sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

grupo- 9 Pesquisa de campo sobre as práticas corporais existentes na cidade de Lavras

O grupo 9 constituído pelos alunos Peterson, Felipe, Eduardo e Cristian foram responsáveis pelos bairros: Padre Dehon, Nossa Senhora Aparecida, Presidente Kennedy, Bairro dos Ipês, Condomínio Stone Village e Condomínio Aldeia de Sagres, o objetivo era fazer uma análise das práticas corporais existentes em cada bairro, se os bairros possuíam-nas e se os mesmos se encontravam em condições de infraestrutura adequada para tais práticas , se os praticantes utilizavam em qual frequência, se a faixa etária era padronizada , porém ao irmos com intuito pré estabelecido para adquirirmos essas informações aprendemos mais sobre os bairros, sua história e saímos do trabalho com várias conclusões e informações novas.
Encontramos diversas dificuldades, tanto em termos de locomoção pois nossa região era constituída apenas de morros e locomovemos somente a pé durante várias horas e vários dias, aprendemos sozinhos a mexer no editor de vídeo, correr atrás de conta pra postar o vídeo aqui, aproveito o espaço para agradecer ao meu amigo Renan que me emprestou a conta a qual agora estou acessando para postar o vídeo.
Em termos do conteúdo das entrevistas encontramos dificuldades em abordar pessoas saindo do LTC assim como chegar em moradores do bairro e perguntar se poderiam nos dar entrevistas e informações, levamos muitos nãos, e os poucos que colaboraram a maioria não quis ser filmada muito menos que tivessem o nome divulgado, foram horas editando e constituindo os slides e o vídeo, mas valeu a pena tanto por conhecermos mais da cidade e sua estrutura e bairros como pra percebermos a tamanha variedade de níveis de educação das pessoas assim como as diferentes classes sociais existentes em regiões próximas, a infraestrutura dedicada ao lazer tão rica dentro de condomínios próximas a regiões de matagais e nenhum lugar de praticas corporais.
Ficou evidente também como a urbanização influencia no processo do lazer, como nas entrevistas onde a moradora refere-se ao prédio que antes era um campinho de futebol, e o bairro novo que as crianças jogavam bola na rua e que hoje por se tornar mais movimentada diminuiu a prática da brincadeira na rua.
Fica o link do nosso trabalho no youtube espero que gostem, que adquiram mais conhecimento com ele, e que comentem o que quiser e  obrigado ao professor pela oportunidade.
att- grupo 9

 

13 comentários:

  1. O diagnóstico conta com boas entrevistas e nos da uma noção dos bairros pesquisados. No entanto,a não autorização para entrar em condomínios e locais privados, assim como o tamanho de alguns bairros, que possuiam apenas uma avenida ou duas ruas, por exemplo, foi fator desfavorável ao trabalho. A falta de identificação dos entrevistados, data de realização e a falta da fonte ("imagem tirada da internet" sem um link específico) em algumas imagens foram pontos negativos. Contudo, o vídeo apresenta boa qualidade de imagem e som, e atende bem ao que foi pedido. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  2. Um vídeo bem objetivo que oferece muitos conhecimentos com as entrevistas mostrada. É nítido a qualidade da edição do videodocumentário. Muito bom!
    Apenas aconselho a reformular o ícone do vídeo no blog. :)

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao comentário da Patricia, a falta de identificação dos entrevistados se deve ao fato de que pediram para não ser identificados, e muito obrigado pelos elogios ;D

    ResponderExcluir
  4. é, foi bem desfavorável pra gente por ser bairros pequenos e sem nada para práticas de esporte ou qualquer atividade e por ser bairros de classe alta ai não encontra crianças brincando nas ruas, e fomos muito prejudicados também por não poder entrar nos condomínios e em locais privados
    mas fico muito feliz pelas pessoas que colaboraram e mesmo com essas dificuldades procuramos fazer o nosso melhor

    ResponderExcluir
  5. O trabalho foi bem apresentado pelos alunos, as entrevistas foram bem feitas e com boas perguntas,não encontrei um ponto negativo agudo, somente dificuldade em acesso em alguns lugares para tais entrevistas. Ficou ótimo o Trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Destaco as entrevistas como ponto principal do vídeo, além da boa qualidade da edição e do áudio. Os bairros pesquisados são bem pequenos e, lamentavelmente, o fato dos condomínios não permitirem o acesso dos alunos para a realização da pesquisa, fez com que o vídeo ficasse menor em relação aos demais. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao grupo. Trabalho bem objetivo que conseguiu destacar os objetivos propostos para a realização da pesquisa! :D

    ResponderExcluir
  8. O diagnóstico foi muito bem explicativo, conseguiram levantar várias curiosidades, os pontos positivos foram as imagens e o áudio, pois estavam bem nítido, porém um ponto negativo foi as imagens da internet sem fonte, apenas apontando que era da net.

    ResponderExcluir
  9. Uma pesquisa muito bem feita.Não vejo nenhum ponto negativo em relação aos que pesquisaram,somente na dificuldade de comunicação com os moradores.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho, foi um um vídeo bem claro que mostra que devido os bairro serem bem pequenos e acabou ficando um pouco menor pois ouve dificuldades dos alunos na entrevistas com os moradores.Mais foi um trabalho muito bem feito.Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Por serem pesquisados pequenos bairros, pode ter ocorrido algumas dificuldades a pratica esportiva.. Ótima edição, o trabalho conseguiu atingir o objetivo principal
    Parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  12. O grupo conseguiu atingir os objetivos do diagnóstico,com clareza do vídeo e áudio,devido aos bairros pequenos e ter os locais privados teve a dificuldade nesse ponto de entrevistas com os moradores mais no mais fizeram um ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  13. Um trabalho bem feito com audio e video em bom estado, percebi também que houve um pouco de dificuldade nas entrevistas mas é assim que aprendemos, vendo nossos erros. Espero que seja um passo a mais na melhoria de seus trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.