segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha do livro Da cultura do corpo

Referências bibliográficas e especificações:

Da cultura do corpo I Jocimar Oaolio. -- Campinas, SP
Papirus, 1995. -· (Coleção corpo e motricidade)
Sites  : olharfitness.blogspot 
 http://www.unicamp.br/unicamp/imprensa/premios-e-distincoes/premio-zeferino-vaz/2004/jocimar-daolio
Autor : Jocimar Daolio  Nasceu em Bragança Paulista, em 1958. Graduou-se em Educação Física (USP, 1978) e Psicologia (USP, 1983). É mestre em Educação Física (USP, 1992) e doutor em Educação Física (Unicamp, 1997). É professor livre-docente ligado ao Departamento de Educação Motora da Faculdade de Educação Física da Unicamp, onde trabalha desde 1987. É docente das disciplinas Aspectos Socio-Antropológicos da Motricidade Humana e Pedagogia do Movimento III, no curso de Graduação, e Educação Física e Cultura , no curso de Pós-Graduação. Foi Coordenador de Graduação da FEF no período de 1998 a 2000 e atualmente é Coordenador da Comissão de Biblioteca. É autor de vários livros na área e publicou vários artigos e capítulos em periódicos especializados e em coletâneas. Atua na área de Educação Física Escolar.
Descrição da Obra: Da cultura e do corpo é uma obra voltada para o público estudantil, mais precisamente da área de Educação Física,com intuito de instruir e acrescentar o conhecimento acadêmico, com padrões cultos e linguagem clara e objetiva, adaptada através de uma monografia feita pelo próprio Jocimar .













Resenha do livro Da cultura do corpo
“Da cultura do corpo”( Jocimar Daolio. Campinas: Papirus, 1995). Esta obra era a princípio uma dissertação de mestrado do próprio Jocimar Daolio, defendida em dezembro de 1992 na Escola de Educação Física da USP. Por apresentar um tema interessante e altamente discursivo, nos faz questionar e refletir a respeito da atuação de professores de Educação Física nas escolas de rede pública, enfoque principal citado pelo autor da obra. Aborda o estudo da análise do corpo sendo determinado através da cultura, um corpo construído culturalmente através de suas relações sociais considerando a sociedade em que se encontra, tempo, espaço, a situação política, econômica, suas crenças e diversidade cultural. 
O livro é dividido em quatro capítulos sendo o primeiro, “ 1- Antropologia: UM DESLOCAMENTO DO OLHAR.”, que busca resgatar no contexto histórico as bases, o começo de todo estudo  voltado para a metodologia, que deu suporte para construção da área da Educação Física. “A Antropologia nos ensina a evitar qualquer tipo de preconceito, uma vez que todo comportamento humano, por possuir uma dimensão pública, não pode ser julgado por meio de conceitos implacáveis como bom/mau ou certo/errado... Essa contribuição da Antropologia, por si só, é útil para qualquer área do conhecimento e também para a Educação Física, que não tem o hábito de considerar as diferenças existentes entre alunos e grupos de alunos de forma não-preconceituosa”- (Da cultura do Corpo – pág.30).

Apesar de parecer desinteressante e monótono, o primeiro capítulo é de grande relevância para compreensão dos capítulos subsequentes, pois, trata-se da explicação da originalidade deste conteúdo abordado. O segundo capítulo, “ 2- A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO HUMANO”, mostra que o corpo humano é construído culturalmente, sua natureza não se restringe somente ao nível biológico, mas também cultural, considerando assim, que a natureza humana é fruto da relação entre natureza/cultura. As ideias e pensamentos apresentados são usados como forma de fazer o leitor e autor terem esse momento de discussão e reflexão a fim de entenderem o real significado e reforçar a noção dos conhecimentos da área.

