade do conhecimento.
4° - Ciclos de escolarização: Os autores apresentam um novo modelo que deveria ser utilizado para ministrar os conteúdos na escola, são divididos em quatro Ciclos:
O primeiro Ciclo de escolarização seria o período da pré-escola até a 3ª série, onde os alunos estão em “contrariedade” tentando identificar as semelhanças e as diferenças que por sua vez, aparecem de forma difusa e misturadas.
O segundo Ciclo vai da 4ª à 6ª séries. É onde os alunos começam a sistematizar o conhecimento. Neste ciclo o aluno já teria desenvolvido a capacidade de abstração, estabelecendo relações complexas entre as coisas, assim tendo um salto qualitativo no momento que consegue estabelecer relações.

O terceiro ciclo seria da 7 ª à 8 ª séries. Esse ciclo seria a ampliação do conhecimento, onde desenvolveria a consciência da atividade teórica, dando um salto qualitativo quando se tornaria capaz de reorganizar e identificar os dados da realidade através do pensamento teórico.
E por fim o ultimo ciclo é do 1° ao 3° ano do ensino médio e denomina-se ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento. Aqui o aluno desenvolveria a capacidade de refletir sobre os objetos, assim dando um salto qualitativo quando passa a ser produtor de um conhecimento cientifico quando é submetido às atividades de pesquisa.
No segundo capítulo da obra, logo no inicio os autores apresentam a definição de educação física como sendo uma prática pedagógica, que no âmbito escolar, são formas de atividades expressivas corporais, como danças, esportes e ginásticas que por sua vez, caracterizam a cultura corporal. Com o objetivo de facilitar o entendimento da história da educação física.

“Metodologia do Ensino da Educação Física: a Questão da Organização do Conhecimento e sua Abordagem Metodológica” é o nome do terceiro capítulo. Nele vemos que a Educação Física é uma disciplina que trata de uma área denominada “cultura corporal”. Assim como a matemática, a geografia ou o português, a educação física tem que ser tratada como uma matéria que precisa ter seus valores e conhecimentos transmitidos aos alunos através das escolas.
Para isso acontecer, o conhecimento precisa ser sistematizado, o tempo de aprendizagem para absorção dos conteúdos tem que ser respeitado e métodos didático-metodológicos são necessários para ensinar os alunos.
Os autores mostram que para transmitir o conteúdo ao aluno, sua situação econômica, social, cultural e até mesmo pessoal devem ser conhecidas e analisadas pelo professor para obter sucesso em seus ensinamentos.
No capítulo 3 existe um exemplo de sistematização e distribuição dos conteúdos na rede escolar que tem como referência o livro “Contribuição ao debate do currículo em Educação Física: uma proposta para a Escola Pública”. Seguindo essa referência, os conteúdos deveriam ser divididos da seguinte maneira: Jogo, esporte, capoeira, ginástica e dança. Essa divisão é vista como um modo mais prático de ensinar aos alunos a importância histórica de cada atividade.
O quarto capítulo do livro discute os métodos utilizados para avaliar os alunos no Brasil. Segundo Faria Júnior, a avaliação da educação física estabelece critérios com fins classificatórios e seletivos, tendo como conseqüência a discriminação e evasão dos alunos.
A avaliação do processo ensino-apredizagem é muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos.
Os métodos avaliativos que prevalecem hoje em dia são meramente ilustrativos e só são aplicados para atender as normas expressas nas escolas e na legislação. Podemos observar isso nas “listas de presença” que circulam pelas escolas. Essas listas são utilizadas como parte do método avaliativo sendo que não provam em nenhum momento, que o aluno está conseguindo seguir o raciocínio e conteúdo que o professor está tentando passar a ele.
A discriminação existente devido aos métodos avaliativos pode ser percebida quando os professores separam grupos nas salas e escolhem “líderes” para tais grupos, levando em conta qual aluno é considerado “mais capaz”.
Esses fatos acabam tornando a educação física escolar numa atividade desestimulante, segregadora e até aterrorizante, principalmente para alunos considerados menos capazes ou não aptos.
O processo avaliativo que o livro propõe, leva em conta o projeto histórico, as condutas humanas, as práticas avaliativas, as decisões em conjunto, o tempo pedagogicamente necessário para aprendizagem, a compreensão crítica da realidade, entre outras coisas.
Considerações sobre o livro:
Como a obra possui a opinião de vários autores, foi possível retirar dela pontos de vista diferenciados e que mesmo assim tem como objetivo comum encontrar uma metodologia de ensino da educação física mais organizada e que tenha um efeito positivo e duradouro na vida dos alunos. Os métodos utilizados hoje, podem receber várias alterações e melhorias para que abranja um numero maior de alunos em diferentes classes sociais, e o livro tenta propor algumas soluções e idéias para novos métodos. Os autores procuraram ter como base a história e cultura dos alunos, para manter as avaliações mais justas.

