quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

RESENHA DO LIVRO A EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO... E "MENTE"




RESENHA DO LIVRO A EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO... E “MENTE”

MÁRCIO NORBERTO FARIAS
Professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA

DIEGO HENRIQUE DIAS
Aluno da Universidade Federal de Lavras – UFLA, do curso de Educação Física















RESENHA DO LIVRO A EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO... E “MENTE”



INTRODUÇÃO___________________________________________________
O livro A Educação Física cuida do corpo... e “mente” (2007, 22º ed.) analisa os problemas que envolve as atividades físicas sobre a cultura em nosso país. O problema do corpo em nossa sociedade vem sendo colocada em planos inferiores na escala de valores que se vem formando em nossa nação. Os profissionais ligados a área da educação física precisam repensar com mais seriedade o problema do corpo. É nesse sentindo que a nossa cultura está necessitando de uma revolução. Uma revolução que comece com uma “crise”. Uma revolução verdadeira exige a participação crítica de toda uma coletividade interessada em melhorar o padrão cultural de todos os membros.

PALAVRA-CHAVE: Revolução; “crise” e coletividade.






RESENHA_______________________________________________________

O livro do autor MEDINA. J. P. S: A Educação Física cuida do corpo... e “mente” é um livro que movimenta nossa inteligência, instiga a curiosidade e surpreende nossa imaginação. Já na capa podemos observar um instrumento de poder e dominação.
No decorrer da leitura, o livro mostra uma visão crítica e inovadora aos profissionais e os futuros docentes da área das atividades física.
Na visão do autor começa a surgir um momento para ser repensar com mais seriedade o problema do corpo – e em especial a educação física que desde o início de sua história, vem sendo colocada em planos inferiores na escala de valores que se vem formando em nossa nação. O problema do corpo em nossa sociedade tem de ser repensada, e está é uma tarefa urgente dos profissionais ligados à área da educação física. É nesse sentido que a nossa cultura está necessitando de uma revolução. Uma revolução que comece com uma “crise”.
Uma revolução que comece com uma “crise” exige a participação crítica de toda uma coletividade interessada em melhorar o padrão cultural de todos os seus membros, tal revolução não pode, contudo, ser um projeto exclusivo de profissionais da educação física – é necessária uma crescente participação de todas as camadas da população do nível da ação.
Diante desses conceitos precisamos melhorar nossa visão em relação à humanização em todas as suas características críticas expostas pela sociedade no campo da Educação Física. Os estudantes precisam abrir os olhos revendo e pensando no perfil dos profissionais atuantes e procurando reflexão crítica e de ação com o conceito de visão de alternativas inovadoras e transformadoras para a sociedade em todos os paradigmas existente no nosso país.
As atividades físicas têm sido motivo de atenção nos últimos tempos por educadores, médicos, cirurgiões plásticos, nutricionistas etc. Devido o interesse ao crescimento cada vez maior pelas atividades físicas e o significativo crescimento da população por interesse na beleza dos corpos atrai a Educação Física como centro da atenção dando a ela uma responsabilidade mais compromissada.
E nessa perspectiva que se torna necessária, antes de qualquer coisa, a nossa determinação em participar desse processo de transformação do homem e da sociedade brasileira. Precisamos assumir posições – quaisquer que sejam elas -, fundamentá-las criticamente e defende-las. Mas é necessário também revê-las, dobrar-se humildemente diante de alternativas entendidas como tais significativas, e acima de tudo, há de se respeitar as posições contrárias, uma vez que pretendemos buscar um projeto coletivo de convivência mais humana, um projeto que comece no respeito ao individuo como pessoa.
“Agora, a educação dos futuros cidadãos deve passar, automaticamente, pela educação de seus corpos, em particular, a dirigida aos movimentos musculares”. (SAN’ ANNA, 2001).
O professor de Educação Física de excelência e qualidade tem que saber trabalhar com as diferenças do âmbito escolar e dentro das academias. Ele é o principal responsável na lida dos corpos de cada pessoa, do aluno gordo, magro, baixo, alto, branco, negro etc. O professor de Educação Física tem papel fundamental de visar aos alunos à igualdade e não inferiorizando e nem discriminando. Isso faz o profissional avaliar seu próprio trabalho em um conhecimento prático-teórico, e também organizando o seu trabalho na observação, no planejamento e na documentação etc. Esse é um desafio importante nas condições de ser um bom professor.
O professor, que se compromete eficientemente o seu trabalho quando se deparar com tais diversidades fica sendo responsável pelo trabalho satisfatório e de resultados na contribuição do crescimento de seus alunos.
O livro nos leva a um pensamento onde podemos refletir sobre a educação e principalmente os pontos críticos da Educação Física e termos consciência do lado negativo e positivo que ela pode beneficiar no interesse da sociedade, que cada vez mais está á procura das atividades físicas e que o profissional pode causar estímulo buscando uma percepção revolucionária da verdadeira identidade da área e ao mesmo tempo oferecendo metodologias que possa mudar essa realidade de Educação Física Convencional e Modernizadora para uma Educação Física Revolucionaria.
REFERÊNCIAS__________________________________________________

