sexta-feira, 13 de abril de 2012

MITO COIOTE E O GIGANTE



O Coiote é um dos mais populares personagens mitológicos dos indígenas americanos. Ele aparece no sudeste, no oeste e nas planícies centrais em diversos papéis, incluindo o de criador, de herói cultural, trapaceiro, feiticeiro e amante. A proeminência do Coiote como espírito e trapaceiro reflete a natureza do próprio animal, um membro da família canina encontrado do Alasca à Costa Rica. Ele é hábil e ágil, e come quase todo tipo de animal ou planta. Um de seus truques é fingir-se de morto para atrair aves de rapina, que então ele apanha e come. A esperteza do Coiote é bem ilustrada pelo mito navajo a seguir. 

Há muito tempo a terra era percorrida por gigantes que gostavam muito de raptar e comer crianças. O Coiote estava atravessando um lugar rochoso certo dia, quando encontrou um gigante e decidiu dar-lhe uma lição por sua crueldade. Ele convenceu o monstro, que era muito estúpido, a ajudá-lo a construir uma cabana de vapor, afirmando que isso tornaria o gigante tão ágil quanto o próprio Coiote. Quando o interior escuro se encheu de vapor, o Coiote disse que realizaria um milagre, quebrando sua própria perna e consertando-a. Ele pegou uma pedra e bateu numa perna de veado sem pele, que havia colocado secretamente na cabana, até quebrá-la com um ruído forte. O gigante apalpou a perna quebrada e, completamente iludido, escutou o Coiote cuspir nela e cantar: “Perna, torne-se inteira!” O gigante apalpou a perna verdadeira do Coiote e ficou surpreso ao ver que estava ilesa. O Coiote se ofereceu para repetir o milagre na perna do gigante, e o monstro concordou, gritando de dor quando seu companheiro a golpeou com a pedra.
Logo a perna do gigante se quebrou e o Coiote lhe disse que para consertá-la bastava que cuspisse nela. O gigante cuspiu até sua boca ficar seca, mas a dor continuava e a perna não se curava. Afinal o gigante pediu ajuda. “Continue cuspindo”, disse o Coiote, com segurança. Então o Coiote se esgueirou da cabana e deixou o comedor de crianças em agonia. 


Integrantes do grupo: Fabio, Igor, Rhuan, Renan, Kleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.