Referências bibliográficas:

Autores:
Micheli Ortega Escobar
Elizabeth Varjal
Valter Bracht
Celi Taffarel
Carmen Lúcia Soares
Lino Castellani Filho
Faria Junior

Título da Obra:
Metodologia do Ensino de Educação Física
Editora: Cortez
Publicação: 1992





32 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom, os métodos de avaliação proposto pela escola, creio que devem sim sofrer algumas alterações, talvez com o intuito de ir ocorrendo alterações até chegar na remoção total. Mas por esse fator ter vestígios de um passado histórico, talvez seja um pouco difícil e demorada essa mudança.

      Excluir
  2. 1) O seminário foi bem elaborado, não obteve nenhum ponto negativo

    2)A apresentação foi bem explicativa e fácil de entender

    3)sim

    4)Eles explicaram muito bem e houve domínio de leitura

    5)sim

    6)Sim

    7)Apresentou, a dica é que o assunto deveria ser mais discutido em sala

    8)sim houve

    9)foi bem adequado

    10) 10 pontos

    ResponderExcluir
  3. 1)Positivo, houve uma boa apresentação do seminário para a turma.
    Na minha opinião não houve pontos negativos.
    2)Muito boa, com dedicação a apresentação.
    3)Sim.
    4)Sim.
    5)Sim.
    6)Foi boa, devido a ser o primeiro trabalho a ser apresentado dessa maneira.
    7)Transmitiu bem.
    8)Sim.
    9)Houve um tempo adequado.
    10)Nota 10.

    ResponderExcluir
  4. 1)Ótima apresentação da dupla, sem pontos negativos.
    2)Uma apresentação clara com uma boa explicação do tema.
    3)Sim.
    4)A dupla teve sim o domínio.
    5)Sim, vocabulário claro, de fácil entendimento e coerente.
    6)Sim.
    7)Os apresentadores transmitiu muito bem o conteúdo proposto pelo livro.
    8)Sim, atenção da turma e participação, porém o tempo não foi suficiente para um maior debate.
    9)Sim, o tempo foi adequado.
    10)10

    ResponderExcluir
  5. 1)Uma apresentação muito bem elaborada e apresentada pela dupla, se tratando de um assunto muito importante que é a metodologia do ensino em escolas, pois os projetos pedagógicos bem elaborados são fundamentais na formação do aluno.
    2)Uma ótima apresentação, as questões estabelecidas foram bem claras e devidamente respondidas.
    3)Sim
    4)Sim
    5)Sim
    6)Sim
    7)A dupla apresentou uma transmissão muito objetiva e uma grande dominação sobre o livro que leram.
    8)Sim, muita atenção dos colegas de classe.
    9)Sim, o tempo foi adequado.
    10)10

    ResponderExcluir
  6. Um ponto positivo dessa apresentação, é nos ajudar a compreender a importância da união entre a parte teórica e prática no ensino da Educação Física nas escolas. Dessa forma, se desconstruiria a visão de disciplina voltada ao culto “corpo” com exercícios que trabalham exclusivamente o físico e não, a mente, a cultura, etc. Essa questão se torna muito importante em nossa futura atuação na área.
    Mariana e Allyson estruturaram a apresentação do seminário de forma clara, trazendo questões que nos ajudam a entender o tema. Usam uma linguagem coerente à postura de um profissional. Respeita-se o tempo de apresentação, mas apesar das questões e dúvidas geradas na turma, não sobrou tempo para discussão, parte importante para compreender o tema. Merecem nota 10.

    ResponderExcluir
  7. 1) Um tema muito boa para discussão e por isso deveria ter sido mais discutido, como ponto positivo, o próprio tema que é de extrema importância em nossa profissão.

    2) Os alunos pareciam um pouco perdidos em sua apresentação e isso impossibilitou um bom entendimento do tema.

    3) Apresentado de forma coerente e lógica, o livro foi de fácil entendimento.

    4) Como citado acima, ambos pareciam pouco perdidos com o tema e por isso senti falta do domínio do assunto.

