Thiago Souza e Thays Peron
O livro “O Sentido Ético-Estético do Corpo na Cultura Popular”, de Larissa Michelle Lara, é dividido em três capítulos sendo eles os citados a seguir: 1) RELAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS ENTRE ÉTICA E ESTÉTICA; 2) A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO; 3) ENTRE CORPOS, PRINCÍPIOS E SENTIDOS. A união dos capítulos acima juntamente com a introdução, considerações finais e etc, nos traz 247 páginas em sua primeira edição lançada em 2011.
O livro “O Sentido Ético-Estético do Corpo na Cultura Popular”, de Larissa Michelle Lara, é dividido em três capítulos sendo eles os citados a seguir: 1) RELAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS ENTRE ÉTICA E ESTÉTICA; 2) A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO; 3) ENTRE CORPOS, PRINCÍPIOS E SENTIDOS. A união dos capítulos acima juntamente com a introdução, considerações finais e etc, nos traz 247 páginas em sua primeira edição lançada em 2011.
Ao longo
desses capítulos e páginas a autora enriquece o livro com 11 figuras que trazem
a tona, por exemplo, manifestações carnavalescas e a cultura da dança MARACATU,
encontrada como uma das palavras chave do livro devido a muitas citações da
mesma ao longo dos capítulos. Este livro foi escrito inicialmente como redação
final da Tese defendida por Larissa Michelle
Lara em 2004, e posteriormente publicado em 2011 pela editora da própria
Universidade Estadual de Maringá - UEM. A autora é brasileira, possui
graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995),
especialização em Educação Física infantil pela UEM (1997). Além de possuir o
título de mestra e doutora, ambos pela UNICAMP, em 1999 e 2004 respectivamente. A autora
possui outra obra influente na área: Abordagens socioculturais em Educação
Física.
Penso
que a obra é destinada principalmente a
especialistas e universitários graduandos na área de ciências humanas e da
educação física, e de grande utilidade a interessados em um material que
fale sobre
um assunto específico da área da educação física. É um livro extremamente
difícil de ser compreendido para alunos que adentraram a pouco a universidade,
indicado para ser lido, portanto, durante uma pós-graduação ou mesmo nos
últimos períodos do curso de graduação.
Segundo a
autora em suas considerações finais formular uma teoria ético-estética do corpo
é buscar dimensões que extrapolem uma visão
unilateral e que instaurem um campo de ação plural, conduzindo o
homem a novas relações
consigo, com o outro e com a sociedade. Trata-se de demarcar a possibilidade de desconstrução
das normas e padrões vigentes rumo a novas configurações, implementadas a partir de
necessidades morais, juízos de gosto, experiências contemplativas e vivências corporais
que se colocam como “urgentes” no contexto da sociedade contemporânea.
O texto tem
como objetivo analisar o
sentido ético-estético do corpo na cultura popular, identificando as relações
dialógicas entre ética e estética que levam à estruturação do campo gestual em
comunidades populares.
Segundo
Larissa, as teorias que conduziram a estas discussões foram guiadas por uma
questão problematizadora fundamental:
como se dá a construção do sentido ético-estético do corpo na cultura
popular? Tal inquietação a levou a um campo diverso e sedutor a partir do
contato com a ética, a estética, a
gestualidade e a cultura popular. Os resultados dão origem a novos desafios
para a educação.
“A origem do sentido ético-estético
não está em Nietzsche, mas certamente tem neste filósofo sua originalidade”.
“Assim falou Zaratustra” é um primado da filosofia que traz em si o racional e
o sensível, o poético, o filosófico, as desconstruções necessárias à condição
de um novo homem. O profeta Zaratustra, por meio de seus ensinamentos, leva a
esboçar uma outra estética, marcada pela morte de Deus e pelo surgimento de um
super-homem, dotado de um desejo de poder, liberto da dominação cristã e de
regras sociais já decadentes frente às transformações da humanidade.” (Lara,
2011 p 10)
Nota-se uma grande contribuição teórica acerca do corpo,
da ética e da estética principalmente por meio do campo filosófico. A pesquisa
aponta que o corpo, como construção cultural, tem algumas normas coletivas,
instauradas por uma moralidade e uma estética construídas historicamente,
transmitidas, pensadas e (re)significadas nos diferentes contextos sociais.
