sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

GRUPO 6 - ANÁLISE DA PRÁTICA DO LAZER E DA CULTURA NA CIDADE DE LAVRAS



http://www.youtube.com/watch?v=ur17FsUASEA&feature=youtu.be





INTRODUÇÃO
            Na análise desenvolvida no trabalho, foi possível contrastar a realidade dos diferentes bairros, principalmente no que tange à diferença entre os bairros convencionais e os condomínios. Apesar da dificuldade de acesso no condomínio, pudemos visualizar, através de informações indiretas, uma estrutura extremamente adequada para o lazer no interior desses, com praças direcionadas à pratica de esportes e atividades ao ar livre. No restante dos bairros, ficou claro a falta de estrutura física e segurança para a prática do lazer, bem como a falta de incentivo e de intervenções que estimulem a cultura local.

OBJETIVO
            Esse trabalho tem como objetivo o levantamento de estruturas direcionadas ao lazer, bem como eventos culturais e esportivos na cidade de Lavras, mais especificamente nos bairros Vila São Francisco, Jardim Glória, Jardim Fabiana e Flanboyants.

METODOLOGIA
Em um primeiro momento, foram definidas as formas de intervenção. O grupo decidiu fazer uma análise física dos bairros para, em seguida, desenvolver as entrevistas com os moradores, para poder desenvolver uma análise da estrutura fornecida pelo local, bem como o acesso e conhecimento dessas pela população. Em seguida, serão feitas entrevistas, que serão documentadas em vídeo para posterior análise. Por último, serão desenvolvidas considerações acerca dos vídeos, comparando-os com os dados levantados pela observação do bairro.

CONSIDERAÇÕES
          No levantamento desenvolvido nos mais diferentes bairros, foi possível constatar, com exceção do Flanboyants, que esses carecem de uma estrutura para a prática do lazer, bem como ações que estimulem, também, a cultura.
          Nas entrevistas desenvolvidas, ficou claro que não existe uma intervenção dentro dos bairros no sentido de estimular as práticas de lazer, cultura e esporte, com exceção de clubes de futebol que, nem de longe, cumprem esse papel. Vale ressaltar nesse cenário, as ações de indivíduos da população. É o caso do morador “Teia”, da Vila São Francisco que, sendo amante de esporte e vendo o descaso em relação ao bairro, resolveu construir no fundo da sua casa, uma pequena quadra, onde os jovens podem praticar as mais variadas atividades. Dentro desse espaço, ocorrem atividades culturais, como por exemplo a capoeira que, via de regra, se desenvolve toda semana. Além disso, existe também a prática de esporte, como futebol e peteca.
         Outra ação isolada é do mestre de capoeira “Grilo”, que desenvolve um projeto junto aos jovens do bairro Jardim Glória. As atividades são abertas a todos do bairro, dando possibilidade dos jovens participarem de uma atividade cultural e de lazer. No Jardim Fabiana, um fato chamou atenção. Em um ambiente voltado para prática de hidroginástica, durante a entrevista com a responsável, essa disse que, dos participantes das atividades, apenas 50% são do bairro. Além disso, citou a intervenção da prefeitura de Ijaci, que disponibiliza transporte para que moradores da cidade possam vir participar das aulas.
           No geral, os bairros carecem de ambientes propícios para a prática do lazer, da cultura e do esporte. Fora estabelecimentos particulares, não existe uma estrutura que permita o desenvolvimento de atividades voltadas à população local. A única exceção é o Flanboyants, que por ser um condomínio fechado, disponibiliza uma estrutura que permite a prática do lazer com toda a segurança. O bairro oferece um espaço direcionado para a prática do lazer e do esporte, com quadras e um ambiente agradável. Além disso, as ruas permitem, também, a prática de atividades sem maiores riscos para os moradores. Isso é importante ressaltar, já que foi uma questões levantadas pelos moradores dos demais bairros. No Jardim Glória, por exemplo, a praça, que possui um pequeno parque para crianças em estado de abandono, além de uma estrutura para prática de bocha, se tornou um local onde usuários de drogas se reúnem, afastando os moradores do local. As ações voltadas à cultura e ao lazer são isoladas, acontecendo em raras ocasiões.


10 comentários:

  1. Ficou bacana , foi bem objetivo o grupo , conseguiu demonstrar uma clareza do que os bairros oferecem e o modo de utilizar do veículo cinematográfico ficou bom .

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou muito bom. Bem objetivo e explicativo. Assim como nos outros bairros, a carência nas práticas de lazer e/ou atividades físicas é muito grande! Muito bom! :D

    ResponderExcluir
  3. Um trabalho bem objetivo que facilita mais ainda a compreensão de bairros que carece de práticas de lazer. Vale destacar que as imagens utilizadas são de ótima resolução na qual qualifica o vídeo.

    ResponderExcluir
  4. O diagnóstico dos bairros ficou bem interessante, foi possível perceber o empenho dos integrantes do grupo na pesquisa. As imagens são de otima qualidade, valorizando assim ainda mais o video. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. As imagens são ótimas e o fato dos integrantes do grupo aparecerem nas filmagens durante as entrevistas, assim como a identificação dos entrevistados qualificou o diagnóstico. Também vale ressaltar a excelente descrição que segue com a postagem do vídeo. Podemos identificar através deste, bairros que carecem de práticas corporais. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. vídeo de qualidade, descrição excelente, parabéns pelo empenho do grupo

    ResponderExcluir
  7. Excelente a resolução das imagens, áudio de boa qualidade e, apesar dos barulhos externos em pouquíssimos momentos, não comprometeu de forma alguma o entendimento das entrevistas. A identificação dos entrevistados através de legendas também é um dos pontos positivos que merece destaque, além da boa desenvoltura dos alunos na condução das entrevistas. Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resolução do trabalho pois é um vídeo com bastante clareza, com imagens de ótima resolução, fazendo com que o entendimento da pesquisa ficasse bem clara.

    ResponderExcluir
  9. O diagnóstico ficou ótimo,devido a qualidade do vídeo foi possível entender tudo o que cada componente do grupo quis passar nas entrevistas.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  10. Bem objetivo, bom roteiro e áudio em boa qualidade. Vejo que os entrevistados colaboraram bastante e tornou um bom trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.