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo... e “Mente”. Campinas: Papirus, 2007.

_______. Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: SANT’ANNA, Denise Bermuzi (Org.). Politicas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. 192 p. 

15 comentários:

  1. Houve uma boa apresentação, que ao mesmo tempo em que falava sobre o livro discutia a opinião de certos assuntos com a turma, porem um pouco de nervosismo na hora de falar, gaguejando um pouco. Domínio do livro, com uma linguagem adequada. Participação da turma nas discussões e tempo adequado de apresentação. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  2. 1. Não encontrei pontos negativos, os pontos positivos foram os questionamentos que fizeram a turma sobre os pontos do livro.
    2. Falaram detalhes sobre o nome do livro e até a imagem usada na capa, falaram também sobre a construção do livro e a formação acadêmica do autor. Apresentam com auxílio de slides e um vídeo sobre o assunto tratado no livro.
    3. Foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Demonstraram domínio sobre a leitura do livro.
    5. Vocabulário empregado foi adequado e correto.
    6. Postura dos alunos foi condizente com o esperado.
    7. Transmitiram bem o conteúdo do livro.
    8. Houve atenção e participação da turma quando questionada pelos alunos que apresentaram o seminário.
    9. Foi adequado ao tempo pré-estabelecido.
    10. Bom seminário, 9.

    ResponderExcluir
  3. Diego e Ingrid fizeram uma boa apresentação, vejo como ponto negativo apenas o fato da apresentação ter muito conteúdo em cada slide, sugiro que fosse mais fácil o uso de palavras chaves para desencadear a mesma, saindo do pretexto de leitura o que segura muito a apresentação. Fora isso foi muito boa, sendo todo o conteúdo passado muito bem, de forma coerente e bem lógica. Ambos os alunos usaram um vocabulário adequado e tiveram postura perante a sala. Houve um pequeno aumento no tempo prescrito e toda a turma teve atenção e bom debate diante das questões geradas pela apresentação. Parabéns pela dedicação, nota 9.

    ResponderExcluir
  4. O contexto do livro apresentado dialogando sobre os rumos da educação física e a cultura foi muito bem apresentado com um pouco de nervosismo mas passou muito bem as perspectivas do autor com relação ao livro foram debatidas amplas idéias sobre o tema o apresentador demonstrou linguagem informal de amplo entendimento nota 9,1

    ResponderExcluir
  5. O único ponto "negativo" foi que poderiam ter sido um pouco mais diretos na explicação, porém, tiveram um vocabulário adequado. Nota 9

    ResponderExcluir
  6. Foi uma boa apresentação, demonstraram domínio sobre o assunto tratado, facilitando o entendimento do livro, respeitando o limite de tempo e proporcionando o debate da turma. Nota 9

    ResponderExcluir
  7. 1.Somente pontos positivos
    2. muito bom.
    3. Apresentação condizente
    4. demonstrou domínio sobre o assunto do livro.
    5. O vocabulário foi correto.
    6. A postura foi adequada
    7. transmitiu bem o conteúdo.
    8. houve participação da turma.
    9. O conteúdo ficou dentro do tempo pré-estabelecido para a apresentação.
    10. nota, 9.

