quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A Educação Física Cuida Do Corpo... E ''Mente''

Aluna: Ingrid  Ellen Da Silva Moreira 
Turma: 29° A 

 Autor do livro


     João Paulo Subirá Medina é paulista de Cerqueira César (SP), nascido em 08/06/1948. Licenciou-se em Educação Física pela PUC – Camapinas se especializou- se em ensino universitário, treinamento e administração desportiva. É técnico especializado em futebol e mestre de Filosofia da Educação. Escreveu diversos livros como o autor ou coautor, entre eles O brasileiro e seu corpo (Papirus,12ª ed.,2009). 
   Durante muito tempo dividiu suas atividades entre a universidade e o futebol profissional, lecionando em instituições como Unicamp, PUC – Campinas, entre outras. No futebol, trabalhou como preparador físico assistente técnico coordenador técnico, e diretor executivo em muitos dos principais clubes de São Paulo e do Brasil, como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, Santos, Flamengo, Goiás, internacional de Porto Alegre, entre outros, além das seleções principais de futebol do Brasil e da Arábia Saudita. 
  O livro A Educação física cuida do corpo ... e ‘’mente’’ foi concebido e escrito entre 1981 e 1982 e sua primeira edição publicada no início de 1983. Ele fazia parte da Coleção Krisis – O pensamento social em uma época de crise, dirigida e coordenada pelos ilustres professores João Francisco Regis de Morais e Carlos Rodrigues Brandão. Naquela época, lembro-me de muito me honrou, ainda bastante jovem, ver este singelo ensaio no meio de obras de diferentes áreas do conhecimento que travavam de ‘’questões sociais em uma época de crise’’ e de autoria de verdadeiros ‘’ craques da escrita’’. Além do orgulho de estar com esse time, confesso que fiquei também surpreso, alguns meses depois do lançamento do livro, quando informado pela Papirus Editora, por meio do seu saudoso e brilhante editor Milton Cornacchia, de que a primeira edição se havia esgotado. A surpresa continuou nos anos seguintes, em face de seguidas reedições e reimpressões.
                                       Resenha

        O livro é constituído por uma introdução e três capítulos, apresentando uma crítica geral sobre alguns aspectos e algumas ações referentes à atuação dos professores na área da educação física e sobre a realidade em que vive a educação. Na introdução, o autor destaca a necessidade de escrever o livro, mediante o aumento do interesse da população pelas atividades do corpo, o qual deu condições para uma melhor reflexão acerca deste assunto e tornou necessário encontrar um sentido mais humano para a cultura física.
        Fala-se da nossa realidade em questões de crises, iremos enfrentar várias crises em nossa área de atuação, iremos enfrentar críticas do público em questão de atividade física, as atividades físicas vêm crescendo ao decorrer do tempo, de repente é preciso cuidar do corpo por que uma parte da sociedade já adquiriu essa rotina, muitas pessoas estão se cuidando fisicamente alguns praticam esporte por robe outros praticam esporte por que gostam de competir seja no vôlei, futebol, basquete, atletismo, ciclismo, natação, judô entre outros. 
       Dois autores Delbert Oberteuffer e Celeste Ulrich que observaram em sua obra Princípios da educação física:
’Desenvolver o corpo parece, para esses profissionais, um trabalho relativamente simples, que se executa através de exercícios e treinamentos contínuos. E se o exercício é objetivo principal da educação física, então, por que se incomodar com outras coisas?
E a linha de argumentação é sempre desse teor (Ibidem).
  Na educação física trabalhamos corpo e mente, os exercícios físicos estão sendo bem utilizado por jovens e adolescentes que querem ter corpos bonitos ou corpos da moda, mesmo que tenha algumas orientações alguns deles extrapolam na quantidade de exercícios a serem feitos e eles acabam sofrendo consequência por causa disso.  
     O autor relata parte de uma pesquisa que realizou com alunos em fase de conclusão do curso de Educação Física, que o permitiu chegar ao seu nível de formação em uma tradicional instituição paulista de ensino. As informações coletadas permitiram ao autor chegar há algumas conclusões adiante. Na pesquisa realizada por Medina, foram feitas as entrevistas com acadêmicos da graduação em Educação Física, a pergunta realizada foi ‘’Em sua opinião, o que é Educação Física?’’ as respostas citadas no livro foram transcritas do mesmo modo em que os graduando responderam sem mudar nenhuma palavra.
      ‘’Os profissionais de educação física, quaisquer que sejam suas áreas de atuação, só se realizam na medida em que assumem plenamente seu papel como agentes de renovação e transformação. Procuram atingir seus objetivos específicos, mas, ao mesmo tempo, são capazes de auxiliar e abrir novas perspectivas para que cada um e todos sejam donos de seus destinos. Eles devem agir como sujeitos de sua própria história e não como peças de uma engrenagem, determinados a realizar funções específicas em face de uma educação domesticadora e autoritária que chega a anestesiar seus anseios de conquistas da liberdade’’.
     Em seu livro: A Educação Física cuida do corpo... e “mente”, Medina (1983) entende a Educação Física “como disciplina que se utiliza do corpo, através de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua para o crescimento de todas as dimensões humanas” (p. 34, grifos do autor). O autor deixa muito claro, que este deveria ser seu o verdadeiro sentido, mas reconhece o quanto está longe de ser realidade, pois ao contrário disso, o que se vê, hoje em dia, é que na busca indiscriminada do recorde, do primeiro lugar, da vitória, ás vezes ganhamos a competição e perdemos a vida (quando não ocorre de perdermos os dois), pois abafamos as manifestações mais sinceras de respeito aos nossos concorrentes, amor pelas pessoas, solidariedade entre os homens, justiça social para todos, crença no ser humano e compromisso com a vida, em suma mais pura acepção. (MEDINA, p. 75, 1983, grifo do autor) 

