quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resenha crítica da obra literária "A Janela de Vidro - Esporte, Televisão e Educação Física".

Aluna: Sarah Campos Reis Vieira 

 BETTI, Mauro. A janela de vidro: Esporte, televisão & educação física.Campinas – SP. Editora: Papirus, 1998. 159 págs.

O autor do livro explica por meio da hermenêutica, uma teoria de interpretação, explicar qual é a associação entre o esporte e a mídia.
  No primeiro capítulo Mauro Betti, esclarece um pouco a respeito da Educação Física, educação e do esporte.  A Educação Física é reconhecida como um conceito contemporâneo, uma ação pedagógica construída a partir de uma determinada cultura.  A educação é definida como aprendizagem da cultura, em relação ao processo de valoração e sentidos. Segundo Georges Belbenoit, pedagogo francês, o esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, que nos permite construir uma ética de saúde global. O esporte é uma atividade de cultura e um instrumento para libertação do homem na medida em que desempenha a função biológica.
  No segundo capítulo o autor argumenta sobre o esporte e a mídia. Conta como o esporte se transformou em um espetáculo com fins consumista, sendo papel importante para principalmente a televisão.  Desde modo a televisão apresenta uma realidade alienante, influenciando as escolhas, os interesses da sociedade, impedindo a formação de indivíduos autônomos com capacidade de julgamentos e decisões conscientes, além de prejudicar o desenvolvimento da personalidade.
  No capítulo “esporte em close”, são apresentados alguns fragmentos, como a falação, cotidiano, ao vivo, nostalgia, adrenalina, esporte global, o anuncio publicitário, veja de novo e espetacular, elementos que fazem parte da televisão em conjunto com o esporte.
  No último capítulo, trata de sofisticar a compreensão apoiados nas teorias sobre o esporte. O autor então busca sentidos através de teorias (teorias do jogo, teorias marxistas, teoria do processo civilizador, teorias culturalistas) que permitam a interpretação critica do discurso televisivo sobre o esporte, definindo os limites do fenômeno Esporte-Telespetáculo.  Portanto o autor percebe as limitações das teorias explicativas a respeito do esporte e também o seu caráter de inter-relação e complementaridade. Chegando a conclusão de que cada teoria oferece uma perspectiva original, e na busca de uma explicação global, acabam remetendo umas as outras.
  Com as informações obtidas após a leitura do livro, fica clara a maneira que a mídia representa para o esporte. Sem duvidas a televisão entre outros exemplos midiáticos conseguiu aproximar a sociedade ainda mais ao esporte, despertando assim sua influencia. Com seus pontos positivos como de transmitir informações, seja ela ao vivo ou de forma nostálgica, apresentar para todos os indivíduos vários tipos de cultura e costumes, acompanhar de perto mesmo estando longe das principais partidas de jogos, proporcionando assim entretenimento a todos. Mas além desses pontos positivos existem muitos pontos negativos como a forma que a mídia influencia a vida de seus telespectadores, impedindo a formação autônoma, com decisões inconscientes, e falta de personalidade própria. A mídia usa de seus artifícios visando lucros e propagando o consumismo e a imposição de valores ideológicos e culturais. Submetendo a sociedade assim a tudo que a TV as conduz.

  O livro com leitura de fácil entendimento é recomendado e dirigido para grande público, seja estudantes, especialistas, porém em especial, aos educadores físicos, que convivem de perto e em todo seu cotidiano com o assunto proposto, os ajudando em sua formação e na realização de seus trabalhos. 

8 comentários:

  1. O seminário foi bem apresentado de forma clara e de fácil entendimento, destaca de com a sociedade está vivendo apenas com televisões, celulares, computadores, vídeo game entre outros,a apresentação em si foi ótima. Nota 10

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação, pois demonstraram vários pontos da obra com uma linguagem de fácil entendimento. Parabéns, nota 10

    ResponderExcluir
  3. um bom tema a ser discutido , ótima apresentação.
    nota 9

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo ótimo seminário, trouxe bastante questões para debate, possuiu uma linguagem, assim como um vocabulário claro e objetivo. O tema é bastante interessante, e traz bastante reflexão para nosso meio tanto pessoal quanto acadêmico. O tempo foi um pouco ultrapassado, perante isso atribuo nota 9!

    ResponderExcluir
  5. 1- Excelente apresentação.
    2- Utilizaram bons argumentos, passaram de forma clara tanto a ideia principal do livro quanto suas opinioes a respeito do tema.
    3- Sim
    4- Sim ambos apresentaram dominio sobre o livro.
    5- Sim
    6- Postura adequada.
    7- Apresentaram muito bem dando oportunidade para as falas dos colegas de sala e levando o assunto para questoes reflexivas, já que, muitas pessoas da sala apresentaram situações que se pareciam com o que foi apontado pelo livro.
    8- Sim , bastante.
    9- Dentro do prazo.
    10- Nota 9,5

    ResponderExcluir
  6. Eric e Sarah demonstraram total domínio sobre o assunto. Com essa obra literária, foi possível discutir diversas questões importantes não só à nossa formação acadêmica, mas também pessoal. Entre as questões discutidas, podemos citar a discriminação sofrida pela Educação Física em relação à sua grade. Muitos acreditam que essa disciplina preza somente o esporte e sua competitividade, e de certa forma muitos profissionais realmente trabalham dessa forma. Porém, devemos tomar em mãos a capacidade de renovação que temos como futuros profissionais da área, e buscar alterar esse cenário.
    Dessa forma, Sarah e Eric ressaltam a importância de trabalhar os extremos da Educação Física: Esporte X Jogos Cooperativos e Lúdicos.
    Sarah e Eric colocam suas opiniões de forma lógica e simples, o que acrescenta muito ao trabalho e o torna muito interessante. Ambos mantém a postura esperada de futuros profissionais.
    O tempo foi extrapolado, mas é preciso considerar a complexidade dos assuntos tratados, como também, algumas discussões positivas de classe que fora feitas durante a apresentação. Merecem nota 10, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Excelente apresentação, com temas e questões que trazem uma reflexão aprofundada, com vocabulários adequados coerências em suas ideias, ações profissionais e domínio da leitura proposta, tendo atenção e participação de todos, respeitando o tempo estabelecido, nota 9,7, pela dificuldade do tema e entendimento obtido pelos expositores.

    ResponderExcluir
  8. Sarah e Eric, apresentaram o conteúdo da obra de forma clara e objetiva, demostrando domínio e entendimento sobre o assunto, da discriminação que educação física, sofre, muitas vezes pelos próprios alunos que a rebaixam. Se posicionaram durante a apresentação, falando suas opiniões sobre o que estava em discussão e como os jogos cooperativos são importantes para a educaçao. Merecem 10.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.