    5) De forma bastante compreensível, o vocabulário usado foi adequado.

    6) A apresentação que se espera de um profissional não foi vista, pois um profissional se posiciona em frente a todos.

    7) Uma dica seria um auxilio de um resumo ou dos slides, mas da forma como foi o conteúdo também foi bem apresentado.

    8) A turma toda participou e prestou atenção.

    9) O tempo não foi extrapolado e houve debate.

    10) Nota 8 devido a estarem perdidos com o tema e a postura apresentada.

    ResponderExcluir
  8. Tema otimo pra ser discutido, ponto negativo foi a falta de tempo para os argumentos e perguntas da turma. Foi apresentado de forma coerente, o conteúdo foi bem transmitido e a turma cooperou muito com a apresentação, tempo não foi extrapolado e por isso merecem nota 10

    ResponderExcluir
  9. Tema otimo pra ser discutido, ponto negativo foi a falta de tempo para os argumentos e perguntas da turma. Foi apresentado de forma coerente, o conteúdo foi bem transmitido e a turma cooperou muito com a apresentação, tempo não foi extrapolado e por isso merecem nota 10

    ResponderExcluir
  10. 1) Ponto positivo foi demonstrar que existe uma metodologia de ensino, não houve ponto negativo

    2) Foram bem claros.


    3)Sim

    4) Sim aparentaram bastante dominio.

    5) Sim excelente vocabulário.

    6) Apresentaram segurança

    7) Foi muito bem transmitida.

    8) Vários colegas expressaram suas opiniões

    9)Dentro do tempo.

    10) 9,8

    ResponderExcluir
  11. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada, em que trata bem o assunto
    2. Boa apresentação
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. teve uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. Abordaram bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. não ultrapassaram o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

    ResponderExcluir
  12. A apresentação foi positiva e de boa discussão, demonstraram domínio do assunto e coerência, respeitando o tempo limite, o livro foi apresentado de forma objetiva e de fácil entendimento fazendo com que prendesse a atenção da turma por isso minha nota é 9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Boa exposição das ideia apresentadas no livro, negativo nada muito comprometedor.
      2- Um livro complicado com um tema desconhecido por muitos, souberam bem passar a ideia dele à turma
      3- Sim
      4- Sim, trazendo leveza na linguagem de um livro com linguagem mais densa.
      5- Sim.
      6- Sim, com um pouco de desconforto do nervosismo.
      7- Uma imposição maior da voz.
      8- Sim.
      9- Adequado.
      10- NOTA 8

      Excluir
    2. 1- Boa exposição das ideia apresentadas no livro, negativo nada muito comprometedor.
      2- Um livro complicado com um tema desconhecido por muitos, souberam bem passar a ideia dele à turma
      3- Sim
      4- Sim, trazendo leveza na linguagem de um livro com linguagem mais densa.
      5- Sim.
      6- Sim, com um pouco de desconforto do nervosismo.
      7- Uma imposição maior da voz.
      8- Sim.
      9- Adequado.
      10- NOTA 8

      Excluir
  13. Gostei da apresentação, a dupla foi condizente com o conteúdo do livro e conseguiram transmitir de modo bem adequado. Percebi um ponto negativo pela pouca interação com a turma, o que ficou mais voltado apenas para as informações transmitidas para a turma. A dupla manteve coerência e logica em relação aos temas do livro. Souberam lidar com o vocabulário e senti um pouco de falta de postura durante a apresentação. A apresentação esteve dentro do limite e toda a turma demonstrou atenção no seminário, não havendo muito debate. Atribuo nota 8,5 pela dedicação que tiveram com o trabalho.

    ResponderExcluir
  14. 1- Apresentação muito boa, trazendo uma ótima discussão para a sala.
    2- A apresentação foi bem clara e objetivo.
    3- A dupla fez uma apresentação coerente e lógica.
    4- A dupla mostrou um bom domínio do assunto tratado no livro.
    5- Sim.
    6- Sim.
    7- A dupla soube transmitir muito bem o assunto.
    8- A turma foi bem participativa.
    9- O tempo foi devidamente respeitado.
    10- 9,5

    ResponderExcluir
  15. Apresente os pontos positivos e negativos que você identificou no seminário sobre o livro selecionado.
    Não houveram pontos negativos na apresentação.
    Descreva como foi a apresentação do livro.
    O livro apresenta sobre as metodologias de ensino na Educação Física, fala especificamente do âmbito escolar e das suas relações com a cultura corporal e capacidade intelectual, visando abranger um número cada vez maior de alunos e diferentes características socioculturais.

