quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resenha da Obra: Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil

Alunos: Vinícius G. Santos
               Lucas Benevides do Carmo





Autor: Luiz Zanin Oricchio
Obra: Fome de bola: cinema e futebol no Brasil.
Editora: Imprensa Oficial.


 “Fome de bola: Cinema e futebol no Brasil” é um livro de Luis Zanin Oricchio produzido em 2006 que pertence a coleção “aplauso” da editora “Imprensa Oficial”. Como diz o título, o livro procura interligar a história de cinema e futebol no Brasil, por intermédio de fotos e imagens ao longo da história.
O livro de Luis Zanin Oricchio não só tem um grande acervo que envolva filmes e documentários sobre futebol, como também conta curiosidades desconhecidas da maior parte dos aficionados pelos temas. Uma dessas curiosidades é a de Arthur Friendereich ídolo maior do esporte bretão no país quando o mesmo engatinhava em nossas Terras. Friendereich filho de pai alemão e mãe negra, ajudou em parte (Parte porque mesmo após Friendereich ser ovacionado pelos brasileiros, a seleção não convocava jogadores negros para jogar contra seleções europeias por achar que “faria feio” se escalasse tais jogadores) da quebra da distinção de raças no futebol, pois após marcar o gol da vitória sobre o Uruguai na final do sul-americano de seleções em 1919, Friendereich se tornaria ídolo no Brasil, um ídolo mulato. Leonidas da Silva outro ícone do futebol no país também faz parte de uma dessas curiosidades. Jogador que popularizou a famosa bicicleta, causou espanto na Copa de 1938 na França por suas jogadas acrobáticas, o que lhe rendeu o apelido de “Diamante Negro”, que mais tarde daria nome ao chocolate da Lacta, comercializado até os dias atuais.
Não apenas se tratando de futebol e cinema, “Fome de Bola” conta com diversos fatos históricos em suas páginas. Por se remeter a contar a história dos dois temas supracitados desde os seus primórdios, acaba sendo retratado ambos em diversas fases históricas, como a ditatura no Brasil e a segunda guerra mundial dentre tantas outras.
Em suas páginas finais, Luiz Zanin Oricchio reserva espaço para entrevistas com personagens relacionados a ambos temas centrais do livro. João Moreira Sales, Maurice Capovilla, Oswaldo Caldeira concedem entrevistas a Zanin, que conta também com a participação do rei Pelé que revela curiosidades e reconta sua vitoriosa e longínqua carreira. Por último, Fome de bola conta com um vasto e completo catalogo de filmes e documentários que se relacionam com futebol, datando o primeiro documentário em 1907 e o último em 2006 (ano de lançamento do livro), percorrendo durante essa linha do tempo 98 páginas com fichas técnicas detalhadas sobre os mesmos.
Apesar de fome de bola indiciar ser um livro sobre cinema e futebol, um fato que pode desagradar é que o futebol é amplamente supracitado em relação ao cinema ao contrário do que sugere o título. O livro reserva páginas a contar a história de ambos, porém se tratando de Brasil a história futebolística é claramente mais marcante e detalhada em relação a do cinema.
Contudo fome de bola teve  útil ao agradável com a tabelina cinema e futebol, e conseguiu. O livro conta com inúmeras curiosidades sobre os já citados, que passam despercebidas até mesmo aos olhos dos mais aficionados, se revelando um grande guia de curiosos pelos temas. O livro segue uma linha do tempo em suas páginas que facilita sua leitura e motiva o leitor a continua-lo. Fechando com chave de ouro, o livro tem seu fim em meio a entrevistas e a um catalogo completo que unem os temas,fazendo do livro um prato cheio para os amantes de cinema e futebol.

19 comentários:

  1. Ótima apresentação, mostrando as curiosidades sobre as Copas do Mundo de futebol, ligando principalmente as conquistas do Brasil, mostrando também a evolução do cinema. Boa postura, mostrando conhecimento sobre o assunto. Boa participação da turma e apresentação em tempo adequado. Nota 9,7.

    ResponderExcluir
  2. 1. Não houve pontos negativos na apresentação, trataram bem do assunto que acabou gerando uma polêmica.
    2. Não utilizaram slides, apresentação feita a partir da resenha, falaram da formação do autor, estrutura do livro e fatos históricos do futebol.
    3. Apresentação coerente e lógica.
    4. Demonstraram domínio sobre o assunto.
    5. O vocabulário utilizado na apresentação foi adequado e correto.
    6. A postura dos alunos foi condizente com o que se espera.
    7. Transmitiram bem o conteúdo que se tratava no livro.
    8. A turma foi atenciosa e participativa com debates.
    9. O conteúdo foi adequado ao tempo disponível.
    10. Bom seminário, 9.

