Resenha da Obra: Jogos Cooperativos
Autor: Fábio Otuzi Brotto
Aluna: Lucimara Aparecida de Souza Andrade
Fabio Otuzi Brotto nasceu em Rio Claro (SP) , professor de
Educação Física , e depois cursou psicologia.
Em um mundo onde encontramos mais esportes
competitivos Brotto busca
ensinarmos o quão é fascinante o modo de
divertir uns com os outros , e não uns contra os outros.
O principal objetivo é o convívio, e a realização de planos em comum,onde é essencial saber respeitar os demais participantes,promovendo a ética e fazendo com que as pessoas que se acham inferiores , se tornem felizes com a integração no meio destes jogos cooperativos.
O principal objetivo é o convívio, e a realização de planos em comum,onde é essencial saber respeitar os demais participantes,promovendo a ética e fazendo com que as pessoas que se acham inferiores , se tornem felizes com a integração no meio destes jogos cooperativos.
Capitulo 1 : O JOGO NUMA
SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
A ideia de aproximação entre
o jogo e a vida, o jogo pode ser visto com outros olhos, não somente como um
meio de competir mas como algo que pode unir pessoas. A importância do jogo
como elemento educacional,obtém desenvolvimentos de
linguagem,cognitivo,afetivo,físico-motor e moral .
O educador tem um papel
fundamental,onde ensinar novas brincadeiras com regras que nunca foram vistas,
desperta nas crianças o entender que todos somos importantes em todos as
brincadeiras. O poder de transformação do jogo e sua influência na
sociedade,aprender que solidariedade , é essencial numa sociedade competitiva.
Capitulo 2 : A CONSCIÊNCIA DA COOPERAÇÃO
A importância da cooperação
para desenvolvimento do ser humano,visando uma melhor qualidade de vida,em
diferentes dimensões como filosófica ,antropológica
,sociológica,psicológica,educacional,religiosa e biológica.
Cooperação e Competição se
compõe,no entanto dependem de muitos fatores,algumas perguntas sempre surgem ao
falar de COOPERAÇÃO, como : Jogar para que,se não vai existir vencedores?
É importante entender que competição e cooperação são valores humanos presentes nos jogos, no esporte e na Vida. A importância da cooperação no cotidiano pessoal, dotando como um estilo de vida.
É importante entender que competição e cooperação são valores humanos presentes nos jogos, no esporte e na Vida. A importância da cooperação no cotidiano pessoal, dotando como um estilo de vida.
Capitulo 3: JOGOS
COOPERATIVOS
O pensamento de George
Bernard Shaw :
“ Vemos as coisas como elas
são e perguntamos: Por que?
Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto : Por que não?”
Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto : Por que não?”
Os jogos cooperativos como
uma abordagem filosófico-pedagógica,que vem colaborando na Educação Física
Escolar e nas Ciências do Esporte e na Pedagogia do Esporte.
ORIGEM E EVOLUÇÃO
Surgiu com a preocupação do individualismo e a competição. Os jogos estimulam o confronto ao invés do encontro, foram criados com o intuito de promover através de brincadeiras,jogos , habilidades interpessoais positivas .
Surgiu com a preocupação do individualismo e a competição. Os jogos estimulam o confronto ao invés do encontro, foram criados com o intuito de promover através de brincadeiras,jogos , habilidades interpessoais positivas .
Os principais movimentos
surgiram na década de 50 no mundo ocidental.
Membros de comunidades
tribais se uniam para celebrar a vida, alguns povos ancestrais como no Alaska,Austrália,África ainda
praticam os jogos cooperativos para celebrar a vida. Como alguns índios com a
tradicional corrida de Toras dos Índios
Kanela no Brasil.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
São jogos de compartilhar
unir pessoas e despertar a coragem para assumir risco como ,pouca preocupação
com o fracasso e sucesso em si mesmo.
Dessa forma os Jogos
Cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e
vontade de continuar jogando; As crianças são mais livres para se
divertirem,dependendo da orientação,da intenção e das relações
estabelecidas nos jogos,
define-se o jogo é cooperativo ou competitivo.