    O livro foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim. Foi apresentado de um modo coerente baseado nos ideais dos autores e seguindo uma lógica de explicação e interpretação dos alunos, para a compreensão que foi obtida e transmitida na apresentação.

    O expositor(a) demonstrou domínio na leitura do assunto?
    Sim. Os autores demonstram domínio do assunto abordado, evidenciando com clareza uma preparação para falar sobre o tema, embora tenha sido utilizada a leitura em períodos específicos, para melhor entendimento.

    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim. O vocabulário respeitou o tema do livro, falando clara e diretamente o ideal que deviria ser transmitido para a turma que estava assistindo.

    A postura do aluno(a) foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim. A postura dos alunos foi bem segura, nas atitudes e nas palavras que estavam sendo ditas, o que é um grande diferencial na área de Educação Física, em saber se colocar diante de seus alunos e expressar seus ideais com base em interpretações, para aplicação da didática tanto em âmbito escolar como esportivo.

    O/A apresentador transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria?
    Sim. os apresentadores, transmitiram a ideia central da obra, de um modo que ficou bem claro os entendimentos adquiridos de cada um tendo como base o livro apresentado.

    Houve atenção e participação da turma?
    Sim. Houve uma participação da turma que contribuiu com perguntas e pontos de vista diferentes, visando a construção de opiniões mais abrangentes sobre o tema.

    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi desrespeitado/suficiente?
    O conteúdo se encaixou na disponibilidade de tempo, possibilitando o acesso a perguntas e comentários ao final da apresentação que vieram a complementar a apresentação de um modo geral.

    Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído
    Nota 9,5. Levando em conta que foi uma apresentação boa, entretanto, nem todos alunos recebem esta mesma preparação para o âmbito escolar, sendo o tema direcionado para esta área, a utilização destes métodos ficam limitados em sua grande maioria, a didática e aprendizado escolar.

    ResponderExcluir
  16. 1-A apresentação foi muito boa, não tendo pontos negativos;
    2-Apresentaram de maneira clara e objetiva o assunto escolhido;
    3-Apresentação de fácil entendimento;
    4-Demonstraram domínio do assunto;
    5-Vocabulário de forma clara, possibilitando o fácil entendimento;
    6-Apresentaram postura, durante a apresentação;
    7-Transmitiram bem o conteúdo, porém, em alguns momentos a fala atrapalhou;
    8-A turma demonstrou interesse e participação;
    9-Respeitaram o tempo proposto;
    10-9,8, devido a fala em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  17. 1. Não encontrei pontos negativos durante a apresentação, muito boa.
    2. Apesar do livro ser complicado os alunos conseguiram passar a ideia pra turma de forma clara.
    3. Apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Os expositores demonstraram domínio sobre o assunto.
    5. Vocabulário utilizado foi correto e adequado.
    6. A postura dos alunos ao apresentar foi condizente com o esperado.
    7. Transmitiram bem o conteúdo apesar de ser um livro complexo.
    8. Houve atenção e participação da turma.
    9. A apresentação ficou dentro do tempo estabelecido.
    10. Boa apresentação, 9,5.

    ResponderExcluir
  18. 1 - Seminário muito bom, sem pontos negativos.
    2 - Livro muito bem apresentado pela dupla.
    3 - Seguiram uma linha de raciocínio lógica.
    4 - Ambos dominavam o assunto do livro.
    5 - Sim.
    6 - Sim.
    7 - A ideia do livro foi bem transmitida.
    8 - A turma se manteve atenta e participativa durante a apresentação e o debate.
    9 - Foi passado o conteúdo dentro do prazo estipulado
    10 - 10.