Algumas dessas normatizações definem a convenção coletiva do uso dos gestos e
das técnicas corporais próprias a cada comunidade de cultura popular. A
construção do sentido ético-estético dá-se pelas regras de comportamento da
comunidade, que conduzem ao delineamento de suas técnicas corporais e
moralidade; pelos princípios e valores que caracterizam o que seja adequado e
justo; pelo sentido de existência coletiva, preservação das tradições e
religiosidade; pelas regras de competição impostas por setores externos; pelo
jogo de conformismo e resistência que leva os populares a serem invadidos pela
indústria cultural e a lutarem contra essa invasão; pela dinamicidade cultural
e necessidade de reconhecimento social; pela denúncia às mazelas humanas.
Pensar ética e estética em seus traços conceituais é
entender que embora cada termo tenha sua particularidade e seu momento
histórico, as afinidades e inter-relações podem ser percebidas. A sociedade por
meio de seus sujeitos, é ser produtor e usufruinte de cultura. E isso afeta
diretamente o modo das suas relações. É possível ressaltar a estética
minimamente envolvida com o binarismo sócio cultural. O belo e o feio são um
grande exemplo.
O corpo é concebido e construído através da cultura com
que se é inserido, mas isso só se faz aparente, à partir do momento em que
nota-se que o homem como ser cultural é manipulável e de importante força
laboral, o que sustenta a ideia de que seus desejos e vontades se baseiam na
reflexão dos modos de se portar perante a sociedade.
O corpo é, também, reflexo do gestos
dançantes. Isso pode ser determinante para identificação da cultura de um povo.
Assim como, o mecanismo de simbologias religiosas, e festivas. O Brasil é
culturalmente rico. Em cada região se encontra culturas diferentes. Estas que
podem ser expressas através de vestuário, culinária e outros fatores, como
folclore. O sujeito que vive no Brasil é desde muito cedo, apresentado as
várias formas culturais existentes. A dança, como conceito geral, acontece e
afeta de diferentes maneiras; na construção sociocultural do corpo, na
expressão das vontades e na construção do belo. Com o passar dos anos, tem-se
perdido, de certa forma a valorização e visualização do corpo como ser
cultural, dada a inserção, por exemplo, de tecnologias, onde o sujeito conhece
a cultura mas não vivência, ou pratica a cultura.
O livro tenta trazer à tona a
importância da dança característica do país na formação do profissional da
Educação Física e para o povo brasileiro em si, algo que está se perdendo ao
longos dos anos.
O livro é uma espécie de estudo ou
pesquisa que tem por objetivo analisar o sentido ético-estético do corpo na
cultura popular, fala mais especificamente sobre danças culturais a partir do
gestual popular, como o maracatu e como isso influência e tem grande
importância na vida das comunidades populares e da população em geral.
No entanto, passou a ser necessário discutir, investigar
e compreender as relações históricas e filosóficas entre ética e estética; pelo
corpo como produto e produtor de cultura e pela percepção do sentido
ético-estético em grupos de cultura popular, ampliada pela
infiltração em uma comunidade de maracatu na cidade de Refice-PE. Que
investigou como a ética leva à configuração estética do corpo na cultura
popular e como esta mesma construção estética conduz a encaminhamentos éticos;
perceber como se dá o sentido ético-estético em grupos de cultura popular,
identificando possibilidades de estruturação gestual.
Boa apresentação, mostrando os pontos principais do livro com clareza e coerência. Participação da turma na discussão com o professor e com o Thiago no debate sobre o assunto. Tendo uma boa postura na hora da apresentação condizente com um profissional. Tempo dentro do programado. Nota 9,5.
