quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Estudos Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer
Resenha do livro “Politicas do Corpo”, de Denise Bermuzzi de Sant’Anna
Aluno: Antonio Vitor Celestino Ferreira dos Santos            
Turma: GFD-105,  29ª bacharelado
Professor: Márcio Farias

                                         Editora: Espaço Liberdade
                                         Idioma: Português 
                                         Edição: 1
                                         Ano: 1995
                                         Assunto: Psicologia

“Esta coletânea não pretende realizar uma historia do corpo, coesa e linear, para descobrir suas evoluções no tempo. Diferentemente, seu objetivo é fornecer diferentes pistas para a análise de corpo enquanto objeto heterogêneo e plural. Os testos aqui reunidos partem do princípio de que a reflexão sobre o corpo é pertinente não apenas à medicina e à biologia, nem exclusiva às abordagens religiosas e filosóficas. Tendo em vista o caráter histórico do corpo, os artigos aqui reunidos questionam os saber científicos e não científicos que sobre ele se apoiam, da medicina à arte, passando pela história e pela antropologia.” (pg.13).
Políticas do Corpo é um livro construído em cima de artigos de vários autores, incluindo a própria Denise. No começo o leitor já se surpreende por ver que não é um livro comum, com a mesma temática do inicio ao fim. Por mais que o assunto gire em torno do corpo humano, os artigos têm temáticas bem diferentes entre si.
Nos primeiros capítulos vemos os artigos de Georges Vigarello, Jocelyne Vaysse e David le Breton. O artigo de Georges “Panóplias Corretoras” é de conteúdo histórico de como eram as maquinas corretivas e seus avanços em relação às crianças, mas sempre expondo suas opiniões quando tinha uma brecha. Jocelyne aborda o tema do transplante de coração de uma maneira cientifica e sentimental, pelo o fato de que cada coração tem a batida certa para cada pessoa. Le Breton, exemplificando sua tese nos livros “Frankstein” (Mary Shelley 1818), “A ilha do doutor monreau” (H.G Wells 1896), retrata a atração e curiosidade do ser humano da vida e morte, como são as experiências desses dois grandes livros.
O destaque que dou a esses primeiros capítulos e como Denise quis passar que estamos cada vez mais nos equiparando como máquinas, objetos não complexos, substituíveis. Já abrindo espaço para outros três próximos artigos vindo a sequencia, “Obeso Benigno, Obeso Maligno”- Claude Fischler, “Os Stankonovistas do Narcisismo”- Jean-Jacques Courtine, “Os Desafios da Leveza”- Christian Pociello.
No artigo de Claude “Obeso Benigno, Obeso Maligno” começa a aparecer o verdadeiro motivo que levou Denise a sua seleção de artigos. Com magnificas colocações, o texto aborda a ambivalência do gordo (expressão usada no artigo), sua imagem e reflexos na sociedade (o bom e ruim). Mais que evidenciado que isso não é a opinião de Claude, mas sim a da nossa sociedade. Falamos que eles são extrovertidos, amigáveis, engraçados, mas temos certa fobia à gordura; quando vemos um gordo em um trabalho de alto esforço físico não o vemos mais como gordo e sim como forte, mas ao depararmos com um sentado a um computador comendo já nos passa a imagem de escória. O triste fato é de que o gordo na sociedade, mesmo sendo o bom gordo, será o palhaço, brincalhão, extrovertido, motivo de chacota e nunca como um membro igual aos outros.
E de maneira genial, Denise já nos manda “Os Stankonovistas do Narcisismo” onde retrata a busca do corpo “perfeito”. Músculos aqui, músculos lá, um desfile Freak, assim começa o artigo de Jean-Jacques. Body-building um espetáculo de homens em uma cerca mostrando monstruosos corpos, quanta semelhança a um zoológico não é? Sem falar dos riscos de se tornar um “monstro”, alimentação extremamente regrada, exercícios de alta intensidade e infelizmente trapaças que causam grandes riscos a saúde como os esteroides anabolizantes, nos faz pensar qual é o pior, a obesidade ou obsessão ao alto volume muscular?
“Desafios da leveza” Christian Pociello, o mais curto dos artigos e um dos mais interessantes, mostra a mudança dos esportes de hoje em relação a um passado não tão distante. Aquele padrão de antigamente, engessado, mecânico e uniforme foi dando espaço à criatividade, um exemplo foi o avanço de esportes livres (skate, surf, ciclismo, etc...), novas vestimentas mais vivas e elásticas e novas táticas e execuções em grandes esportes coletivos. Reflexo imediato perceptível em nossa sociedade, nada mais de calções para atividades de cárdio e sim roupas mais leves, justas, aderentes ao movimento, com cores vivas definindo a leveza retratada.
Enfim o artigo de Denise, “Embelezamento Feminino no Brasil”. Minucioso, detalhado e polemico começa com uma pegada branda, apresentação bem educada, mostrando através de dos tempos o quesito de beleza e vai se soltando com o passar de letras. Ela indaga o porquê do adjetivo “feio”, “brega” e outros mais, embasada na relação do tempo, na relação do que é bonito hoje pode ser feio e brega amanha, até mesmo o tipo físico ( onde ela lembra quando mulheres gordas eram consideradas o mais alto padrão de beleza). E com mais veemência ela indaga o porquê da mulher querer seguir esses padrões impostos com tanta obsessão, algo que só a desvaloriza e a deprime quando ela devia se aceitar como ela realmente é. Pode se pensar que é um texto voltado às mulheres, mas é uma critica a futilidade e bestialidade de ambos os sexos por simplesmente darem muito mais valor à aparência do que realmente merece ser dado.
Jean-Claude Schmitt em “Moral dos gestos” faz uma descrição histórica sobre gestos, atitudes, grandes movimentos corporais. A expressão corpórea relacionada a diversas virtudes da existência humana, como modéstia, humildade. E nos dias de hoje como, ate um simples e singelo gesto, pode ter o poder expressar mais do que muitas palavras.
Mais um artigo de cunho histórico, “De Marianne a Lulu”- Michelle Perrot começa expondo a diferença dos gêneros, de como a mulher era submissa e o homem sempre voltado para o domínio tanto domiciliar quanto no trabalho. Mostrando ao longo a luta feminina contra essa desigualdade. O interessante observar é que como um texto de cunho histórico, retratando um tempo tão distante (século XIX) pode ser refletido nos tempos de hoje, a mulher ainda como um troféu a ser exibido, sendo desprezada em qualquer âmbito que não seja como “Amélia”. Mas o verdadeiro proposito do artigo é mostra a mudança da mulher omissa e obediente a mulher poderosa, que arranca suspiros por sua beleza, imponência e atitude, da mulher de cidadezinha à LULU.
Por ultimo “Corpos, Cinema, Vídeo” com uma linguagem poética retrata a arte em relação ao corpo.