    ResponderExcluir
  3. Uma apresentação muito boa, abordando um assunto que gera muitas curiosidades e acabou gerando uma certa polêmica. Foi uma apresentação objetiva, ambos desenvolveram muito bem o assunto e soube debater adequadamente as dúvidas da turma. Parabenizo a dupla pelo seminário. Nota 9,5

    ResponderExcluir
  4. A apresentação dos meninos foi muito boa, pois retrata um tema muito discutido em qualquer lugar: futebol. Tiveram domínio sobre a obra lida e transmitiram bem o conteúdo para a turma. Tiveram bom vocabulário, passando a obra de forma lógica e coerente. Senti que necessitou de um pouco de postura entre ambos. Toda a turma participou, havendo bastante debate em sala. Tudo esteve dentro do tempo disponível. Parabéns meninos, nota 9.

    ResponderExcluir
  5. A apresentação da dupla sobre o livro foi muito boa, abordou sobre o futebol no Brasil e como ele chegou aqui, falou sobre as Copas do Mundo e a participação do Brasil nelas. Não excederam o tempo previsto, teve debate acerca do assunto. Nota 9,7.

    ResponderExcluir
  6. 1. Muito bem exposto o assunto do livro, não vi nenhum ponto negativo achei bem interessante a questão do cinema citado, bastante coerente e lógica, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9,7!

    ResponderExcluir
  7. Os alunos Vinícius e Lucas apresentaram muito bem o seminário, não houve nenhum ponto negativo houve muita participação dos alunos, e as perguntas foram respondidas adequadamente, dominaram muito bem a obra o vocabulário foi de fácil entendimento. Nota 9,5

    ResponderExcluir
  8. Vinícius e Lucas expõe o tema de forma clara e lógica, apesar de sua complexidade. Trata-se da história do futebol e sua relação com o cinema, contando os diversos fatos históricos e problemáticas enfrentadas por ele, como por exemplo o racismo. Essa obra tem grande importância atualmente, pelo fato de que o Futebol vem sendo super valorizado, principalmente em filmes, onde é facilmente manipulado; uma forma de iludir e passar uma visão perfeita de "País do Futebol", de pessoas saudáveis e culturalmente ativas, porém sabemos que muitas dessas questões são falsas.
    Vinícius e Lucas desenvolvem o tema muito bem e demonstram conhecimento sobre ele. Tais discussões são muito importantes à nossa formação.
    O tempo foi respeitado e a postura de ambos foi condizente com a de futuros profissionais da área. Merecem nota 10.

    ResponderExcluir
  9. Apresentaram fatos de várias épocas a respeito do assunto, demonstrando que se aprofundaram no livro, pois trouxeram dados que não constavam na obra. Foi de fácil entendimento expressando-se de forma lógica. Nota 10

    ResponderExcluir
  10. Como foi agradável de ver a apresentação dos dois. Descontraída e com conteúdo muito interessante (apresentando a "partida da morte" um elemento a mais), eles fizeram uma das melhores apresentações.
    NOTA: 10

    ResponderExcluir
  11. Como foi agradável de ver a apresentação dos dois. Descontraída e com conteúdo muito interessante (apresentando a "partida da morte" um elemento a mais), eles fizeram uma das melhores apresentações.
    NOTA: 10

    ResponderExcluir
  12. Os alunos apresentaram bem o trabalho e abordaram bem o tema do livro com fácil entendimento aos demais
    nota 9

    ResponderExcluir
  13. Um tema interessante tratando futebol e cinema, trazendo historias e curiosidades do futebol, além de ter sido uma apresentação descontraída, com participação da grande maioria e domínio no tema. NOTA 10

    ResponderExcluir
  14. Trabalho bem feito, conteudo interessante abordando o futebol e cinema e mostrando sua evolução ao longo do tempo, bastante participaçao da turma , dentro do prazo , nota 9 .

    ResponderExcluir
  15. Bom tema exposto por eles, ótimo vocabulário. Houve participação da turma. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  16. Um tema que considero bastante interessante. No seminário encontrei muitos pontos positivos, os alunos que apresentaram dominaram bastante o tema, pois aprofundaram no assunto. Obtiveram uma ótima postura, teve bastante participação da turma, respeitaram o tempo proposto.Minha nota é 10. Parabéns a dupla pelo esforço e dedicação.

    ResponderExcluir
  17. Um tema que considero bastante interessante. No seminário encontrei muitos pontos positivos, os alunos que apresentaram dominaram bastante o tema, pois aprofundaram no assunto. Obtiveram uma ótima postura, teve bastante participação da turma, respeitaram o tempo proposto.Minha nota é 10. Parabéns a dupla pelo esforço e dedicação.

    ResponderExcluir
  18. Foi uma boa apresentação, seguiu a lógica e apresentou domínio da leitura, com vocabulário apropriado para discussão, tendo uma postura profissional suficiente para transmitir um bom entendimento para todos com o conhecimento adquirido, tendo a atenção e participação de todos, nota dez, devido a introdução de fatos históricos curiosos sobre o esporte, que enriqueceram o debate.
    Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído.

    ResponderExcluir
  19. boa apresentação da dupla, mostrou dominio do livro e nos trouxe fatos históricos importante , promoveu debate e foram no tempo estipulado . nota 9,8

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.