sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Abuso Sexual / Prostituição


O abuso sexual  ocorre quando existe um jogo, ou até mesmo o ato sexual, entre pessoas de sexo diferente, (ou  do mesmo sexo), em que o agente abusador  já tem experiência, e visa sua satisfação sexual. Estas práticas geralmente  são impostas às crianças ou adolescentes, através de violência física, ameaças, ou em alguns casos, induzindo-as, convencendo-as com uso de violência ou ameaça, induzindo, convencendo. No abuso sexual,  a criança  é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada, traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou, por outra, promiscuidade e uma sexualidade descontrolada, entre outros.  A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como pessoa humana, tem seus Direitos violados, e o pior: na maioria das vezes, dentro de seu próprio lar, por quem tem a obrigação de protegê-la. As marcas, as consequências do abuso sexual podem ser físicas ou psicológicas. Geralmente ficam as duas. O abuso sexual pode se dar de várias formas, e com ou sem contato físico.
A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão. A prostituição é reprovada em diversas sociedades, devido a ser contra a moral dominante, à possível disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), por causa de adultério, e pelo impacto negativo que poderá ter nas estruturas familiares (embora os clientes possam ser ou não casados). Na cultura silvícola de algumas regiões, inclusive no interior da Amazônia, Brasil, e em algumas comunidades isoladas, onde não há a família monogâmica, não existe propriedade privada e por conseguinte não existe a prostituição: o sexo é encarado de forma natural e como uma brincadeira entre os participantes. Já onde houve a entrada da civilização ocidental o fenômeno da prostituição passa a ser observado com a troca de objetos entre brancos e índias em troca de favores sexuais.



Grupo:
Aélcio Júnior

Laryssa Elyomary
Maria Alice Ferreira
Maria Clara de Castro
Stéfanie Callegari

Talita Guimarães
Thais Frois

13 comentários:

  1. Documentário com entrevistas muito bem sucedidas com profissionais e pessoas da área. Ampliando o conhecimento do profissional de educação física em relação aos sintomas e como atenuar-se para o problema. Imagens finais muito bem selecionadas que prendem a atenção de quem assiste ao vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem produzido. Foram as pessoas certas e buscaram o conteúdo que foi proposto. Retrata bem a atualidade de muitas crianças adolescentes.

    ResponderExcluir
  3. Bem elaborado, bem feito e obteve um bom conteúdo sobre o tema proposto.

    ResponderExcluir
  4. Documentário muito bem elaborado, com uma explicação clara sobre o assunto, e trazendo dados importantes, parte final que chama muito a atenção, e mostrando como um educador deve agir nesse caso

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, o conteúdo foi tratado com bastante conhecimento

    ResponderExcluir
  6. O documentário retrata bem o assunto e amplia o conhecimento do educador físico.

    ResponderExcluir
  7. O abuso sexual é infelizmente comum em nossa sociedade, crianças, jovens são abusados ou explorados sexualmente todos os dias.
    Nós como futuros educadores físicos temos o dever de ajudar essas pessoas e fazer o máximo para que não aconteça, ensinando nossos alunos, que vão crescer, a serem boas pessoas

    ResponderExcluir
  8. Retrata uma realidade que pode ser encontrada em qualquer lugar, e uma problemática que nós como profissionais podemos nos deparar durante nosso caminho. Infelizmente é uma triste realidade que para algumas pessoas é comum e banal. O trabalho teve seu tema bem abordado e o conteúdo informativo foi tratado como deveria

    ResponderExcluir
  9. vídeo bom. trata de um assunto delicado e que pode variar de interpretação de acordo com a cultura porem muito se tem que fazer sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante deste trabalho. É um assunto que está bem em pauta e os alunos conseguiram abordar bem diante este tema.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante deste trabalho. É um assunto que está bem em pauta e os alunos conseguiram abordar bem diante este tema.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Tema que na maioria das vezes nos atinge emocionalmente de uma maneira grandiosa, pois, atos de abusos sexuais contra indefesos são de uma tremenda crueldade. Meus parabens ao grupo por ter abordado tao bem esse assunto.!!!

    ResponderExcluir
  13. Abuso sexual e prostituição infantil é crime!
    Eu nunca fui abusada sexual e nunca me prostutui quando era criança, mas fui assedia pelo pai de uma amiguinha , carrego essa lembrança até hoje na época eu tinha 10 anos e hoje tenho 47

    Parabéns a todos profissionais que participaram desse trabalho.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.