Com todos esses artigos aqui apresentados vemos a minuciosidade de Denise em relação a seleção dos artigos. Ao final do livro o leitor passa a refletir sobre os diversos temas ali tratados, que são poucos ou mal retratados nos tempos de hoje. Sem dúvida um grande livro, uma grande experiência e uma enorme fonte de conhecimento.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1) Um ponto positivo da apresentação foi bem apresentada pelo aluno.

    2) Uma boa apresentação

    3) Sim. Não houve dúvidas da minha parte. Foi bem explicado e de forma de fácil entendimento.

    4) demonstrou domínio na leitura.

    5) A linguagem informal e esse tipo de linguagem é bem melhor para um debate

    6) o aluno teve uma boa postura diante dos alunos

    7) O aluno transmitiu bem o conteúdo.

    8) Bom, o assunto foi compreendido e debatido em seguida.

    9) Não ultrapassou o tempo.

    10) 8

    ResponderExcluir
  4. 1. O ponto positivo foi a discussão gerada, em que trata o livro bem abordado no debate com tema um pouco complexo
    2. Boa apresentação
    3. Sim. Entendi bem o assunto tratado pelo autor e achei muito interessante
    4. Sim. teve uma boa interpretação do texto
    5. Linguagem informal e de fácil entendimento
    6. comentou bem o tema, ficou bom pelo primeiro trabalho da turma
    7. Como disse o texto foi bem interpretado
    8. houve participação dos demais
    9. não ultrapassou o tempo oque possibilitou o debate
    10. 9. meu critério é a interpretação da ideia do autor correta

