quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Levantamento dos locais de prática de esporte e lazer dos bairros da Zona Norte da cidade de Lavras- MG

Vídeo documentário do levantamento


Link para o trabalho escrito:

Link para a cartilha "Educando no Turismo" (que conta a história da cidade de Lavras-MG para crianças) disponibilizada pelo estudante de turismo Wagner R. Gonçalves:


Os bairros analisados foram selecionados através de sorteio simples feito em sala de aula. Não foi utilizada nenhuma metodologia estatística para identificação e amostragem da população alvo na pesquisa, ficando a seleção dos entrevistados a cargo do professor. Os bairros selecionados estão na cidade de Lavras – MG.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário, no período de 18/11/2014 a 28/11/2014, com o objetivo de identificar as práticas de atividades físicas e/ou lazer presentes nos bairros selecionados - COHAB, Jardim Europa, Residencial Nova Era, Vila Paraíso, Nossa Senhora de Lourdes, Lavrinhas, Aquenta Sol, Esplanada e nas dependências UFLA onde se praticam atividades físicas.
É perceptível a diferença de estrutura nos bairros visitados.É necessário criar lugares destinados para a prática de atividades físicas e lazer. Observa-se uma falta de estrutura e/ou incentivos. Os bairros necessitam de ambientes para a prática do lazer, da cultura e do esporte.
Em alguns casos há relatos sobre a falta de verba, que muitas vezes é repassada só para funções básicas como alimentação das crianças e salário dos funcionários, faltando manutenção da infraestrutura dos locais.
A convivência das crianças com a criminalidade e abandono dos pais é uma realidade da cidade, e são nesses poucos centros de lazer que há esperança de conduzirem melhor o caminho desses jovens, pois incentivo por parte dos educadores é o que não falta.
Há ainda uma falta de incentivos e ações políticas que possam promover parcerias com outros tipos de centros educacionais, como educação superior e cursos profissionalizantes para atenderem esses jovens ao saírem dos projetos e ensiná-los uma profissão. Muitos moradores reclamam da falta de recursos por parte dos órgãos competentes e que situação continua sempre piorando.

Esta pesquisa de campo contribuiu com uma experiência muito boa para o grupo. Pois aos que já moravam na cidade de Lavras puderam conhecer bairros que antes não haviam sido visitados, e aos que não são da cidade poderam ter um contraste social bem diferente do já visto, entrando em bairros muitas vezes perigosos e conhecendo pessoas humildes, mas muito boas de coração que os acolheram e contribuíram para a realização da pesquisa.

Integrantes do grupo:


BRUNO CASTILHO GALVÃO
GABRIEL WISKY SILVA
IARA ALMEIDA DE SÁ
LETÍCIA VIEIRA BARBOSA
RENAN CARVALHO BARRETO
RITHIELE MANSUETA DE OLIVEIRA FONSECA


10 comentários:

  1. O trabalho ficou muito bom, ficou bem esclarecedor sobre as praticas físicas e de lazer encontradas nesses bairros. O áudio ficou bom, e a passagem de imagens também, apesar de ter ficado longo, ficou também super completo.
    Vejo que o trabalho foi elaborado.
    E trouxe uma compreensão muito boa sobre estes bairros, onde eu não tinha conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Apesar da extensão do vídeo, o grupo se destacou em mostrar detalhes de práticas de lazer da população principalmente da UFLA que oferece muita das mostradas. No entanto pode se ver claramente o contraste entre os bairros pesquisados. Muito bom !!

    ResponderExcluir
  3. O trabalho em si ficou muito bem explicado e bem falado. as principais partes foram bem destacadas para o bom entendimento de todos. Um ponto negativo é o tamanho do vídeo, mais nada que atrapalhasse o conteúdo do trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Ótima qualidade de imagens e áudio. O grupo relatou as atividades que ocorrem nos bairros de forma clara, o trabalho ficou muito bem organizado e o fato do vídeo ser extenso não afetou o desempenho do grupo, ao contrário, trouxe uma maior riqueza de informações ao diagnóstico. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o vídeo ,o tamanho do vídeo não atrapalhou em nada e o áudio esta muito bom, foi passado vários aspectos importantes de todos os bairros.Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho, pois ficou excelente pois demostrarão as práticas de atividades físicas nos bairros de forma bem clara, havendo uma ótima organização na pesquisa mostrando um grande entendimento ao decorrer do vídeo.

    ResponderExcluir
  7. Trabalho bem detalhado e com informações precisas. Ficou um pouco extenso, mais valeu a pena assistir até o final...
    Parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  8. O grupo conseguiu transmitir muitas informações importantes, o que ajudou foi a organização,a clareza que casa um conseguiu passar nas entrevistas e um ponto negativo foi o tamanho,mais nada que atrapalhe do entendimento do conteúdo..Parabéns !

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.