quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resenha Crítica da Obra Literária "Corpo, Ciência e Mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade".

Aluna: Lara Coelho Fonseca   Turma – 29A (Bacharelado em Educação Física)


SILVA, Ana Márcia. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Florianópolis: UFSC/Autores Associados, 2001. 144p.


Essa obra literária faz parte da Coleção Educação Física e Esportes, que exibe um tema que busca discutir aspectos sociais e filosóficos do corpo humano. Além da Introdução, estrutura-se em três capítulos. São 144 páginas em que a autora considera a interconexão entre a Cultura e a Natureza, tendo como foco a reflexão do corpo, capaz de renortear o eixo civilizatório.
Ana Márcia Silva, professora do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em Educação e doutora em Ciências Humanas – Sociedade/Meio Ambiente. Como pesquisadora, sua atuação volta-se às temáticas relacionadas à corporeidade, epistemologia e ecologia.
O título da obra “Corpo, ciência e mercado” juntamente com a ilustração da capa, sugere que serão apresentadas questões acerca da beleza e do culto ao corpo. Porém, a autora aprofunda a discussão, analisando autores de diferentes áreas e suas abordagens, para mostrar as raízes históricas das expectativas corporais pregadas atualmente. Dessa forma, denunciando a supremacia da tecnociência e do capitalismo sobre a cultura corporal.
O prefácio é feito por  Carmen Lúcia Soares confirmando o trabalho polêmico feito por Ana Márcia, ao lidar com as diferentes questões centradas no corpo, pensado como máquina química. Gera-se desconforto e evidencia-se  a fragilidade das “doutrinas” que geram modismos.
O tema vai sendo desenvolvido à medida que a aurora trabalha seus argumentos de forma confiante e sensível, buscando situar a visão do corpo humano desde a mitologia, estabelecendo paralelos com a Modernidade onde a tecnologia e a ciência permitem maior conhecimento e manipulação da natureza. Como exemplo dessa manipulação, o uso antético de animais para testes, na criação de medicamentos e diversos produtos que serão destinados aos seres humanos. Observa-se, que antes, o corpo era considerado sagrado, não devendo ser tocado e privado de todo tipo de prazer, hoje, é disposto a diversas análise anatômicas, profundas e minuciosas, com diversas finalidades.
A crescente insatisfação com o corpo, oriundas das expectativas colocadas pela sociedade, leva em muitos casos à medidas drásticas como intervenções médicas, dietas, ingestão de medicamentos, e muitas outras. O desenvolvimento da genética, por exemplo, em busca de obter a “saúde perfeita” e a eternização da juventude, passa a oferecer oportunidades de alterações corporais em um patamar surpreendente, mas perigoso.
Altera-se, então, os conceitos de saúde, em que afastam as possibilidades da doença e da morte como se estas não fizessem parte da vida, da natureza. Essas manipulações afetam o imaginário social, que deixa de refletir sobre as consequências danosas de todas estas interferências. Assim, ocorre a desconexão do indivíduo com a sua totalidade e racionalidade, aceitando facilmente os dualismo impostos pela sociedade. Nesse contexto, deixam de perceber a contrastante realidade em que vivem, onde uma minoria vive fundamentados no culto do corpo e sua natureza narcisista, enquanto grande parte da humanidade convive cotidianamente com os flagelos da fome e doenças.
No decorrer da leitura a impressão é a de que se irá embrenhar pelo caminho do antiprogresso. Ao invés da surpresa, o estarrecimento e questionamento: até que ponto esses avanços significam progresso? Chega-se então a um dos maiores paradoxos da atualidade, onde todos poderiam estar usufruindo das promessas da modernidade e avanços da ciência. Porém, é visível que a maior parte dela não tem acesso a esses recursos, nem mesmo a condições básicas para uma vida digna. Nesse meio, há também o desenvolvimento do sectarismo, comportamentos baseados em preconceito de raça, credo, pátria, gênero, códigos de honra e valores. Também, o aumento dos comportamentos de ansiedade e frustação se tornando corriqueiros atendimentos psiquiátricos e psicológicos.
No último capítulo, a autora propõe uma revisão e transformação dos conceitos que regem o atual eixo civilizatório. Proposta que não implica interromper  os movimentos nas áreas cientificas, mas buscar a ética e a reflexão crítica como necessárias para a transformação, emancipação e autonomia dos indivíduos e da sociedade. Ela aponta para uma perspectiva de corpo ligada visceralmente à ecologia; uma relação mais ampla e profunda entre seres humanos e natureza, sendo o amor a chave apontada pela autora capaz de transformar. Em outras palavras, deixar o amor vulgar que cultua o corpo e praticar o amor que vai muito além das aparências, valorizando a virtude e a sabedoria. É este amor que resgatará a totalidade do homem e salvará a humanidade. A autora se direciona para esse desfecho, que abre novo portal de esperança de uma sociedade emancipada, pautada pela ética e pela reflexão crítica, permeadas pela liberdade e amor entre os seres humanos.
Por fim, considerando os temas e discussões propostas por Ana Márcia Silva, podemos perceber o quão importante se torna o conhecimento e o estudo dessa obra, não somente sendo recomendada a universitários relacionados a essa área de estudos, mas também ao grande público, pois através dessa leitura, extraímos ideias que contribuem para nos tornar críticos e reflexivos em relação à sociedade que nos cerca. Dessa forma, compreendendo  as fontes dos problemas atuais, poderemos melhorar o modo como vivemos e nos relacionamos, com o próximo e com a natureza, garantindo um futuro que seja mais saudável e próspero para todos.
Embora a autora utilize uma linguagem mais complexa, em suas discussões ela busca situar o leitor em uma linha do tempo, onde cita os fatos e tenta explica-los colocando diversas perspectivas. Todavia, hoje têm-se diversos recursos que poderão auxiliar na compreensão do texto. Dada a publicação dessa obra no ano de 2001, podemos reconhecer que as problemáticas discutidas naquele ano continuam sendo as mesma da nossa realidade em 2016, assim, confirmando a importância dessa obra e sua função de contribuir para que nos atentemos às mudanças necessárias em nossa sociedade.

