quinta-feira, 4 de dezembro de 2014



Resumo do capítulo 5 – Corpo e História de Carmen Lúcia


É a história das imagens que foram criadas especificamente para representar a ação mergulhada em águas luz e som ela encerram o drama olímpico em profunda sensação de realização no sentido de compreender a essência das coisas visual.
Os atletas representam as virtudes da beleza do corpo, da competição, da afirmação e da vontade de suas nações. Representam em si, as virtudes que cada cidadão deve cultuar para vencer e sobreviver sob a política de seu país.
Stefânia Tavares


Leni Reifenstahl produziu o filme Olympia entre 1936 e 1938 a pedido de Hitler. O filme revela imagens do movimento real.
Hoje em dia os espetáculos são transmitidos em televisão no mundo todo, um exemplo são as Olimpiadas, ela tem a cerimonia de abertura e encerramento, mas a sua preparação sempre está em andamento.

Viviane Campos Oliveira


Para filmar a introdução do filme a diretora Leni Riefenstahl decidiu enviar uma equipe à Grécia, para utilizar o local original das olimpíadas com cenário. Ao chegar à Grécia Leni percebeu que toda a beleza da mitologia grega se perdeu com o tempo, a sua perfeição sendo uma mera ilusão criada pela historia.
Decepcionada Leni decidiu recriar a cerimônia original, utilizando locais que ainda mantinham a concepção de beleza grega que a diretora queria como o estádio de Delfos, e até mesmo um jovem que apenas se encontrava no local na hora certa. Até mesmo a própria diretora participa da gravação como uma das mulheres que dançam enquanto atletas fazem poses conhecidas da arte grega. Outra curiosidade é que o campeão alemão de decátlon, Huber foi o ato a representar o Discóbolo de Miron.

Fernando Batagini Maia Arantes


O filme é construído em três princípios: Competição (potência e força de vontade); Beleza (corpo esculturado pelo esporte); e Olympia (beleza interior e harmonia do filme). Tudo feito de forma a prender o espectador e passar a idéia de perfeição e beleza suprema. A luta entre as nações vem em busca de um corpo perfeito, esculpido pelo esporte. Perde-se a imagem de estátua para uma de carne e osso. O filme deixa livre para cada um interpretar o que vê. Passa a representar popularmente um conjunto de perfeição, harmonia e beleza. Um rapaz de aproximadamente 18 anos (filho de imigrantes russos, pele branca, cabelo negro e muito fotogênico) se encontrava sentado debaixo de uma árvore foi chamado para fazer parte das cenas e ganhou roupas adequadas. Ele não só interpretou como mostrou melhores formas de interpretar.

Maíra Spínola Horst


Ritual da imagem e do som era um cerimonial onde eram transmitidas imagens e sons que relatavam a história das olimpíadas, trazendo a beleza corporal da época para o espectador. As imagens eram trabalhadas de forma a transmitir a melhor expressividade dos atletas para chegar mais próximo do real possível e envolvidas pelos sons que buscavam dar mais intensidade. Tudo trazia ao espectador uma beleza inigualável e sem imperfeições.
Karoline Faustino Alves


Os gregos nos jogos Olímpicos tinham em mente que um belo corpo era mais importante que uma mente brilhante, mas não descartavam a inteligência. A estátua de Discóbolo de Miron representava um atleta forte do Pentatlo, em uma das provas dessa modalidade que é o disco, a estátua representava o movimento do corpo humano em ação e, também, é o símbolo da Educação Física. O Lema Olímpico: Citius, altius, fortius = o mais rápido, o mais alto, o mais forte. Este Lema Olímpico representado pela triologia correr, saltar e arremessar, foi criado por um padre chamado Dére Didom em 1896 para desenvolver habilidades físicas e criar competições.
 Janine Maria Realino Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.