Referências
ALVES, Rubem(1979),’’Notas introdutórias sobre a linguagem’’. Reflexão, n.13 Campinas; Instituto de Filosofia e Tecnologia-PUC, jan.abr (1982). Filosofia da ciência. São Paulo: Brasileirense.
BERTHERAT, Thérése (1981). O corpo tem suas razões. São Paulo; Martins Fontes 

  

15 comentários:

  1. 1. Não encontrei pontos negativos, os pontos positivos foram os questionamentos que fizeram a turma sobre os pontos do livro.
    2. Falaram detalhes sobre o nome do livro e até a imagem usada na capa, falaram também sobre a construção do livro e a formação acadêmica do autor. Apresentam com auxílio de slides e um vídeo sobre o assunto tratado no livro.
    3. Foi apresentado de forma coerente e lógica.
    4. Demonstraram domínio sobre a leitura do livro.
    5. Vocabulário empregado foi adequado e correto.
    6. Postura dos alunos foi condizente com o esperado.
    7. Transmitiram bem o conteúdo do livro.
    8. Houve atenção e participação da turma quando questionada pelos alunos que apresentaram o seminário.
    9. Foi adequado ao tempo pré-estabelecido.
    10. Bom seminário, 9.

    ResponderExcluir
  2. Houve uma boa apresentação, que ao mesmo tempo em que falava sobre o livro discutia a opinião de certos assuntos com a turma, porem um pouco de nervosismo na hora de falar, gaguejando um pouco. Domínio do livro, com uma linguagem adequada. Participação da turma nas discussões e tempo adequado de apresentação. Nota 9,5.

    ResponderExcluir
  3. Ouve uma ótima apresentação com participação de todos os alunos que assistiram, ouve um pouco de nervosismo mais coisa que acontece normalmente no começo apresentação, Domínio do Livro e Linguagem adequada, e a participação da turma no debate que foi proposto, Nota 10

    ResponderExcluir
  4. Não abordo pontos negativos, apenas positivos. Houve participação da classe neste assunto que acaba gerando certas dúvidas e que consequentemente leva a um debate coletivo. A linguagem foi adequada e se desenvolveram adequadamente. O tempo foi seguido entretanto notei um certo nervosismo, o que acaba sendo normal. Parabéns, nota 9!

    ResponderExcluir
  5. Diego e Ingrid fizeram uma boa apresentação, vejo como ponto negativo apenas o fato da apresentação ter muito conteúdo em cada slide, sugiro que fosse mais fácil o uso de palavras chaves para desencadear a mesma, saindo do pretexto de leitura o que segura muito a apresentação. Fora isso foi muito boa, sendo todo o conteúdo passado muito bem, de forma coerente e bem lógica. Ambos os alunos usaram um vocabulário adequado e tiveram postura perante a sala. Houve um pequeno aumento no tempo prescrito e toda a turma teve atenção e bom debate diante das questões geradas pela apresentação. Parabéns pela dedicação, nota 9