    ResponderExcluir
  5. 1. Foi muito bem apresentado pelo aluno, destacando em cada capitulo os artigos e explicando os pontos principais de cada um. Ao meu ver nenhum ponto negativo.
    2. Bem apresentado.
    3. Sim, coerente e coesa destacando os principais pontos de cada artigo.
    4. Sim.
    5. Não foi um vocabulário totalmente adequado, devido o uso de palavras pouco formais.
    6. Sim.
    7. Transmitiu muito bem o conteúdo.
    8. Houve bom debate.
    9. Adequado.
    10. 9,5

    ResponderExcluir
  6. Antônio destaca as principais ideias da autora e realiza uma reflexão acerca dos artigos que ela expõe em sua obra. Esse artigos apresentados tornam essa obra única, pois sua estruturação busca tratar de diferentes temáticas sociais. Como por exemplo o fato de que estamos cada vez mais nos equiparando como máquinas, objetos não complexos e substituíveis.
    Apesar da dificuldade em discutir certas questões colocadas pela autora Denise, o tempo de apresentação foi respeitado e durante a discussão em classe, muitos desses assuntos foram esclarecidos. Merece nota 9.

    ResponderExcluir
  7. Foi uma das melhores apresentações, apenas senti falta de uma postura do aluno em se apresentar em pé, voltado para a turma. Sema mais foi um dos seminários que mais despertou atenção pela facilidade de entendimento de Antonio pelo assunto do livro que abordou vários temos muito interessantes e que levou toda a turma a total debate e atenção. Teve forma adequada de vocabulário, e uma explicação excelente de todo o livro, literalmente! Uma dica que deixo, seria uma postura melhor durante a apresentação, a criação de um slide que chame a atenção. Esteve dentro do limite determinado e toda a turma participou com perguntas e críticas. Fora isso foi um trabalho que merece nota 10. Parabéns Antonio pela sua apresentação.

    ResponderExcluir
  8. Apresentação foi ótima, boa postura, explicou as principais ideias dos autores com um bom vocabulário e com coerência, de uma forma direta e objetiva demonstrando total domínio do livro e fazendo que haja interação e atenção da turma, respeitando o tempo limite possibilitando o debate, minha nota é 10 pois transmitiu bem o conteúdo e de uma maneira interessante.

    ResponderExcluir
  9. 1-De forma geral, apresentou de forma clara o assunto tratado no livro, não havendo pontos negativos;
    2-Apresentação foi clara, o seminarista demonstrou conhecimento sobre o livro;
    3-Apresentou de forma simples e objetiva o livro escolhido;
    4-Apresentou total conhecimento sobre o livro escolhido;
    5-Apresentou o vocabulário correto;
    6-Apresentou postura profissional;
    7-Apresentou totalmente o conteúdo do livro;
    8-Durante a apresentação a turma mostrou o interesse sobre o tema apontado no livro, gerando o debate;
    9-A apresentação foi no tempo previsto;
    10-Foi uma ótima apresentação, atribuindo assim uma nota 10.

    ResponderExcluir
  10. 1. Não houve pontos negativos na apresentação, muito boa na minha opinião.
    2. Falou sobre a construção do livro, demonstrou domínio sobre o assunto.
    3. O livro foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Demonstrou domínio sobre o assunto tratado.
    5. O vocabulário utilizado foi correto e adequado.
    6. A postura do aluno foi condizente com o que se espera em uma apresentação.
    7. Transmitiu bem o assunto e me despertou interesse em ler o livro.
    8. Houve atenção e interesse da turma, além de um debate com um assunto polêmico.
    9. A apresentação ficou dentro do tempo estipulado.
    10. Ótimo seminário, 10.

    ResponderExcluir
  11. 1 - Não houve pontos positivos na apresentação.
    2 - O aluno fez uma boa apresentação.
    3 - O livro seguiu um raciocínio lógico.
    4 - Sim.
    5 - O vocabulário foi correto.
    6 - Sim.
    7 - O livro foi bem apresentado.
    8 - A turma foi participativo.
    9 - Dentro do limite de tempo.
    10 - 9.

