sexta-feira, 21 de junho de 2019

Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil


O livro “Fome de Bola: Cinema e Futebol  no Brasil” aborda dois temas que é a paixão do povo brasileiro o cinema e o futebol. O livro é do autor Luiz Zanin Orocchio, um é crítico de cinema do jornal e escreve, de forma esporádica, sobre outros temas, esse livro é escrito como uma partida de futebol, sendo divido em duas partes tendo como referencia o primeiro e segundo tempo de uma partida. Em um primeiro momento Zanin mostra como foi a chegada do cinema e futebol aqui no Brasil  no fim do século XIX e como eles foram caindo no gosto do povo, assim então o autor consegue relacionar como dois temas aparentemente distintos foram tendo caminhos semelhantes. Em um segundo momento Zanin descreve a paixão do brasileiro pelo futebol e o cinema e como seus caminhos se cruzavam, com o passar dos anos esse gosto só aumentava, porém naquela época não havia algo que registrasse os belos lances, jogadas e gols, a não ser relatos orais passado de boca em boca pela população com isso o cinema entrou para agregar ainda mais no futebol deixando gravadas e marcadas na história os belos lances dos jogos. As produções cinematográficas eram gravadas principalmente para mostrar e registrar o desempenho da nossa seleção em copas do mundo, deixando assim jogos, lances, gols de nosso grande rei do futebol Edson Arantes do Nascimento (Pelé), Mané Garrincha, Nilton Santos e entre outros craques que abrilhantaram o futebol naquela década.



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente me interessei pelo tema por conta de ser sobre futebol (que amo muito), mas após ver a resenha fiquei entusiasmado pela forma que contou, demonstrando a emoção que o livro pode proporcionar!

    ResponderExcluir
  3. O tema do livro me pareceu bem interessante, e a resenha ficou bem clara e direta passando uma boa idéia da obra.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha, me deu uma ideia sobre o que é o livro, me fez ficar curioso e querer saber mais detalhes

    ResponderExcluir
  5. Trata-se de um tema que desperta interesse em nos brasileiros, gostei muito da forma que voce apresentou a resenha! Parabens!

    ResponderExcluir

  6. Aparentemente é uma obra de fácil leitura por abordar temas tão comuns à nós brasileiros: futebol e cinema. Realmente me interessei pelo conteúdo da obra, e espero que mais pessoas também se interessem. Entretanto, há críticas que precisam ser feitas, tanto positivas quanto negativas: vídeo curto demais (quanto mais informações, melhor), mas ao mesmo tempo conseguiu passar o conteúdo da obra com clareza. A imagem está boa, e a velocidade de fala também, o que é muito bom por não ficar cansativo!!! Por essas razões, a minha nota é 9.

    ResponderExcluir
  7. Em sua resenha você fala de forma coesa e coerente sobre fome de bola: cinema e futebol no brasil, possuí como ponto negativo ficar gaguejando em algumas palavras, mas está de bom entendimento e você falou bem do assunto do livro.
    Nota 9, pois deve evitar gaguejar em algumas palavras mais o tempo ficou bom e o entendimento por isso te dou essa nota.

    ResponderExcluir
  8. Como comentei em outra resenha, te senti um pouco tímido no início, nervoso talvez, mas isso não prejudicou no entendimento do livro, Foi teórico e coerente, acho que por ser um tema comum para nossa sociedade você tenha se saído bem
    Até onde eu pude perceber estava muito bom em todos os aspectos,m o tempo estava ótimo
    Nota 9, por que foi bem na exibição do tema

    ResponderExcluir
  9. O tema do livro é muito interessante,por se tratar de assuntos tão comuns e populares para nós brasileiros :futebol e cinema. Me interessei bastante em ler a obra,por ser um amante do futebol e por admirar tudo acerca do cinema.Porém,assistinto do ao seu vídeo percebo que faltou apresentar algumas críticas a respeito do livro tratado,sendo aspectos positivos ou negativos, e também teve alguns deslizes quanto a oratória e por ter ficado muito curto o video.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.