sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Gênero e Diversidade Uma Questão Latente 

De acordo com o que foi proposto como trabalho final da disciplina Estudos Socioculturais da Educação Física foi desenvolvido esse documentário. O mesmo visa discutir o tema Gênero e Diversidade englobando aspectos relacionados ao esporte, ambiente escolar e convívio social. Tendo como título: GÊNERO E DIVERSIDADE: UMA QUESTÃO LATENTE.
A crescente mobilização de diversos setores sociais em favor do reconhecimento da legitimidade de suas diferenças tem correspondido a uma percepção cada vez mais aguda do papel estratégico da educação para a diversidade. Ela é vista como fator essencial para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito e discriminação, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade.
A partir da elaboração do trabalho chegamos à conclusão de que abordar esse tema seria de grande valia para nossa formação. Somando assim experiências e novas ideais á bagagem de conhecimento que formaremos durante o curso. Inclusive é uma maneira de aprimorarmos o senso crítico sobre o corpo que é o instrumento de trabalho do educador físico.
O tema diversidade sempre gerou e ainda gera muito conflito em qualquer local que seja discutido.Quem nunca duvidou da sexualidade de uma mulher que joga futebol? Ou de um homem que faz ginástica? Esses assuntos fazem parte da realidade em que vivemos. Em nosso trabalho iremos discutir sobre o tema e apresenta-lo a partir de diferentes visões. Para realização da coleta de dados, utilizou-se de entrevistas com pessoas da cidade de Lavras/MG e também através de fontes da internet.
O objetivo deste vídeo é mostrar a ampla diversidade encontrada no dia a dia que está diretamente relacionada à questão de gênero.







INTEGRANTES DO GRUPO :


AMANDA BUSTAMENTE SANTANA
ANA CAROLINA DA SILVA
CLÁUDIA ABRANTES
EDUARDA SILVA VIVAS
IALE MAXIMO BUSCACIO
RONALDO APARECIDO SILVA
NATÁLIA ELIAS DE MORAIS
VITÓRIA TERRA 


12 comentários:

  1. O documentário foi muito bem realizado, com entrevistas bem requisitadas e reportagens selecionadas, principalmente as que relacionaram crianças e a visão delas em relação a cor de pele. Desfecho com uma musica que se enquadra perfeitamente ao tema. Ampliou meu conhecimento como estudante de Educação Física e nomeadamente como há visões e pensamentos dispersos em relação ao tema.

    ResponderExcluir
  2. Documentário bem editado, e de ótimas informações.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de poder participar desse trabalho !

    Uma frase que diz muita coisa

    “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.”

    Rosa Luxemburgo

    ResponderExcluir
  4. Vídeo muito bem feito, com informações fundamentais sobre o tema.

    ResponderExcluir
  5. A elaboração do vídeo documentário ficou ótima. É um tema amplo e mesmo assim foi bem trabalhado. Gostei das informações abrangidas e dos exemplos.

    ResponderExcluir
  6. Um tema muito discutido hoje em dia, ótimas informações. Vídeo bem produzido.

    ResponderExcluir
  7. Somos acima de tudo Seres Humanos e com isso temos que "ser humanos" perantes essas questoes apresentadas.A diversidade é a intensidade que temos em tratar todas as coisas ao mesmo tempo, e satura as emoções e sentimentos, acabamos esquecendo das pequenas e importantes coisas que deixamos de fazer, por conta dessa intensa diversidade do nosso cotidiano.Esgotamenmto e dor na alma é o salario de quem se esquece de viver.
    Atila Negri

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Um documentário que abordou o tema de maneira bem dinâmica e ilustrativa, onde tais fatores ajudaram no entendimento e na passagem de informações com clareza.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito deste trabalho. Muito bem elaborado e eles conseguiram retratar bem o tema dado aos mesmos, trabalho bem manejado e ótimas entrevistas. Parabens

    ResponderExcluir
  10. As questões de gênero e diversidade estão cada vez mais presentes em todos os ambientes, inclusive na nossa área, fazer esse trabalho nos trouxe o aprendizado que que não importa as diferenças somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo, porém com os mesmos direitos de igualdade.

    ResponderExcluir
  11. Otimo trabalho, parabéns, voces conseguiram trazer um tema bem abordado na atualidade e seus lados da historia, oimas entrevistas tambem
    Douglas Eduardo de Sousa Santos

    ResponderExcluir
  12. Além de ser um vídeo de excelente conteúdo e produção, com belas imagens, é um tema presente em nossa vida. Entrevistas que fazem com que todos pensem nas diferenças e nas igualdades que devem ser mais discutidas em nossa área.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.