Questões para Discussão: 

1- Até que ponto nossos avanços em sociedade podem realmente significar "progresso"?

2- A prática de dietas e o uso de medicamentos tem sido cada vez mais incentivados, passando a falsa ideia de saúde. Essas práticas são realmente necessárias? Se sim, para que fins?

3- Há uma certa contradição entre o que é divulgado pela mídia: uma prega o culto do "corpo perfeito" e a outra incentiva o uso de produtos industrializados, um objetivo não saudável. Qual delas é a certa? É possível estabelecer um meio termo entre elas?

4- As mídias tem exercício cada vez mais influência sobre as pessoas, sendo assim, também seria possível usá-las para transmitir ideais realmente saudáveis e ecológicas?

5- De que forma poderíamos acabar com a soberania das mídias, do mercado, do capitalismo, e outros, que impõe os padrões que devemos seguir?





30 comentários:

  1. Questões

    1) O avanço vai sempre significar progresso, mas a partir do momento que esse progresso começa a nos afetar de maneira negativa, já começa o regresso. Um exemplo é a atual alienação com os telefones celulares, que aos poucos vão deixando a sociedade cada vez mais escrava.

    2)As essas práticas não são necessárias quando são voltadas apenas para estética. Mas, caso a pessoa se sinta melhor com a dieta e seja de forma saudável, acho válido sim.

    3) Não existe corpo perfeito e nem o uso de produtos industrializados é saudável. Nosso corpo deve ser aceito como somos, não deve haver um corpo padrão.Não adianta dizer que produtos industrializados são saudáveis, pois há estudos que comprovam o contrário, por isso, nesse aspecto, a mídia contradiz estudos científicos.

    4) Sim. Caso a mídia deixasse todo o dinheiro que ganha em cima de divulgação estilo de vida não saudável, de lado e começasse a pensar no estilo de vida saudável, toda a sociedade teria um padrão de vida melhor.