    ResponderExcluir
  8. 1- Boa apresentação .
    2- Muito boa, descreveram bem o livro, interessante também a parte onde falam sobre a capa do livro , interpretaram muito bem.
    3- A apresentação foi condizente com o livro.
    4- Sim, ambos apresentaram domínio sobre o livro.
    5- Sim, vocabulario adequado.
    6- Sim, mantiveram uma boa postura durante toda a apresentação.
    7- Transmitiu muito bem o conteudo de acordo com o que foi passado pelo livro.
    8- Foram ouvidas diferentes opinioes, a turma é bastante participativa.
    9- Sim, tempo dentro do prazo.
    10- nota 9

    ResponderExcluir
  9. Achei uma excelente apresentação do livro ,linguagem clara,ficaram um pouco nervosos na apresentação mais nada que interferisse,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 9,5!

    ResponderExcluir
  10. Um ponto negativo que houve foi que durante a apresentação do seminário da dupla, eles ficaram um pouco nervosos no começo da apresentação, mas isso não interferiu muito. A postura foi correta, mas durante a leitura do conteúdo trazido pela aluna não estava igual ao slide, mas fora isso achei de excelente apresentação. Parabenizo a duplo pelo esforço e pela apresentação. Nota 9.

    ResponderExcluir
  11. Foi uma boa apresentação, o expositor mostrou ter domínio da leitura do livro, seguindo a lógica exposta pelo autor e condizente com o ponto de vista do aluno, tendo um vocabulário apropriado para a apresentação transmitir um bom entendimento e obtendo a participação de todos no debate, nota 9 devido á um nervosismo inicial, que deixaram a linha de pensamento do aluno um pouco controversas, mas, posteriormente foram corrigidas a tempo.

    ResponderExcluir
  12. Ingrid e Diego demonstraram domínio sobre o tema do livro. Apontaram questões importantes para repensarmos nossa postura profissional diante das problemáticas que a Educação Física carrega hoje em dia. Interessante ressaltar o fato que foi exposto por eles, onde a educação Física é desprezada pelas outras disciplinas não sendo necessária a presença de seu profissional em conselhos de classe nas escolas. Diante disso, percebemos a função transformadora que podemos desempenhar como futuros Educadores Físicos para mudar essa lamentável realidade.
    Essa dupla cita exemplos que contribuem muito para a explicação, e enriquecem a discussão do tema. O uso de slides ajudou, porém continha muito texto o que tira um pouco da atenção dos ouvintes. Contudo, ambos demonstram uma postura adequada e respeitaram o tempo de apresentação. Merecem nota 10.

    ResponderExcluir
  13. Achei uma ótima apresentação, o diego mostrou um grande domínio sobre o livro, porém faltou um pouco de preparação da Ingride que leu bastante e suas falas estavam diferentes dos slides oq dificultou um pouco o acompanhamento da turma.Apresentaram dentro do tempo e promoveram um debate interessante.atribuo nota 9

    ResponderExcluir
  14. Achei uma ótima apresentação, o diego mostrou um grande domínio sobre o livro, porém faltou um pouco de preparação da Ingride que leu bastante e suas falas estavam diferentes dos slides oq dificultou um pouco o acompanhamento da turma.Apresentaram dentro do tempo e promoveram um debate interessante.atribuo nota 9

    ResponderExcluir
  15. Ingrid e Diego trouxe um tema extrema importância , que nós temos que sempre repensar sobre o que realmente queremos e valorizar isso. Apresentou no tempo adequado. Nota 9,4

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.