    ResponderExcluir
  19. 1 - SEMINÁRIO MUITO BOM.
    2 - A DUPLA APRESENTOU A OBRA, SENDO DA SEGUINTE FORMA: UM PARTICIPANTE INICIOU-SE COM BIOGRAFIA DO AUTOR, INTRODUÇÃO E O CONTEÚDO NO GERAL.
    3 - SIM.
    4 - SIM, A DUPLA APRESENTOU NO INÍCIO UM POUCO DE NERVOSISMO, MAS NADA QUE ATRAPALHOU O MÉRITO DELES.
    5 - SIM.
    6 - SIM, MAS NO INÍCIO TEVE UM POUCO DE DIFICULDADE NA APRESENTAÇÃO. MAS EM SEGUIDA, SUPEROU E MOSTROU AOS COLEGAS OBJETIVO SOBRE O TEMA ESTUDADO.
    7 - SIM, A RESPOSTA DESSA QUESTÃO É CONFORME MENCIONEI NA RESPOSTA ANTERIOR.
    8 - SIM, É BASTANTE ATENÇÃO. FOI UM DOS TEMAS QUE MAIS GEROU DEBATE E DISCUSSÃO DEPOIS DA OBRA APRESENTADA.
    9 - O TEMPO FOI CORRETO.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  20. 1 - SEMINÁRIO MUITO BOM.
    2 - A DUPLA APRESENTOU A OBRA, SENDO DA SEGUINTE FORMA: UM PARTICIPANTE INICIOU-SE COM BIOGRAFIA DO AUTOR, INTRODUÇÃO E O CONTEÚDO NO GERAL.
    3 - SIM.
    4 - SIM, A DUPLA APRESENTOU NO INÍCIO UM POUCO DE NERVOSISMO, MAS NADA QUE ATRAPALHOU O MÉRITO DELES.
    5 - SIM.
    6 - SIM, MAS NO INÍCIO TEVE UM POUCO DE DIFICULDADE NA APRESENTAÇÃO. MAS EM SEGUIDA, SUPEROU E MOSTROU AOS COLEGAS OBJETIVO SOBRE O TEMA ESTUDADO.
    7 - SIM, A RESPOSTA DESSA QUESTÃO É CONFORME MENCIONEI NA RESPOSTA ANTERIOR.
    8 - SIM, É BASTANTE ATENÇÃO. FOI UM DOS TEMAS QUE MAIS GEROU DEBATE E DISCUSSÃO DEPOIS DA OBRA APRESENTADA.
    9 - O TEMPO FOI CORRETO.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  21. 1) Um certo nervosismo atrapalhou a dupla atrapalhando um pouco na exposição das ideias, mas o conteúdo como um todo foi bem apresentado

    2)De modo geral a apresentação foi boa, no começo estavam nervosos mas foram se acertando ao decorrer da apresentação

    3)De modo geral sim

    4)Sim

    5)Sim

    6)Faltou um pouco de postura

    7)Sim. Talvez o uso de slides evitaria momentos em que pareciam perdidos

    8)Sim

    9)Sim

    10) A apresentação foi boa e darei 8 pontos pela falta de clareza em alguns momentos

    ResponderExcluir
  22. A dupla soube apresentar as ideias do livro, dentro do prazo previsto, sobre como a educação física é empregada nas escolas, nos fazendo refletir que a vários pontos em que a metodologia utilizada deve se refazer, para que a velha historia de que a educação física cuida só do "corpo" se torne ultrapassada. A dupla estava um pouco nervosa, mas nada que prejudicasse como o todo a apresentação. Nota 9,6.

    ResponderExcluir
  23. Um pouco de nervosismo no início mas não atrapalhou o seminário em um contexto geral.o tema foi bem apresentado com linguagem formal nota 8,9

    ResponderExcluir
  24. 1- Muito bem apresentado, sem pontos negativos ao meu ver.
    2- Direta e objetiva.
    3- SIm
    4- Ambos apresentaram dominio sobre o tema e se expressaram de forma condiente com o tema.
    5- Sim
    6- Mantiveram uma boa postura durante a apresentação apesar do nervosismo demonstrado pela dupla.
    7- Sim, transmitiram bem o conteudo, se enrolaram um pouco no começo mas no decorrer da apresentação conseguiram manter a postura e realizar uma boa apresentação.
    8- Sim, turma bastante participativa em todas as apresentações.
    9- Sim o tempo limite foi respeitado.
    10- 9

    ResponderExcluir
  25. Senti que no inicio da apresentação houve um pouco de insegurança e nervosismo, mas com o decorrer desta, pude compreender melhor sobre o assunto discutido. A dupla respeitou o tempo proposto e abriu espaços para que os colegas de turma pudessem discutir sobre o livro. O vocabulário foi correto e na postura (como dito antes) senti um pouco de nervosismo mas nada que comprometesse a compreensão do livro.Minha dica é que quando sentirem insegurança fazerem um slide ou um resumo para lembrar melhor do assunto. Minha nota é 9.0

    ResponderExcluir
  26. A dupla teve uma boa apresentação , trazendo um tema importante que gera bastante debate e nos mostra a grande forma de trabalhar o conhecimento e a pratica . Nota 9,7

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.