    5) A construção dos padrões vem não somente por influência da mídia e da sociedade, como também da alienação. A inversão de valores, conceitos, argumentos lógicos e pensamentos próprios são substituídos por estilos de vida, formas corporais e idéias já vendidas. Se faz necessário a retomada dos conceitos próprios, da não alienação e da reflexão.

    Observações

    1) O seminários desse livro nos mostra que a sociedade vem casa vez mais padronizando a beleza e isso acaba alienando a sociedade, sendo assim um ponto negativo. Esse pode ser dito também como ponto positivo, pois essas informações servem para abrir nossos olhos e nossa cabeça para essa questão. Fazendo de nós, melhores profissionais.

    2) Esse seminário teve uma ótima apresentação, pois foi esclarecedora e prendeu a atenção de todos.

    3) O livro aparentou ser lógico e de fácil entendimento.

    4) A Lara demonstrou total domínio do seu livro e segurança também, pois mesmo com um papel como lembrete na mão, ela não o consultou em nenhum momento.

    5) Sim. O vocabulário usado foi adequado e correto. Pode não ter sido formal, mas a mensagem foi passada da mesma forma.

    6) A aluna em questão teve uma postura melhor que a esperada. De roupa mais social, ela ficou a frente dos colegas, não fez brincadeiras e soube fazer uma apresentação impecável.

    7) Para mim, o conteúdo foi passado tão bem, que não houve dúvidas.

    8) Houve sim atenção da turma. Todos calados e com a atenção voltada para a apresentação.

    9) O conteúdo foi passado dentro dos 25 minutos e por isso não houve tempo para discussão, porém a apresentação foi tão esclarecedora que não achei que seria necessário uma discussão (apesar de ser um assunto que necessita atenção).

    10) Como a apresentação foi boa, bem explicada, os slides apresentados ficaram bons, atribuo 10 para esse seminário.

    ResponderExcluir
  2. 1) Ponto positivo é um tema que e sendo discutido ate hoje, ponto negativo não encontrei.

    2)Corpo Ciência e Mercado

    3)sim

    4)sim, Excelente apresentação da lara

    5)Muito fácil de se entender

    6)sim, achei muito condizente com que ela busca.

    7) Muito bem transmitido

    8)Sim, ate nosso professor quiz expressar sua opinião sobre o assunto.

    9)Foi dentro do tempo.

    10)10

    ResponderExcluir
  3. 1)Perfeita apresentação do seminário, sem pontos negativos na minha opinião.
    2)Apresentação sensacional.
    3)Sim.
    4)Sim.
    5)Sim.
    6)Sim, na verdade até superior.
    7)Apresentou muito bem.
    8)Houve, devido à boa apresentação.
    9)Sim, principalmente o tempo que foi perfeitamente cronometrado.
    10)10, devido a não haver pontos negativos e ter sido sensacional a apresentação.

    ResponderExcluir
  4. 1)A apresentação da aluna foi perfeita. Com a exposição do tema em ótima qualidade. Sem pontos negativos.
    2)A apresentação do livro foi excelente. Explicações muito boas e de forma clara.
    3)Sim, de forma clara, lógica e coerente.
    4)Sem duvidas, a aluna demonstrou um grande domínio com o tema abordado.
    5)Vocabulário claro, correto e de fácil entendimento.
    6)Ótima postura da aluna durante a apresentação, impecável, e condizente com o que se espera.
    7)Sim, a aluna transmitiu muito bem o conteúdo.
    8)Sim, a apresentação chamou a atenção de todos os alunos, despertando trocas de opiniões sobre o assunto.
    9)O tempo foi adequado.
    10)10

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente queria parabeniza-la perfeita apresentação, não detectei nenhum ponto negativo. Tema foi muito bem desenvolvido, deixando bem claro suas ideias e do autor, teve uma postura digna de uma nota 10, dentro do tempo e com nso mostrou muito domínio do assunto

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente queria parabeniza-la perfeita apresentação, não detectei nenhum ponto negativo. Tema foi muito bem desenvolvido, deixando bem claro suas ideias e do autor, teve uma postura digna de uma nota 10, dentro do tempo e com nso mostrou muito domínio do assunto