O terceiro capítulo, “ 3 - O TRABALHO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. “, fala do começo dos estudos, onde o assunto é colocado em discussão junto a opinião de profissionais da área . É feito um levantamento de dados através de entrevistas  com 10 homens e 10 mulheres, todos eram  professores de Educação Física em atividade para assim, poder entender o comportamento, a relação com os alunos, a forma como as aulas eram ministradas, o ambiente e recursos que eram oferecidos aos alunos. Foi desenvolvido também junto a 14° Delegacia de Ensino, um trabalho onde 12 escolas foram escolhidas para ajudar na pesquisa quanto ao senso relacionado ao local de trabalho. Logo, percebeu-se que havia diferença entra escolas sendo consideradas “ de classe média ” ou “ de classe baixa “ pelo tipo de construção e organização espacial. Das 12 escolas relacionadas, apenas uma, que atendia a  “classe baixa”, tinha uma organização que poderia ser comparada com uma de “classe média”. Os professores foram ouvidos e convidados a compartilhar suas histórias de vida, a relação com a Educação Física desde criança e quanto a resposta e opinião deles a respeito da definição de Educação Física. A maioria encontrou dificuldades para definir.


O quarto e último capítulo, “ DO CORPO MATÉRIA-PRIMA AO CORPO CIDADÃO”, retrata as mudanças ocorridas ao longo do tempo para o desenvolvimento do corpo humano tanto físico quanto intelectual , essa passagem retrata bem e resume o ponto principal deste capítulo:  “O controle sobre o corpo faz-se necessário para a existência da cultura, apesar de ser absolutamente variável entre as sociedades e ao longo do tempo. Esse controle não se dá apenas por meio da imposição de regras sobre os instintos naturais, mas também por meio da construção da própria noção de corpo e de natureza, variável tanto de uma sociedade para outra como de uma época para outra. Assim, o mesmo corpo que torna os homens iguais e membros da mesma espécie também os torna diferentes, e não há nisso qualquer paradoxo, porque a igualdade e a diferenciação são dois aspectos de uma mesma questão. Na medida cm que a igualdade é tomada como critério, é possível perceber a diferenciação e vice-versa “-(Da cultura do Corpo – pág.79;80).


Deixo como conclusão as seguintes perguntas que foram feitas em sala: 
1-Qual será nossa contribuição para área, quando estivermos atuando como futuros profissionais e enquanto somos estudantes do curso de Ed. Física? 
2- Vocês acreditam que da mesma forma que existem professores(as) que nos motivam , nos inspiram, também existem aqueles no qual não queremos nos espelhar?
3- A leitura desse livro apesar dele ser complexo, despertou ainda mais meu interesse pela área. De que forma a leitura do livro escolhido por você influenciou em sua vida ?

19 comentários:

  1. Boa apresentação, contando com boa fala do Juliano, tendo boa postura e entendendo bem sobre o assunto tratado, usando o vocabulário corretamente. Houve uma boa participação da classe, tendo um bom debate, não ultrapassando também o tempo proposto. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Juliano em sua apresentação, expõe o tema de forma simples e lógica. Coloca as discussões propostas pelo autor e nos faz questionar e refletir a respeito da atuação de professores de Educação Física nas escolas públicas. Através dessa obra podemos analisar o corpo e seus significados através do tempo na cultura, suas relações e situações sociais.
    Juliano mantém a apostura esperada de um profissional da área trazendo questões importantes à nossa formação; o tempo foi respeitado e a discussão foi muito proveitosa. Merece nota 10.

    ResponderExcluir
  4. O aluno fez uma ótima apresentação, não houve nenhum ponto negativo,o ponto principal é o controle sobre o corpo nos ensina a evitar qualquer tipo de preconceito não pode ser julgado como bom ou mau. Nota 10

    ResponderExcluir
  5. Juliano apresentou muito bem e com bom domínio sobre a obra lida, conseguiu transmitir todo o conteúdo lido de forma coerente e lógica e com bom vocabulário. Teve postura perante a turma e esteve dentro do tempo presente. Todos tiveram atenção e houve debate, parabéns pelo esforço, nota 8,5.

    ResponderExcluir
  6. Ótima apresentação expressando-se de forma lógica e de fácil entendimento. Nota 10

    ResponderExcluir
  7. Boa apresentação, soube passar a ideia central do livro e abordando bem o tema , proporcionou um bom debate nota 9

    ResponderExcluir
  8. Uma boa apresentação, objetiva e coerente, fazendo com que houvesse um debate entre a classe, embora o aluno estivesse um pouco nervoso, ele se saiu muito bem! O tempo foi devidamente respeitado e houve a participação da turma! Parabéns, nota 9!