A VISÃO DOS JOGOS
COOPERATIVOS
Melhorando habilidades de Relacionamento,
criamos condições de enfrentar os desafios de modo diferente com mais economia e
mais qualidade, sendo benéficos para todos, inclusive para as futuras gerações.
PRINCÍPIOS SÓCIO-EDUCATIVOS
DA COOPERAÇÃO
Através de princípios de Ação,
Reflexão e Transformação, praticarem os jogos cooperativos como proposta
Pedagógica é exercitar a cooperação na própria vida.
CAPITULO 4: A PEDAGOGIA DO ESPORTE
1- ESPORTE: UM FENÔMENO
HUMANO
O esporte esta presente em todos os tempos e lugares pelos quais temos existido pela publicação da UNESCO (1979) o esporte é direito de todos; A UNESCO promoveu valores éticos como o fair-play entre outros.
O esporte esta presente em todos os tempos e lugares pelos quais temos existido pela publicação da UNESCO (1979) o esporte é direito de todos; A UNESCO promoveu valores éticos como o fair-play entre outros.
O esporte pode assumir características
distintas:
-esporte-rendimento
-esporte como conteúdo da
Educação Física
Sendo que a palavra esporte pode expressar quatro significados: --um fenômeno social
Sendo que a palavra esporte pode expressar quatro significados: --um fenômeno social
-uma profissão
-um curso de preparação
profissional
-uma área de conhecimento
2 – A PEDAGOGIA DO ESPORTE
É uma linha de pesquisa e
aplicação das ciências do esporte e visa
estudar e difundir princípios
sócio-educativos,para favorecer o processo de ensino e aprendizagem do Esporte.
Brotto fala da importância do esporte para a humanidade como disciplina de Educação Física
. Usando o esporte como meio de
educação, ensina os professores os
diferentes modos de cooperativos
, as regras e o principal objetivo a cooperação .
CAPITULO 5 : O JOGO E O ESPORTE COMO UM EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA
Brotto destaca as possibilidades do Jogo e do
Esporte,perspectivados pelos jogos cooperativos, como um exercício de
convivência. Os jogos cooperativos pode ajudar a nos orientar durante a
movimentada e acelerada transição que já vivemos .
1-CONVIVÊNCIA : UM JOGO DE INTERDEPENDÊNCIA
Toda existência é uma coexistência , a qualidade de realizações , está ligada a qualidade das inter-relações .
Toda existência é uma coexistência , a qualidade de realizações , está ligada a qualidade das inter-relações .
2 – O (IM)POSSÍVEL MUNDO ONDE TODOS PODEM VEN SER
Deixou de ser uma alternativa
, uma novidade uma tendência uma utopia, e constitui-se em uma necessidade de novos tempos de maior complexidade.
Ao término Brotto evidencia que para que sejamos melhores, dependemos somente de nós mesmo,tão mais prazeroso a integração do que a competição .
Ao término Brotto evidencia que para que sejamos melhores, dependemos somente de nós mesmo,tão mais prazeroso a integração do que a competição .
Brotto ressalta as contribuições que a proposta dos Jogos Cooperativos vem oferecendo para o campo das Ciências do Esporte,focalizando Princípios Sócio-Educativos de Cooperação
Na apresentação desse seminário, Lucimara transmite as questões discutidas pelo autor de forma simples e lógica. Ressalta a importância dos jogos cooperativos em nossa sociedade, que tem se tornado cada vez mais individualista e competitiva. Nesse contexto, somos capazes de refletir a importância de saber respeitar o outro e seus limites, um aprendizado que pode ser adquirido com a prática de jogos cooperativos.
ResponderExcluirTodas as questões apontadas nesse seminário contribuíram não somente para nossa formação profissional, mas também para nosso posicionamento como cidadãos. Lucimara manteve a postura condizente com a de uma futura profissional da área, respeitando o tempo e abrindo a discussão do tema em classe. Merece nota 10.
O livro apresentado por Lucimara é de fácil entendimento,houve domínio sobre o assunto, o vocabulário foi bem adequado,houve participação dos alunos e o autor ressalta que o esporte está está no cenário da educação física como uma obra incrível.Nota 10
ResponderExcluirA apresentação de Lucimara ocorreu muito bem e com bom domínio de leitura. Transmitiu todo o conteúdo lido de forma coerente e lógica e com bom vocabulário. percebi a necessidade de mais postura perante a turma e esteve dentro do tempo presente. Todos tiveram atenção e houve debate, parabéns pelo esforço, nota 8,5.