    ResponderExcluir
  12. 1 - Achei a ordem dos artigos citadas pelo antonio um ponto positivo. E nao teve ponto negativo.
    2 - Achei uma excelente apresentação, bastante segurança.
    3 - Achei a apresentação bem lógica e Coerente.
    4 - Apresentou um grande dominio da leitura.
    5 - Muito bom o vocabulario
    6 - Sim. Foi condizente
    7 - Sim
    8 - A galera se manifestou bastante.
    9 - Foi dentro do limite.
    10 - 9,7

    ResponderExcluir
  13. 1. Excelente apresentação
    2. Demonstrou domínio, conhecimento sobre o assunto; despertou meu interesse em ler o livro.
    3. Apresentou de forma direta e objetiva
    4. Demonstrou dominio e segurança durante a apresentação.
    5. Vocabulário culto.
    6. Sim, a postura foi de acordo com a apresentação.
    7. Sim. Despertou meu interesse pelo livro.
    8. A turma deu bastante atenção e interagiu bastante apresentando suas opiniões.
    9. Foi dentro do limite.
    10. Nota 10

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Boa apresentação do Antônio, destacando os principais pontos abordados pelo livro, explicando-os bem. Uma postura muito boa na hora da apresentação, pois não houve uso de rascunhos ou slides, apenas o conhecimento e a leitura do livro feita pelo aluno, chamando a atenção dos demais gerando o debate. Se encontrou destro do limite do tempo. Nota 9.8.

    ResponderExcluir
  16. 1 - Não houveram pontos negativos, e sim pequenas melhorias no vocabulário, de uma modo mais formal a serem destacados na apresentação.
    2 - O aluno fez uma boa apresentação e demonstrou domínio do conteúdo do livro.
    3 - Abordou o tema de forma simples e objetiva expressando seus pensamentos de acordo com a lógica da obra.
    4 - O seminário foi apresentado com segurança e boa interpretação do texto.
    5 - O vocabulário foi abordado corretamente, porém a falta de experiência do seminarista, fez com que algumas vezes, ocorresse a colocação de uma opinião informal durante a apresentação.
    6 - Sim. A postura foi condizente com um futuro profissional qualificado para lidar com o assunto.
    7 - Sim. O conteúdo foi transmitido de forma clara e concisa, obtendo-se um grande entendimento sobre o tema.
    8 - Sim. Houve atenção e a colaboração de todos na sala.
    9 - Sim. A apresentação respeitou o tempo limite estabelecido.
    10 - Nota 8,5. Foi uma boa apresentação, porém, alguns detalhes podem ser ajustados para alcançar uma melhoria significativa em futuras apresentações.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao aluno pelo bom seminário apresentado, o aluno demonstrou um grande entendimento do livro, o que em particular me causou um enorme interesse em fazer a leitura do mesmo. são assuntos que devem sempre serem discutidos em nossa sociedade, pois o nosso corpo segue várias políticas. Houve a participação da classe, o que gerou um ótimo debate. A linguagem foi bastante clara e objetiva, o aluno demonstrou também um bom tom de voz, o que traz mais interesse, no meio ponto de vista, para discussão. Parabéns Antônio, nota 10!

    ResponderExcluir
  18. Antônio transmitiu as ideias do livro de forma clara, simples e objetiva, mostrando domínio e entendimento da obra, sobre o que estamos fazendo com o nosso corpo e como ficamos cada vez mais parecido com as maquinas. Despertou grande interesse na turma sobre o assunto abordado o que gerou debates. Nota 10.

    ResponderExcluir
  19. O seminarista traz com sigo uma crítica construtiva ao livro expôs com clareza a seu entendimento na perspectiva do autor o que o tema proposto pelo livro dialogou com fluência em forma de linguagem informal mas comunicativa nota 8,9

    ResponderExcluir
  20. Atribuo ao aluno Antonio somente pontos positivos pois não utilizou o slide mas demostrou bastante domínio da compreensão do livro, apresentando assim de forma coerente e logica, utilizando argumentos para que os demais colegas da turma e o professor obtivesse uma ótima compreensão do livro. Foi neste livro que o professor Marcio colocou que deveríamos ler também o livro pois é de suma importância para nossa formação acadêmica.A postura do Antonio foi sim adequada e houve também bastante atenção dos alunos e a questão do tempo do seminário foi condizente com o tempo proposto. Nota 10( parabéns ao aluno Antonio)

    ResponderExcluir
  21. Muito boa apresentação, mostrou domínio sobre o livro e os assuntos tratados, bom vocabulário de fácil entendimento, apresentou com calma e soube prender a atenção dos alunos, conseguiu promover um debate, e sua apresentação ficou dentro do tempo proposto. Nota 10

    ResponderExcluir
  22. Foi uma boa apresentação . Teve vários pontos positivos e conseguiu transmitir a sua leitura do livro para a turma promovendo os debates e no tempo adequado. Nota 9,6

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.