    ResponderExcluir
  7. 1)Na apresentação da aluna, não considero em momento algum pontos negativos, foi uma ótima exposição do assunto, sendo tratado de modo bem dinâmico, com exposição de slide e figuras para melhor compreensão sobre um assunto de extrema importância e que deve ser sempre bem tratado.
    2)Como dito, uma excelente apresentação, ótimos esclarecimentos e um debate muito interessante.
    3)Sim,muito coerente e lógico.
    4)Sim, muito domínio sobre o assunto proposto.
    5)Um vocabulário muito claro e uma linguagem de fácil entendimento.
    6)Uma postura adequada, conforme um expositor deve se posicionar para uma devida apresentação.
    7)Uma ótima transmissão.
    8)Como a apresentação despertou muito interesse da classe, houve uma grande participação e debate de questões propostas pela aluna.
    9)O tempo foi suficiente e seguido.
    10)10

    ResponderExcluir
  8. 1) Um ponto positivo da apresentação foi os tópicos colocados sobre a modificação realizadas pelos famosos

    2) uma ótima apresentação

    3) Sim. Não houve dúvidas da minha parte. Foi bem explicado e de forma de fácil entendimento.

    4) demonstrou estar preparada para perguntas e debates, e isso demonstra um bom domínio do assunto.

    5) A linguagem foi muito adequada e fácil de ser entendida

    6) a aluna teve uma ótima postura diante da turma.

    7)o conteúdo foi muito bem apresentado

    8) houve muita atenção e participação da turma

    9) Não ultrapassou o tempo.

    10) 10

    ResponderExcluir
  9. Demonstrando bom domínio sobre o tema abordado pelo livro a seminarista transpôs o tema abordado para a atualidade do dia dia de forma exemplar, com bom domínio do uso da midia, conseguiu com exemplos demostrar o tema abordado pelo autor dentro do tempo previsto com questões amplas e geradoras de um bom discurso.linguagem formal e de fácil entendimento.na minha opinião foi o melhor seminário apresentado até o presente momento nota 10

    ResponderExcluir
  10. 1- Até que ponto nossos avanços em sociedade podem realmente significar "progresso"? AO PONTO ONDE SEJAM RESPEITADOS OS LIMITES DO CORPO HUMANO.
    2- A prática de dietas e o uso de medicamentos tem sido cada vez mais incentivados, passando a falsa ideia de saúde. Essas práticas são realmente necessárias? Se sim, para que fins? NECESSÁRIAS EM CASOS DE GORDURA QUE ESTEJA PREJUDICANDO O CORPO E O BEM ESTAR PORÉM SEM REMÉDIOS JÁ QUE ENCONTRAMOS TUDO QUE PRECIZAMOS NOS ALIMENTOS.
    3- Há uma certa contradição entre o que é divulgado pela mídia: uma prega o culto do "corpo perfeito" e a outra incentiva o uso de produtos industrializados, um objetivo não saudável. Qual delas é a certa? É possível estabelecer um meio termo entre elas? NÃO NENHUMA É A CERTA,A MIDIA NÃO QUER O BEM ESTAR DA POPULAÇAO SOMENTE OS LUCROS GERADOS ATRAVES DELA POIS COMO O PROFESSOR DIZ A MIDIA IMPOE PADROES PARA NÃO SEREM ALCANÇADOS.
    4- As mídias tem exercício cada vez mais influência sobre as pessoas, sendo assim, também seria possível usá-las para transmitir ideais realmente saudáveis e ecológicas? CLARO QUE SIM. A MIDIA CHEGA EM TODAS CASAS E SE USADA PARA COISAS BOAS CONCERTEZA DARIA BONS FRUTOS.
    5- De que forma poderíamos acabar com a soberania das mídias, do mercado, do capitalismo, e outros, que impõe os padrões que devemos seguir? O PODER É FRUTO DO MEDO IMPOSTO PELOS QUE DETEM O PODER CABERIA AS MASSAS DECIDIREM OQUE É BOM E BUSCAREM ISSU POIS O PODER NÃO É CONCRETO E SIM COLOCADO NAS NOSSAS MENTES PARA SERVIMOS. MAS SEMPRE FOI ASSIM UMA RELAÇÃO DE PODER QUE DOMINA TUDO NUS DANDO IDEIA DE ESCRAVOS POR OPÇÃO E DIFICILMENTE ESSA RELAÇÃO MUDARA.


