Lazer e educação
Nelson
Carvalho Marcellino, natural de Campinas (SP), é sociólogo, licenciado em
Ciências Sociais, mestre em Filosofia da Educação pela PUC-Campinas e doutor em
Educação pela Unicamp. Desenvolve projetos de pesquisa na área dos estudos do
lazer há 20 anos.
A escola Brasileira foi influenciada por duas vertentes, a
primeira veio pela pedagogia católica, assumida pela Igreja, onde tem por
característica a metafisica, que é o estudo da existência do ser, procura interpretar
o mundo, a natureza, a constituição e as estruturas básicas da realidade. A
segunda é a pedagogia escolástica, um pouco mais recente e vinda da Europa, que
baseia a educação no conhecimento objetivo e rigoroso.
Apesar das diferenças entre elas, as duas tem em comum a
visão do homem predominantemente racional, e sua educação tem prioridade na e
para a racionalidade. E nessa cultura não sobra espaço na educação para outras
manifestações.
O estudo foi originalmente apresentado dissertação de
Mestrado, e tem como objetivo verificar as relações que existe entre o lazer, a
escola e o processo educativo, busca também a formulação de uma pedagogia
alternativa e por fim a papel da escola no lazer. O livro é dividido em quatro capítulos
e tem como metodologia de pesquisa a analise de textos.
No primeiro capitulo intitulado "Dois temas polêmicos:
Duas fontes de mal – entendimentos", o autor apresenta as diferentes
formas de lazer e educação. Inicialmente apresenta o lazer com duas abordagens,
a direta e a indireta. Na abordagem indireta assume dois tipos de lazer, o
primeiro é o lazer como cultural promovido pelas atividades artísticas e praticas
física, e o segundo é o lazer como obrigação, como por exemplo, as relações
familiares. Já na abordagem direta
mostra a incorporação do conceito de lazer, que no senso comum está relacionada
com divertimento.
O lazer normalmente
aparece como escape do consumo e alienação do trabalho. O trabalho é o meio de
ganhar a vida e o tempo de lazer é onde se obtém felicidade e possa desfrutar
dela.
Tendo mostrado essas concepções do lazer, o autor apresenta
diferentes citações sobre lazer e aponta que apesar de não haver um consenso
sobre o lazer, são perceptíveis duas linhas de conceituação, o aspecto atitude
que é o lazer como estilo de vida, independente de um tempo determinado, e o
aspecto tempo onde dá uma grande importância ao tempo, como o tempo livre, não
só do trabalho, mas de outras obrigações.
Por fim, chega à conclusão que se entende de lazer “como a
cultura –compreendida no seu sentido mais amplo- vivenciada (praticada ou
fruída) no tempo disponível”, ou seja, ação que não tem nenhum interesse exceto
a satisfação, o tempo nesse caso pode ser entendido como a opção da atividade,
sendo ela pratica ou contemplativa. Sendo diferente o tempo disponível, que é o
tempo fora do trabalho, do tempo desocupado, sendo este entendido como o tempo
desempregado.
A segunda parte tem como titulo “O duplo aspecto educativo
do lazer” o autor traz o lazer com veiculo e objeto de educação. O lazer ganha
uma dimensão muito maior quando pensamos nas possibilidades na área da
educação. Surgindo assim as manifestações da educação pelo lazer e da educação
para o lazer.
Na primeira o lazer aparece como instrumento de educação, o
lazer não é apenas um bem de consumo, aqui ele buscam conceber uma nova forma
de educação pautada nessa pratica. Já na segunda, traz um aspecto educativo
para o lazer, onde a educação é permanente e busca o desenvolvimento cultural.
Esta vertente tem enfoque a criticidade em relação às praticas de lazer
capitalista e incentivando a imaginação criadora.
O lazer apresentado como objeto de educação é tido como uma
educação aplicada de uma maneira diferente, mais dinâmica e prazerosa, então
todo o processo é uma ação de lazer.
No terceiro é apontado o “Lazer e escola: um amontoado de equívocos”
onde é analisada a posição da escola em relação ao lazer, e como é a interação
entre a vida escolar e a cultura vivenciada no tempo de lazer.
O autor aponta que nas tentativas de unir o lazer com a
pratica educativa, muitas vezes acontece à omissão dos professores, agindo como
meros espectadores. Mas ele também mostra como a vivencia do lazer na vida
escolar contribuiu para aumentar a atenção, diminuir o rigor em relação aos
conteúdos, mas sem deixar que o trabalho escolar perdesse sua importância.
E no fim, chega a um consenso com auxilio das observações
de Regis Moras, em que se deve haver um esforço na busca do equilíbrio entre
disciplina e lazer, pois qualquer destes elementos sem o outro desvirtua o
projeto humano.
Podemos afirmar então que há espaço para o lazer na escola
com todas suas possibilidades educativas.
O ultimo capitulo tem como titulo “Elementos para uma
pedagogia da animação” onde é apresentada a pedagogia da animação, que é uma
proposta de reconhecimento da relação lazer-escola-processo educativo. Estando
ligada a criação de ânimo, provocação de estímulos e a cobrança da esperança.
A proposta dessa pedagogia é encara-la na perspectiva de
mudança, relacionada a um processo amplo de educação, que considera a relação
das possibilidades da escola com as potencialidades do lazer.
Com todos os fatos apontados no decorrer do livro,
entende-se que não há uma separação entre lazer-escola-processo educativo.
Link do vídeo
https://youtu.be/zjoYaxTuHg0
No começo do texto é destacado que a escola Brasileira foi influenciada por duas vertentes e que ambas trazem enraizada em seu discurso o homem sendo racional e central,ou seja pós teocêntrica.Assumindo os caracteres do antropocentrismo e suas raízes iluministas.É possível dizer com base nessas colocações que o Lazer vem de uma revolução e é um residuo capitalista, quando o autor liga o lazer como instrumento da educação ? Como o autor traz a ideia do lazer como prática histórica de construção e de reconstrução ? E como essas discussões afetam a o lazer como objeto de estudo.
ResponderExcluirNos dias atuais o lazer é algo que tem partido de nós mesmo ou algo que tem sido imposto para nós?
ResponderExcluirO objetivo do livro é verificar as relações que existe entre o lazer, a escola e o processo educativo, você acha que essa formulação de uma pedagogia alternativa e o papel do lazer na escola é importante?
ResponderExcluirO Livro, juntamente com a resenha apresentada tenta esclarecer sobre os conceitos de "lazer" e identificá-lo como proposta educativa no processo de formação. Excelente resenha.
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