ResponderExcluirUma boa apresentação, trazendo um assunto bastante abordado no meio social. Houve um domínio da dupla sobre o livro em questão, a linguagem foi objetiva e coerente. Aconteceu um grande debate sobre o assunto, o tempo foi um pouco ultrapassado devido a discussões, mas considero isso de grande importância pois assim temos a oportunidade de debater sobre assuntos presentes no nosso dia a dia. Parabéns a dupla, nota 9,5!
ResponderExcluirThiago e Thays fizeram uma boa apresentação, todo o conteúdo foi bem transmitido e muito bem entendido. Houve boa coerência e lógica sobre a obra em destaque e bom diálogo com a turma. Tiveram domínio sobre a leitura feita, postura adequada, vocabulário muito bem empregado. Houve muito debate na sala, mais do que o normal rsrs! A apresentação ultrapassou o tempo limite, mais foi uma discussão bem construtiva. Parabéns pela dupla, nota 9,5.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA apresentação da dupla, foi ótima, souberam transmitir o conteúdo do livro de forma clara e objetiva. Mostrando a importância da dança na educação e como ela esta sendo cada vez mais valorizada. Fizeram o uso de slides o que os ajudou durante a apresentação. Houve debate sobre o assunto abordado, o qual souberam responder as duvidas geradas. Nota 9.8.
ResponderExcluir1. Muito bem exposto o assunto do livro, não vi nenhum ponto negativo, bastante coerente e lógica, muito domínio da leitura o vocabulário utilizado excelente, dentro do tempo pré-estabelecido e a nota foi 9!
ResponderExcluirThiago e Thays demonstram total domínio do assunto, expondo-o de forma clara e lógica. Mostram a importância de manifestações culturais quando praticadas em escolas, como por exemplo a dança Maracatu. Dessa forma, podemos reafirmar a importância do ensino da dança em escolas pois tem relação direta na aprendizagem cognitiva, físico-motora, cultural, social, e muitas outras.
ResponderExcluirTambém é apresentado por eles, os significados dados ao corpo ao longo do tempo e sua relação com a cultura, fato extremamente importante de ser refletido e entendido, não somente como Educadores Físicos mas também como cidadãos.
Thiago e Thays citam muitos exemplos cotidianos que ajudam a compreender o tema e enriquecem sua apresentação; usam linguagem clara e muito explicativa. Merecem nota 10.
Os alunos fizeram uma ótima apresentação, demonstraram domínio da leitura houve participação dos alunos e as perguntas foram respondidas adequadamente, o livro foi traduzido com fácil entendimento, fala-se também da expressão corporal ( dança) um tema muito importante para os futuros educadores físicos. Nota 10
ResponderExcluir1.Somente pontos positivos
ResponderExcluir2. muito bom.
3. Apresentação condizente
4.domínio sobre o assunto do livro.
5. O vocabulário foi de fácil entendimento
6. A postura foi adequada
7. transmitiu bem o conteúdo.
8. houve participação da turma.
9. O conteúdo ficou dentro do tempo pré-estabelecido para a apresentação.
10. nota, 9.5
Otima apresentação , dominio do livro apresentado e uma visão critica a respeito do tema. Houve bastante participação da turma e o tempo passou um pouquinho ,mas, foi necessario já que o que foi abordado exigia um pouco mais de atenção. Nota 10 parabens a dupla.
ResponderExcluirA dupla obteve vários pontos positivos e alguns dentre eles foi a ótima apresentação do livro, apresentando-o de forma coerente, demonstrando assim domínio sobre o assunto do livro. Trouxe como complemento o slide( para facilitar o entendimento do livro), houve participação da turma( com algumas perguntas para a dupla) e uma postura condizente com o que se espera de um profissional. Minha nota para esta dupla é 9.8
ResponderExcluirfoi uma boa apresentação sem pontos negativos, de forma coerente e lógica, demonstrando domínio da leitura e compreensão,o vocabulário foi transmitido de forma clara e concisa, obtendo postura profissional e adequada para manutenção do tema proposto, com a participação de todos envolvidos, respeitando o tempo limite estabelecido previamente. Nota 10 pela compreensão obtida e transmitida a todos de maneira bastante simples satisfatória.
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