    NOTA 10 OTIMO TRABALHO

    ResponderExcluir
  11. 1-)Ótimos slides!
    2-)Muito boa, o livro tem uma perspectiva diferenciada
    3-)Sim
    4-)Sim
    5-)Sim
    6-)Sim
    7-)Sim
    8-)Atentos, mas faltou tempo para os debates
    9-)Exatamente no prazo
    10-)Nove, a apresentação foi bem esclarecedora

    ResponderExcluir
  12. 1- Convicta, soube explorar bem o livro deixando de lado qualquer nervosismo. O auxilio dos slides acaba tirando um pouco de atenção à fala, o que acabou ocorrendo eu poucas ocasiões da resenha apresentada.
    2- Excelente, acredito eu que é uma opinião unânime da sala.
    3- Sim; soube aproveitar bem a cronologia dos capítulos e explica-los.
    4- Não há duvidas disso, o seu entendimento do livro foi de uma forma louvável.
    5- Sim; linguagem simples, clara e objetiva.
    6- Sim; o fato dela nos manter quase sempre com atenção voltada à ela foi algo impressionante
    7- Extremamente bem, o modo em que ela trabalhou em sua resenha bem efetivo e não sei como eu à melhoraria.
    8- Sim.
    9- Cravados, conseguindo expor todas as suas indagações à turma.
    10- Como vou adotar o critério de comparação, e pra mim, ela foi o melhor
    NOTA 10

    ResponderExcluir
  13. 1)Ótima preparação da aluna para discursar sobre o livro, mostrou entendimento sobre o tema que o livro abordou, e apresentou bem o seminário para a turma.
    2)A aluna se mostrou tranquila para falar frente a turma, e mostrou domínio sobre os assuntos que o livro tratava.
    3)Sim,foi clara na explicação e direta.
    4)Sim,mostrou grande desenvoltura ao tratar o tema.
    5)Simples e correto.
    6)Se mostrou tranquila e ciente sobre oque estava fazendo e querendo mostrar pra turma.
    7)Transmitiu perfeitamente, está preparada para esta função.
    8)A turma se mostrou muito interessada em debater o assunto, porém o tempo não ajudou.
    9)Foi um pouco além do necessário, mas soube distribuir bem o assunto.
    10)10, foi muito bem ao esclarecer o tema, explicar o assunto, e responder as dúvidas.

    ResponderExcluir
  14. ótima apresentação, apresentou muito bem as ideia tratadas pela autora no texto, foi coerente, demonstrou total domínio sobre o livro com um bom vocabulário e boa postura, obteve atenção da turma, o tempo foi no limite faltando o debate, porém a apresentação foi excelente soube tratar o assunto de uma maneira clara e de fácil entendimento nota 10.

    ResponderExcluir
  15. 1. Não houve pontos negativos apenas positivos.
    2. Muito bem apresentado, de forma coerente, e buscando autores para complementar o tema em que foi abordado.
    3. Completamente coerente e lógico.
    4. Total domínio.
    5. Ótimo vocabulário.
    6. Postura quase completa de um profissional da área.
    7. Muito bem transmitido.
    8. Houve interesse da turma em debater sobre o tema.
    9. Ultrapassou o limite proposto, mas devido a forma como foi bem apresentado houve interação, e o foco da turma no conteúdo, não vejo porque ser algo ruim.
    10. Foi uma apresentação muito bem estabelecida, pesquisada, e domínio sobre o assunto. Merece 10.

    ResponderExcluir
  16. 1- Ótima apresentação, não encontrei pontos negativos.
    2- Demonstrou muito domínio do livro e dos assuntos tratados nele.
    3- Mostrou bastante coerência e lógica.
    4- A expositora mostrou grande domínio.
    5- Perfeito vocabulário.
    6- Postura totalmente condizente com uma atuação profissional.
    7- Muito bem transmitido, facilmente entendido pela turma.
    8- Houve atenção e participação por parte da turma.
    9- Foi exata em relação ao tempo proposto
    10- 10

    ResponderExcluir
  17. Apresente os pontos positivos e negativos que você identificou no seminário sobre o livro selecionado.
    Não houveram pontos negativos na apresentação em questão, pelo contrário, a apresentação foi esclarecedora e satisfatória para a obtenção de um conhecimento sobre o tema.