    ResponderExcluir
  6. A dupla Ingrid e Diego procurou mostrar a relação existente entre o acesso da classe alta e da classe trabalhadora ao esporte, verificando que geralmente a classe alta tem maiores privilégios de acesso. Falou também sobre os profissionais da educação física que podem vim a desaparecer pelas novas tecnologias (smart fit), pelo desprezo que os próprios profissionais aceitam. Apresentou um vídeo sobre a dieta do palhaço, nos EUA, que mostra que a educação física lá praticamente desapareceu e hoje se tem muitas crianças, jovens e adultos obesos. A apresentação da dupla foi boa, destacou pontos importantes que são abordados pelo livro, além de que usou slides, mas estavam com muito conteúdo o que pode ser considerado um ponto negativo, visto que o uso de slides é para auxiliar durante a apresentação, gerou alguns debates a cerca do tema, passando um pouco do tempo previsto, por tudo isso merecem nota 9,7.

    ResponderExcluir
  7. 1. Muito bem exposto o assunto do livro, não vi nenhum ponto negativo, bastante coerente e lógica a apresentação, nesta resenha o pessoal se manifestou bastante, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9,6!

    ResponderExcluir
  8. Ingrid e Diego demonstraram domínio sobre o tema do livro. Apontaram questões importantes para repensarmos nossa postura profissional diante das problemáticas que a Educação Física carrega hoje em dia. Interessante ressaltar o fato que foi exposto por eles, onde a educação Física é desprezada pelas outras disciplinas não sendo necessária a presença de seu profissional em conselhos de classe nas escolas. Diante disso, percebemos a função transformadora que podemos desempenhar como futuros Educadores Físicos para mudar essa lamentável realidade.
    Essa dupla cita exemplos que contribuem muito para a explicação, e enriquecem a discussão do tema. O uso de slides ajudou, porém continha muito texto o que tira um pouco da atenção dos ouvintes. Contudo, ambos demonstram uma postura adequada e respeitaram o tempo de apresentação. Merecem nota 10.

    ResponderExcluir
  9. Com pouca participação da colega Ingrid na apresentação e, infelizmente, um português muito a quem de uma faculdade e reflexões cíclicas sem nexo ou finalidade da parte de Diego, a apresentação destoou muito da resenha escrita, que foi muito bem feita.
    NOTA: 7

    ResponderExcluir
  10. Com pouca participação da colega Ingrid na apresentação e, infelizmente, um português muito a quem de uma faculdade e reflexões cíclicas sem nexo ou finalidade da parte de Diego, a apresentação destoou muito da resenha escrita, que foi muito bem feita.
    NOTA: 7

    ResponderExcluir
  11. Uma boa apresentação, um tema ótimo com muitas opções de discussão foi de fácil entendimento por também ser um tema atual com participação direta da turma e bons comentários

    parabéns

    nota 9,5

    ResponderExcluir
  12. Com um tema interessante e com domínio no livro (para mim o nervosismo não afetou o tema e nem meu entendimento)houve muito manifestos da turma gerando duvidas e trazendo debates. NOTA 10

    ResponderExcluir
  13. 1- Boa apresentação . Ponto negativo foi o fato de haver muito conteúdo nos slides.
    2- Muito boa, descreveram bem o livro, interessante também a parte onde falam sobre a capa do livro , interpretaram muito bem.
    3- A apresentação foi condizente com o livro.
    4- Sim, ambos apresentaram domínio sobre o livro.
    5- Sim, vocabulario adequado.
    6- Sim, mantiveram uma boa postura durante toda a apresentação.
    7- Transmitiu muito bem o conteudo de acordo com o que foi passado pelo livro.
    8- Foram ouvidas diferentes opinioes, a turma é bastante participativa.
    9- Sim, tempo dentro do prazo.
    10- nota 9

    ResponderExcluir
  14. Foi uma boa apresentação, sem pontos negativos, exposto de forma coerente e seguindo a lógica livro, demonstrando domínio da leitura abordada, com uma postura profissional adequada para transmitir com clareza o entendimento para
    todos que participaram com atenção da apresentação, e contribuíram para um debate repleto de opiniões acerca do tema discutido, respeitando o tempo estabelecido anteriormente. Nota 10, pelo nível de entendimento obtido, que demonstra empenho em compreender e passar este conhecimento à todos.

    ResponderExcluir
  15. Os alunos mostraram grande conhecimento sobre o assunto e o apresentaram de forma clara e objetiva, contando com apresentação de slides e vídeo, o que foi o grande ponto positivo. Nota 9.5

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.