sexta-feira, 14 de junho de 2019

                                       
                 
                     Garimpando Memórias: esporte, educação física, lazer e dança.
     Esta resenha trata-se do livro Garimpando Memórias: esporte, educação física, lazer e dança publicado pela  editora da UFRGS em 2007 e organizado por Silvana Vilodre Goellner licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós  doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal) e por Angelita  Jaeger graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós- doutorado na Faculdade do Desporto da Universidade de Porto (2015) em Ciências do Movimento Humano.
     O livro é composto por artigos de diferentes autores e trata-se sobre as práticas corporais e esportivas. Para melhor compreensão cada artigo será apresentado separadamente.
     O primeiro artigo é de Silvana Goellner ´´ Mulheres, memórias e histórias: reflexões sobre o fazer historiográfico``. A autora mescla diferentes disciplinas abordando ´´ histórias e mulheres`` em sua narrativa, fazendo o uso de Estudos de Gêneros e Epistemologias feministas na imagem das mulheres, chamando a atenção para o caráter político, ao final a autora conclui de um modo muito interessante citando suas inspirações para a produção do artigo e sua conclusão sobre o tema apresentado.
     O artigo de Eneida Feix ´´ Porto Alegre no início do século XX`` inicia-se retomando a revolução industrial, época que teve início a valorização de corpos sadios e fortes propagando as práticas corporais e esportivas em função da necessidade de homens e mulheres preparadas fisicamente para o trabalho pesado das fabricas. Com o avanço da educação física foi criado serviços com o auxílio de profissionais para promover o entreterimento, a saúde, o esporte, a autora conclui o artigo expressando apenas sua opinião sobre acreditar que a recreação publica deve ser garantida a toda população.
       O artigo de Janice Mazo e Luis Henrique ´´ Memorias da participação dos clubes esportivos nas comemorações da ´´semana da pátria`` em Porto Alegre``. Nos informa que na época do Estado Novo com o intuito de contribuir para a formação da identidade nacional eram realizados desfiles cívicos na ´´Semana da Pátria`` e também competições esportivas. Os ex  atletas relembram a preparação e a expectativa com a participação em competições como o futebol, tênis, atletismo, basquete, entre outros. Dessa forma os autores finalizam o artigo com uma conclusão bem básica sobre a relação de passado, presente e futuro dos clubes esportivos.
      O artigo de Silvana Goellner , Johanna Muhlen , Anna Maurmann e Camile Romero  ´´Garimpando Memorias: educação física, lazer e dança no Rio Grande do Sul`` é organizado observando as práticas corporais como a dança, a luta, atividades de lazer e realizando entrevistas com o objetivo de coletar dados e depoimentos. Os principais esportes analisados foram o voleibol feminino, a ginastica olímpica, o remo, jogos femininos, entre outros. As autoras expõe separadamente cada pesquisa e concluem falando sobre os próximos objetivos para a finalização do projeto.
        No artigo de André Luiz Silva ´´Entre Lamarck e Mendel`` o autor busca uma relação da Eugenia brasileira com a pratica de atividades físicas, relacionando a obra de dois autores Renato Kehl e Fernando de Azevedo. A educação física algumas vezes foi vista como grande aliada devido ao seu caráter disciplinar e outras vezes se distanciou e ganhou mais atenção as questões genéticas. Sendo assim, para auxiliar no entendimento do artigo finaliza com uma pequena explicação bem objetiva sobre o tema.      
     O artigo de Andrea Moreno e Verona Campos ´´Aparato Legal e educação do corpo em Belo Horizonte`` apresenta pesquisas de um projeto que tem como objetivo a estruturação da educação do corpo em Belo Horizonte e vincula a ideia de que a educação do corpo está relacionada com época e local em que é praticada. São analisadas também as atividades corporais com base nos decretos e regulamentos do estado. Ao final do texto é citado a inspiração das autoras e uma pequena conclusão sobre o tema.
         O artigo de Pablo Scharagrodsky contribuições dos corpos  masculinos e femininos para a historia da educação na Argentina``, foram pesquisados e  analisados conteúdos sobre  a construção da masculinidade e feminilidade em determinadas práticas esportivas em escolas da Argentina e constatado que antigamente a heterossexualidade era o único modelo desejado para o corpo, porem para concluir o artigo o autor indica  que a educação física pode modificar as relações e sugerir novos caminhos sobre o entendimento do corpo, o artigo é mais complexo pois está escrito em espanhol, mas apresenta o tema de maneira bem interessante.
          O artigo de Ludmila Mourão e Gabriela C. de Souza, tem início relacionando esportes coletivos de confronto e a luta, com a oposição da legislação a participação feminina nessas modalidades no passado, além da dificuldade em participarem da primeira competição no qual o Brasil foi campeão graças as mulheres mudando assim a visão sobre a presença feminina nesses esportes. No artigo o autor reconstrói essa história tornando o texto bem informativo e fazendo com que leitor reflita sobre essa discriminação.
           No artigo de Marcia Machado e Thais Rodrigues ´´Mulheres praticantes de skate e de rugby no Brasil``, as autoras destacam a participação feminina em esportes que alguns anos atrás era praticado apenas por homens e fazem uma análise histórica da inserção de mulheres, com isso as autoras concluem que a ausência marca o contexto histórico mas a cada dia as mulheres vem enfrentando os limites que são impostos e conquistando cada vez mais o campo esportivo.
            No artigo de Angelita Alice Jaeger ´´Quando o músculo entra em cena`` a autora cita sobre a potencialização muscular feminina e questiona a visão machista, analisa documentos e fala sobre as competições de fisiculturismo, a participação de mulheres e problematiza as visões fixas de feminilidade. Ao final, a autora conclui de maneira bem clara que nos dias atuais a participação de mulheres em academias e a potencialização muscular feminina está se igualando quando comparada com a presença de homens nesses espaços e atividades.
           Para finalizar Mônica Dantas fala sobre apontamentos para uma história do “corpo natural”, tem como foco a vida de Isadora Duncan percussora da dança moderna no início do século XX e apresenta a educação somática como um estudo do corpo a partir de uma perspectiva pessoal, aperfeiçoando a consciência do corpo. A autora finaliza o artigo citando a importância da integração da educação somática na dança seja como estratégia para melhorar o desempenho ou pela sensação liberdade de movimentos dada ao corpo dançante.
           Dessa forma, o livro Garimpando Memorias trata-se de assuntos muito importantes para a formação pedagógica do educador físico como o aumento da participação feminina na área do esporte, a liberdade de movimentos na dança, entre outros artigos que geram uma reflexão no leitor sobre a mudança das práticas corporais ao longo do tempo principalmente no combate do preconceito no caso da inserção das mulheres no esporte.

4 comentários:

  1. A resenha ficou bem detalhada e foi possível ter uma ideia sobre o assunto proposto para cada artigo. Parabéns!

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  2. Parabéns foi uma resenha bem explicativa, deu para ter uma noção geral do que se trata o livro!

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