    Descreva como foi a apresentação do livro.
    A apresentação do livro foi construída com base na obra literária, expondo ideais dos autores e da aluna, buscando pontos de conexão entre os seus raciocínios, complementando-se e formando uma compreensão exata da obra.

    O livro foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Soube apresentar o tema de uma maneira simples e coerente, mostrando domínio do assunto abordado na obra em questão.

    O expositor(a) demonstrou domínio na leitura do assunto?
    Sim. Domínio da capacidade intelectual e preparação necessária para uma apresentação clara e concisa.

    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    O vocabulário foi empregado de um modo formal, coerente com o tema abordado, condizendo com o nível do assunto e contribuindo na melhoria do entendimento necessário.

    A postura do aluno(a) foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim. Foi observada uma boa postura da aluna, elevando o nível da apresentação e evidenciando qualidades profissionais necessárias as atribuições da área profissional.

    O/A apresentador transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria?
    Sim. Foi transmitido o ideal do texto e da obra em questão, obtendo uma compreensão geral e despertando o senso crítico em todos sobre a obra.

    Houve atenção e participação da turma?
    Sim. A turma ouviu com atenção ao assunto, mantendo-se assim até o fim da apresentação, sendo extremamente necessária para um entendimento em alto nível intelectual de todos.

    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi desrespeitado/suficiente?
    Sim. O tempo foi suficiente para o debate entre a turma durante a apresentação de toda a obra, sendo respeitado os limites pela aluna e observando o um planejamento correto do tempo dispendido pela apresentação.

    Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído.
    10. Foi um apresentação brilhante, pontual em todos assuntos abordados, transmitindo o exato ponto de vista que a autora buscou evidenciar em sua obra.

    ResponderExcluir
  18. 1-Não houve pontos negativos sobre a apresentação;
    2-A seminarista apresentou total domínio do assunto do livro escolhido;
    3-A apresentação foi totalmente satisfatória e clara;
    4-Demonstrou total conhecimento sobre o livro escolhido;
    5-Apresentou vocabulário de fácil entendimento;
    6-Postura de confiança apresentada pela seminarista;
    7-Apresentou totalmente o conteúdo do livro;
    8-A turma se mostrou interessada pelo assunto, ficando assim atenta ao conteúdo abordado pela seminarista;
    9-Foi no tempo proposto, sobrando tempo para o debate;
    10-Nota 10, nenhum ponto negativo, ótima postura da seminarista.

    ResponderExcluir
  19. 1)Apresentação foi ótima, coerente e despertou o interesse da turma toda.
    2)Seminário muito bem organizado e desenvolvido.
    3)O livro foi apresentado de maneira coerente e lógica.
    4)A expositora mostrou total domínio do assunto abordado na obra.
    5)Linguagem adequada.
    6)A postura da expositora mostrou que ela está preparada para atuação profissional.
    7)O seminário foi muito bem apresentado e o conteúdo passado para os alunos foi totalmente entendido.
    8)A turma se mostrou muito interessada no assunto.
    9)O tempo foi respeitado.
    10)10 apresentação muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
  20. 1. Não houve pontos negativos, excelente apresentação.
    2. Com o auxílio de slides despertou o interesse de algumas pessoas em ler o livro de sua apresentação, gerou debate.
    3. Foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Demonstrou domínio sobre o assunto tratado.
    5. O vocabulário foi correto e adequado.
    6. A postura foi condizente como esperado.
    7. Transmitiu bem o conteúdo.
    8. Houve um debate entre a turma.
    9. Foi adequado ao tempo disponível.
    10. Seminário muito bem apresentado, 10.