    ResponderExcluir
  9. Um ótimo livro e tema para debater, uma ótima apresentação, domínio do tema, sobre os professores da educação física atualmente, trazendo reflexões em que se eu continuar na área, como posso fazer a diferença na educação física. NOTA 10

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a todos pelos comentários , com certeza utilizarei as criticas como forma de aprendizado em minha formação. Gostaria que soubessem que qualquer dúvida ou algo que necessitem de ajuda e for de meu conhecimento estarei sempre a disposição .

    ResponderExcluir
  11. Uma boa apresentação, o aluno foi claro e objetivo demonstrando bom vocabulário e domínio sobre o tema, o tempo foi respeitado e houve debate. Nota 9

    ResponderExcluir
  12. Achei uma excelente apresentação do livro,linguagem clara, objetivo alcançado com a sua presentação juliano,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 9,9!

    ResponderExcluir
  13. Boa apresentação de forma clara e direta, com um bom vocabulário e domínio sobre o tema tratado, expondo os principais pontos do livro. nota 9,5.

    ResponderExcluir
  14. 1.Não houve pontos negativos na apresentação, o ponto positivo foi o debate que gerou entre a turma e o professor. Soube responder a todas as perguntas da turma.
    2.O aluno falou sobre o autor, a construção do livro e no que ele foca. Além disso chegou a um questionamento: “Qual seria a nossa contribuição para a área?”.
    3.Apresentação coerente e lógica.
    4.O aluno demonstrou domínio na leitura do assunto tratado no livro.
    5.Vocabulário utilizado foi adequado e correto.
    6.A postura do aluno foi condizente com o que se espera em uma apresentação de seminário.
    7.O aluno transmitiu bem o conteúdo do livro.
    8.A turma foi atenciosa e participativa.
    9.O conteúdo da exposição ficou dentro do tempo estipulado.
    10.Bom seminário, 9.

    ResponderExcluir
  15. 1 - Não houve pontos negativos na apresentação.
    2 - A apresentação abordou temas sobre a didática no âmbito das escolas públicas.
    3 - Apresentando a sua interpretação sobre a obra, o aluno demonstrou de forma clara, e coerente com o assunto em questão.
    4 - Sim. O aluno apresentou domínio sobre o tema abordado, demonstrando clareza em suas opiniões e pontos de vista relativos com o livro.
    5 - O vocabulário foi adequado com a apresentação, ora, em momentos específicos de modo pessoal, expôs seus ideais de maneira coloquial facilitando o entendimento.
    6 - Sim. A postura foi profissional do começo ao fim, demostrando uma preparação adequada para apresentações do mesmo nível de dificuldade.
    7 - Sim. O aluno transmitiu de forma clara e concisa o conteúdo da obra interpretada, a todos os participantes no debate.
    8 - Sim. Houve a participação e colaboração de todos, contribuindo para um debate bem elaborado.
    9 - Sim. Foi respeitado o tempo limite estabelecido para a apresentação.
    10 - Nota 9,5. Devida a um nervosismo inicial que, atrapalhou o compreendimento inicial sobre a apresentação, que foi corrigida posteriormente, mantendo assim um bom nível até o final.

    ResponderExcluir
  16. Considero que foi uma boa apresentação. Houve perguntas da parte dos alunos, contudo Juliano Matioli foi capaz de responder. O aluno apresentou o livro de forma coerente, o vocabulário utilizado foi bom, o tempo limite foi respeitado. Sendo assim o aluno demonstrou domínio na apresentação e no entendimento do livro. minha nota é 9.1

    ResponderExcluir
  17. Considero que foi uma boa apresentação. Houve perguntas da parte dos alunos, contudo Juliano Matioli foi capaz de responder. O aluno apresentou o livro de forma coerente, o vocabulário utilizado foi bom, o tempo limite foi respeitado. Sendo assim o aluno demonstrou domínio na apresentação e no entendimento do livro. minha nota é 9.1

    ResponderExcluir
  18. Juliano expõe o tema do livro de forma clara e objetiva, nos fazendo refletir sobre a Educação Física nas Escolas e como o professor tem influência no desenvolvimento dos alunos. Houve debate e o aluno soube responder as perguntas, mostrando domínio e entendimento da obra. Merece 9,6.

    ResponderExcluir
  19. O aluno fez a apresentação de seu seminário de acordo com as regras impostas, sendo claro e respondendo as perguntas de todos. Nota 9.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.