ResponderExcluiros jogos cooperativos é sempre um bom tema pois envolve inúmeras variáveis, houve um bom entendimento do livro e claro o debate é sempre o ponto auto das apresentações. parabéns a aluna
ResponderExcluirnota 9
O livro apresentado por Lucimara, foi bastante interessante, trazendo em questão um assunto muito importante no campo da Educação Física, que são os jogos cooperativos. Pois através da cooperação de alunos obtemos ótimos resultados. A aluna possuiu um bom entendimento, atribuiu uma linguagem clara e coerente, respondeu adequadamente as questões à ela atribuídas, o tempo foi o suficiente. Parabéns, nota 9!
ResponderExcluirÓtimo livro! De linguagem clara, um dos seminários que mais gostei, mostra a importância dos jogos cooperativos, e como carece a educação física com cooperação, que ultimamente se da tanto valor ao competitivo. NOTA 10
ResponderExcluirLivro interessante abordando diversos temas mas sempre ligados entre si, clareza e objetividade ao apresentar , respeitou o limite de tempo, debate produtivo com opinioes diversas dos colegas de sala , nota 10.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi muito boa a apresentação deste trabalho. Lucimara conseguiu transmitir o conteúdo do livro com clareza e citou várias vezes sobre a importância dos jogos cooperativos, principalmente na introdução dos mesmos na didática das escolas. Houve um debate muito produtivo a cerca do tema por parte dos alunos. Nota 9.
ResponderExcluirAchei uma excelente apresentação do livro,linguagem clara,acho bacana enfatizar os jogos cooperativos,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 10!
ResponderExcluirÓtima apresentação, tratando de um assunto que deveria ser mais utilizado no dia a dia de um profissional na área da Educação Física. Apresentado de forma clara e precisa com um bom vocabulário. nota 9,5.
ResponderExcluirBoa apresentação, a aluna resumiu bem o livro e passou para a turma o assunto de cada capítulo. Manteve uma boa postura e utilizou de um vocabulário correto, demonstrou domínio sobre o assunto e a turma foi atenciosa. 9.
ResponderExcluirFoi uma ótima apresentação, que seguiu uma lógica coerente com a obra que estava sendo apresentada, demonstrando domínio da leitura abordada, com vocabulário condizente com uma postura profissional a ser tomada por uma pessoa com conhecimentos específicos sobre o tema, transmitindo a ideia central a todos os participantes em um entendimento simples, tendo a atenção e colaboração de todos no debate, com o tempo estabelecido sendo respeitado pela duração do seminário, nota 9 devido ao esforço e compreendimento alcançado pela seminarista.
ResponderExcluirFoi uma boa apresentação, mas porém acho que a timidez atrapalhou na sua postura.Mas de uma forma geral a aluna apresentou com bastante domínio o livro abordando os principais objetivos. Houve participação da turma e a aluna respeitou o tempo proposto. O vocabulário utilizado foi adequado.Minha nota é 9
ResponderExcluirFoi uma boa apresentação, mas porém acho que a timidez atrapalhou na sua postura.Mas de uma forma geral a aluna apresentou com bastante domínio o livro abordando os principais objetivos. Houve participação da turma e a aluna respeitou o tempo proposto. O vocabulário utilizado foi adequado.Minha nota é 9
ResponderExcluirLucimara soube transmitir as ideias do livro apresentado de forma clara e objetiva, mostrando domínio e entendimento sobre o conteúdo lido. Trouxe para discussão, os jogos cooperativos e sua importância para o ensino educacional, gerando debate na turma.Merece nota 9,7.
ResponderExcluirA aluna transmitiu todo o conteúdo de forma clara, dominando amplamente o assunto, gerando um posterior debate entre a turma. Nota 9,5.
ResponderExcluirBoa apresentação, mostrando que com os jogos podemos trabalhar muitas coisas e com a cooperação integrar os alunos. tempo adequado com boa participação dos aluno em debate . nota 9,7
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