    ResponderExcluir
  21. 1 - O ponto positivo foi a excelente apresentação da aluna. Sem pontos negativos.
    2 - A apresentação com apresentação de slides e amplo domínio sobre o tema.
    3 - Excelente apresentação, de forma coerente e lógica.
    4 - O assunto foi amplamente dominado.
    5 - O vocabulário usado foi correto.
    6 - Sim.
    7 - O conteúdo foi muito bem transmitido.
    8 - Toda a turma estava atenta à apresentação.
    9 - O conteúdo foi passado dentro do prazo estipulado.
    10 - 10

    ResponderExcluir
  22. 1 - OBSERVEI DURANTE A PRIMEIRA SEMANA NO DECORRER DE TODAS AS APRESENTAÇÕES. A LARA FOI A ÚNICA QUE APRESENTOU A OBRA NO ASPECTO DE CAPA E CONTEÚDO. ELA CHAMOU OS OUVINTES PARA DENTRO DO LIVRO DELA, DESPERTANDO UM DESEJO EM LER O LIVRO: "CORPO, CIÊNCIA E MERCADO".
    2 - FOI APRESENTADA EM SLIDE QUE AJUDA A MEMORIZAR O CONTEÚDO.
    3 - SIM, COMO RELATEI NA QUESTÃO DE NÚMERO 1
    4 - SIM, GOSTEI DA ATUAÇÃO DELA DIANTE DOS COLEGAS.
    5 - SIM.
    6 - SIM, ELA MOSTROU PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO SOBRE O TEMA ESTUDADO.
    7 - SIM, FOI UM DOS LIVROS QUE INTERESSO A LER. DEVIDO A APRESENTAÇÃO QUE FOI ÓTIMA.
    8 - SIM. É BASTANTE.
    9 - SIM, O TEMPO FOI CORRETO.
    10 - É 10. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  23. A apresentação de Lara foi excelente, com ótimas explicações sobre o livro "CORPO, CIÊNCIA E MERCADO", de forma logica e bem coerente o que despertou bastante interesse e debate pela turma. Foi possível perceber que Lara teve domínio na leitura do livro e o transmitiu com vocabulário adequado. Teve boa postura perante a turma e todos participaram e tiveram atenção. O trabalho correu dentro do tempo determinado. Parabéns pela dedicação, nota 10.

    ResponderExcluir
  24. Não há muito o que comentar, pois foi uma apresentação excelente, respeitando o limite de tempo, expondo as ideias de uma forma fácil de se entender, proporcionou debate e teve uma postura adequada... Nota 10!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  25. Lara soube apresentar as ideias do livro de forma coerente, simples e clara, trazendo exemplos do dia a dia, facilitando o entendimento. A utilização de slides também auxiliou para o entendimento. Utilizou de questões para ser respondidas pela turma, gerando debates sobre, no entanto não sobrou tempo para responder todas, ficando a critério dos alunos responder nos comentários sobre o seminário. Nota 10.

    ResponderExcluir
  26. Excelente apresentação, otima conduta da apresentadora, total dominio a respeito do livro, linguagem culta, tanto é, que foi bastante elogiada pelo professor Márcio, respeitou o prazo de tempo . Parabens nota 10 .

    ResponderExcluir
  27. Foi o melhor seminário na minha opinião! Lara conseguiu com tamanha felicidade transmitir o conteúdo do livro utilizando um vocabulário culto de fácil entendimento e com auxílio de slides muito bem preparados, o que demonstra total domínio sobre o tema da obra citada.
    Excelente trabalho LARA, nota 10!

    ResponderExcluir
  28. Considero que foi a melhor apresentação que houve de todos os seminários, soube muito bem transmitir o que o livro propunha, com uma ótima postura, não houve momento de nervosismo,juntamente com a sua fala trouxe um slide pra maior compreensão, houve atenção e participação da turma, pois a Lara conseguiu chamar a atenção para o seminário apresentado por ela. Parabéns Lara. Minha nota é 10.

    ResponderExcluir
  29. Excelente apresentação , sua obra bem complexa e teve domínio total do assunto e mostrou os riscos das doenças e como podemos ajudar a identificar ou saber ajudar ao alunos. nota 10

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.